Oi, meus amores! Tudo bem?! Desde que iniciei o blog, em 2009, sempre recebo perguntas sobre “como combinar o esmalte com a roupa?” – já começo o post afirmando que isso – de combinar esmalte e roupa – NÃO é obrigatório, não é regra. Mas, desde que os esmaltes se tornaram acessórios, eles fazem sim parte da sua composição no look. “Ué, mas eu preciso usar esmalte para parecer bem arrumada?” – CLARO que não. Cuidar das unhas vai além disso, unhas bem cuidadas é muito além de esmaltá-las. Mas, se você é do time que faz questão de unhas esmaltadas sempre, por que não combiná-las com a roupa?! Eu, Daniele, sou desse time e hoje trago um manual básico de como você pode combinar suas roupas com o esmalte!
CORES QUE COMBINAM COM TUDO
Ultimamente adquiri uma prática que me facilita muito: usar cores que acabam combinando com tudo. Mas, isso não me impede, por exemplo, de usar cores mais diferentes nas unhas. Caso eu use, basta escolher uma roupa que combine com ela. As cores “coringas” – que sempre são minha opção e não importa qual roupa, o esmalte VAI combinar, são:
- vermelho – da nuance clássica, sem muito amarelo ou roxo. Vermelho cor da Coca-Cola. Também gosto de amarelos levemente fechados (mais escuros) e com quase nada de azul, tornando um tom cereja
- nudes – aquele tom que é da cor da sua pele. Você pode optar pelo tom exato da sua que faça com que suas unhas “sumam” e pareçam fazer parte do dedo, como uma cor única, ou, optar por tons diferentes: nude rosado, nude amarelado ou nude acinzentado.
- marrom acinzentado – desde da febre do Particulière da Chanel, o tom chegou para ficar de vez na moda e ser um dos tons coringas mais infalíveis: ele combina com absolutamente tudo, justamente por ser um tom classificado como neutro. É um marrom, frio ou quente e com cinza.
- branquinhos e naturais – como já dito anteriormente, unhas bem cuidadas não são necessariamente unhas esmaltadas, portanto, se você não curte cores nas unhas, uma boa opção são os clássicos branquinhos e os naturais, que apenas dão um brilho e um toque leve de cor natural às unhas.
ENTENDENDO AS CORES
Combinar cores é uma tarefa fácil, mas, precisa de um pouco de estudo para que a harmonia seja agradável aos olhos. Notem que tudo na vida temos cor e essas cores nos trazem sensações. É a mesma coisa na composição de um look + esmaltes. Assim como escolhemos sapatos, cintos, joias e bolsas para que combinem com a roupa, o esmalte entra como mais um acessório e ele precisa ficar harmônico com tudo, que seja incrivelmente agradável para se olhar. Sabe quando você olha para alguma coisa e tudo combina, é bonito e prazeroso de se ver? É isso!
Para ficar expert na combinação das cores, precisamos conhecer o círculo das cores e o básico da teoria das cores!
As cores, como as enxergamos, podem ser explicadas como um fenômeno resultante da incidência e da reflexão da luz sobre um objeto. A percepção humana das cores acontece por um processo que é influenciado pela quantidade de luz que é recebida e refletida por um objeto, somada à impressão que é registrada pelo olhar humano.
O círculo das cores é composto por cores primárias, secundárias e terciárias. Delas, saem todas as cores que nossos olhos veem.
O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou da ausência de luz. A cor branca é a luz pura, quando há uma reflexão total das sete cores. Já a cor preta nada mais é do que a ausência total de luz, porque nesse caso as cores não se refletem, elas são absorvidas. Quando a luz do sol incide em um objeto branco, este reflete os raios solares enquanto um objeto preto absorve todos os raios solares.
As combinações podem ser feitas entre cores primárias, secundárias e terciárias, sendo importante considerar também se as cores são quentes ou frias. O estudo da harmonia das cores é feito a partir da análise de um círculo de cores.
Existem várias combinações/harmônias – trago as básicas para que você possa escolher e combinar da maneira que preferir.
Escolha uma cor e, a partir dela, movimente-se pelo círculo cromático!
• Combinação análoga
Cores que ficam lado a lado no círculo – as vizinhas. Por exemplo, para harmonizar com o laranja, poderíamos usar o laranja avermelhado e o vermelho. Tons que ficam na mesma cartela de tons.
• Combinação complementar
São as cores opostas ao círculo. É a combinação que mais traz contraste. E são as cores que, juntas, são sempre mais lindas. Por exemplo: vermelho e verde, roxo e amarelo, laranja e azul.
• Combinação em quadrado
Uma composição bonita e cheia de sintonia: com um quadrado, ligue as pontas nas cores e tenha 4 cores que conversam muito entre si.
• Combinação 4 Cores
Usando quase a mesma combinação anterior, a diferença aqui é a distância entre as cores.
• Combinação em fenda
Quase a mesma coisa de escolher a cor oposta no círculo, a combinação em fenda consiste em escolhe uma cor primária e duas secundárias.
• Combinação tríade
Une três cores com distancia igual no círculo (de quatro em quatro)
A COMBINAÇÃO NA PRÁTICA
Aqui no UB temos uma categoria que sempre fez muito sucesso – a DROPS DE MODA. As leitoras mandavam a cor da roupa, estampa etc e eu fazia um post com aquela cor mostrando os esmaltes que mais ficariam harmônicos. Mas, para o post de hoje resolvi fazer estilo Manual para que você consiga combinar qualquer tom de roupa com o esmalte! É um passo-a-passo simples e prático!
Ultimamente, quando coloco a caixinha de perguntas no Instagram, a pergunta que mais aparece toda vez é: “qual cor de esmalte para vestido azul tiffany?” – além do tiffany temos marsala e marinho. É toda vez MESMO kkkkk
Por isso, escolhi esses tons para serem exemplos e, a partir deles, basta você seguir a mesma linha para combinar o esmalte com qualquer roupa que tenha em mente.
“AZUL TIFFANY”
É uma cor terciária, da combinação do azul + verde. E é uma cor que muitos acham que é verde, outros que seja azul. Na verdade, ela é uma mistura dos dois tons! Localizado no círculo de cores, basta fazer as harmonias!
Abaixo, algumas opções de esmaltes seguindo as opções dentro da harmonia. A Combinação monocromática é muito utilizada pois se trata do “tom sobre tom” – mesmo tom em diversas saturações (mais ou menos saturação/cor – mais intenso/menos intenso)
Percebam que a combinação consiste no tom. Sabemos que o azul tiffany é um azul esverdeado e, por isso, podemos combiná-la com os diversos tons dentro do círculo. Na Harmonia Análoga, por exemplo, podemos combinar com o azul – mas não precisa ser o azul puro – pode ser um azul mais claro, como um azul céu. Mesma coisa com o verde: podemos usar um verde menta, por exemplo.
É importante também “respeitar” o tom escolhido: o azul tiffany não é uma cor vibrante ou escura. Ele é um paste, claro e suave. Pense nisso também ao fazer as combinações com o esmalte. Um esmalte vermelho vibrante, por exemplo, poderia combinar mas não ficar harmônico.
“MARSALA”
Marsala, ou bordô, é um vermelho com pouca saturação e um pouco de marrom. Precisamos sempre saber a cor “principal” – no caso, é o vermelho. E é o vermelho que vamos observar no círculo.
Lembrem-se: não é preciso escolher um esmalte “exatamente” do tom do círculo, mas sim, suas nuances. Um coral, um rosa queimado, um vermelho puro e aberto, um verde esmeralda!
“MARINHO”
Sendo azul uma cor primária, combinar com o marinho é o exemplo bem claro do que eu falei acima: não precisa ser exatamente o tom do círculo, basta respeitar essa “hierarquia” de cores: no marinho, o azul é o principal!
Por exemplo, a cor contrastante ao azul é o laranja. Mas, não precisamos usar exatamente um laranja puro para melhor harmonia: podemos optar por um vermelho alaranjado e até mesmo um coral!
E, se mesmo assim, depois de combinar vários tons e pensar em qual esmalte seria o melhor, não tem erro: vá nos tons coringa! Combinam com tudo e são clássicos!
ESTAMPAS
Combinar esmaltes com estampas é muito legal! Um look estampado já é o centro de atenção do look! Portanto, o ideal é ser mais clássica nas unhas, para que todo o visual fique harmonioso. Usar uma nail art de oncinha, por exemplo, ficaria com muita informação e nada chamaria atenção. MAS, preciso dizer: nada disso aqui é uma ‘regra” que deva ser obedecida. Cada um deve usar o que gosta e se sentir bem. Sempre disse nas minhas palestras que a pessoa precisa “carregar o look” – se você carrega esse look e se sente bem, vá em frente!
Uma estampa de oncinha, por exemplo, fica maravilhosa com esmalte vermelho (todos os tons), preto, marrom e até um vinho. Vinho – rox0 – é a cor contrastante do amarelo, cor mais em evidência numa estampa de oncinha 🙂
Outra opção também é fazer um levantamento de quais cores compõem a estampa e, então, escolher um esmalte desse tom. Não tem erro!
Para estampas de poá, listras – duas cores – as cores coringa sempre são as melhores opções!.
CORES NEUTRAS
Em um look com tons neutros – branco, bege, marrom, jeans – “ousar” nas unhas é uma ótima opção. Você traz o lado fashion para a composição sem muito esforço: usando um tom metálico, unhas multicoloridas e até mesmo nail art. Tendo peças com tons neutros, os acessórios – incluindo as unhas – se tornam pontos de cor! O look se destaca!
TEXTURAS
Com texturas, o manual é quase igual ao das estampas: seja menos nas unhas já que a roupa é a estrela do look. Fica “demais” usar um esmalte dourado junto com um vestido dourado de paetê e sapatos dourados. Conseguem visualizar? A não ser que você seja Lady Gaga e segure isso, a melhor opções é optar por tons mais sóbrios e clássicos nas unhas e até mesmo brincar com as texturas, optando por um esmalte fosco, por exemplo, já que o look escolhido brilha por si só!
Me perguntam sempre também qual esmalte usar com um vestido dourado: visualizem o Natal! Conseguem observar o quão bonito é a harmonia entre o vermelho e o dourado na árvore? Então, um esmalte vermelho ficaria lindo! Mesma coisa o prata!
Portanto, combinar esmalte e roupas é um treinamento do dia-a-dia – sem regras e nem obrigatoriedade. Com o tempo, você cria combinações automáticas da roupa com esmalte ou do esmalte com a roupa.
Sem regras, a vida flui melhor e você se sente livre!
Espero que tenha ajudado vocês a combinarem o esmalte com o look e me contem aqui nos comentários se você combina ou não!
Um beijão,
Dani
Raissa Gomide
31 de outubro de 2021 at 16:37Isso não é gente não!
É anjo!
Elaine
1 de novembro de 2021 at 7:47Que riqueza de conteúdoooo!! Uauuu…
Renata Ottoni
31 de outubro de 2021 at 16:55Dani, obrigada por compartilhar esse post maravilhoso!
Combinar cores sempre foi uma dúvida pra muita gente como eu!
Acho que agora não vai ter erro!!! 🥰 Luv u
Daniele Honorato
31 de outubro de 2021 at 17:37Eu que agradeço pelo carinho, Re! <3
Camila
31 de outubro de 2021 at 22:16Amei o posto! Tão bem explicadinho, e o melhor: dá pra aplicar em tudoooo 😍❤️
Daniela Moyses
31 de outubro de 2021 at 17:25Dani, isso não é um post. É uma aula!!!! Obrigada por tanta informação e dedicação em ensinar nos detalhes. Bjão, Dani
Daniele Honorato
31 de outubro de 2021 at 17:37Dani fofaaaa! Obrigada, de coração!
Lívia da Silva
16 de dezembro de 2021 at 0:24Eitaaa!! Que essa Dani me conquista a cada dia!! Ameeei o post! Top!!😘
Rachel Sponholz
31 de outubro de 2021 at 21:15Oiii Dani!!! Post incrível, é uma super aula. Gratidão
Camila
31 de outubro de 2021 at 22:18Amei o post! Tão bem explicadinho, e o melhor: dá pra aplicar em tudoooo 😍❤️
Obrigada, Dani!
Kate
31 de outubro de 2021 at 22:36Que post massa!
Paty
1 de novembro de 2021 at 0:12Uau, que AULÃO! Amei!
Vc é muito atenciosa e educadíssima, mas,
Tomara que as migas que TD santo dia perguntam de vestido de madrinha nos seus stories, leiam esse post 😂❤️🙏🏾
Ana Dutra
1 de novembro de 2021 at 1:17Gente. Que post completissimoooo!!! Ameiiii! Dani, você arrasa muito, trabalhou muito nesse post! Da para ver! Amei amei! Obrigada Dani! ❤
Licia
1 de novembro de 2021 at 11:13Você é incrível! Quanta informação bacana e quanta dedicação e carinho necessários nesse post❤️
Júlia Yoneshigue
2 de novembro de 2021 at 12:50Muito obrigada pelo post maravilhoso, Dani!! Adorei! Ajudou demais! Vou colocar em prática! Ah! E aproveitando: suas canetas são incríveis!
MARITA TOSETTI REIS OLIVEIRA
2 de novembro de 2021 at 14:51Post de utilidade pública!!!! Obrigada, Dani. Estava ansiosa esperando por ele, minha filha se casará numa cerimônia íntima e bem simples e escolhi um vestido verde palmeira pra usar na ocasião. Estava em dúvida sobre o esmalte, mas agora decidi: vou usar um tom de amora! Vai ficar show!!!
Emerson
3 de novembro de 2021 at 19:05Que post mais didático e cheio de ensinamentos. Parabéns!
Manoella Almeida
26 de novembro de 2021 at 18:02Sempre me surpreendo com você Dani!Amei o post!
Elizanete
30 de novembro de 2021 at 12:00Amo esse tipo de conteúdo, parabéns e obrigada pela tua dedicação e conhecimento!
Gabriela Abdon
2 de dezembro de 2021 at 11:27Eu tô aqui com caderno, marca-texto e post-it pq isso foi uma aulaaa!
Obrigada pela riqueza de conteúdo, Dani! E ainda de graça!
Daniele Honorato
6 de dezembro de 2021 at 10:47<3 <3 <3 Agradeço pelo carinho!
Mariana
4 de dezembro de 2021 at 3:50Maravilhosa! Irei combinar meu vestido azul petróleo com terrosos, vai ser lindo! Ajudou a confirmar minha decisão! ❤
Thais
19 de dezembro de 2021 at 15:13Vim aqui procurar uma cor pra combinar com um vestido verde abacate!!!!
Amooo essa aula que vc dá, Dani
😍😍😍😍
francisca
29 de dezembro de 2021 at 11:18Que artigo maravilhoso!!!
Karen
18 de março de 2022 at 10:47Oi Dani! Excelente post. Já uso para fazer combinações em eventos. Porém, segue uma dúvida… como escolher entre acessórios prata ou dourado? Existe algum “código” de combinação para eles também nessa relação entre esmalte/roupa?
Obrigada!
Daniele Honorato
25 de março de 2022 at 18:15Essa escolha fica a seu critério, já que isso tem a ver com seu subtom de pele. Para peles com subtons quentes o dourado fica melhor e para subtons frios, o prata. Faça o teste: experimente um anel e pulseira e veja qual combina mais com sua pele. Vc também pode ter um subtom neutro e neste caso, tanto prata quanto dourado ficarão bons. Aí, vc decide!