16 Em Destaques/ Dicas & Truques/ Moda & Tendências

Como combinar roupas e esmaltes: manual das cores

Oi, meus amores! Tudo bem?! Desde que iniciei o blog, em 2009, sempre recebo perguntas sobre “como combinar o esmalte com a roupa?” – já começo o post afirmando que isso – de combinar esmalte e roupa – NÃO é obrigatório, não é regra. Mas, desde que os esmaltes se tornaram acessórios, eles fazem sim parte da sua composição no look. “Ué, mas eu preciso usar esmalte para parecer bem arrumada?” – CLARO que não. Cuidar das unhas vai além disso, unhas bem cuidadas é muito além de esmaltá-las. Mas, se você é do time que faz questão de unhas esmaltadas sempre, por que não combiná-las com a roupa?! Eu, Daniele, sou desse time e hoje trago um manual básico de como você pode combinar suas roupas com o esmalte!

CORES QUE COMBINAM COM TUDO

Ultimamente adquiri uma prática que me facilita muito: usar cores que acabam combinando com tudo. Mas, isso não me impede, por exemplo, de usar cores mais diferentes nas unhas. Caso eu use, basta escolher uma roupa que combine com ela. As cores “coringas” – que sempre são minha opção e não importa qual roupa, o esmalte VAI combinar, são:

  • vermelho – da nuance clássica, sem muito amarelo ou roxo. Vermelho cor da Coca-Cola. Também gosto de amarelos levemente fechados (mais escuros) e com quase nada de azul, tornando um tom cereja
  • nudes – aquele tom que é da cor da sua pele. Você pode optar pelo tom exato da sua que faça com que suas unhas “sumam” e pareçam fazer parte do dedo, como uma cor única, ou, optar por tons diferentes: nude rosado, nude amarelado ou nude acinzentado.
  • marrom acinzentado – desde da febre do Particulière da Chanel, o tom chegou para ficar de vez na moda e ser um dos tons coringas mais infalíveis: ele combina com absolutamente tudo, justamente por ser um tom classificado como neutro. É um marrom, frio ou quente e com cinza.
  • branquinhos e naturais – como já dito anteriormente, unhas bem cuidadas não são necessariamente unhas esmaltadas, portanto, se você não curte cores nas unhas, uma boa opção são os clássicos branquinhos e os naturais, que apenas dão um brilho e um toque leve de cor natural às unhas.

ENTENDENDO AS CORES

Combinar cores é uma tarefa fácil, mas, precisa de um pouco de estudo para que a harmonia seja agradável aos olhos. Notem que tudo na vida temos cor e essas cores nos trazem sensações. É a mesma coisa na composição de um look + esmaltes. Assim como escolhemos sapatos, cintos, joias e bolsas para que combinem com a roupa, o esmalte entra como mais um acessório e ele precisa ficar harmônico com tudo, que seja incrivelmente agradável para se olhar. Sabe quando você olha para alguma coisa e tudo combina, é bonito e prazeroso de se ver? É isso!

Para ficar expert na combinação das cores, precisamos conhecer o círculo das cores e o básico da teoria das cores!

As cores, como as enxergamos, podem ser explicadas como um fenômeno resultante da incidência e da reflexão da luz sobre um objeto. A percepção humana das cores acontece por um processo que é influenciado pela quantidade de luz que é recebida e refletida por um objeto, somada à impressão que é registrada pelo olhar humano.

O círculo das cores é composto por cores primárias, secundárias e terciárias. Delas, saem todas as cores que nossos olhos veem.

O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou da ausência de luz. A cor branca é a luz pura, quando há uma reflexão total das sete cores. Já a cor preta nada mais é do que a ausência total de luz, porque nesse caso as cores não se refletem, elas são absorvidas. Quando a luz do sol incide em um objeto branco, este reflete os raios solares enquanto um objeto preto absorve todos os raios solares.

As combinações podem ser feitas entre cores primárias, secundárias e terciárias, sendo importante considerar também se as cores são quentes ou frias. O estudo da harmonia das cores é feito a partir da análise de um círculo de cores.

Existem várias combinações/harmônias – trago as básicas para que você possa escolher e combinar da maneira que preferir.

Escolha uma cor e, a partir dela, movimente-se pelo círculo cromático!

• Combinação análoga

Cores que ficam lado a lado no círculo – as vizinhas. Por exemplo, para harmonizar com o laranja, poderíamos usar o laranja avermelhado e o vermelho. Tons que ficam na mesma cartela de tons.

• Combinação complementar

São as cores opostas ao círculo. É a combinação que mais traz contraste. E são as cores que, juntas, são sempre mais lindas. Por exemplo: vermelho e verde, roxo e amarelo, laranja e azul.

• Combinação em quadrado

Uma composição bonita e cheia de sintonia: com um quadrado, ligue as pontas nas cores e tenha 4 cores que conversam muito entre si.

• Combinação 4 Cores

Usando quase a mesma combinação anterior, a diferença aqui é a distância entre as cores.

• Combinação em fenda

Quase a mesma coisa de escolher a cor oposta no círculo, a combinação em fenda consiste em escolhe uma cor primária e duas secundárias.

• Combinação tríade

Une três cores com distancia igual no círculo (de quatro em quatro)

A COMBINAÇÃO NA PRÁTICA

Aqui no UB temos uma categoria que sempre fez muito sucesso – a DROPS DE MODA. As leitoras mandavam a cor da roupa, estampa etc e eu fazia um post com aquela cor mostrando os esmaltes que mais ficariam harmônicos. Mas, para o post de hoje resolvi fazer estilo Manual para que você consiga combinar qualquer tom de roupa com o esmalte! É um passo-a-passo simples e prático!

Ultimamente, quando coloco a caixinha de perguntas no Instagram, a pergunta que mais aparece toda vez é: “qual cor de esmalte para vestido azul tiffany?” – além do tiffany temos marsala e marinho. É toda vez MESMO kkkkk

Por isso, escolhi esses tons para serem exemplos e, a partir deles, basta você seguir a mesma linha para combinar o esmalte com qualquer roupa que tenha em mente.

“AZUL TIFFANY”

É uma cor terciária, da combinação do azul + verde. E é uma cor que muitos acham que é verde, outros que seja azul. Na verdade, ela é uma mistura dos dois tons! Localizado no círculo de cores, basta fazer as harmonias!

Abaixo, algumas opções de esmaltes seguindo as opções dentro da harmonia. A Combinação monocromática é muito utilizada pois se trata do “tom sobre tom” – mesmo tom em diversas saturações (mais ou menos saturação/cor – mais intenso/menos intenso)

Percebam que a combinação consiste no tom. Sabemos que o azul tiffany é um azul esverdeado e, por isso, podemos combiná-la com os diversos tons dentro do círculo. Na Harmonia Análoga, por exemplo, podemos combinar com o azul – mas não precisa ser o azul puro – pode ser um azul mais claro, como um azul céu. Mesma coisa com o verde: podemos usar um verde menta, por exemplo.

É importante também “respeitar” o tom escolhido: o azul tiffany não é uma cor vibrante ou escura. Ele é um paste, claro e suave. Pense nisso também ao fazer as combinações com o esmalte. Um esmalte vermelho vibrante, por exemplo, poderia combinar mas não ficar harmônico.

“MARSALA”

Marsala, ou bordô, é um vermelho com pouca saturação e um pouco de marrom. Precisamos sempre saber a cor “principal” – no caso, é o vermelho. E é o vermelho que vamos observar no círculo.

Lembrem-se: não é preciso escolher um esmalte “exatamente” do tom do círculo, mas sim, suas nuances. Um coral, um rosa queimado, um vermelho puro e aberto, um verde esmeralda!

“MARINHO”

Sendo azul uma cor primária, combinar com o marinho é o exemplo bem claro do que eu falei acima: não precisa ser exatamente o tom do círculo, basta respeitar essa “hierarquia” de cores: no marinho, o azul é o principal!

Por exemplo, a cor contrastante ao azul é o laranja. Mas, não precisamos usar exatamente um laranja puro para melhor harmonia: podemos optar por um vermelho alaranjado e até mesmo um coral!

E, se mesmo assim, depois de combinar vários tons e pensar em qual esmalte seria o melhor, não tem erro: vá nos tons coringa! Combinam com tudo e são clássicos!

ESTAMPAS

Combinar esmaltes com estampas é muito legal! Um look estampado já é o centro de atenção do look! Portanto, o ideal é ser mais clássica nas unhas, para que todo o visual fique harmonioso. Usar uma nail art de oncinha, por exemplo, ficaria com muita informação e nada chamaria atenção. MAS, preciso dizer: nada disso aqui é uma ‘regra” que deva ser obedecida. Cada um deve usar o que gosta e se sentir bem. Sempre disse nas minhas palestras que a pessoa precisa “carregar o look” – se você carrega esse look e se sente bem, vá em frente!

Uma estampa de oncinha, por exemplo, fica maravilhosa com esmalte vermelho (todos os tons), preto, marrom e até um vinho. Vinho – rox0 – é a cor contrastante do amarelo, cor mais em evidência numa estampa de oncinha 🙂

Outra opção também é fazer um levantamento de quais cores compõem a estampa e, então, escolher um esmalte desse tom. Não tem erro!

Para estampas de poá, listras – duas cores – as cores coringa sempre são as melhores opções!.

CORES NEUTRAS

Em um look com tons neutros – branco, bege, marrom, jeans – “ousar” nas unhas é uma ótima opção. Você traz o lado fashion para a composição sem muito esforço: usando um tom metálico, unhas multicoloridas e até mesmo nail art. Tendo peças com tons neutros, os acessórios – incluindo as unhas – se tornam pontos de cor! O look se destaca!

TEXTURAS

Com texturas, o manual é quase igual ao das estampas: seja menos nas unhas já que a roupa é a estrela do look. Fica “demais” usar um esmalte dourado junto com um vestido dourado de paetê e sapatos dourados. Conseguem visualizar? A não ser que você seja Lady Gaga e segure isso, a melhor opções é optar por tons mais sóbrios e clássicos nas unhas e até mesmo brincar com as texturas, optando por um esmalte fosco, por exemplo, já que o look escolhido brilha por si só!

Me perguntam sempre também qual esmalte usar com um vestido dourado: visualizem o Natal! Conseguem observar o quão bonito é a harmonia entre o vermelho e o dourado na árvore? Então, um esmalte vermelho ficaria lindo! Mesma coisa o prata!

Portanto, combinar esmalte e roupas é um treinamento do dia-a-dia – sem regras e nem obrigatoriedade. Com o tempo, você cria combinações automáticas da roupa com esmalte ou do esmalte com a roupa.

Sem regras, a vida flui melhor e você se sente livre!

Espero que tenha ajudado vocês a combinarem o esmalte com o look e me contem aqui nos comentários se você combina ou não!

Um beijão,
Dani

Você também poderá gostar de

16 Comentários

  • Responder
    Raissa Gomide
    31 de outubro de 2021 at 16:37

    Isso não é gente não!
    É anjo!

    • Responder
      Elaine
      1 de novembro de 2021 at 7:47

      Que riqueza de conteúdoooo!! Uauuu…

  • Responder
    Renata Ottoni
    31 de outubro de 2021 at 16:55

    Dani, obrigada por compartilhar esse post maravilhoso!
    Combinar cores sempre foi uma dúvida pra muita gente como eu!
    Acho que agora não vai ter erro!!! 🥰 Luv u

    • Responder
      Daniele Honorato
      31 de outubro de 2021 at 17:37

      Eu que agradeço pelo carinho, Re! <3

      • Responder
        Camila
        31 de outubro de 2021 at 22:16

        Amei o posto! Tão bem explicadinho, e o melhor: dá pra aplicar em tudoooo 😍❤️

  • Responder
    Daniela Moyses
    31 de outubro de 2021 at 17:25

    Dani, isso não é um post. É uma aula!!!! Obrigada por tanta informação e dedicação em ensinar nos detalhes. Bjão, Dani

  • Responder
    Rachel Sponholz
    31 de outubro de 2021 at 21:15

    Oiii Dani!!! Post incrível, é uma super aula. Gratidão

  • Responder
    Camila
    31 de outubro de 2021 at 22:18

    Amei o post! Tão bem explicadinho, e o melhor: dá pra aplicar em tudoooo 😍❤️
    Obrigada, Dani!

  • Responder
    Kate
    31 de outubro de 2021 at 22:36

    Que post massa!

  • Responder
    Paty
    1 de novembro de 2021 at 0:12

    Uau, que AULÃO! Amei!
    Vc é muito atenciosa e educadíssima, mas,
    Tomara que as migas que TD santo dia perguntam de vestido de madrinha nos seus stories, leiam esse post 😂❤️🙏🏾

  • Responder
    Ana Dutra
    1 de novembro de 2021 at 1:17

    Gente. Que post completissimoooo!!! Ameiiii! Dani, você arrasa muito, trabalhou muito nesse post! Da para ver! Amei amei! Obrigada Dani! ❤

  • Responder
    Licia
    1 de novembro de 2021 at 11:13

    Você é incrível! Quanta informação bacana e quanta dedicação e carinho necessários nesse post❤️

  • Responder
    Júlia Yoneshigue
    2 de novembro de 2021 at 12:50

    Muito obrigada pelo post maravilhoso, Dani!! Adorei! Ajudou demais! Vou colocar em prática! Ah! E aproveitando: suas canetas são incríveis!

  • Responder
    MARITA TOSETTI REIS OLIVEIRA
    2 de novembro de 2021 at 14:51

    Post de utilidade pública!!!! Obrigada, Dani. Estava ansiosa esperando por ele, minha filha se casará numa cerimônia íntima e bem simples e escolhi um vestido verde palmeira pra usar na ocasião. Estava em dúvida sobre o esmalte, mas agora decidi: vou usar um tom de amora! Vai ficar show!!!

  • Responder
    Emerson
    3 de novembro de 2021 at 19:05

    Que post mais didático e cheio de ensinamentos. Parabéns!

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.