15 Em Cutículas/ Destaques/ PrimeCuticle/ Saúde das Unhas

Como fazer os pés em casa com o PI

Olá, meus amores! Desde que postei o passo-a-passo ilustrado do PI (clique aqui), surgiram algumas dúvidas a respeito de pés. “E nos pés? Você faz a mesma coisa?” – “Pode fazer nos pés?” e aí resolvi unir em um post as respostas para as dúvidas de vocês e mostrar como eu faço os pés em casa.

Pessoalmente, nunca tive muita cutícula no pés – afirmando ainda mais o fato de que: quanto menos se tira, menos cresce (não é “achismo” é biologia rs) – nunca fui de mexer tanto nos pés quanto mexia nas mãos e, com isso, as cutículas dos pés sempre foram pequenas. Quando parei de tirar as cutículas das mãos (mexendo na estrutura, “afundando”) também resolvi apenas cuidar das dos pés e aí que elas ficaram invisíveis mesmo. Troco de esmalte dos pés a cada 10/15 dias e, sempre que troco, faço o “PI” tradicional, como explico no post anterior – no lugar no potinho, pego uma bacia e a água, sempre quentinha. Faço as capinhas nos dedos etc. Tudo igual mesmo. O que muda é a rotina diária, formato das unhas e o mito de “lixar ou não os pés?”

Cuidados diários com os pés: crie um hábito

Antes do passo-a-passo em si, importante salientar os cuidados diários. Quando mudamos o hábito e adquirimos uma rotina, tudo fica mais simples. Não adianta queremos mudança, se nós não estivermos dispostos a isso – e isso é em todos os aspectos e áreas. Recebo muitas reclamações sobre calcanhares rachados, grossos – quando questiono qual a rotina de cuidados a resposta é: “nada…às vezes lixo e só” ou “a manicure passa um creme” – gente, não existe milagre. Da mesma maneira que cuidados da pele do rosto (quantos anti-idade você já comprou? Usou até o final?), da pele do corpo, os pés e as mãos também não podem ser esquecidos. Diariamente hidrato as cutículas das mãos e também dos pés. “Ahh, mas eu não tenho tempo!” – tem sim. Antes de dormir, de deitar bem quentinha e aproveitar o sono, se prepare para isso. Use seus produtinhos, deixe que trabalhem por você enquanto você descansa.Eu adoro esse momento!

Com os pés meus cuidados são básicos e simples: esfoliante no banho (estou usando um a base de açúcar, com um pouco de óleo) 1 a 2 vezes por semana. Pode ser qualquer um! Antes de dormir, muuuito hidratante nos pés. Capriche! Para não manchar nada, finalize com meias, ou espalhe bem. Antes do creme, também passo a PrimeCuticle Night Care em todas as cutículas! E pronto.

Pode lixar? NÃO. A lixa deixa a pele fina momentaneamente mas, assim como as cutículas quando cortadas, o organismo entende que ali precisa de mais proteção, e o desenvolvimento de pele, no local, acaba sendo maior. Por isso, calcanhares grossos, que racham: estão “machucados” e sem hidratação.

Qual formato das unhas?

Antes de começar o PI, retiro o esmalte antigo e lixo as unhas. Não costumo cortar. Consigo melhor comprimento e formato com uma lixa (prefiro as estilo “bananinha”, mais gordinhas – evito as muito abrasivas). O formato precisa ser sempre reto, deixando cantos nas unhas. Quando o canto é arredondado, a unha acaba nascendo por baixo da pele, ocasionando as unhas encravadas – quem tem sabe o quanto dói. Uma vez fiz os pés em uma manicure e ela me machucou muito – ela percebendo o quanto eu estava incomodada e dando saltos disse: “aguenta, que às vezes é bom tirar bem para não sobrar nada” – assustada com aquilo, obviamente que nunca mais voltei ao salão. Resultado: dedos inchadíssimos, doloridos e no dedão, onde ela mais cutucou, uma unha encravada. Ela cortou bem a lateral, a unha cresceu e encravou. Eu mesma que cuidei e “arrumei”. Portanto, não deixem cutucar suas unhas e, quando lixarem, peça sempre retas, com cantinhos visíveis, para evitar encravar. Cuidado também em deixar as unhas muito curtas e elas crescerem por baixo na parte da frente (sim, acontece) – fica impossível andar de sapatos. O normal são unhas num tamanho médio (muito compridas também causam atrito no calçado e elas ficam doloridas) e com cantinhos.

Passo-a-passo do PI nos Pés

Como mencionei, faço tudo igual! Depois de tirar o esmalte antigo, lixo e ai’, coloco bastante amolecedor nos dedos, faço a capinha, aguardo uns minutos, tiro, empurro, afasto, escovo, palitinho e corto o que ficou para fora. Hidratação e pronto! Rapidinho para a esmaltação!

Tudo sempre com muito cuidado e paciência. Fazer os pés é fácil (difícil é a dor nas costas kkkkk)

Por que a hidratação é importante?

A hidratação é importante, não apenas no final do PI (limpeza) mas sim diariamente. É ela que fará com que suas cutículas permaneçam no lugar. Uma vez fiz um teste: vou ficar uns 15 dias sem fazer nada nos pés (Lembro que era inverno, tenho pele seca – some e terá uma pele mega ressecada)

A imagem é feia, mas mostra o poder de uma boa (e prática) hidratação. O esmalte já estava um pouco gasto, afastado da cutícula, mas a pele gritando por socorro. Usei a PrimeCuticle Night Care (mas já usei a Premium também e o resultado é mara) – apenas algumas passadas e tcharan! Parece que acabei de fazer e “cortei” tudo. Amo me impressionar com o resultado!

Depois, só esmaltar!

Várias vezes, se quero trocar o esmalte dos pés, tiro o velho, passo a Prime e pronto. Como a pontinha faz o contorno, a esmaltação fica perfeita!

E então..pezinhos prontos!

Combinar esmalte dos pés com as mãos?

Isso não é regra! A “moda”, como já falei aqui várias vezes é você quem faz. Tem quem goste de esmaltar com a mesma cor das mãos, um tom mais escuros nos pés e outro do mesmo tom, mais claro, nas mãos e assim vai. Já faz um tempo que tenho usado apenas esmalte preto nos pés. AMO! Acho chique, combina com tudo.

E vocês? Qual cor preferida para os pés?!

QUALQUER dúvida, só deixar aqui nos comentários!

Um beijo,
Dani

_______________________________

Já conhece minhas canetas especiais para unhas e cutículas? A linha PrimeCuticle foi desenvolvida por mim e para mim, para que minhas cutículas ficassem pequenas, sem pelinhas e suaves, sem alicate e sem cortes. Hoje a linha faz sucesso pelo Brasil inteiro e quem usa, ama! Se você quiser manter suas unhas saudáveis, fortes e as cutículas sempre no lugar, sem precisar usar alicate, você precisa experimentar essas canetas! Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, com ou sem esmalte! Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂

prime_cuticle_box_final

Comments

comments

Você também poderá gostar de

15 Comentários

  • Responder
    Franci Pacheco
    28 de junho de 2019 at 9:48

    eu adorei o post e uso QUALQUER cor nos pés, amo pés pintadinhos e faço de 15 em 15 dias

  • Responder
    Fernanda
    28 de junho de 2019 at 14:23

    Eu não acreditava que algo tão simples como o PI pudesse dar um resultado tão melhor, mais higiênico e bonito para as unhas, principalmente dos pés! Desde que parei de tirar as cutículas das mãos e dos pés, é muito mais rápido ficar com tudo bem bonitinho. Só não consigo ficar sem lixar os calcanhares 🙁 mas venho me esforçando, vou adotar a dica do esfoliante…
    Ahh, e tbm só uso esmalte preto nos pés #amo

  • Responder
    Vivi
    1 de julho de 2019 at 7:12

    Sempre um trabalho profissional e com muito carinho para suas leitoras.
    Parabéns e obrigada pelo material tão bem feito.
    Sempre dou uma passada para reler o P.I e essa dos pés me deixaram encantadas.
    Olhei para os meus e pensei.. nossa, tadinho, tão abandonados.. kkkk

    Beijos Dani

    • Responder
      Daniele Honorato
      1 de julho de 2019 at 11:20

      hahahaha tadinhos mesmo, não podemos abandoná-los! Aliás, eles que nos aguentam o dia todooo!

  • Responder
    Carolina
    1 de julho de 2019 at 9:38

    Dani lindo lindo…. Gosto muito da suas fotos…. Sempre to aqui kkkk
    Tou fazendo meus pes porque a manicure machucou minha unha… :/
    So uma duvida que esmalte preto voce uso ….

    • Responder
      Daniele Honorato
      1 de julho de 2019 at 11:17

      Obrigada!! Sim, já fui machucada (feio mesmo) por isso opto por fazer em casa.
      Eu uso qualquer preto, mas dou preferência aos mais pigmentados como o “Eu Sou Essa Coca-Cola Toda” da Risqué, que foi o que usei nas fotos!
      Bjssss

      • Responder
        Carolina
        1 de julho de 2019 at 23:24

        Obrigada, vou procurar ese esmalte ! !
        E muito obrigada pelas dicas… Estou seguindo e ta dando muito certo 😉
        Beijão

        • Responder
          Daniele Honorato
          3 de julho de 2019 at 12:08

          Eba! Fico feliz!
          Bjsss

        • Responder
          Carol
          4 de julho de 2019 at 19:29

          Oi Dani, comecei a saga de parar de tirar a cutícula mais uma vez. No início comecei junto contigo em 2009 e abandonei pq não fazia o PI. To a um mês sem tirar e fazendo o PI 2x na semana pra não surtar pq a situação ainda tá feia.
          Tenho uma dúvida mas é sobre as canetas. Estou usando a premium e a night e queria saber se preciso sempre apertar ela pra liberar o óleo. Percebi que aperto umas 3x pra conseguir passar em todas as unhas da mão. É assim mesmo? Ou não tem que ficar tão “‘melecado” como eu imagino?

          • Daniele Honorato
            5 de agosto de 2019 at 11:16

            Sim, como está descrito no folheto interno (parte interna da embalagem) para o uso vc precisa aperta liberar o fluxo, ou seja, toda vez que precisar de mais produto.

  • Responder
    Aline
    2 de julho de 2019 at 18:38

    Oi, Dani, tudo bem? Eu queria saber se os produtos da linha Prime Cuticle podem ser usados por gestantes. Eu queria incluir na minha rotina, mas como estou grávida fico na dúvida. Obrigada! :*

  • Responder
    Instafollowfast.com
    15 de agosto de 2019 at 7:20

    Totalmente me identifico com o Nao fica perfeito, mas ja paguei manicure tantas vezes para depois olhar e pensar que ‘eu faria melhor’ que hoje estou totalmente ok fazendo eu mesma minhas unhas. . Quase todas as vezes que fui na manicure fazer as maos me arrependi! Tenho certeza que existem boas profissionais, mas eu nao encontrei nenhuma. Nao tiro cuticulas ha anos e e outra vida! Fica rapidinho de fazer as unhas e nada daquelas pelezinhas que vao soltando e machucam. O meu hidratante de cuticulas preferido e o Prime Cuticle do blog Unha Bonita, uso o diurno e o noturno. Ja experimentei outros produtos, como a cerinha da Granado (que fica tao dura no inverno do Sul que tinha que aquecer na frente da estufa para usar) e a da OPI, mas os resultados da Prime foram bem melhores! Beijos.

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.