7 Em Destaques/ Dicas & Truques

Esmaltação perfeita: passo-a-passo para seu esmalte durar mais e com acabamento profissional!

A maioria das reclamações que recebo quando se diz respeito a unhas/esmaltes é: “meu esmalte não dura nada”! Eu não tenho problemas com durabilidade de esmaltes, eu esmalto e dura o tempo suficiente para eu já trocar (não consigo ficar com a mesma cor por mais de 5 dias!). Em viagens, levo o vidrinho com a cor escolhida (normalmente um que cubra logo com uma camada) e remendo alguma possível lasquinha.

Durante os anos de prática, fui desenvolvendo e aperfeiçoando técnicas para que a esmaltação tivesse um acabamento profissional e que durasse muito! Confesso: já retirei todo o esmalte assim que cheguei em casa, das poucas vezes que fiz a unha em salão. Logo que você aprende como faz e sabe que pode ficar lindo, fica muito muito muuito perfeccionista!

Sempre que me dizem que o esmalte não dura nada, eu digo para seguir o passo-a-passo da esmaltação, que está no Instagram (@unhabonita) – a resposta é: “eu sigo” e eu completo: “qual secante usa? passa o top coat quando?” – normalmente terminam assim: “não uso secante, uso o top coat depois da última camada” – então não segue o passo-a-passo hehehe

Transformei a sequência da esmaltação perfeita em texto/fotos para que vocês possam consultar sempre que precisarem.

Passo-a-passo da esmaltação perfeita!

1 – Preparação

Preparar a pele é passo importantíssimo para uma esmaltação perfeita e que dura!. Faça o teste: tire o esmalte velho e comece a passar um novo. Vai ficar ruim. A pele precisa estar preparada e quando digo preparada é hidratada e com as cutículas “livres” sem obstáculos. Sugiro fazer o PI (Protocolo de Inicialização com as Cutículas – clique aqui). Além do acabamento ficar perfeito, a limpeza dos cantinhos será muito mais fácil!

Antes de começar o PI, lixe as unhas. Nunca lixe as unhas quando elas estiverem úmidas! Isso faz com que elas quebrem/lasquem.

2 – Base

Acreditem, muita gente ainda acha que passar base é dispensável, ignorando esse importante – e essencial – passo. Além de proteger as unhas de pigmentos dos esmaltes e fazer com que o esmalte fixe melhor, uma base específica também fazer com que suas unhas fiquem mais fortalecidas. Se sua unha já está fortalecida, use uma base cetim. Mas sempre use base.

Para maior proteção, você também pode usar mais de uma camada de base. Cuidado com as bases “batizadas” e comercializadas com formol: unhas duram em excesso quebram mais fácil além do formol amarelar bastante as unhas.

 

3 – Base Fosca

Essa é uma dica daqui (post original aqui) e muuita gente já usou e aprovou. A base fosca cria uma aderência para o esmalte e faz com que ele “grude” nas unhas. O resultado é garantido: seu esmalte dura muito mais! Mas atenção: nada de passar apenas a base fosca: você precisa passar antes uma base de proteção. A base fosca diretamente nas unhas, com uso prolongado, faz com que elas desfolhem (assim como também as bases niveladoras – não passe diretamente nas unhas).

 

4 – Esmalte

Com as unhas preparadas e protegidas, agora é a vez do esmalte. Use quantas camadas quiser, mas elas precisam ser finas. Camadas finas aderem melhor à unha, secam mais rápido e não formam bolinhas (bolinhas é o esmalte querendo evaporar). É muito mais fácil descasar uma camada grossa, do que uma camada fina. A secagem também é importante: parta para a próxima camada apenas quando a anterior estiver seca (para saber, aperte um pouquinho, não pode borrar, tem que aparecer a marca das digitais)

 

5 – Secante Express

Fiz um post aqui sobre esses produtos que chegaram no mercado e muita gente ficou se perguntando: “ué, e o óleo secante?” – bom lembrar que “óleo secante” não seca nada. Um secante, de verdade, possui disiloxane na fórmula – tem tudo explicadinho aqui nesse post! 

E ele entra aqui, depois da última camada do esmalte: pode passar sem medo, ele evapora, ajuda o esmalte a secar mais rápido e não deixa resíduos.

Mas e se eu passar por último? Como explico no post, eu acho que o secante por último tira o brilho, e não tira imperfeições. Por isso ele vem antes: para ajudar na secagem.

 

6 – Limpeza

Agora é hora de limpar os cantinhos. Com a pele hidratada, o esmalte sairá mais fácil e o acabamento ficará perfeito. Se a pele estivesse seca, aqui seria um “esfrega-esfrega” e sua pele ficaria bem irritada. Use um palito com algodão e removedor, sempre sem acetona. Dica extra: vc pode passar um óleo na pele antes de começar a limpeza, isso facilita ainda mais!

 

7 – Top Coat

Ahh, top coat! Muito amado since o começo do blog. Eu fico pensando como eu fazia antes, lá na minha adolescência, sem um top coat! Nesse post, eu falo mais sobre ele!

Um top coat de verdade deixa um brilho espelho, seca o esmalte rapidamente e retira qualquer imperfeição! “Como saber se um TC é bom?” – testando! Os que eu testei e aprovei são da Vefic, Lorrac e Ideal.

Brinco dizendo que eles passaram no teste do edredon: você esmalte à noite e vai dormir. Acorda no dia seguinte com o esmalte lisinho e brilhante!

E por que por último? O top coat precisa ficar por cima de tudo, ele realmente é a “camada de cima” – seca tudo o que você passou, deixa brilho e o esmalte lisinho.

Uma parte importante nessa hora: você não pode usar palito para fazer o contorno, como fazemos com as camadas dos esmaltes. O palito faz com que o TC enrugue!. Por isso, pegue a quantidade suficiente para que cubra toda a unha, mas não espalhe muito para fora, nem pouca quantidade para que deixe o esmalte “arranhado”

Por ser um produto de secagem rápida, as pinceladas devem ser mais rápidas e poucas. Assim como mostro no desenho abaixo. Comece do meio das cutículas, quase encostando na pele e vá pelas laterais. Se for um pouco do produto para fora, tire com o palito apenas no local, mas não faça o contorno.

Pronto, suas unhas estão prontinhas!

Seguindo esses passos, nessa ordem, seu esmalte vai durar e sua esmaltação ficará linda!

Fato importante também: depois de esmaltar, ideal é ficar sem mexer em água por pelo menos uma hora! Isso faz com que o esmalte dure mais e fique bem aderido à unha!

Qualquer dúvida, só deixar nos comentários!!!

Beijos!

_______________________________

Já conhece minhas canetas especiais para unhas e cutículas? A linha PrimeCuticle foi desenvolvida por mim e para mim, para que minhas cutículas ficassem pequenas, sem pelinhas e suaves, sem alicate e sem cortes. Hoje a linha faz sucesso pelo Brasil inteiro e quem usa, ama! Se você quiser manter suas unhas saudáveis, fortes e as cutículas sempre no lugar, sem precisar usar alicate, você precisa experimentar essas canetas! Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, com ou sem esmalte! Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂

prime_cuticle_box_final

Comments

comments

Você também poderá gostar de

7 Comentários

  • Responder
    THAIS
    11 de junho de 2019 at 17:12

    Dani, dá dicas de bases foscas, tenho dificuldade de encontrar atualmente. Só encontro raramente a Risquè Homem e o Top Coat fosco da Impala, gostaria de ter outras opções… bjo

    • Responder
      Daniele Honorato
      12 de junho de 2019 at 16:18

      Essas que uso! Qq base/cobertura fosca servem!

      • Responder
        THAIS
        12 de junho de 2019 at 17:34

        Então, é que está difícil de encontrar por aqui, daí acabo pulando essa etapa quando estou sem… Qualquer dia vou testar com um perolado no lugar, tem gente que faz isso… mas, sabe que mesmo assim, fazendo todo o resto certinho, a esmaltação tem durado bem! 😀

  • Responder
    Franci Pacheco
    12 de junho de 2019 at 11:40

    que post bem explicadinho, adorei

  • Responder
    Laila
    13 de junho de 2019 at 20:36

    Oi Dani, toda vez que eu leio você falando do top coat da lorrac eu fico na dúvida se é um roxinho, e a embalagem é de tampa preta. Porque eu vi na perfumaria aqui perto e estava escrito só brilho intenso, é esse mesmo?

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.