4 Em Cutículas/ Destaques/ Tratamentos e Cuidados

A unha respira? Hoje você vai entender porque essa afirmação é um mito!

Opa! Peraí? Que medo! Como assim?A unha é composta por células que morrem debaixo da pele dos dedos. Elas não param de ser empurradas por novas camadas. As células mortas são acrescidas de queratina e proteínas – é isso que deixa a unha parecendo uma lâmina! Você carrega 10 defuntinhos nas mãos, sabia? Brincadeiras à parte, é simples: unha é tecido morto.

A unha respira?

De novo: a unha é tecido morto, portanto, a resposta é não! Ela nasce na matriz germinativa, e assim que deixa a matriz, as células morrem. Elas são empurradas pra frente e formam a lúnula – aquele branquinho que fica no início da cuticula! Ele é branco porque é formado por células novas – mas mortas. Portanto, nada de oleosidade também.

Qual a utilidade da unha?

Proteger os dedos dos pés e das mãos.E também nos permitir momentos de meditação (a hora do PI!) e autoestima nas alturas (unha bem cuidada e lindamente esmaltada é tudo!)

As unhas também exercem um papel significativo na sensibilidade dos dedos. Mas, elas nem sempre tiveram essas funções: ancestrais selvagens usavam as unhas como garras – um mecanismo de defesa e ataque.
Com o decorrer do tempo, as unhas ficaram fininhas e passaram a cobrir apenas a parte de cima dos dedos – transformação que facilitou a manipulação de objetos e trabalhos mais precisos.

Quanto a unha cresce por mês?

3 mm nas mãos e 1 mm nos pés!

Por que nas mãos é mais rápido?

O crescimento das unhas está relacionado ao metabolismo dos queratinócitos – células produtoras de queratina.
Por que o crescimento das unhas das mãos é mais acelerado, não existe teoria 100% certa, mas algumas possibilidades seriam: como as mãos estão fisicamente localizadas mais próximas ao nosso coração do que os pés, elas acabam recebendo um melhor suprimento de oxigênio e nutrientes, transportados através de pequenos capilares localizados logo abaixo das nossas unhas.
Além disso, as unhas da mão dominante geralmente crescem mais rápido do que as da não dominante. além disso, as unhas gostam do calor, crescendo mais depressa durante o verão.

A taxa de crescimento das unhas da mão depende de um conjunto de variáveis: do próprio indivíduo, da destreza manual, enfermidades e idade. em estudos, observou também que o crescimento das unhas fosse mais veloz nos homens e nas mulheres durante a gravidez do que nas mulheres que não esperavam bebês.

Tudo bem ficar sempre com esmalte?

Como dito, a unha sendo um tecido morto, o uso de esmaltes continuamente não fará mal. 
Basta proteger o leito para que o mesmo não manche devido aos pigmentos dos esmaltes. Nas 7Camadas usamos 3 camadas de esmaltes – proteção, sempre! e nada de usar esmalte sem base!

no caso de unhas fracas, que não crescem, são finas e sempre quebram, fazer o uso contínuo de esmalte é essencial. as camadas de esmaltes servirão como um escudo protetor, fazendo com que as unhas fiquem salvas de agressões externas e consigam crescer naturalmente e se fortificarem.

Combo das unhas perfeitas? Temos!

Cuidar diariamente das cutículas e da matriz ungueal, não afundar o alicate, não se machucar, nem usar espátula com muita força* e esmaltação contínua farão que suas unhas cresçam cada vez mais fortes e saudáveis!

*manchas brancas, ondulações e estrias no corpo da unha, na maioria das vezes se dão pela agressividade ao empurrar as cutículas ou cortes muito profundos.

Agora sabendo que unha não respira, partiu cuidar das unhas e as deixar sempre bonitas – sem intervalos!

Você também poderá gostar de

4 Comentários

  • Responder
    Franci Pacheco
    29 de novembro de 2020 at 9:21

    eu sempre discuto com as pessoas quando dizem pra eu deixar minha unha respirar hahaha

  • Responder
    Sara Fernandes
    18 de dezembro de 2020 at 8:17

    Aquele post Mega necessário. Se unha respirasse ia doer cortar ! Sempre muito bem organizado e explicativo. Foi presente de natal pra gente ?
    Volta com as combinações por favorzinho saudade de ler 😔!!!!

  • Responder
    Júlia
    11 de maio de 2021 at 21:29

    Adorei a informação! Minhas unhas várias vezes ficaram amareladas pelo tipo de esmalte que usei. Mas trocando a marca e passando base direitinho, nunca mais ficou!

    Gosto muito da forma que você aborda os assuntos aqui.

  • Responder
    Jaqueline Mello
    28 de maio de 2021 at 10:05

    Realmente esse papo de unha que respira é que nem unicórnio: não existe. As pessoas ficam reproduzindo crendices sem nem saber se onde vem e porque não são verdadeiraa, né

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.