10 Em Destaques/ Dicas & Truques/ Saúde das Unhas

Amolecedores X Removedores = por que essa escolha pode afetar a saúde das suas unhas e cutículas

Olá, meus amores! Tudo bem? Desde que fiz o passo-a-passo do PI (clica aqui para ver) recebo alguns comentários sobre os “removedores” de cutículas. Já perceberam que no mercado existem os “amolecedores” e os “removedores”, certo? Os amolecedores são, em sua grande maioria, em creme, sempre mais hidratantes. Os removedores, alguns são mais aquosos, meio transparentes (ou totalmente) e também líquidos ou em gel. A dúvida que chega até mim é sempre mais ou menos essa: “Mas por que eu vou escolher o amolecedor, já que o removedor é muuuuuuito mais rápido?” – a resposta é simples: porque a composição do removedor pode danificar – e muito – suas unhas, cutículas e a sua saúde – como explicarei logo em seguida.

Por experiência própria e relatos de pessoas próximas a mim, o uso constante – ou até mesmo o primeiro uso – de removedores é bem característico. Quem é das antigas por aqui, vai lembrar que usei e resenhei o Cuticle Remover da Sally Hansen, por exemplo. Você deixava sobre as unhas e cutículas por 15 segundos (!!!) e pronto, era só passar espátula que saía tudo. Ele removia até calosidades!!! Das primeiras vezes até que curti! Mesmo sentindo minha pele bem fragilizada e sensível (mais vermelha do que o normal) as unhas começaram a apresentar sinais de fraqueza também – descamação e quebras. Fora as cutículas que aparentavam estar muito ressecadas.

Foi só parar o uso e pronto. Alguns meses para regeneração da pele e unhas e tudo de volta ao normal.

Lançaram no Brasil, há uns anos, produto semelhante. Fui e testei. Esse nem consegui ter segunda vez – nem testar numa segunda unha. Logo que apliquei na unha do indicador, as cutículas começaram a ficar inchadas e vermelhas. A unha, foi ficando amarela, na hora! Com o susto, lavei tudo e nunca mais usei.

Pesquisando a fundo, quis trazer para vocês o porquê de não se usar “removedores” e sim, “amolecedores” de cutículas. Ainda mais quando se trata do PI, que hidratação é a palavra-chave, os removedores podem ser muito mais nocivos do que se possa imaginar.

Por que removedores podem ser perigosos?

Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH – U.S. National Library of Medicine) – os removedores de cutículas (líquidos ou cremes), usados para remover o excesso de pele em volta das unhas, podem até mesmo causar  envenenamento, no caso de alguma ingestão, pois possuem dois ativos “venenosos” em sua composição.

  • Potassium hydroxide (Hidróxido de Potássio)

  • Sodium hydroxide (Hidróxido de Sódio)

Ambos são cáusticos. O “Sodium hydroxide”, por exemplo, é conhecido como “soda cáustica”- já ouviram falar, né? Então, imagina: você tem todo o trabalho de cuidar das unhas, cutículas, hidratar, esmaltar…para aí então, usar soda cáustica!

Alguns dos sintomas de envenenamento causados pelas substâncias:

  • dor no peito
  • diarréia
  • baba
  • dor nos olhos e vermelhidão
  • formação de úlcera e diminuição da visão – caso em contato com os olhos
  • entre outros

“Meu Deus! Usei/uso e agora?!”

Muita calma nessa hora! Não é do dia para a noite que suas unhas ficarão fracas e sua pele ressecada (a não ser que você acidentalmente faça o contato do produto com os olhos!) – o uso contínuo do produto fará com que suas unhas e cutículas fiquem danificadas. Outro fator importante: o tempo! O tempo que você deixa o produto sob a pele e unhas varia de acordo com a concentração da substância na fórmula do produto. Sally Hansen, por exemplo, são 15 segundos! S E G U N D O S – se nesse meio você se distrair e sair para fazer outra coisa, a substância ficará ali, agindo. Já pensou?

Muito mais seguro – e com resultados melhores – um algodão úmido envolvendo os dedos com amolecedor hidratante e pronto. Sabe aquilo de que “a pressa é inimiga da perfeição?” – pois pode ser mesmo!

Se você você já tem problemas de unhas fracas, com ondulações, etc e mesmo quem não tenha – e que sofra com as agressões do dia-a-dia (mudança de temperatura, contato com água e produtos de limpeza etc) imagina só colocar soda cáustica diretamente na matriz? Na raiz das unhas, onde elas nascem? Nem pensar!

Como escolher?

Aí você me pergunta: “Mas Dani, eu não sei o que eu tenho em casa/no meu salão! Não está está escrito amolecedor/removedor!”

Leia a composição! Se nela constar “Potassium hydroxide” ou “Sodium hydroxide” – (já vi produtos com os dois componentes!) você saberá que se trata de um removedor. Não se baseie apenas no que está escrito no rótulo com letras garrafais , leia as letrinhas pequenininhas, pois o INCI name que conta! Já vi rótulo com “amaciante” e, na composição, “Sodium hydroxide” – a simpática #sqn soda cáustica.

São pequenos cuidados e conhecimentos como esses, que livram você e sua saúde de danos, muitas vezes, até mesmo irreversíveis.

Atualmente, uso o “Amolecedor de cutículas Casco de Cavalo” da Marú Cosméticos. Quem me segue no Instagram, sabe que fiz estoque na perfumaria da minha cidade e, logo depois, a marca me mandou uma sacolinha <3 <3 <3 Bem hidratante, amolece o suficiente e deixa aparência bonita. Uso e recomendo! Faz muito as vezes do nosso amado da Risqué de vidrinho, lembram? Que saiu de linha. Mas eu uso com água e algodão, como ensino no PI e é só amor!

Espero que o post tenha sido útil e vocês tenham entendido a diferença e como isso pode ser nocivo às suas unhas e  cutículas. A longo prazo, então…nem se fala! Muitas vezes a resposta para suas unhas fracas, onduladas, que não crescem, cutículas ressecadas, está bem a sua frente.

_______________________________

Já conhece minhas canetas especiais para unhas e cutículas? A linha PrimeCuticle foi desenvolvida por mim e para mim, para que minhas cutículas ficassem pequenas, sem pelinhas e suaves, sem alicate e sem cortes. Hoje a linha faz sucesso pelo Brasil inteiro e quem usa, ama! Se você quiser manter suas unhas saudáveis, fortes e as cutículas sempre no lugar, sem precisar usar alicate, você precisa experimentar essas canetas! Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, com ou sem esmalte! Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂

prime_cuticle_box_final

Comments

comments

Você também poderá gostar de

10 Comentários

  • Responder
    Marie
    13 de agosto de 2019 at 7:14

    Oi Dani querida! Poxa que pena! Eu comprei o Cuticle Remover da Sally justamente após ler um post antigo aqui…qual destinação dar a ele? Posso usar para remover os calinhos dos pés?
    Grande beijo! Adoro seu blog 🥰

    • Responder
      Daniele Honorato
      13 de agosto de 2019 at 10:59

      O post nem existe mais, era mt antigo. E eu sempre avisei depois que parei de usar justamente porque me fez mal.
      Usar no pés, esporadicamente, vc pode!

  • Responder
    Franci Pacheco
    13 de agosto de 2019 at 10:16

    eu não sabia do mal que isso poderia causar 🙁

  • Responder
    Eve
    13 de agosto de 2019 at 22:59

    Eu usei o Velox nas mãos e não foi legal, minhas unhas ficaram amareladas e depois de um tempo quebradiças. Usei poucas vezes, 2 ou 3 acho, mas o estrago foi já na primeira vez e eu não percebi o que tinha causado o estrago. Eu imaginava que era algum ácido, mas saber que é basicamente soda caustica é assustador, porque gente, como que pode a indústria cosmética ter liberdade de comercializar isso? E custa caro ainda esses removedores.

  • Responder
    Eliana
    19 de agosto de 2019 at 18:18

    Olá Daniele, cheguei no seu blog procurando uma solução de como remover as cutículas. As minhas quando crescem, cobrem metade da unha e é um sufoco quando vou tirar. Me corto toda, fica tudo machucado. Vi as suas dicas e na primeira vez que segui suas orientações, percebi uma diferença. No entanto, não consegui o efeito desejado ainda, a pele ainda está bem grudada na unha. Há alguma dica extra ou sigo com o procedimento até a pele se soltar naturalmente com os cuidados do amolecedor e hidratante. É uma pele extra, o resto que não desgrudou da unha. Se pintar vai ficar até feio. Obrigada

    • Responder
      Daniele Honorato
      21 de agosto de 2019 at 11:18

      Consegue sim! Quanto mais vc hidratar, cuidar, menos elas vão crescer e grudar!

  • Responder
    Aline Mubarack de Melo
    19 de agosto de 2019 at 20:45

    Eu usei um removedor uma vez e ficou soltando um monte de pelinha, achei que não tivesse feito direito, depois vi no PI você falando que era pra usar amolecedor. Comprei da Vefic pois não sabia qual escolher.

  • Responder
    Flavia
    8 de setembro de 2019 at 8:45

    Oi Dani, ótimo post, muito obrigada por compartilhar seu conhecimento!

    Alguma sugestão de amolecedores vendidos fora do Brasil? Estou no Canadá.

    Obrigada mais uma vez!

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.