4 Em Destaques/ Saúde das Unhas

Suas unhas quebram? Entenda porque você deve mantê-las esmaltadas

“A unha respira?” – essa é uma das perguntas que mais recebo, desde que criei o blog. Ou afirmações como:  “mas eu sempre deixo a unha sem esmalte, para ela respirar” ... a continuação da sentença é sempre algo parecido com “mas toda vez que fico sem esmalte, minha unha quebra. O que estou fazendo de errado?”

A resposta é: deixando sua unha sem esmalte.

Existe sim o mito que a unha precisa respirar. Mas o mito é mal explicado e não divulgado de maneira correta.

Vamos começar do início: a unha não respira.

Simplesmente porque a unha, um composto de queratina, é – em resumo – pele morta e dura. Tudo o que você fizer com ela, fará com que a parte que está crescida – a superfície ungueal (onde esmaltamos) fique firme para que continue naquele tamanho e em uma textura saudável, sem quebrar, dobrar ou lascar. Assim, a unha saudável virá naturalmente.

Os cuidados precisam ser onde tem a vida, ou seja, na matriz ungueal. Cuide das suas cutículas.

Quando sua superfície ungueal está frágil, a medida eficaz é que você precisa cuidar para que as unhas nasçam e cresçam saudáveis e fortes.

Vamos também parar com o mito da “unha dura” – a não ser que você já tenha vindo geneticamente com unhas duras, usar formol para este fim, não é aconselhável. Na verdade, é muito prejudicial. O formol deixará suas unhas tão duras (além de muito amareladas) e rígidas que, depois de um tempo, elas quebrarão.

A unha saudável precisa ser flexível, ter mobilidade.

Então, por que esmaltar as unhas fará com que elas cresçam?

A superfície das unhas é porosa, portanto, absorve toda água que puder, por exemplo.

Vamos considerar que lavamos as mãos por volta de 15 vezes por dia. O sabão que utilizamos mais a água, anulam o equilíbrio perfeito que uma unha saudável deve ter:

 

 

As unhas possuem em médica 18% de água (umidade) + 5% de óleo corporal. Sabão e água em excesso fazem que esse equilíbrio acabe e, consequentemente, suas unhas ficam secas, frágeis, mais finas e moles. Lembre quando você sai do banho, como suas unhas (não esmaltadas) estão amolecidas – resultado: elas quebram.

Agora lembre como suas unhas saem do banho quando estão esmaltadas: normais.

E quanto a acetona?!

Sim. Ela resseca MUITO as unhas. Troque-a imediatamente seu uso por um removedor (preferencialmente com óleo) e verá suas unhas com outra aparência.

O uso contínuo fará que suas unhas não sejam agredidas como eram com a acetona.

Protegendo as unhas

Esmaltar as unhas, nesse caso, vai além da estética. Eu, por exemplo, sempre fiquei com minhas unhas feitas porque é uma maneira que me sinto bem. Nunca fui obrigada a fazer as unhas, mas quando eu não faço as unhas, me sinto mal, parece que falta algo. É algo pessoal e nem um pouco impositivo por ninguém.

Se você não faz as unhas e se sente bem assim, ÓTIMO. E está tudo bem. O fato aqui é que estou explicando o porquê de fazer as unhas e esmaltá-las: se unhas que quebram é um problema recorrente, com esse procedimento, isso acabará.

Recebo muitos relatos dizendo que quando ficam sem esmalte, a unha quebra. Mas se ficam com as unhas esmaltadas, as unhas crescem. Sim, isso é verdade. Mas tem um mito que me surpreende muito: em uma brincadeira que fiz no Instagram há um tempo, um quiz de perguntas e respostas, em que pedia às leitoras para marcar se uma frase era verdadeira ou falsa, uma delas era: “A unha respira”. Fiquei surpresa que 49% responderam que era verdade. Mesmo que a maioria 51% tenha acertado que era falso, muitas me questionaram a respeito, mas a verdade é realmente essa: a unha não respira.

Também recebo várias mensagens de dermatologistas, informando que hoje em dia eles já orientam aos pacientes ficarem com as unhas esmaltadas. Lembrando claro, que excluímos o fato que tudo no organismos está correto (vitaminas, água etc) – tudo isso está ok, mas a unha quebra? Fique sempre com esmalte.

Um escudo, uma proteção para sua unha

Toda unha cresce. Variando o tamanho de pessoa para pessoa, mas toda unha está crescendo, dia e noite. Então, quando você disser:”Mas a minha não cresce” – ela cresce sim. O que acontece é que ela quebra antes e você acha que sempre está do mesmo tamanho. Para você ter certeza disso, faça o teste: esmalte sua unha hoje. Faça o PI, lixe a unha, hidrate bem a pele, esmalte, usando uma boa base de sua preferência. Após uns 5/7 dias, repita o processo. E faça isso. Sempre. Você vai ver que suas unhas estão crescendo.

Ao contrário de quando você “as deixava respirar” e elas sempre lascando…

O esmalte não é mágico. Ele é protetor. Para evitar que o contato com água, produtos químicos, atritos danifiquem as unhas, os esmalte entra aqui como escudo. As camadas de base + esmalte + top coat fazem com que a superfície das unhas seja protegida. Com isso, a unha consegue crescer.

IMPORTANTE

Quando digo manter as unhas esmaltadas é o ritual de fazer as unhas, de cuidá-las. Esmalte em gel (que dura mais de uma semana), unhas em gel, unhas auto-colantes e esmaltes lascados com manicure de mais de 10 dias, não contam. O cuidado é semanal, constante! Esmalte em contato direto com a unha por mais de 15 dias pode corroer as unhas (manchas brancas).

Fico feliz quando recebo mensagens dizendo que depois que começam a fazer as unhas semanalmente, as unhas cresceram, ficaram bonitas e não quebraram mais!

Esmalte = escudo!

“Ah, então só pode passar base?” não! Apenas uma camada de base não irá proteger a superfície ungueal de maneira correta. As camadas de base + esmalte  + top coat é que fazem com que ela fique realmente protegida!

Espero que tenham gostado e que ajudem vocês!

Bjs

Dani

_______________________________

Já conhece minhas canetas especiais para unhas e cutículas? A linha PrimeCuticle foi desenvolvida por mim e para mim, para que minhas cutículas ficassem pequenas, sem pelinhas e suaves, sem alicate e sem cortes. Hoje a linha faz sucesso pelo Brasil inteiro e quem usa, ama! Se você quiser manter suas unhas saudáveis, fortes e as cutículas sempre no lugar, sem precisar usar alicate, você precisa experimentar essas canetas! Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, com ou sem esmalte! Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂

prime_cuticle_box_final

Comments

comments

Você também poderá gostar de

4 Comentários

  • Responder
    Fernanda Caterina
    6 de junho de 2019 at 17:48

    Dani vc arrasa te acompanho desde que iniciei meu blog em 2010 amo suas dicas minha inspiração.

  • Responder
    Franci Pacheco
    12 de junho de 2019 at 11:33

    eu nunca gostei de ficar sem esmalte, sempre percebi que minhas unhas ficavam fracas

  • Responder
    Camila Borges
    14 de agosto de 2019 at 13:32

    Nossa, achei super coerente a explicação!

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.