342 Em Tratamentos e Cuidados

Unhas fracas? Só base não adianta!

Esse assunto é o mais bombado na minha caixa de entrada: “minhas unhas são muito fracas, o que eu uso para as deixar fortes e bonitas?” ou “minhas unhas não crescem! Me ajuda!” e por aí vai…

O assunto Saúde nas Unhas já foi mencionado aqui no UB, mas como faz um tempinho, quis retomar o tópico porque saúde nunca é demais, né?

Com os bilhares de lançamentos de cores e acabamentos de esmaltes por aí, as unhas precisam estar preparadas e claro, bonitas, para recebë-los. Bonita que eu digo não é que sua unha deva ter um comprimento enorme e parecer aquelas photoshopadas de propagandas: unha bonita é unha cuidada e com cara de saudável. E é sobre isso que vamos falar nesse post :)


Mas então, como ter unhas fortes, saudáveis e bonitas?

Infelizmente, base milagrosa não existe. Claro que alguém vai se identificar e falar que “base tal da marca X” foi maravilhosa e funcionou comigo” – ótimo. Então continue com ela! Eu também já usei bases que foram maravilhosas para mim, como a Pró-Crescimento da Colorama ou a Complexo Vitamínico 4 em 1 da Vefic – mas para mim foram boas, o que não significa que serão para você. Ou serão, claro. Outra coisa importante é que quando você passa uma base, você não está cuidado da parte onde você está passando…a unha precisa CRESCER forte e a parte que está crescida é como se fosse morta. Portanto, o tratamento precisa começar desde da matriz da unha, na cutícula.
Mas antes do processo da base, é preciso se atentar para algumas coisas, como por exemplo:

 

  • VEJA O QUE SUAS UNHAS ESTÃO DIZENDO:

“Ai Dani, você viaja…como assim falar com as unhas?”SIM – as unhas são o espelho do seu organismo, gata!!! Sabe aquelas manchinas, estrias, ondulações? Não é porque sua unha cismou em nascer daquele jeito não, mas é porque seu organismo tá com alguma coisa errada. Portanto, preste atenção na aparência delas antes de correr pro eBay e se jogar em bases caríssimas da Xanéu que prometem fazer com que suas unhas cresçam em 10 segundos (brincadeira, tá? Ainda não vi nada assim!)

Já tinha falado dessa tabela nesse post aqui – mas a repito de novo, porque ela é beeem importante!

Unhas pálidas, sem cor Anemia, deficiência de ferro
Unhas ressecadas que quebram com facilidade e descamamFalta de vitamina A, proteínas e cálcio
Unhas que não crescemDeficiência de vitamina A e zinco, ou uso de certos medicamentos
Unhas muito finas e quebradiçasFalta de proteína
Unhas com linhas horizontais e frágeisFalta de vitaminas do complexo B, principalmente a biotina e enxofre. Pode também ser por conta de algum desequilíbrio hormonal
Unhas com pontos brancosPode ser por deficiência de zinco ou por trauma na base ou leito da unha.
Unhas com manchas escuras e avermelhadasPode ser trauma ou sinal de câncer de pele – procure um médico urgentemente
Unhas com manchas amareladasProblema respiratório como bronquite ou infecção por fungos e bactérias
Unhas que soltam do  leitoPsoríase ou intoxicação por medicamentos
Unhas com linhas verticais e frágeisDeficiência de ferro ou anemia

Olhou para suas unhas e se identificou com algum problema acima? Então é melhor marcar uma consulta e ir ao médico…se você percebeu que sua unha tem algumas das características citadas, nenhuma base vai adiantar. E auto-medicação não vale…o que vale é um diagnóstico preciso, para saber exatamente qual o problema com suas unhas e como solucioná-lo. Se você ler esse post, verá mais informações sobre os nutrientes e onde podem ser encontrados.

  • BONS HÁBITOS

Assim como temos boas maneiras, educação etc, as unhas também pedem bons hábitos! Com eles, suas unhas ficam mais saudáveis e com uma boa aparência. E, claro, vai ser mais dificíl sua unha quebrar ou lascar…
Lavar a louça, limpar a casa…tudo isso faz com que as unhas fiquem frágeis, mas só se você não as proteger durante todo o processo: luvas sempre! (1)
Hidratar (2) é palavra-chave, sempre. Ainda mais no inverno que tá chegando chegou! A pele fica aquele maracujá de gaveta, né? Com ela super ressecada, faça muita hidratação mesmo! Suas unhas agradecem e vão crescer fortinhas!

  • MAUS HÁBITOS? ELIMINE-OS!

Se você já tem alguns bons hábitos, fique atenta se um mau hábito persiste em continuar com você!

Correio chegou na sua casa e tem uma caixa enorme endereçada para  você? Pegue uma tesoura ou estilete e comece a abrir a caixa. NUNCA queira fazer o serviço com as unhas, gente! Parece um conselho meio bobo, mas ajuda a previnir muitos acidentes, acredite! Esse foi apenas um exemplo, fora os outros que citei na montagem…unhas-ferramenta nunca!

Tirar as cutículas já está mais do que comprovado que enfraquece as unhas, já que cada cortezinho traumatiza a base e a unha nasce bem danificada...fico super feliz quando recebo e-mails e relatos de pessoas que usaram a PrimeCuticle – ou aboliram o alicate e começam só a hidratar as cutículas – que depois da mudança do hábito, as unhas estão mais bonitas, fortes…só testando para ver.

As lixas polidoras são fantásticas: a aparência/textura lisinha que deixam nas unhas é maravilhosa, né? Mas cuidado: não deve ser usada sempre…cada polidinha e sua unha fica mais fininha, mais frágil. Se você tem as unhas já fraquinhas, é melhor evitar!

Como falei lá em cima, as unhas são espelho do organismo: fique de olho em como elas estão…só depois apele para as bases. A beleza vem de dentro para fora, fato. :)

E, para finalizar, uma coisinhas importante:
Unha forte e saudável quer dizer uma unha que seja bonita e flexível. Unha extremamente dura não é significado que seja uma unha saudável. Nem pensar em colocar formol na base ou até mesmo “aquela cola”, hein gente? Peloamor! As bases já são feitas com substâncias especiais para as unhas, nada de inventar! =)

  • E você, tem unhas fortes ou fracas? Relatem nos comentários!  😀

Você também poderá gostar de

  • Liliane Aparecida da Silva
    8 de dezembro de 2013 at 22:21

    Assim que minhas unhas do pé crescem um pouco,elas lascam bem lá em baixo,não tem nem como cortar ou lixar,se não teria que cortar bem bem no sabuco,onde ela rachou o que eu faço?

  • EMILI CAROLINE
    22 de novembro de 2013 at 13:51

    OLHA NADA DO QUE EU FIZ COM AS MINHAS UNHAS DEU CERTO MAIS AGORA EU SEI QUAL E PROBLEMA QUE EU TENHO NAO CONSIGO PARAR DE ROELAS E TENHO DIFICULDADE DE RESPIRAÇAO SUAS DICAS SAO VALIOSAS E MUITO SINCERA OBRIGADA ME AJUDOU MUITO
    UM ABRAÇO E VALEUUU

  • vanessa
    2 de novembro de 2013 at 15:39

    eu tenho unhas muito fraca essas dicas vai me ajudar muito a antes de me esquecer dai vc é linda

  • vanessa
    2 de novembro de 2013 at 15:36

    eu tenho unhas muito fracas essas dicas vai ma ajudar muito

  • Jamile Rodrigues
    29 de agosto de 2013 at 10:28

    Olá Dani, eu adorei seu sit , e estou vendo que fazer atividades usando a unha não da né ?
    Então me serviu muiito , pois minha unha é grande e linda ! mas quando eu uso ela pra abrir algo ou sei lá ela rapidamente lasca láá no finalzinho :'( me da uma vontade de chorar rsrs . E tambem sempre que elas estão lindas e pintadas , e alguem chega e fala nossa que unha linda no outro dia ela quebra , sera que é olho gordo ? kkk Valew pelas dicas amei ! Bjãaão e Boao Sorte hoje e sempre Gata !

  • mary
    15 de agosto de 2013 at 10:46

    minha unha e fraquissima tenho medo de fazer esforços

  • ana paula de melo
    25 de julho de 2013 at 3:41

    ola, quero ver se vc da conta do meu caso q ainda nao vi niguem falar:
    veja bem: o meu caso da tabela acima q vc postou e o caso da falta de vitm.a e proteina! mas eu ja t6omei de tudo!! vitaminas e mais vitaminas!! inclusive o pantogar!! o the best! mal faço as unhas pra evitar a tiragem das cuticulas!! nao lixo com a lixa maravilhosa de polimento alias ja nao faço mais nada!! porq ja fiz de tudo ate macumba!!kkkk mas nao tem jeito!! meu marido gosta de unhas grandes nao tao grandes mais maiores dos as que tenho!! queria tbm ter acho lindo! meu sonho infelizmente nao sera realizado!!afff!!!

  • Carolina Cerqueira
    21 de julho de 2013 at 17:46

    Bom, amei as dicas. Mas, tomara que minhas unhas se derem bem com elas, tenho vergonha de ter unhas pekeninas. Minha amiga tem uma unha grande a unha dela leva 2 dias para crescer a minha leva 15 a 15 dias. :(

  • Ludmilla Padilho
    17 de julho de 2013 at 23:43

    minhas unhas quebram a cada movimento mal feito,fico até triste quando depois de tanto sacrifício pra crescerem elas quebram.
    não abro mais cartas e envelopes com as unhas, uso uma tesourinha.
    o que devo fazer para que elas creçam bem hidratadas e saudáveis ???

  • Lorena Barcine
    17 de julho de 2013 at 23:37

    Sempre que deixo minhas unhas crescerem elas quebram.
    Pinto toda semana e retiro o esmalte com acetona comum, e hidrato minhas mãos, mas,nem sempre.E sempre que fico com as mãos na água por muito tempo elas ficam branquinhas e moles,e qualquer ação mal feita elas quebram!
    Tomo “Arovit”um tipo de vitamina ‘A” que fortalece e faz as unhas crescerem vende em todas as farmácias, são comprimidos docinhos e pequenos no custo de mais ou menos 7,00 toma-se um comprimido por semana, recomendo a todas que tem as unhas com os mesmos problemas das minhas !
    Mas o que devo fazer para que minhas unhas fiquem resistentes e cresçam saudáveis ???

  • Maria Eduarda de Fátima meira
    5 de julho de 2013 at 9:04

    Minhas unhas são muito pequenas e eu como elas demais oque qui eu posso fazer pra deixar elas crescerem saudaveis e grandes?

  • França Cruz
    27 de junho de 2013 at 19:49

    quanto custa esse fortalecedor da malava.

  • França Cruz
    27 de junho de 2013 at 19:48

    onde eu encontro esse fortalecedor da malava no Brasil,no meu estado Pará.

  • leandra
    20 de junho de 2013 at 10:14

    as minhas unhas estao quebradi ças. E muito mole me ajude?

  • thabata selistre
    17 de junho de 2013 at 19:49

    eu tenho ondulações, manchas brancas, linhas horizontais, elas descamam, e são mt frageis, mas meus pais acham frescura ir no medico por causa da minha UNHA, eles acham q é coisa de patricinha e eu já mostrei artigos de medicos flnd disso e eles não acreditam, oque eu devo fazerrr??? me ajudaa!!

  • larissa
    15 de junho de 2013 at 15:13

    minha unha é muito fraca sempre que deixo ela crescer ela quebra isso é muito ruim pq nunca consigo deixa-la comprida como quero :/

  • letícia
    1 de agosto de 2012 at 9:51

    eu fiz tudo isso e deu sertto ameii

  • amanda leticia
    3 de julho de 2012 at 16:12

    minhas unhas nao cresem sempre que crese elas quebram ela tem algum poblema?

  • Anik
    2 de julho de 2012 at 19:04

    Adorei as dicas!
    Minhas unhas são bem fortes e grandes, mas bem as vezes elas quebram principalmente pq uso elas como ferramentas e vivo colando na boca rsrsrs, mas já estou parando com isso e ela está cada vez maior!!!
    Eu passo a base endurecedora casco de cavalo, eu adoro, funcionam suuuuuuper bem!!

  • Maria das Graças
    19 de junho de 2012 at 10:37

    minhas unhas das mãos são rachadas e gostaria de saber como poderia cuidar desse problema.

  • DIONICE
    28 de maio de 2012 at 14:40

    EU TENHO UNHAS MUITO MOLINHAS

  • *---*
    28 de maio de 2012 at 13:49

    me ajudar

  • julia
    25 de maio de 2012 at 18:47

    sua unha e linda como voce teve essa unha maravilhosa voce nao sabe quanto eu achei linda e a unha mais bonita que eu ja vi

  • julia
    25 de maio de 2012 at 18:44

    sua unha e linda como voce ves essa unha e um espetaqulo voce nao sabe quanto eu acho bonita

  • GabizinhaEsmaltada
    23 de maio de 2012 at 12:51

    Oi Dani, vc está super certa , não é só as bases que fortalecem, fazem as unhas crescer em 1 semana, mas uma coisa deixará sua unhas crescerem e fortalecerem em menos de 1 semana, vc tem que comer muitas verduras, frutas e legumes eles são ricos em nutrientes, farro , zinco , vitaminas a , b , c , d e e. E também tomar muita água faz muito bem para as unhas. Eu uso um creme da monange corporal, é corporal eu sei mas vou usar ele até comprar um de unhas. E também para ter unhas fortes e bonitas é bom dar de 2 a 3 doses de idratação com cremes corporais ou de unhas mesmo. E tambem já vi um tópico sobre esse assunto, que só bases não dão resultado. Estress também pode prejudicar as unhas. quando vc fica com estress muitas vezes suas unhas ficam quebradiças lascam rapidinho, ficam com descamações e também quebram por qualquer coisa. O estress além prejudica a unha e muito, ele tira as vitaminas o calcio, ferro , zinco etc. Por isso boas doses de hidratação ao dia é ótimo. E também um mal hábito de muitas meninas é de roer as unhas, as unhas são sujas, contém micróbios e também algumas bacterias na maioria das vezes. E isso pode prejudicar a sua saúde e a saúde de suas unhas. Obrigado esero ter ajudado um pouco vcs Beijos grandes

  • FEIBIAN
    6 de maio de 2012 at 12:16

    Olá, Dani
    Amei!!!! as dicas e a partir de hoje eu vou fazer uso desse produto que você indica “prime cuticle”. Eu só gostaria de saber se eu tenho que deixar o hábito de fazer as unhas, pois pra fazer as unhas a gente tem que tirar a cutícula, se tirar a cutícula faz mau para as unhas então não temos que fazer nem as unhas, certo?Eu acho o prime cuticle em alguma loja específica ou consigo achar nas lojas Redes por exemplo?

  • FEIBIAN
    6 de maio de 2012 at 12:10

    Olá, Dani
    Amei!!!! as dicas e a partir de hoje eu vou fazer uso desse produto que você indica “prime cuticule”. Eu só gostaria de saber se eu tenho que deixar o hábito de fazer as unhas, pois pra fazer as unhas a gente tem que tirar a cutícula, se tirar a cutícula faz mau para as unhas então não temos que fazer nem as unhas, certo?Eu acho o prime cuticule em alguma loja específica ou consigo achar nas lojas Redes por exemplo?

  • samantha
    25 de abril de 2012 at 12:33

    minhas unhas ñ crescem eu ñ rou as minhas unhas não sei o que fazer me ajudaa por favor,tenho uma festa pra ir daki 11 dia minhas unhas podem crescer até lá?

  • Nininha
    15 de março de 2012 at 14:36

    Ter unhas bonitas não é fácil! Ainda mais como as minhas eram cheias de ondas e pareciam papel de tão fracas. Pesquisei muito até chegar em m 1 kit para unhas que vem base tratamento unhas fracas la beauté e creme para unhas Clavis. Gente, sabe o que é vc ter outra unha? Parece que trocaram minhas unhas! Não tem nais ondulações nem quebram estão enormes!!!!

    Comprem que não irão se arrepender!

    • hozana
      1 de agosto de 2012 at 3:07

      nininha onde eu acho esse quit? por favoor me fala necessito mt. minhas unhas são horriveis e não sei mais o que fazer… tenho uma maleta de esmaltes e sabe quando fortalecedores eu tenho? 10… e nenhum presta por favor

  • julia de andrade sene
    15 de novembro de 2011 at 18:18

    adorei sua unha estou com muito ciume eu quero que voce vem aqui em buzios pra me sinar a fazer a unha eu amei demais voce nem e magina?

  • julia de andrade sene
    15 de novembro de 2011 at 18:14

    sua unha e demais eu quero saber como se fas estou com muito seime eu quero muito aprender .

  • Flavia Milani
    15 de novembro de 2011 at 9:16

    Explique para mim o que são linhas horizontais ou linhas verticais.
    Eu virei a mão e a linha vertical ficou horizontal.
    Agradeço a explicação.
    Beijos
    Flavia

  • maria lusa costa
    12 de novembro de 2011 at 13:47

    Estou com as unhas descamando,já fui na minha dermatologista mas continua o problema.o que será?

  • Lidiane
    7 de novembro de 2011 at 21:38

    MAVALA SCIENTIFIQUE está sendo perfeito pra mim. Minhas unhas são até fortes, mas as do dedo do meio, em especial, são uma exceção, vivem quebrando e nunca consigo igualar o tamanho ao das outras.
    Comprei o Mavala por R$ 50,00 na Nikkey Cosméticos, via internet, e apesar de vir apenas 5 ml, o Mavala rende muitíssimo e funciona mesmo… Adorei!

  • Maria Clara Oliveira
    25 de setembro de 2011 at 15:19

    Oi Dani!
    Valeu pelo post!
    Eu agora não corto mais minhas cutículas e estou sem usar esmaltes escuros faz um tempo, mas tem um problema: NÃO VEJO MINHAS UNHAS CRESCENDO! Tenho só 14 anos e tenho medo de já ter estragado minhas cutículas e unhas com o alicate e acetona….
    Obrigada, e me ajude! :(

  • Lucia Leite
    11 de setembro de 2011 at 18:16

    Dani, gosto muito do seu site.
    Ja é a terceiravez que estou fazendo a unha com uma nova manicure, mas a forma em que ela afasta a cutícula não me parece boa, ela ao empurrar a cutícula com a espátula, também tira o esmalte natural do pé da unha, creio que isso vai danificar minha unha. O que você me diz?

    • Daniele
      12 de setembro de 2011 at 3:37

      Ela tá fazendo muito forte, tem que ser bem suave. Dá um toque pra ela, diz que tá doendo que vc quer que ela seja mais delicada! 😀

  • vania
    24 de agosto de 2011 at 18:31

    Adorei a materia,

    Pois estou morando nos EUA a 7 meses e nunca mais as minhas unhas foram as mesmas.
    Eram enormes creciam muito rapido. Nao conseguia tirar duvidas com ninguem, e agora tudo ficou claro para mim.
    Meus habitos alimentares mudaram, os produtos que uso, tudo e diferente.
    Mas com suas dicas, vejo uma esperanca para as minhas tao amadas e preciosas unhas.

    Um beijao e obrigada.
    Vania

  • Elodia Tavares
    22 de agosto de 2011 at 15:50

    As minhas unhas eram fracas e não cresciam, comprei uma base
    MAVALA SCIENTIFIQUE e resolvi meus problemas.

  • Marina Moreno
    20 de agosto de 2011 at 0:54

    Minhas unhas não são fracas nem quebram á toa ,mais só algumas unhas crescem outras,não !

  • Dudi_nha
    5 de julho de 2011 at 18:34

    Gostaria de saber o tempo médio que a unha leva para crescer e como pintar a unha da mão esquerda de uma maneira bem bonita, e algumas ajudas para quem está começando no mundo das Unhas, como pintar hidratar tudo! Sei que há isso em posts antigos, mas manda um bem atual!
    Agradeço desde já!

  • Dudi_nha
    5 de julho de 2011 at 18:33

    Gostaria de saber o tempo médio que a unha leva para crescer e como pintar a unha da mão esquerda de uma maneira bem bonita, e algumas ajudas para quem está começando no mundo das Unhas, como pintar hidratar tudo! Sei que há isso em posts antigos, mas manda um bem atual!
    Beijos
    O UB me relembrou de que unhas feias são horrível…

  • fabiana nicacio
    4 de julho de 2011 at 16:04

    adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Dalva
    3 de julho de 2011 at 17:45

    Bem, na minha adolescência usei o fortaledor vefic (aquele que tem cor de verniz de porta de madeira), pois minhas unhas “dobravam” muito. Em contra partida, elas ficaram um pouco amareladas… na hidratação eu capricho… Aja hidratante cereja e avelã da Natura!

    Uso a base como se fosse um “top coat”, por cima do esmalte. Não costumo usar esmaltes escuros… Gosto muito de fazer florzinhas nos cantos e em seguida aplico uma mão de gliter, no caso Splash/Impala). Já é o 2° frasco que uso! Hehe
    Outro erro é que eu retiro as cutículas, retiro tudo mesmo! Vai ser difícil mudar…

    Porém vou mudar meus hábitos. Pois a unha do polegar esquerdo está com uma baita rachadura e o pior que tenho que esperar a unha crescer pra poder acertar… Das poucas vezes que minha unha lascou dessa vez é a pior!

    Parabéns pelo post! 😀

  • Anne
    24 de junho de 2011 at 18:33

    Esse post devia ser leitura obrigatória para todas nós, mulheres.

    Parabéns, super informativo, claro e sucinto! :)

  • Raisa
    18 de junho de 2011 at 15:21

    Olá. Boa tarde. Adoro o blog, acho ele super criativo e explicativo[ que é o melhor 😀 ]. Então, tenho um sério problema com as minhas unhas: a maioria delas, tem muitas ondulações, tanto as das mãos quanto as dos pés. O que pode ser isso!? E o que posso usar pra isso não acontecer mais?

  • luma
    10 de junho de 2011 at 13:38

    gostaria de receber a palestra dada em sao paulo de manicures no dia 06/06/2011.

  • luma
    10 de junho de 2011 at 13:37

    GOSTARIA DE RECEBER O CONTEUDO DA PALESTRA DADA EM SAO PAULO NO DIA 6/6/2011. de manicure.