32 Em Dúvida da Leitora

Dúvida da Leitora #4 | Unhas artificiais fazem mal às unhas naturais?

dúvida-da-leitora-unhas-artificiais-fazem-mal-às-unhas-naturais

Olá, gatitas! Tudo bem? Que alegria voltar com nossa programação normal e melhor ainda começar a semana respondendo às perguntas de vocês <3 Estou amando as perguntas que vocês estão me enviando (no final do post explico como vocês podem me perguntas e aparecerem por aqui) e hoje é dia da leitora Yonara que tem a seguinte dúvida:

“As unhas de gel, fibra de vidro, alongamentos e etc, prejudicam as unhas naturais? Obrigada!”

O bom dessa categoria é que a pergunta de uma leitora responde a várias outras. Essa pergunta da Yonara, por exemplo, sempre me fazem. Unhas artificiais – sejam as de gel, as postiças com cola que compramos na perfumaria, as de porcelana…fazem ou não mal às unhas naturais?

dúvida-da-leitora-unhas-artificiais-fazem-mal-às-unhas-naturais

Para quem me pergunta se, de fato, elas fazem ou não mal, eu respondo assim: Depende.

Primeiramente, depende da sua intenção com o uso desse tipo de unha. Se você está com unhas fracas, quebradiças, estriadas e que não crescem o meu conselho é: não use. Se suas unhas já estão fragilizadas, colocar um objeto artificial por cima delas, com cola, vai prejudicar ainda mais. Se elas já estavam fracas, podem ficar ainda mais. E uma vez que a matriz das unhas é traumatizada, os danos podem ser irreversíveis.

Agora, se você quer usar porque bem NO DIA da sua formatura, casamento ou uma outra ocasião suas unhas resolveram quebrar ou você quis lixar tudo bem no toquinho, usa sim. Unhas artificiais (de qualquer tipo) são ótimas para quebrar um galho e nos salvar em ocasiões especiais.

Se você roía as unhas e quer parar com esse hábito mas não consegue de jeito algum, invista no procedimento para que você não conseguir roê-las, mas principalmente, ser um incentivo para você ver como suas mãos ficam bonitas com as unhas sem estarem roídas.

O que eu não aconselho, por vários motivos, é não usar esse tipo de unha “para sempre”, ou seja, tornar algo indispensável na sua vida. A não ser, claro,  que você tenha muito tempo e, principalmente, dinheiro disponíveis.

Dependendo da sua necessidade, como o caso de quem rói as unhas, eu indico que procure uma profissional de sua confiança. Não vá pelo preço ou tente fazer em casa. Como disse, os danos podem ser irreversíveis, principalmente na hora de remover esse tipo de unha. Além também do fato de uma má colocação possa criar fungos e outras coisas sérias que prejudiquem muito suas unhas.

Claro que existem vários tipos de unhas artificiais e não vou falar hoje sobre as diferenças delas. Acontece que existem várias maneiras de se colocar. Alguns você não nem tem como fazer em casa, tem que ir ao salão e ainda com uma profissional especializada nisso. Principalmente na hora de retirar as em gel, por exemplo, nem pense em fazer isso por conta própria. Tem gente que tenta tirar lixando a superfície das unhas, arrancando (me dá aflição só de pensar) etc…é um perigo e só uma boa profissional sabe como fazer sem prejudicar suas unhas naturais.

Mas, para quem quem algo rápido, prático e sem perigo, também temos opções que não danificam as unhas e que quebram um galho danado!

Já falei delas por aqui com um tutorial explicando como colocá-las e sempre que posso indico, porque na hora da emergência e, gente, salva vidas! Estou falando das unhas autocolantes imPress da Kiss NY. Amo, amo, amo e não vivo sem umas caixinhas em casa. O post do passo-a-passo é esse aqui.  Também já usei as da Belliz e também gostei bastante.

unhas-autocolantes_impress-belliz

Diferente das unhas postiças tradicionais que você precisa de cola* para fixar nas suas unhas, as unhas autocolantes já vem com um adesivo que basta você encostar nas unhas naturais e pronto. Ficam bem coladinhas e duram por 1 semana. Tempo ideal para você usar algo fake por cima das suas unhas naturais.

Tem vários modelos e tamanhos. Gosto de comprar o médio e lixar. As da imPress custam, em média, R$25 a caixinha com 24 unhas.

* NEM VOU FALAR DE QUEM USA SUPER BONDER. Por favor, né gente?  Não adianta fazer a besteira e depois ficar desesperada tentando corrigir o erro. É simples, apenas não faça isso. Detona as unhas.

A retirada é super fácil. Só passar um pouco de removedor ou acetona nas laterais e ir descolando com palitinho. Unhas naturais protegidas e sem danos.

O “bom” de unhas artificiais também fica por conta de como você pode “brincar” com o formato e tamanho das unhas. Quem quer usar uma stiletto, por exemplo, só lixar no formato. Mas cuidado para não se arranhar hehe (eu não consigo usar não, já me vejo tipo “briguei com o gato) – mas eu gosto de olhar e acho bonito, principalmente as em tons de nude. Essa verde-menta também ficou muito fofinha. Mas não, não usaria hehehe

unhas-stiletto-unhas-postiças

Como tudo na vida, unhas artificiais tem prós e contras e, analisando no final você acaba tendo consciência que o melhor de tudo é cuidar das suas unhas naturais.

Ter unhas naturais bonitas – e não digo compridas porque isso não significa a beleza de uma unha, é a melhor coisa que você investir. Pare de tirar as cutículas (tutorial aqui), sempre use esmalte (dicas para as unhas não quebrarem aqui) e cuide para que suas unhas naturais sempre estejam bonitas da sua melhor maneira: naturalmente. Não ter o medo de “cair” a unha, tirar esmalte e passar quando quiser, em casa (ou no salão), fazer as unhas no período que você deseja, enfim. São vários os prós de se ter unhas naturais.

Mas pintou emergência? Aposte nas autocolantes!

Yonara, espero que tenha respondido sua dúvida!

Tem sua dúvida também? Manda e-mail para mim através desse formulário aqui com o assunto “Dúvida da Leitora” e me pergunta! Quem sabe a sua pergunta não aparece aqui semana que vem? 🙂 (me avisa se seu nome pode ou não aparecer, tá bom?)

Um beijo e até amanhã!

___________________________________________

Já conhece minhas canetas especiais para unhas e cutículas? A linha PrimeCuticle foi desenvolvida por mim e para mim, para que minhas cutículas ficassem pequenas, sem pelinhas e suaves, sem alicate e sem cortes. Hoje a linha faz sucesso pelo Brasil inteiro e quem usa, ama! Se você quiser manter suas unhas saudáveis, fortes e as cutículas sempre no lugar, sem precisar usar alicate, você precisa experimentar essas canetas! Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, com ou sem esmalte! Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂

primecuticle_post

Você também poderá gostar de

32 Comentários

  • Responder
    Mari
    25 de janeiro de 2016 at 8:24

    Dani, eu nunca usei unhas artificiais e concordo plenamente que unha para ser bonita não tem de ser grande. Com as cutículas e pele hidratadas, não tem como ficar feio. Às vezes uso até cotoquinhas! E quando você falou em Super Bonder, lembrei que uma vez uma manicure me contou, como se fosse grande vantagem, que a esmaltação dela durava muito pq ela colocava Super Bonder dentro do vidrinho de esmalte… nunca mais fiz minhas unhas com ela… sem noção colocar Super Bonder dentro do esmalte, né?! Beijos, ótimo post!

    • Responder
      Daniele Honorato
      26 de janeiro de 2016 at 12:06

      Ahh Mari, vc não acredita as coisas que recebo e as palavras-chave que buscam no Google para cair aqui… é de ficar com medo. Isso de Super Bonder é tipo “clássico” e realmente tem gente que acha que é certo, dá um super resultado. Depois a unha fica péssima e não sabe porque. ¬¬’
      Amo unhas cotoquinhas, uso sem dó! Eu me arranho com unhas compridas. kkkkkk

  • Responder
    Erica
    25 de janeiro de 2016 at 10:52

    Amei o post Dani, super bem explicado!!
    Eu adoro essas impress, quebram muito o galho ;D
    Bjs

  • Responder
    Jussara Valadares
    25 de janeiro de 2016 at 10:55

    Não consigo usar unhas artificiais, Dani!
    Mesmo quando as minhas estão “cotoco”, é com elas que desfilo. kkkk
    Tenho uma amiga que sempre usa as autocolantes, e acho bonito. Mas em mim, não rola. Acho muito estranho.
    E esse formato aí, não acho bonito. 🙂
    Beijocas.

    • Responder
      Daniele Honorato
      26 de janeiro de 2016 at 12:03

      Eu sou team unhas naturais e cotocos forever, mas tem hora que dá vontade e aí aposto nas autocolantes. Mas AMO cotoquinhos! Amo saber que são minhas unhas. parece besteira, mas é mt bom saber que suas unhas “estão ali” rsrs
      Qndo ao formato, sou quadrada ou arredondadas. Sempre!

  • Responder
    Thamiris
    25 de janeiro de 2016 at 12:19

    Eu nunca usei nenhum tipo de unha artificial, sabia? Mas acho que vou comprar essas autocolantes porque minhas unhas são curtas (não cotocas, mas curtas) acho que já te falei que não curto unhas grandes, né? Só que sempre tem um momento que vou sair e penso: queria minhas unhas maiores agora!” E acredito que as autocolantes poderão me quebrar esse galho na hora da vontade ~passageira~ de unhas maiores, né… Menina, acho um charme essas unhas stiletto! As muito pontudas não, mas essa com o esmalte vermelho eu usaria, mas isso só fica na mente mesmo, no final das contas não acho que me sentiria bem, mas já que tu me deu a idéia, posso testar nas autocolantes e ver se gosto ou não kkkkk
    Falei pra caramba, foi mal aê :
    Beijãoooo

    • Responder
      Daniele Honorato
      26 de janeiro de 2016 at 12:02

      Own Thamizita, vc nunca fala pra caramba! Amo comentários grandões hehehe
      Pra matar a vontade de unhas compridas as unhas autocolantes quebram um galhão e vc fica tranquila sabendo que suas unhas naturais estão protegidinhas. O ruim das unhas com cola é como aquela cola GRUDA nas suas unhas e não sai de jeito ne-nhum >.< Dá pra lixar stilleto, só compre o formato maior que dá certinho! A Camila Coutinho usou esses dias assim e ficou lindo!

  • Responder
    Babi
    25 de janeiro de 2016 at 14:08

    Acredita que nunca usei nenhuma dessas? Nema s de adesivo? Minhas unhas já são tão problemáticas que tenho medo de ficar pior!!!

    Minha sogra rói unha até onde consegue, aí ela vive com as postiças… colocou umas com cola baratinha (não quero nem imaginar o que foi) pegou um fungo horrível, coitada! Tem uns dois anos e a unha tá ficando melhor só agora!

    Penso que é um quebra galho quando você precisa de unhas bonitas e Murphy age quebrando algumas… mas só!

    Medo!!!!

    • Responder
      Daniele Honorato
      26 de janeiro de 2016 at 11:54

      Cuida beeem das suas naturais e depois vc se aventura!
      Meu, isso de fungo é mt normal, só que não é todo mundo que comenta. Já vi vááários casos. Por isso essas de cola deixam o tempo pra uma semana só. Não dá pra ficar com o treco por mais. É até nojento, se for pensar.

      É só um quebra galho, fato! Usar o tempo todo, nem pensar!

  • Responder
    Nalim Batista
    25 de janeiro de 2016 at 14:11

    Adoro as unhas da ImPress da Kiss NY. Acho bem fácil a colocação. O único ponto negativo, mas acho que seria pra todas as unhas desse tipo, é que o cabelo “prende” nas fendinhas entre a unha natural e a postiça, principalmente quando já ta perto do tempo de tirar. Do mais, é uma mão na roda!
    Beijos, Dani!

    • Responder
      Daniele Honorato
      26 de janeiro de 2016 at 11:52

      Nuuuu! Verdade. Odeio essas fendinhas! Mas elas só aparecem mais pro final mesmo. Elas ajudam demais! <3
      Beijão Ná!

  • Responder
    Cons
    25 de janeiro de 2016 at 14:21

    OI Dani. Eu tenho uma deficiência na unha dos polegares, elas abrem de cima a baixo, uma dermato me falou que aparece após os 25 anos e foi verdade, agora há 1 ano apareceu na outra. Segundo ela, não é por trauma é genético, então nestes dedos mantenho as unhas curtas. Contei isso para chegar ao tema unhas postiças, não consigo usar, simples assim, me dá uma aflição…..kkkk. Tentei para proteger este unha, e também pq qdo se é novinha, a gente quer aparecer, mas hj depois de ficar velhinha…rs já me acostumei.
    BJs

    • Responder
      Daniele Honorato
      26 de janeiro de 2016 at 11:52

      Nossa, Cons! Alguém da sua família tem isso tb? Qndo vc usa esmalte ela ficam protegidas, né?? Doi? :/
      Vc tem razão, unha postiça vc tem que acostumar. Eu me arranho legal e fico bem tonta pra abrir alguma coisa, por exemplo. Coloquei as da imPress no natal e foi um trabalhão embrulhar presentes kkkkkkk
      Beijão querida

      • Responder
        Cons
        26 de janeiro de 2016 at 16:05

        Então, não achei ninguém na família, mas pode ser uma falha genética e não herança, imagino eu.
        A unha que começou agora, não sinto nada, na que apareceu primeiro ela cria como se fosse uma outra unha por baixo e quando está para abri, doi bastante, já sei q vai rachar. Enfim, convivo com isso há uns 12 anos, então já acostumei, manter bem curtinha funciona.
        Bjs linda.

        • Responder
          Daniele Honorato
          28 de janeiro de 2016 at 16:50

          Entendi! Poxa, que chato. Eu imaginei que fosse algo que doesse, mas como tudo na vida, dá pra acostumar né? Amo unhas curtinhas, acho mt chique! Eu tenho uma unha que chega num ponto ela racha no meio, mas é pelo trauma que fiz nela qndo tirei as unhas postiças de cola (em 2008) – ela melhorou bastante, mas tenho que ter cuidado.
          Um beijão Cons <3

  • Responder
    Eve
    25 de janeiro de 2016 at 14:35

    Oie 🙂 Dani 🙂
    Acredita que eu nunca usei nenhum tipo de unha artificial? Nunca me interessei, sei lá…
    Mas assino embaixo de tudo que você escreveu, quando eu era manicure vi várias clientes com unhas super fracas e estriadas relatando que ficaram com as unhas assim após usar unha em gel, porcelana, etc.
    Já essas auto colantes conheci também quem usava sempre e nunca teve problemas, tinha uma cliente minha que usou até pra ir a praia e disse que duraram relativamente bem.
    Beijo 😉

    • Responder
      Daniele Honorato
      26 de janeiro de 2016 at 11:48

      Oi Eve! Eu demorei um tempo para me livrar do trauma das postiças. A primeira vez que usei foi a treva. Era da Fingr’s, colei com a cola deles e tal…e pra tirar? Gente do céu. Não gosto nem de lembrar. rs
      O bicho não saía por nada, e quando saía era cola porque tudo quanto é lado. Um horror.
      Daí conheci essas imPress e tomei coragem pra testar. Nossa, é mt amor. Cola mesmo, fica natural e pra tirar é só alegria!

      Para uma emergência é mara! No Natal, por exemplo, lixei toooodas as minhas unhas. Daí fiquei arrependida rs. Apostei na imPress e nesse tempo as unhas naturais cresceram um cadinho.
      Beijo!

      • Responder
        Eve
        26 de janeiro de 2016 at 16:40

        A primeira cliente que eu atendi quando fiz o curso de manicure fiquei chocada com o estado da unha dela. Ela tirou as postiças e como ficou resto de cola ela ficou raspando com a espátula, ficaram tão finas que eu via a pele por baixo, uma aflição… não sei se voltou ao normal, mas dava até medo de pegar nas unhas dela 🙁
        As auto colantes vou usar quando tiver algum evento chique, só pra testar. Beijo!

        • Responder
          Daniele Honorato
          28 de janeiro de 2016 at 16:46

          Que afliçãoooo! Eu já vi mts unhas assim que rasparam até a carne. Meu Deus, assustador. reverter uma unha assim é coisa de anoooos! Mt dó.
          As autocolantes vc usa pra testar e sem medo, sabe? Por isso indico! Essas de cola, jamais. Não uso mesmo!
          Beijo!

  • Responder
    Camila Santiago
    25 de janeiro de 2016 at 16:54

    AMO essa da impress! Em mim elas duram de 5 a 7 dias. Já até lavei o cabelo com elas pra testar se elas aguentariam e continuaram intactas. Eu uso da média e no 1o uso ficam super naturais pq escolho os tamanhos reais das minhas unhas. Com as que sobram eu dou uma cortadinha nas laterais e elas ficam certinhas tbm! O negócio é improvisar 😉 hehehe

    Aqui em Recife as da Belliz são consideravelmente mais baratas. Vc acha que elas são tão boas quanto? E a durabilidade e formato da unha? As vezes penso em comprar pra testar mas desisto e pego uma da Kiss NY pra não perder o $$$. Mas aqui têm locais que ela custa a partir de 30. Já vi vendendo por 45,00; me poupe nééééé?! Aí dependendo do local custa 25 e pouco… 28,00.

    • Responder
      Daniele Honorato
      26 de janeiro de 2016 at 11:44

      Sim, sim! Dá pra lavar cabelo com elas, são ótimas! Eu gostei bastante das Belliz tb, viu? Amei a francesinha deles que eu acho que tem a cor perfeita: um rosinha mais pro branquinho. A francesinha da imPress é mais amareladinha.
      As da imPress aqui pago 25, por aí. As da Belliz tb não ficam mt atrás, é quase o mesmo preço.

  • Responder
    Yonara
    25 de janeiro de 2016 at 18:06

    Muito obrigada!! Tirou tds minhas duvidas! Bjs

  • Responder
    Victória Quartieri
    26 de janeiro de 2016 at 1:51

    Putz, coloquei unhas de gel há 4 dias. O motivo era que minhas unhas são MUITO quebradiças. Quando molhadas, ficam até transparentes! Pesquisando, a maioria dos lugares diziam que, se feito corretamente, as unhas de gel não danificam as unhas naturais. E o procedimento não chega até a base da unha… Mas, sei lá, fico dividida porque ao mesmo tempo que estou amando ter unhas grandes e um stiletto que não quebra, penso que saúde em primeiro lugar. A minha ideia é esperar a unha crescer, e tirar aos poucos. Que que tu acha, Dani?! Devo tirar correndo? Beijos!

    • Responder
      Daniele Honorato
      26 de janeiro de 2016 at 11:42

      Oi Victória. Pois é, colocar unhas artificiais porque as unhas estão fracas não vão ajudar muito. Mas não tira agora não, acredito que isso possa prejudicar. Fique com elas mais um tempo e aí vá até a profissional retirar. E então comece cuidar das suas, com mt hidratação, base etc

  • Responder
    Fernanda
    26 de janeiro de 2016 at 11:19

    Oi Dani, minhas unhas estão muuuuito melhores depois que parei de tirar as cutículas. Tenho vontade de usar unhas postiças, mas tenho receio de estragá-las.
    Gostei dessas colantes que você postou. Acho que vou fazer uma tentativa!
    Boa semana! <3

    • Responder
      Daniele Honorato
      26 de janeiro de 2016 at 11:49

      Oi Fernanda! Vale pela experiência, mas usar o tempo todo, fazer isso algo normal, não é legal 🙂
      Usa as autocolantes que vc vai gostar =) Bj!

  • Responder
    Franci Pacheco
    5 de fevereiro de 2016 at 17:14

    acredita que nuuunca usei unhas artificiais? 😮

    • Responder
      Daniele Honorato
      5 de fevereiro de 2016 at 17:16

      Acredito!!! Maaaaas, se um dia vc tiver vontade ou aparecer alguma “emergência”, usa as autocolantes. As de cola eu não aconselho não.

  • Responder
    Fabiana
    11 de março de 2016 at 18:10

    Que post legal, estou vendo vários aqui do blog, já conhecia mas fazia um tempinho que não visitava.
    Nunca usei unhas postiças, minhas unhas tem um formato longo e mesmo curtinhas parecem compridas, além disso tenho a impressão que elas enroscam no cabelo na roupa, sei lá, prefiro usar curtas do que colocar postiças.
    Não tenho nem vontade de usar.
    Mas uma moça que trabalha comigo usa sempre, é raro vê-la com unhas naturais, dessas compradas e coladas com super bonder, eu tenho até aflição, porque na hora de tirar deve ser um martírio.
    Já tive uma micose na unha e levou dois anos para curar, até hoje minha unha é meio torta e não tem cutícula nesse dedo, minha médica falou que foi causada porque eu tirava muito a cutícula, hoje, já não tiro mais e elas estão lindinhas e bem hidratadas.
    Prefiro não arriscar.
    Beijos
    Fabiana

    • Responder
      Daniele Honorato
      11 de março de 2016 at 22:06

      Nossa, Super Bonder é tenso demais. As unhas dessa moça provavelmente já estão todas estragadas :/ ainda mais por nunca dar “uma chance” às unhas naturais.
      Bj!

    Deixe seu comentário