9 Em Cutículas/ Destaques/ Saúde das Unhas

Cutículas perfeitas: passo-a-passo do PI para que suas cutículas não cresçam e fiquem sempre com acabamento impecável!

O pedido de vocês é uma ordem! Depois do post “Esmaltação perfeita: passo-a-passo” (se não viu ainda, clica aqui) algumas seguidoras pediram um passo-a-passo ilustrado do nosso amado PI“O QUE É PI?!”

PI é o Protocolo de Inicialização de Cuidados com as Cutículas – método desenvolvido e aprimorado por mim, desde quando decidi parar de tirar as cutículas. Mesmo já tenho um post por aqui, é sempre bom atualizar, né?! Temos o vídeo também (clica aqui), mas como ele é longo, às vezes você só quer tirar uma dúvida de algum passo, então, aqui está o PI em fotos e texto!

PI é um protocolo para você limpar suas cutículas e as hidratar – para que elas fiquem sempre suaves, não cresçam (quanto mais se tira, mais ela cresce) – a hidratação é diária e intensa. Quanto mais você hidratar, mais a sua pele entende que não precisa “crescer” ali, pois está tudo protegido. Vale lembrar – sempre – que a não retirada excessiva das cutículas é um método moderno e totalmente saudável.

Para quem achar que tirar as cutículas até não poder mais, é algo que deixa as unhas bonitas, só digo para fazerem o PI. Cortar não é proibido. O corte que não pode ser invasivo. Cuidar das cutículas e mantê-las no lugar fará com que sua esmaltação fique perfeita e dure mais. E isso vale também para você, manicure: seu trabalho irá render muito mais!

Passo-a-passo do PI

1 – Tire o esmalte velho (com removedor sem acetona, claro, sempre!) e lixe as unhas. Lembram que não podemos lixar as unhas úmidas? Elas precisam estar secas para que não quebrem, lasquem e o formato fique perfeito. Coloque amolecedor de cutículas em todos os dedos da mão que irá começar a fazer. Não recomendo o uso de “removedores” de cutículas: eles são cáusticos, o uso constante dele faz com que a pele fique ressecada e as unhas fragilizadas.
Num potinho, misture sabonete hidratante líquido e água morna – a água morna é importante – se ela estiver fria, a pele fica fragilizada e você pode se cortar. Pegue um pedacinho de algodão, enrole no dedo e mergulhe na mistura do potinho. Deixe de 4 a 5 minutos. NÃO faça a capinha de algodão em todos os dedos de uma vez. Quando começar a fazer a limpeza de um, faça a capinha no próximo dedo e assim por diante. O contato direto com a água por muito tempo, fragiliza as unhas.

 

2 – Retire o algodão, limpe o excesso de produto na toalhinha. Com uma espátula (ela precisa ser afiada na medida, mas não tirar pedaços da unha) , use a parte “pazinha” e afaste toda a cutícula, de maneira suave. Tudo precisa ser suave, senão você criará manchas brancas e ondulações nas unhas. Depois, com a parte “faquinha”, rasque toda a lateral e base das cutículas. Faça isso até sentir que está “bem limpinho”.

 

3 – Depois de empurrar, hora da escovinha: escove toda a unha e cutícula, suavemente. Isso faz com que todo excesso de pele já saia, sem cortes e traumas. Além também de proporcionar uma massagem na matriz ungueal.

 

5 – Com um palitinho de bambu ou metal, hora de fazer o contorno. O “contorno” é toda a volta das cutículas – do começo da ponta das unhas até a outra, fazendo um “U”. Esse contorno precisa ser livre de qualquer obstáculo, o palito precisa deslizar e não travar em nenhum lugar. Esse caminho livre é que garante uma esmaltação perfeita e cutículas livres de pelinhas. Onde “travar”, é que precisamos cortar. É nessa hora também que as peles “levantam”- levantou, cortou.

 

6 – Sempre que se fala em “parar de tirar as cutículas” muita gente acaba abobinando o alicate. Mas, ao contrário do que se pensa, o alicate é um aliado no processo de parar de tirar as cutículas. Um alicate afiado e com cortes pontuais é essencial para que as cutículas sejam tratadas. O que “não pode” é cortar além, afundar, machucar, mexer na matriz. Você apenas vai cortar o essencial.

 

7 – Após a limpeza vem a hidratação. Eu, Daniele, uso a minha PrimeCuticle “ai, você só fala dela! Só pode usar ela?!” – uso e indico pois é com ela que garanto o resultado. Com elas, as cutículas não crescem, ficam no lugar. Criei e desenvolvi as canetas para que o processo de parar de tirar as cutículas fosse mais rápido, fácil. Eu, antes dela, usava tudo quanto é tipo de produto e ficava com as mãos melecadas, sujava tudo. Além também de não ter o resultado esperado. Após inúmeros testes e fórmulas, chegamos a esse: a hidratação é ideal e também tem agentes regenerativos para que sua pele se mantenha assim e, não após uma lavagem de mãos, o efeito vai embora. O tratamento é diário, contínuo. Para mais informações e adquirir sua Prime, clique aqui.

“Então, só hidrata no PI?NÃO!  Você precisa hidratar todos os dias, quantas vezes quiser (mínimo de 2 a 3) – é essa hidratação que fará com que suas cutículas fiquem no lugar e não cresçam.

 

8 – Antes de esmaltar, limpar bem a superfície ungueal. Qualquer resquício de produto pode prejudicar a fixação do esmalte. Limpe apenas a superfície com algodão + removedor.

9 – PRONTAS!

Então, é só esmaltar seguindo o passo-a-passo da esmaltação (clique aqui) e prontinho! Unhas feitas, cutículas saudáveis e tudo com muita praticidade, rapidez e acabamento perfeito!

Fico muito feliz com os resultados do PI que recebo por email e Instagram. Saber que muita gente usa e aprova a técnica é algo gratificante!

E você? Faz o PI? Conta aqui nos comentários! Qualquer dúvida também, só perguntar!

Bjs,

Dani

 

UPDATE: ainda recebendo muitas mensagens com dúvidas a respeito do PI! Gente, como falei bem detalhadamente no post, eu garanto resultados com minhas canetas, que foram desenvolvidas exclusivamente para esse fim! Outros tipos de óleos (gente usando óleo com ação apenas antibactericida, achando que vai regenerar e hidratar as cutículas, por exemplo), produtos para assaduras etc, não garantem suas cutículas com a hidratação correta, tá bem?

Quanto a periodicidade: no início eu fazia o PI toda semana. Às vezes até 2 a 3 vezes (quando trocava de esmalte) – hoje faço menos, uma vez por semana ou a cada 10 dias. Mas, troco de esmalte váááárias vezes. A cada troca, eu faço um PI reduzido. Faço o contorno, hidrato muito e passo a escovinha. E só! É mais simples do que a gente pensa, pode confiar! A praticidade é enorme, o acabamento perfeito!
Continuem mandando suas fotos, eu amo ver!
Bjsssss

_______________________________

Já conhece minhas canetas especiais para unhas e cutículas? A linha PrimeCuticle foi desenvolvida por mim e para mim, para que minhas cutículas ficassem pequenas, sem pelinhas e suaves, sem alicate e sem cortes. Hoje a linha faz sucesso pelo Brasil inteiro e quem usa, ama! Se você quiser manter suas unhas saudáveis, fortes e as cutículas sempre no lugar, sem precisar usar alicate, você precisa experimentar essas canetas! Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, com ou sem esmalte! Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂

prime_cuticle_box_final

Comments

comments

Você também poderá gostar de

9 Comentários

  • Responder
    Franci Pacheco
    20 de junho de 2019 at 10:11

    eu faaço e amo o resultado

  • Responder
    Vivi
    1 de julho de 2019 at 7:21

    Quando conheci o blog há alguns anos atrás achei que seria impossível parar de “cavucar”.
    Imediatamente vi o resultado maravilhoso no primeiro P.I e hoje fico encantada com minha manicure e pedicure.
    Sempre fiz minhas próprias unhas, assim como você, e não perco em nada para manicures pagas.
    Parabéns pelo trabalho Dani e muito obrigada.

    Beijos, linda.

    • Responder
      Daniele Honorato
      1 de julho de 2019 at 11:19

      Que alegria! Fico feliz em ajudar de alguma forma <3
      Um grande beijo!

      • Responder
        Valéria Siqueira
        1 de julho de 2019 at 20:15

        Oi Dani, vc não tem usado mais o amolecedor de cutículas da Risqué?

  • Responder
    Fernanda
    5 de agosto de 2019 at 12:15

    Oi Dani, tudo bem?
    Realmente a dica do removedor de cutículas é muito válida, meninas, não usem!! Eu usava o da Sally Hansen pela praticidade de não precisar de água para ajudar, e o produto é ótimo nesse sentido, amolece até os cantinhos mais endurecidos e muito rápido, mas o problema é que com o tempo minhas unhas ressecaram horrores, criando estrias, desfolhando e quebrando. Parei de usar e troquei pelo amolecedor da Granado, quanta diferença!! Melhora inclusive a hidratação das cutículas…

  • Responder
    Franci Pacheco
    6 de agosto de 2019 at 10:03

    e eu que li esse post inteiro pensando em comentar se era repetido e eis que chego aqui nos comentários e me deparo com o meu comentário mesmo hahaha

  • Responder
    Eliana
    21 de agosto de 2019 at 6:12

    Que maravilhoso o resultado. Suas unhas são lindas!

  • Responder
    Malu
    28 de agosto de 2019 at 19:45

    O que acha das luvas higiênicas descartáveis para amolecer as cutículas?
    Vou procurar seguir à risca esse PI! Acompanho o blog há algum tempo, mudei meu trato com as cutículas e até adquiri as canetas da UBBeauty (maravilhosas), mas com a correria não consigo dar a atenção necessária às unhas toda semana.

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.