64 Em Destaques/ Tutoriais

#7Camadas – “Por que comigo não dá certo?”


Oooi, meus amores! Tudo bem? Muita gente que chegou até aqui e no Instagram do @unhabonita@unhabonita, foi porque ouviu falar das #7Camadas (sejam todos muito bem-vindos!) – já faz alguns meses que a dica anda rolando pelo Instagram e outras redes sociais e fico feliz demais com o feedback de vocês e saber que pude ajudar de alguma forma! 😀 Minhas mensagens no Instagram (saudades de quando eu respondia tudo, hoje é impossível) lotam com perguntas e comentários sobre testar as #7Camadas e não dar certo. Lá no Insta tem um Destaque especial para isso (“Deu Errado??”) mas resolvi deixar aqui no UB para não ter dúvidas 🙂

As #7Camadas é um conjunto de truques – uma receita de bolo – que desenvolvi para o esmalte durar mais tempo nas unhas. Foi após muitos testes, erros e acertos que cheguei nessa “receita” – tem tudo explicadinho se você voltar 5 posts no Instagram. Mas, ao mesmo tempo que a maioria testa, faz certinho e ama, ainda tem uma minoria que fez alguma coisinha errada e algo não funcionou. Por isso, destaco aqui os principais erros para você saber porque não deu certo com você.

  • UNHAS FRACAS | eu desenvolvi a técnica na época que minhas estavam “em coma”, logo após a retirada de unhas em gel. Nada segurava nas minhas unhas. Era esmaltar em um dia e lascar no outro. Portanto, saibam que unhas fracas não seguram esmalte. Elas não tem estrutura em sua superfície ungueal para segurar. Foi quando descobri que, assim como em pinturas de carros de luxo – que chegam ter até 20 camadas de tinta – quanto mais camadas fizermos nas unhas, mais fixação o esmalte terá. Por isso a importância de 2 camadas de base, 1 de base fosca, 3 de esmalte e o top coat. Foi dessa maneira que meu esmalte começou a fixar nas unhas fracas. Mas, importante: lascou? Esmalte de novo. Não desista! Quanto mais fizer, suas unhas ficarão protegidas e conseguirão se fortalecer (cuidado das cutículas diariamente, claro)
  • PRODUTOS ERRADOS | você pode usar os produtos que quiser e tiver ao seu alcance, mas já testei diversos e tive resultados melhores com alguns, principalmente os top coats. 

BASE – a de sua preferência. Sempre uso uma fortalecedora no contato direto com as unhas e geralmente duas diferentes (as que eu uso estão no post “Como minhas unhas crescem em um mês”) – duas camadas finas. Uma não altera o efeito da outra, ou seja, se você passar uma fortalecedora primeiro e depois uma de crescimento, terá o resultado das duas.

BASE FOSCA – qualquer uma fosca. Pode ser top coat, cobertura, base – não importa o nome, só precisa ficar fosca. JAMAIS use base fosca (ou niveladoras, que deixam efeito fosco) diretamente nas unhas, o uso contínuo pode causar descamação nas unhas. Para quem mora fora, procurem por “matte”

ESMALTE – o que você quiser. Quantas camadas quiser. Uso no mínimo 3. Apenas se o esmalte for extremamente pigmentado, uso 2 camads. Sempre digo: muito melhor várias camadas finas do que uma ou duas grossas – e que vão lascar bem rápido.

SECANTE – ele não conta como camada – evapora (tem post aqui sobre secantes express) – “Qual usar? Qual escolher?” – qualquer um que tenha DISILOXANE. Não tem erro! Só olhar no rótulo e procurar por esse nome (os rótulos são minúsculos, então é só tirar foto e dar zoom – Dica de quem é cega, como eu kkkk)

TOP COAT – esse é o produto que faz toda a diferença no resultado final. Aliás, por ser uma “receita de bolo”, todo fazem, mas esse em especial, se usar um que não funciona, tudo vai por água abaixo. Você vai acordar com as unhas amassadas, as bolinhas não vão sumir, o esmalte vai lascar, não vai ficar com brilho. Os que indico e aprovo – acreditem, já testei todos – estão aqui no post “TOP COAT” – funcionam com qualquer esmalte e passaram por todos os testes: brilho, fazer as à noite e ir dormir, matar bolinhas, secagem e durabilidade!

  • MEXER COM ÁGUA

Muita gente não dá conta que logo depois de esmaltar ou vai tomar banho, lavar louça, lavar roupa, até mesmo lavar o rosto ou dar banho no bebê. E isso prejudica demais a fixação do esmalte nas unhas. Depois de esmaltar, fique pelo 1 hora sem mexer em água!

  • UNHAS LIMPAS

Antes de começar a esmaltação, verifique se suas unhas estão limpas. Qualquer resquício de creme, óleo faz com que o esmalte, base sejam repelidos e não serão fixados nas unhas. Limpe a superfície das unhas com removedor de esmalte sem acetona. E pronto!

  • UNHAS COMO FERRAMENTAS

Isso é outro fato recorrente e que muita gente nem se dá conta. Usamos as unhas como ferramentas. Pode observar. Seja para abrir uma caixa, uma embalagem, raspar um rótulo, digitar no teclado com a ponta das unhas e não com a ponta dos dedos, lavar os cabelos – enfim, uma infinidade de ações simples e corriqueiras que fazem nossa esmaltação lascar em minutos. Lembrando também que isso tudo também faz as unhas “trincarem” – já perceberam que depois de alguns dias algumas unhas estão trincadinhas no esmalte? São esses atritos do dia a dia.

  • CAMADAS FINAS E SECAS

Como disse acima, muito melhor termos muitas camadas finas do que poucas grossas. Isso vai de teste e treino. Quanto mais você fizer o processo, mais você vai se adaptando e sabendo como fazer com cada esmalte, as pinceladas etc

  • PERSISTÊNCIA E DISCIPLINA 

Fez as 7 camadas pela primeira vez e não deu certo? Leia todas os tópicos acima pois com certeza algo você fez (ou deixou de fazer) – depois de ler, tente de novo. Não desista. Persistência, paciência e disciplina são garantia que suas unhas estão no caminho certo. Eu sou prova viva disso 🙂 

Dá certo sim, eu garanto! E tem dado com uma quantidade enorme de pessoas. Eu tenho CERTEZA que vai dar certo com você também! Insista, persista, não desista e volta aqui para me contar!

Beijos!

Você também poderá gostar de

  • Sandra
    19 de maio de 2020 at 19:17

    Dani, tem que treinar e treinar e treinar! Seguindo a sua receita pra mim funciona muito bem! Só passei pra agradecer vc!!! 💕

    • Daniele Honorato
      19 de maio de 2020 at 19:33

      Sua linda! Agradeço pelo carinho! Fico feliz que tenha dado certo <3

      • Lia
        25 de maio de 2020 at 13:09

        Deu super certo pra mim, obrigada pelas dicas…

      • Paty
        11 de junho de 2020 at 11:56

        Dani, qual removedor de esmalte você usa ou recomenda atualmente? Achei um post falando que usava o da 5cinco mas depois descobriu acetona no rótulo e parou. Estou perdida nisso. Me ajuda? Obrigada!

        • Daniele Honorato
          28 de julho de 2020 at 21:42

          Uso da 5Cinco sem acetona e Risqué!

    • Martha
      20 de maio de 2020 at 15:24

      Realmente FUNCIONA SIM! Desde que tomei conhecimento da postagem, providenciei o que não tinha em casa (como o Secante Express) e saí fazendo como a Daniele ensinou. O esmalte fica perfeito e dura muito nas unhas! Não aprovei a base fosca da Risqué HOMEM. Ela nem fosca fica! Mas a da Big Universo, da Dailus, da Musa fazem o dever de casa direitinho! Obrigada, Dani. Vc é a Alquimista das unhas!

    • Priscila Garcês de Santana Costa
      15 de maio de 2021 at 18:21

      Estava fazendo tudo errado kk. Base fosca direto nas unhas, top coat antes do secante

  • Ana Cláudia Siquinelli
    19 de maio de 2020 at 19:58

    Oi Dani, sou seguidora deste blog há 10 anos desde então nunca mais tirei a cutícula, e faço o passo a passo das 7 camadas, gente pode confiar.
    Tem que persistir, vai dar certo! Bjs!

  • Fernanda
    19 de maio de 2020 at 20:01

    Minha esmaltação nunca durou tanto…peguei essa receitinha e não largo nunca mais 🥰

  • Joelma
    19 de maio de 2020 at 20:42

    Dani não estou conseguindo encontrar em farmácias nenhum secante com disiloxane. Já fui em várias farmácias. Aqui em minha cidade só as farmácias estão abertas.

  • Caroline
    19 de maio de 2020 at 21:41

    Dani, minha esmaltação fica linda, mas logo que passo o topcoat (uso da risque) e ele seca, o esmalte se afasta da cutícula. O que está acontecendo? Acaba ficando com um acabamento feio e eu tenho usado msm assim pq a durabilidade é sensacional!

    • Daniele Honorato
      25 de maio de 2020 at 14:32

      Pinceladas lentas e pouco produto! Treina que dá certo!

      • Leticia
        16 de junho de 2020 at 19:39

        Dani, você indica algum secante para quem mora nos EUA? Obrigada

        • Daniele Honorato
          28 de julho de 2020 at 21:41

          Só procurar por “dry drops”!

  • Regiane
    19 de maio de 2020 at 22:13

    Dani, vc aplica o secante por cima de cada camada para garantir que estarão secas ou só depois do esmalte? Obrigada! Beijão

    • Daniele Honorato
      25 de maio de 2020 at 14:32

      Não, porque não adianta. Já fiz o teste 🙂
      Secante apenas na última camada.

      • Milena F
        30 de novembro de 2020 at 12:47

        Oii Dani! Primeiro obrigada pelas 7c. Hoje faz 7 dias que fiz a unha e estão sem NENHUM lascado! Yeeeeeey! Ainda estou com dificuldade no acabamento do top coat (não encostar na cuticula mas to treinando e logo fica perfeito)
        Tenho uma duvida apenas: lá pelo quarto/quinto dia começa a ficar uma pontinha como se tivesse frisado sabe? É assim mesmo? É um desgaste normal? Estou errando em alguma coisa será?!

        • Daniele Honorato
          20 de dezembro de 2020 at 21:26

          Vc está forçando suas unhas, as usando como ferramentas!

  • Carol
    19 de maio de 2020 at 22:52

    Comecei a fazer as 7 camadas quando achei que ia ficar sem unhas de tão fracas (sempre tive as unhas muito fracas e ainda resolvi fazer unha de fibra de vidro). Não deu certo na primeira vez pois nada estava parando nela. Hoje depois de mais de 1 mês persistindo está muito melhor. Ainda não fico uma semana toda sem o esmalte lascar mas minhas unhas estão muito mais fortes e acredito que quando elas estiverem recuperadas vou poder exibir meu esmalte de 1 semana sem nenhuma pontinha faltando. Muito obrigada por compartilhar isso! Beijos

  • Carolina
    20 de maio de 2020 at 0:06

    Te conheci no começo desse ano, minhas unhas estavam o caos!!!!! Comecei a aplicar todas suas dicas, e hoje elas são impecáveis, e minha técnica melhorou 100%. No começou deu errado umas vezes, mas a persistência é tudo! Obrigada pelas maravilhosas dicas!

  • Marita
    20 de maio de 2020 at 5:03

    Comecei com as 7 camadas em janeiro. Confesso que ainda não obtive 100% de êxito. Elas já descascaram “como adesivo”, já trincaram, já lascaram no segundo dia… Por enquanto só duraram no máximo 4 dias intactas. Mas sigo persistindo. A cada nova tentativa melhoro em algum aspecto, corrigindo um erro aqui, outro ali… Tenho fé que logo chego à perfeição! Tudo é treino!

  • Marita
    20 de maio de 2020 at 5:07

    Dani, por favor, fale sobre a destinação correta (ou mais adequada) dos vidrinhos de esmalte. Me parte o coração descartá-los no lixo comum e por outro lado eles não podem ir para a reciclagem por conterem resíduos do produto (ou podem?). Fica a sugestão de pauta. Beijos

    • Daniele Honorato
      25 de maio de 2020 at 14:33

      Sei que Boticário aceita embalagens.

  • Mari Casorla
    20 de maio de 2020 at 8:18

    Dani, saudade de vc! Aprendi esse truque com você faz tempo, dá super certo!! A semana inteirinha com o esmalte impecável! Beijo, obrigada

  • Franci Pacheco
    20 de maio de 2020 at 8:40

    incrível o truque, Dani!

  • Daiane
    20 de maio de 2020 at 14:15

    Estou tentando sempre… Tenho fé que vou conseguir! Estou tentando não usar as unhas como ferramenta, não deixar resquícios de óleo e creme antes da esmaltação, mas minhas unhas são bem fracas e lavo muita louça, mexo muito com água…. Minha próxima tacada são as canetas pra ver se elas fortalecem, pois pelo que tenho percebido, enquanto elas não melhorarem minha esmaltação não vai durar!

  • Nath
    22 de maio de 2020 at 0:13

    Dani, você usa secante express em toda esmaltação? ou só na última antes do top coat?
    ainda não deu certo pra mim, mas sigo tentando rsrsrs
    Foram 6 anos de unha de gel…

    • Daniele Honorato
      25 de maio de 2020 at 14:29

      Eu usei gel por 3 meses e demorei um ano e meio para recuperação. Tenham paciência, persistência e disciplina!!!!
      Uso apenas na ultima camada!

  • Iara
    23 de maio de 2020 at 8:56

    Pra mim ainda não deu certo. Acho que minhas unhas ainda estão muito fracas.
    Mas não desisti, já há dois meses fazendo, sei que minha hora vai chegar!
    Obrigada pela dedicação Dani.

  • Iara
    23 de maio de 2020 at 8:57

    Validade do esmalte pode influenciar na durabilidade?

  • julia
    26 de maio de 2020 at 18:05

    É obrigatório o uso de topcoat por último pra esmaltação durar? Eu especialmente não gosto do brilho excessivo que ele deixa…
    Amo as canetas, não tirar cutícula é vida!!!

  • Ana Claudia
    26 de maio de 2020 at 18:35

    Olá Dani, tenho uma dúvida! Não moro no Brasil e comprei o top coat matte em gel da marca Sally Hansen para substituir a base fosca. Misturar a composição em gel do top coat matte (que não necessita de UV) com base e esmalte de composição normal interfere na durabilidade das 7 camadas?

  • Talita
    26 de maio de 2020 at 23:09

    Minhas unhas são muito fracas, tirei a unha de gel em janeiro desde então comecei com as canetas e as 7 camadas. Esperança de um dia elas não lascarem mais…

  • Goya Pontes
    29 de maio de 2020 at 23:10

    Testei várias vezes a técnica antes de dar certo! Se deu certo pra tanta gente, uma hora iria dar certo pra mim TB! No meu caso, descobri que o problema foram os esmaltes vencidos! Quando usei um esmalte novo, a duração foi de 7 dias! Então fiz uma limpeza e joguei todos os esmaltes vencidos fora! Agora minhas unhas ficam intactas pelo menos 5 dias (isso pq uso as unhas como ferramenta). Mas é impressionante como a hidratação e não remoção das cuticulas junto com as 7 camadas fazem as unhas ficarem fortes. Muito obrigada, Dani! Não consigo usar unhas de gel, mas a minhas naturais estão lindíssimas agora, graças a você!

  • Andréia
    8 de junho de 2020 at 10:28

    Adorei as dicas. Vou fazer pra ver se acerto.

  • Giulia
    8 de junho de 2020 at 20:09

    Oi Dani, mandei um direct pra ti, se eu comprar o vidro grande do extra brilho da ideal, tipo refil, será que dá certo tmb? Ou vc não indica?

  • Glaucia
    9 de junho de 2020 at 14:01

    Funciona sim, testado e aprovado.

  • Thayná Klaumann
    9 de junho de 2020 at 18:53

    Oii, Dani!
    Quando as canetinhas vão voltar para o site?? Estou louca para comprar a minha!

  • Elaine
    9 de junho de 2020 at 21:13

    Querida Dani…sabe o que são 44 anos de unha roidas? Essa era eu antes de te conhecer! Gratidão meu anjo!

  • Elaine
    9 de junho de 2020 at 21:14

    Querida Dani…sabe o que são 44 anos de unhas roidas? Essa era eu antes de te conhecer! Gratidão meu anjo!

  • Andréia
    22 de junho de 2020 at 10:21

    Simplesmente amei esse post. Vou testar, pois sinto que encontrei a solução para meus problemas com esmaltação.

  • MARIA VIRGINIA
    5 de julho de 2020 at 17:41

    Dani, tudo bem? vc pode dar os nomes das que mais usa? o que vc acha da La Beaute? eu sempre roí unhas desde menina…. quero começar seu passo a passo! Obrigada!!!

    • Daniele Honorato
      28 de julho de 2020 at 21:41

      Das bases? Procure aqui pelo post “Como minhas unhas crescem em um mês” – lá tem tudo o que uso.
      Quanto à marca que perguntou, não uso nem indico nada que contenha formol e derivados!

  • Beatriz
    16 de julho de 2020 at 17:56

    Comecei a seguir essas dicas e é a segunda semana que o esmalte se mantém intacto, só tirei pra trocar a cor.

  • FLAVIA SANTOS
    18 de julho de 2020 at 13:17

    OI, tenho feito as 7 camadas depois que descobri seu insta nessa quarentena e pra mim tem dado super certo, as unhas inclusive estão mais fortes, mas tenho uma dúvida, posso substituir o TOP COAT pelo PRIMER? Para que serve o PRIMER?

    • Daniele Honorato
      28 de julho de 2020 at 21:39

      Primer é “antes”, vem primeiro – serve para proteger a unha. É uma base.
      Top coat (top – acima) é a finalização.

  • Beatriz
    23 de julho de 2020 at 11:59

    Tentei essa técnica e tem dado certo, meu esmalte se manteve intacto por uma semana inteira. Troquei o roxinho da Impala pelo da Ideal e tenho usado o finalizador fosco tbm da Impala que apesar de vencido, tem cumprido um excelente desempenho. minhas unhas tbm estão crescendo mais rápido. Muito obrigada por compartilhas essa dica preciosa, agarrei amor e não desapego tão cedo!!!

  • Patricia
    26 de julho de 2020 at 10:52

    Bom dia! No post o secante vai antes do Top Coat. É isso mesmo? Ou passa por último depois do Top coat?
    Dicas maravilhosas!

    • Daniele Honorato
      28 de julho de 2020 at 21:38

      Sim! É antes do top coat, exatamente nessa ordem!

  • Marta Oliveira
    29 de julho de 2020 at 22:22

    Estou adorando as canetas! Pela minha idade, as unhas ficam frágeis e descamando mas já estou vendo diferença com poucos dias de uso. Tentei hoje esmaltar as unhas, ficaram boas mas com treino vão ficar ótimas e nada de cutículas machucadas e doloridas..super beijo e obrigada

  • Celina
    2 de agosto de 2020 at 17:02

    Gistaria de agradecer, as 7 camadas dao super certo por aqui, admito que precisei de uns dois meses mais o menos para me adptar pq nao deixava o esmalte secar entre as camadas. Agr as unhas duram tanto que eu canso e tiro pra pintar de novo kkkkkk

  • Ana Carolina
    22 de agosto de 2020 at 21:58

    Oi Dani, tudo bem?
    Você tem alguma dica de como cuidar dos esmaltes das unhas com tanta aplicaçao de álcool em gel nas mãos durante o dia? O álccol estraga demias a esmaltaçao ao longo da semana 🙁
    Beijos!

    • Daniele Honorato
      26 de agosto de 2020 at 11:16

      Vc pode reaplicar top coat

      • Fabrícia Silva
        16 de novembro de 2020 at 16:28

        Dani, quando reaplica o top coat precisa ficar 2h sem mexer na água também?

  • Gabriela Marques de Oliveira
    9 de setembro de 2020 at 17:39

    Dani, eu to fazendo as 7 camadas pela 3 vez.

    A primeira vez acho eu nao fiz 3 de esmalte fiz duas pois tinha boa pigmentação.
    durou uma semana
    Na segunda vez acho q nao limpei bem as unhas pois durou 4 dias o esmalte e começõ descascar.

    fiz as unhas na segunda, e td certo.
    mas tenho uma duvida, eu tenho mania de passar o removedor de esmalte na pontinha da unha, nao sei, eu gosto desse acabamento mais limpo, bem eu tenho essa sensação, mas quando eu passo o top coat eu nao limpo, eu deixo lá.
    o fato deu gostar de limpar as pontinhas pode diminuir o tempo de duração das camadas?

    eu fiquei uns anos seu ler seu blog e to bem perdida, eu era viciada em esmaltes, e lembro quando vc lançou as canetinhas, e eu comprei e amei, agora to comprando de novo, pois tem a opção boleto.

  • Mari
    22 de outubro de 2020 at 10:51

    Oi! Comigo os esmaltes têm ficado com a aparência de rachado. Alguma dica do que pode ser? Uso os produtos recomendados e hidrato bem as cutículas. Obrigada!

    • Daniele Honorato
      1 de novembro de 2020 at 12:16

      Sinal que está usando as unhas como ferramentas. Não force as pontas das unhas.

  • Carol Coelho
    22 de abril de 2021 at 16:15

    Danii!! Conheci seu trabalho meados do ano passado mas só fui colocar em prática depois de algum tempo. Nunca usei unhas de gel e, mesmo assim, minhas unhas eram uma folha. Quando, dificilmente, elas cresciam, lascavam e quebravam atoinha! Como tenho aflição em deixá-las de tamanhos diferentes, as mantinha curtas para ficarem iguais.

    Hoje, depois de muito insistir nas 7 camadas e em usar suas canetinhas (a que fez mais diferença nas minhas unhas foi a Restauration) elas ficam lindas, enormes, e duraaaammm a vida! Ontem troquei de esmalte depois de 10 dias intactos.

    Thank you so much!!

    P.S.: já ia me esquecendo de falar que também me acostumei a não usar as unhas como ferramentas! 🤗 Hoje todos me chamam de “chata” por esse hábito.. hehehe

  • Clea
    25 de abril de 2021 at 19:56

    Após o passo a passo 7 camadas a unha ficou perfeita e num brilho extraordinário

  • Tamar
    6 de maio de 2021 at 15:50

    Dani tudo bem? Desde que conheci as 7 camadas comecei a fazer. Porém todas as vezes o esmalte sai no início do dedo como se fosse uma francesinha fina. Como se ele diminuísse. Será que você saberia a causa?