5 Em Cutículas/ Destaques/ Saúde das Unhas

5 dicas para unhas e (cutículas) bonitas no inverno!

Oficialmente o inverno ainda não chegou, mas os dias frios já estão dando as caras e nos fazendo pegar edredons, meias compridas, reabastecer o estoque de chás e sopas, pensar em fondue (ai, ai <3) …e lembrar o quanto nossa pele fica seca, ressecada nessa época do ano!

Afinal, por que nossa pele fica seca no frio?

Quando digo pele, não pense apenas na pele do rosto, mas sim do corpo todo. Sendo o maior órgão do corpo humano, exposta, a pele fica especialmente mais seca nos meses de frio – pois o nível de umidade exterior cai. Quando o ar lá fora está frio e seco, a água em nossa pele evapora muito mais rápido – consequentemente, nossa pele fica seca, repuxada e com aparência escamosa. Pele sem umidade natural = pele seca.


Eu sempre tive pele seca – no verão, ela fica “normal” – mas em dias frios sempre tive a lembrança de me besuntar de hidratante, fora os lábios rachados – por exemplo, a pele fica tão seca que coça.

Se no rosto e corpo já temos uma rotina certeira para os dias frios, como ficam as unhas e cutículas?

Recebi perguntas do tipo esses dias e, claro, que resolvi transformá-las em post.

1 – HIDRATAÇÃO

Parece besteira falar do óbvio mas não é. Muitas pessoas acham que a hidratação que elas fazem habitualmente nas outras estações pode ser mantida também nos dias frios, mas se enganam. A hidratação deve ser mantida, claro, mas em doses muito maiores e com produtos mais intensivos.

Quando desenvolvi a PrimeCuticle eu queria um produto multiuso: que hidratasse as cutículas e também fizesse o contorno sem precisar besuntar os dedos. Depois que lancei a Premium, quis ter outra mais “potente” – daquelas que a gente passa para dormir, toda besuntada – da cabeça aos pés! Aí que nasceu a Night Care Intensive. Mesmo que no nome tenha “Night”, ela é minha preferida para os dias frios porque ela é muito potente. Tanto nas mãos, quanto nos pés (lá no Instagram tem uns antes/depois mara!) Muita gente usa e ama a Night. Nos dias frios eu uso a Intensive durante o dia e também antes de dormir. Mas também vario com a Premium durante o dia porque ambas tem a hidratação/regeneração necessária para as cutículas.
Sempre que falo de produtos para as cutículas lá no Instagram, algumas pessoas me perguntam “tem algum outro produto semelhante a sua caneta que faça a mesma coisa?” – a resposta é não. Por alguns motivos: se existisse, eu não teria ido atrás para criar um produto único e exclusivo para cuidado das cutículas, que unisse vários ativos em um, com embalagem especial e fórmula exclusiva para deixar suas cutículas suaves, com aparência recém-feita. Quem usa, ama. E nem sou eu que estou falando hehehe <3 – para mais informações sobre as canetas, clique aqui.

Quando hidratar as cutículas?

Sempre que possível. Hidratar as cutículas é um hábito e você precisa incluir na sua rotina. Aliás, conheço muita gente que adquiriu o hábito da hidratação constante nos dias frios. Uma vez o hábito adquirido, passa a ser automático (tipo passar desodorante e escovar os dentes!)

E as mãos?

Hidratar as mãos também é fundamental! Gosto muito do Polpa de Castanha da Natura, Nivea, Vasenol. Não gosto dos que deixam muito besuntadas durante o dia – mexo com computador, então o teclado não curte kkk  – dou preferência os mais densos/pesados à noite, quando vou dormir.

“então eu posso usar o mesmo produto das mãos para as cutículas e tá tudo certo?” Não. Claro que você terá sim uma hidratação, mas as cutículas precisam de cuidados adicionais, para que elas sempre fiquem suaves e não cheias de pelinhas – típico do inverno!

Hidratação começa por dentro!

Quando falamos em hidratação, não podemos só pensar em produtos para nos besuntar e passar por todo o corpo. A hidratação começa de dentro! Beba MUITA água e líquidos! No inverno acabamos esquecendo de consumir água, mas ela é ainda o fator principal de uma pele hidratada!

2 – LUVAS + ÓLEO

Os dias frios chegam e a louça não se vai rsrs – lavar a louça é algo diário, constante e que acaba danificando muito a pele das mãos e também cutículas. Recebi uma pergunta no Instagram sobre qual detergente usar, um que fosse mais suave. Respondi que ela poderia usar um neutro, mas era necessário ela usar luvas. Sim. Luvas são aliadas para a aparência e saúde das unhas/cutículas. No começo parece estranho, mas depois você acostuma. E vale também para todo afazer doméstico, que você vá mexer com produtos químicos e que ressecam absurdamente as mãos.

Além de proteger as mãos da água fria (às vezes a água quente falha ou é inexistente) as luvas também protegem a suas cutículas e unhas da água – que em excesso, causam ressecamento. Mas calma: não coloque as luvas ainda! A dica aqui é você se besuntar!

Isso mesmo! Antes de colocar as luvas, besunte as suas mãos com óleo (eu uso a PrimeCare Intensive – mas passo muuito mesmo, as unhas ficam muito molhadas do óleo) e então coloque as luvas. Não se preocupe que as mãos não ficam escorregadias, nem nada. No final, quando você tirar as luvas, verá unhas e cutículas extremamente hidratadas. Pode testar!

3 – MEIAS + PÉ BESUNTADO

Essa dica é velha aqui e sempre dou para quem pergunta o que fazer com pés ressecados, rachados. Esfolie uma vez por semana no banho (nada de lixa!) e à noite, antes de colocar a meia, besunte muuuito o pé com um creme denso de sua preferência!  Dia seguinte = pés de princesa! Lisinhos e hidratados. Nas cutículas passo a PrimeCuticle (Night ou Premium) uma vez por dia – normalmente antes de dormir também.

4 – PRODUTOS SUAVES

De detergentes e produtos químicos podemos nos proteger, mas alguns acabamos usando sem saber o quanto eles podem ressecar a pele e enfraquecer as unhas. E essa dica vale não só agora para o frio, mas todo o resto do ano, hein? É que agora nos dias frios a pele fica ainda mais sensível e, caso tenha contato com produtos desse tipo, o ressecamento só vai piorar.
Quando fiz o vídeo do PI (tem aqui no blog, no Youtube e Instagram!) frizei bem a respeito dos “removedores de cutículas” – eles são bem diferentes dos amolecedores. O removedor é extremamente cáustico, pode causar alergias e resseca muito cutículas e unhas. Você usar uma vez e gostar, para experimentar, até vale. Mas o uso constante desse tipo de produto vai deixando cada vez mais sua pele ressecada e suas unhas fracas. Opte sempre por amolecedores de cutículas – amolece na medida e ainda hidrata, sem agredir.

Outro produto agressivo e, acreditem, ainda muita gente usa achando que é “mais rápido” é a acetona. Use apenas removedor sem acetona e ainda com componentes hidratantes. Acetona faz mal, gela muito a pele (você sentiu o gelado da acetona aí, que eu sei – e agora está vendo tudo ficar branco!) – resseca muito a pele e também enfraquece as unhas – que ficam desfolhando, fracas.

5 – BANHO MORNO

Ok, eu sei que a tentação de entrar no chuveiro quentinho – para não dizer quentão – pelando – sai correndo que a pele vai derreter – é maior nos dias frios. Principalmente de manhã e à noite. Mas o banho precisa ser morno. A pele vai agradecer e muuuito! Banho quente resseca demais a pele e isso eu digo por experiência própria. Se tomo banho muito quente tenho algumas consequências: rosácea atacada, cutículas vermelhas com peles ressecadas, pele do corpo coça. Tudo isso é devido a alta temperatura que resseca totalmente a pele. Portanto, regule seu sujeito para uma temperatura gostosa, mas não fervente!

Dicas simples e que se a gente fizer todos os dias, a pele agradece muuito! Uma coisa também importante e que sempre falo por aqui: proteja suas unhas das agressões externas (como lavar louça, afazeres domésticos etc) e como fazer isso? ESMALTE!

Esmalte serve de escudo e, unhas esmaltadas = unhas protegidas!

Espero que tenham gostado e bom friozinho pra vocês :*

Comments

comments

Você também poderá gostar de

5 Comentários

  • Responder
    Franci Pacheco
    27 de maio de 2019 at 11:22

    dicas supeeer úteis, amei

  • Responder
    Sandra Maria Barbosa
    27 de maio de 2019 at 21:59

    Por favor, o que é PI

    • Responder
      Daniele Honorato
      28 de maio de 2019 at 10:52

      Oi amore! PI é Protoco de Inicialização de Cuidados com as Cutículas. Método que criei para vc cuidar das cutículas sem machucá-las e elas não crescerem 🙂
      Tem o vídeo aqui no blog, no YouTube e no Instagram!
      Bjs

  • Responder
    Josiane Santiago
    28 de maio de 2019 at 17:26

    Amei as dicas!

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.