“A unha respira?” – essa é uma das perguntas que mais recebo, desde que criei o blog. Ou afirmações como: “mas eu sempre deixo a unha sem esmalte, para ela respirar” ... a continuação da sentença é sempre algo parecido com “mas toda vez que fico sem esmalte, minha unha quebra. O que estou fazendo de errado?”
A resposta é: deixando sua unha sem esmalte.
Existe sim o mito que a unha precisa respirar. Mas o mito é mal explicado e não divulgado de maneira correta.
Vamos começar do início: a unha não respira.
Simplesmente porque a unha, um composto de queratina, é – em resumo – pele morta e dura. Tudo o que você fizer com ela, fará com que a parte que está crescida – a superfície ungueal (onde esmaltamos) fique firme para que continue naquele tamanho e em uma textura saudável, sem quebrar, dobrar ou lascar. Assim, a unha saudável virá naturalmente.
Os cuidados precisam ser onde tem a vida, ou seja, na matriz ungueal. Cuide das suas cutículas.
Quando sua superfície ungueal está frágil, a medida eficaz é que você precisa cuidar para que as unhas nasçam e cresçam saudáveis e fortes.
Vamos também parar com o mito da “unha dura” – a não ser que você já tenha vindo geneticamente com unhas duras, usar formol para este fim, não é aconselhável. Na verdade, é muito prejudicial. O formol deixará suas unhas tão duras (além de muito amareladas) e rígidas que, depois de um tempo, elas quebrarão.
A unha saudável precisa ser flexível, ter mobilidade.
Então, por que esmaltar as unhas fará com que elas cresçam?
A superfície das unhas é porosa, portanto, absorve toda água que puder, por exemplo.
Vamos considerar que lavamos as mãos por volta de 15 vezes por dia. O sabão que utilizamos mais a água, anulam o equilíbrio perfeito que uma unha saudável deve ter:
As unhas possuem em médica 18% de água (umidade) + 5% de óleo corporal. Sabão e água em excesso fazem que esse equilíbrio acabe e, consequentemente, suas unhas ficam secas, frágeis, mais finas e moles. Lembre quando você sai do banho, como suas unhas (não esmaltadas) estão amolecidas – resultado: elas quebram.
Agora lembre como suas unhas saem do banho quando estão esmaltadas: normais.
E quanto a acetona?!
Sim. Ela resseca MUITO as unhas. Troque-a imediatamente seu uso por um removedor (preferencialmente com óleo) e verá suas unhas com outra aparência.
O uso contínuo fará que suas unhas não sejam agredidas como eram com a acetona.
Protegendo as unhas
Esmaltar as unhas, nesse caso, vai além da estética. Eu, por exemplo, sempre fiquei com minhas unhas feitas porque é uma maneira que me sinto bem. Nunca fui obrigada a fazer as unhas, mas quando eu não faço as unhas, me sinto mal, parece que falta algo. É algo pessoal e nem um pouco impositivo por ninguém.
Se você não faz as unhas e se sente bem assim, ÓTIMO. E está tudo bem. O fato aqui é que estou explicando o porquê de fazer as unhas e esmaltá-las: se unhas que quebram é um problema recorrente, com esse procedimento, isso acabará.
Recebo muitos relatos dizendo que quando ficam sem esmalte, a unha quebra. Mas se ficam com as unhas esmaltadas, as unhas crescem. Sim, isso é verdade. Mas tem um mito que me surpreende muito: em uma brincadeira que fiz no Instagram há um tempo, um quiz de perguntas e respostas, em que pedia às leitoras para marcar se uma frase era verdadeira ou falsa, uma delas era: “A unha respira”. Fiquei surpresa que 49% responderam que era verdade. Mesmo que a maioria 51% tenha acertado que era falso, muitas me questionaram a respeito, mas a verdade é realmente essa: a unha não respira.
Também recebo várias mensagens de dermatologistas, informando que hoje em dia eles já orientam aos pacientes ficarem com as unhas esmaltadas. Lembrando claro, que excluímos o fato que tudo no organismos está correto (vitaminas, água etc) – tudo isso está ok, mas a unha quebra? Fique sempre com esmalte.
Um escudo, uma proteção para sua unha
Toda unha cresce. Variando o tamanho de pessoa para pessoa, mas toda unha está crescendo, dia e noite. Então, quando você disser:”Mas a minha não cresce” – ela cresce sim. O que acontece é que ela quebra antes e você acha que sempre está do mesmo tamanho. Para você ter certeza disso, faça o teste: esmalte sua unha hoje. Faça o PI, lixe a unha, hidrate bem a pele, esmalte, usando uma boa base de sua preferência. Após uns 5/7 dias, repita o processo. E faça isso. Sempre. Você vai ver que suas unhas estão crescendo.
Ao contrário de quando você “as deixava respirar” e elas sempre lascando…
O esmalte não é mágico. Ele é protetor. Para evitar que o contato com água, produtos químicos, atritos danifiquem as unhas, os esmalte entra aqui como escudo. As camadas de base + esmalte + top coat fazem com que a superfície das unhas seja protegida. Com isso, a unha consegue crescer.
IMPORTANTE
Quando digo manter as unhas esmaltadas é o ritual de fazer as unhas, de cuidá-las. Esmalte em gel (que dura mais de uma semana), unhas em gel, unhas auto-colantes e esmaltes lascados com manicure de mais de 10 dias, não contam. O cuidado é semanal, constante! Esmalte em contato direto com a unha por mais de 15 dias pode corroer as unhas (manchas brancas).
Fico feliz quando recebo mensagens dizendo que depois que começam a fazer as unhas semanalmente, as unhas cresceram, ficaram bonitas e não quebraram mais!
Esmalte = escudo!
“Ah, então só pode passar base?” – não! Apenas uma camada de base não irá proteger a superfície ungueal de maneira correta. As camadas de base + esmalte + top coat é que fazem com que ela fique realmente protegida!
Espero que tenham gostado e que ajudem vocês!
Bjs
Dani
_______________________________
Já conhece minhas canetas especiais para unhas e cutículas? A linha PrimeCuticle foi desenvolvida por mim e para mim, para que minhas cutículas ficassem pequenas, sem pelinhas e suaves, sem alicate e sem cortes. Hoje a linha faz sucesso pelo Brasil inteiro e quem usa, ama! Se você quiser manter suas unhas saudáveis, fortes e as cutículas sempre no lugar, sem precisar usar alicate, você precisa experimentar essas canetas! Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, com ou sem esmalte! Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂
Fernanda Caterina
atDani vc arrasa te acompanho desde que iniciei meu blog em 2010 amo suas dicas minha inspiração.
Franci Pacheco
ateu nunca gostei de ficar sem esmalte, sempre percebi que minhas unhas ficavam fracas
Camila Borges
atNossa, achei super coerente a explicação!
Daniele Honorato
atObrigada! <3
Kati
atOi Dani! Amando suas dicas!! Gostaria de saber se vc encontrou algum esmalte pra substituir o estilizando nessa misturinha!
Não consigo achar nada parecido que dê o mesmo efeito!
🤗
Daniele Honorato
atNão :((((