Se existe uma pergunta que me fazem todos os dias é: “como tratar micose?” “Daniii, estou com micose! Como cuidar?!” – a primeira – e mais importante resposta é: “você tem certeza que é micose mesmo?” Sim, porque muitas pessoas fazem um auto diagnóstico e muitas vezes a manchinha que apareceu de repente nas unhas não se trata de uma micose. Por isso, um diagnóstico médico é importantissimo e imprescindível nesses casos. Então, com uma afirmativa de micose no diagnóstico, a resposta seria: micose se trata com médico e com medicamentos. Não existe outra maneira. E também demanda muita – muita mesmo – paciência. O tratamento é demorado e exige muita disciplina.
Para podermos falar com propriedade sobre o assunto, mais uma vez convidei o Dr. Miguel Ceccarelli – @dr.miguelceccarelli – que já apareceu por aqui na matéria completa sobre formol (clique aqui) e ninguém melhor do que um dermatologista, especialista em unhas para falar sobre micose!
Já reparou com essa mancha estranha na sua unha? Será que é micose?
Encontrar uma mancha amarelada na unha sempre nos leva a pensar em infecção por fungo, e de algum jeito e até certo ponto, é o mais provável.
A infecção causada por fungo na unha (onicomicose ou micose de unha) é muito frequente. Causa muito incômodo já que esteticamente tem um péssimo aspecto, o que fica mais aparente em regiões com climas cálidos e úmidos, onde as unhas das mãos e pés ficam mais expostas. Para a maioria das pessoas, representa só um problema estético, e para outras que sofrem de certas doenças crônicas, pode gerar problemas graves já que funcionam como uma porta de entrada para microrganismos (o paciente diabético, por exemplo, está especialmente em risco).
O que é uma micose de unha?
A micose da unha, também conhecida como onicomicose, é uma infecção por um fungo que faz a unha engrossar ou ficar branca, amarela ou marrom. Pode gerar descolamento da unha, se espalhar na pele, e em alguns casos mais complicados até dor e crescimento exagerado da unha.
Alguns casos com infecção na unha também podem ter uma condição conhecida como “pé de atleta” (uma infecção fúngica da pele do pé). Temos também casos em que as mãos e outras partes do corpo também são afetadas.
Quais são os sintomas?
Acontecem nas unhas dos pés com maior frequência do que nas unhas das mãos . Geralmente começam no dedão do pé e podem afetar 1 ou mais unhas.
Uma infecção fúngica pode fazer com que uma unha:
● Mude a cor a branco, amarelo ou marrom
● Fique grossa, mude de forma, descole ou rompa facilmente
● Apareçam ferimentos na área ao redor
Porque os fungos das unhas precisam de avaliação?
A avaliação do dermatologista é indispensável para saber se a mancha se deve realmente a um fungo ou a outras causas (trauma, doenças auto inflamatórias, bactérias, tumores, alterações anatômicas das unhas, etc) e para ajudar a determinar a gravidade da infecção.
O especialista vai coletar amostras para detectar qual é o tipo de fungo (isso é importantíssimo para prescrever o medicamento mais adequado), e fazer análises de sangue antes e depois de começar com os medicamentos.
Como é o tratamento usado normalmente?
A escolha depende dos medicamentos e doenças que a pessoa tem, mas a maioria de vezes é necessário o uso de comprimidos além do tratamento tópico. O tratamento geralmente dura alguns meses, o que depende da própria natureza do fungo e do estado de saúde da pessoa afetada, e muitas vezes, pode se estender dependendo do quadro do paciente. Além das medicações prescritas pelo dermatologista, o tratamento é realizado em conjunto com o podólogo do paciente, que vai realizar os cuidados de manutenção (podoprofilaxia). Dependendo do caso, dentro do tratamento, outras estratégias podem ser incluídas como o desbastamento das unhas, a remoção parcial ou total da unha usando químicos ou cirurgia, e o uso de laserterapia.
A terapia com laser para micose das unhas funciona?
Mesmo sendo um procedimento muito procurado pelos pacientes, a terapia com laser (CO2 fracionado, NdYag e Low-level laser therapy) continua sendo uma terapia adjuvante aos outros medicamentos. Isso quer dizer que ela sozinha pode não ser a estratégia mais eficiente para melhorar o quadro. A indicação deve ser avaliada pelo dermatologista para evitar frustrações, pensando sempre no tratamento continuo.
As micoses podem ser evitadas?
Pode reduzir a chance de ter uma micose fazendo o seguinte:
● Mantenha seus pés limpos e secos
● Use sempre meias de algodão
● Não compartilhe utensílios de cuidado das unha, como tesouras, lixas, alicates e, inclusive, esmaltes.
● Use chinelos ou outro calçado no chuveiro da academia ou vestiário
Abaixo, uma galeria com fotos de pacientes do Dr Miguel com unhas com micose. O conteúdo é sensível, portanto, clique apenas se você se sentir confortável em visualizar as imagens.
Aproveitando o post, deixo aqui uma dúvida que sempre surge! Após ficar dias com o mesmo esmalte nos pés (ou nas mãos), às vezes podemos notar algumas manchinhas brancas. O primeiro pensamento é: “meu Deus, é micose!” – mas não é. Isso se dá à ação natural do esmalte em contato com a unha. Usar uma boa base e hidratar as cutículas com um produto específico para isso, pode evitar que aconteça. Mas, caso aconteça, é fácil você cuidar disso:
– passe um óleo na superfície das unhas
– com uma lixa polidora, passe na superfície de maneira delicada e suave até a manchinha branca sumir.
Pronto!
Vale sempre lembrar que micose é doença e, portanto, deve se tratada com médico e com remédios por ele prescritos. O tratamento pode ser demorado e, portanto, exige muita paciência e disciplina!
F.A.Q MICOSE
“Posso passar esmalte enquanto faço o tratamento?”
• Isso você poderá questionar diretamente ao seu médico. Hoje existem no mercado produtos para tratamento de micose que permitem o uso de esmaltes durante o tratamento. Portanto, siga orientações do médico.
“E produto tal? E se misturar o produto de limpeza X com outro Y?”
• FUJA de receitas “mágicas”. Nada trata micose a não ser medicamento apropriado para isso. Na internet está cheia de receitas milagrosas e também sempre surge uma receita que a prima da tia da minha manicure falou que fez e foi sucesso. Esqueça.
“Tenho micose. Posso usar o material que uso nela para as outras unhas?”
• Não. Se usar o material que usar na unha doente nas outra unhas a micose irá espalhar. Portanto, tudo individual! Tudo mesmo: palito, alicate, lixa, esmalte, caneta PrimeCuticle
Tem alguma dúvida sobre micose?! Deixa aqui nos comentários!
Ligia
14 de janeiro de 2023 at 20:00Eu tenho problemas com micose há muito tempo! Sempre faço o tratamento no verão, mas sempre volta no inverno. É bem chato de tratar. Já fiz tratamento com medicamento oral e pomada.
Tatiana
24 de fevereiro de 2023 at 8:19Bom dia Dani, sou manicure e graças a Deus não tenho nenhuma cliente com micose porém pode ser que um dia apareça né, como devo fazer em relação a esmaltes, bases e afins? Meus materiais perfurocortantes são esterilizados em auto clave há, mas tenho tenho dúvidas em relação a esmaltes!
Obrigada , beijo!
Daniele Honorato
20 de março de 2023 at 18:56Oie! Os esmaltes podem ser transmissores da doença. Ideal é pedir para a cliente levar o esmalte desejado ou ter as cores que ela sempre usa separadas para ela!
Bjs
Elenice Pereira Cunha
23 de julho de 2023 at 12:21Agradeço ttas informações preciosas, inclusive a do “formol “! A própria farmácia indicou um fortalecedor de unhas com formol “Concreto”. Acabei de comprar e, como nem cheguei a usar, vou trocar por uma base sem formol. Obrigada de verdade! ❤