47 Em Primepédia

Primepédia! Tudo sobre cutículas e a linha PrimeCuticle

Deem as boas-vindas ao nosso novo mascote: o Professor Prime! Não riam, ele é fofo, vai? rs A “PRIMEPÉDIA” surgiu num dia que resolvi contar quantos e-mails eu recebia por dia com dúvidas a respeito de cutículas e da PrimeCuticle. Eram muitoooos! Como eu acho que esse assunto nunca é demais, criei a Primepédia para ser nosso manualzinho básico só sobre cutículas e minhas canetas.

Mesmo que eu já tenha falado várias vezes sobre o assunto e sobre os produtos por aqui (clique aqui para ver os posts) muita gente ainda me escreve com várias dúvidas. Para nossa 1a aula selecionei o ponto de partida: tirar ou não tirar as cutículas antes de usar a PrimeCuticle?

Para quem é novo e tá chegando agora, um breve histórico: eu não tiro cutículas desde 2009. Eu sempre fui a melhor amiga do alicate desde os meus 12 anos e minhas cutículas eram grossas e enormes. Tirava tuudo o que eu tinha e até o que não tinha. Quando comecei o blog isso começou a me prejudicar muito porque as fotos estavam ficando uóó e minha pele tava pedindo arrego. Minhas unhas começaram a ficar fraquíssimas, cheias de manchas brancas e a pele então…um caos.
Foi aí que comecei a pesquisar sobre o assunto e descobri que as cutículas não podem ser cortadas ou machucadas e sim, cuidadas. Comecei uma rotina de hidratação, persistência até que hoje não tiro mais nada e minhas cutículas são super fininhas. Nesse tempo, desenvolvi e crie a caneta hidratante para cutículas a PRIMECUTICLE (Premium e Night Care) que acaba sendo a melhor amiga nas horas de hidratação.
Muita gente quer parar de tirar também mas no começo fica meio perdida. Normal! Por isso, o post de hoje é bem o “BE-A-BÁ” para quem começou e já tá desistindo porque não sabe pra onde ir e o que fazer! 🙂

“Dani, quero parar de tirar as cutículas. Mas como eu começo? Tiro ou não tiro as cutículas antes de começar todo o processo e a rotina de hidratação!?”

A resposta é: depende de você! Se você acha que suas cutículas estão totalmente grossas, ressecadas e com muita pele, mas muita mesmo, vale a pena tirar. Mas não é um tirar “full” sabe? De você pegar o alicate e cortar tudo sem dó. NÃO É ISSO! Aliás, acho que o processo de “mudança de hábito” começa aqui. Como cortar sem “cortar?” 
Vou resumir exatamente como eu fazia no começo quando as benditas pelinhas me incomodavam e eu achava que precisava dar uma ajuda ali. O kit essencial para você começar é esse aqui abaixo.

1- AMOLECEDOR DE CUTÍCULAS | eu já testei vários. Importados, nacionais…perdi a conta de quantos! Mas de todos que eu já usei nesses anos o da Risqué (Óleo de Orquídeas) é, sem dúvidas, o melhor ever! Tenho estoque dele aqui em casa. Ele é super eficaz porque amolece realmente só o que é para ser cortado. Antes eu colocava as mãos dentro do potinho com água e com o tempo percebi que é um perigo porque a pele amolece demais e você, consequentemente, corta além da conta e também se machuca. Então, você coloca bastante do creminho da Risqué no dedo e espera uns 2 minutinhos. Um dedo de cada vez ok? 

2- ALICATE E ESPÁTULA | o alicate pode ser amigo sim. Mas ele precisa ser afiado e bom. Eu sempre usei os da Mundial, acho que são os melhores. Espátula aconselho que sejam essas todas de metal – aquelas que tem plástico no meio não acho muito boas. Você pode pagar um pouco mais caro nesses 2 ítens mas se você cuidar bem vão durar muito.

Quando você sentir que a pele já tá mais úmida, pegue a espátula e dê leves empurradinhas na cutícula com a parte em forma de pá. Nada de mão pesada, hein? É tudo muito suave! Pode “perder” bastante tempo nessa hora porque é aqui que você está afastando as cutículas e mandando a pele morta pra escanteio. Feito isso, você usa a outra parte da espátula e faz o contorno de toda cutícula para que a pele morta saia e fique à vista.

Pegue uma toalhinha e seque o dedo para você ver bem o que sobrou. Não é bom deixar com o creme porque você vai cortar mais que o necessário. Aí, com o alicate, corte somente o que tá “pendurado”, ou arrepiado (!!??). Você vai perceber que a cutícula ficará intacta. Pronto! Se você tiver muita pele na lateral da unha, próxima ao topo, pode cortar também superficialmente.

3- HIDRATAÇÃO | quando você acabar de cortar o que tava sobrando, pegue um óleo secante que você tem encostado aí e besunte bastante as unhas e cutículas, massageie bem e passe para o próximo dedo.
Quanto tiver feito a limpeza em todos os dedos, pegue a Prime Premium (ou Night Care) e contorne toda cutícula para finalizar o acabamento do contorno e fazendo com que o óleo saia bastante também. A hidratação está feita e suas cutículas a salvo!

Você pode fazer isso sempre que tiver pelinhas incomodando. NUNCA puxe com as mãos ou dentes. Sempre use o alicate nesses casos.

Feito esse “ritual”, continue o processo de hidratação contínua, com ou sem esmalte, normalmente. Com o tempo, suas cutículas irão ficar cada vez menores e você não sentirá mais necessidade de cortar cantinhos e pelinhas. 

FALANDO EM PRIMECUTICLE…
Não contei por aqui que agora tem pontas extras das canetas para vender! As EXTRA TIPS são conjuntinhos com 3 pontinhas para quem perdeu ou quer ter em estoque!

Para saber mais e ver os packs promocionais, só clicar na foto abaixo embaixo:

Gostaram da Primepédia? Se você tiver dúvidas sobre cutículas e/ou sobre a PrimeCuticle pode mandar e-mail para dani @ unhabonita . com . br (sem os espaços) que a resposta sairá aqui nas próximas semanas!

Você também poderá gostar de

  • carol brito
    15 de junho de 2012 at 2:12

    eu adorei q as novas canetas estao vindo com ponta extra! eu sempre achei q precisava nas antigas 😀
    mas com a venda das pontas extras em kits separados as caixas da caneta em si nao vao parar de vir com essa 1 ponta extra nao né?

    ah, eu parei de receber as atts do blog no meu email! oq houve? depois q vc mudou o layout tem q se recadastrar no feed? :S

    Beijao!
    ah! o mascotinho eh lindo, adorei eheheh

  • Juliana
    15 de junho de 2012 at 8:40

    Maravilhosas dicas. Mudou minha vida!

  • Renata
    15 de junho de 2012 at 8:53

    Muito legal, Dani! Parabéns pelo site!

  • flavia paulino
    15 de junho de 2012 at 9:00

    não sei se vc é contra ou não … mas de vez em quando fazer todo processo de amolecer, e empurrar, etc etc . depois vir com aquela escovinha de unhas …. pra dar uma esfoliadinha a mais …. acho valido ( VEZ OU OUTRA )

    adoro esses posts assim… envio ´prazamiga´ que curtem bife e as q não rs ..

  • Danielle
    15 de junho de 2012 at 9:37

    Dani, eu sei que não tem nada a ver com o assunto do post, mas… é que acabei de ver agora no programa mais você, mais exatamente no jogo das panelas, a Glaucia estava usando um esmalte azul maravilhoso, que eu nunca vi na vida! foi no jantar de mágicas da Veridiana, você tem idéia que esmalte é aquele? se puder me ajudar, vou ser eternamente grata =) bjo!

  • Gabi
    15 de junho de 2012 at 10:02

    Muito bom o post! Super explicativo

  • Vivian
    15 de junho de 2012 at 11:16

    Não tinha duvidas porque já acompanho seu site ha um tempo ja.. nao corto mais minhas curticulas, apesar de no inicio ter sofrido horrores e numa dessas vezes ter cedido à tentação.

    A Primepédia foi uma ideia bastante interessante e para mim esta sendo uma especie de reciclagem.

    Claro que, cada um tem sua propria experiencia com os produtos mais adequados “o que te serve pode nao me servir” mais você sempre nos mostra os melhores produtos.

    Parabens mais uma vez e Muito Obrigada!

  • Luciana Vilela
    15 de junho de 2012 at 12:42

    OI Dani!

    Já até contei no meu blog que comecei a hidratar as cutículas e não tirá-las mais por causa de você, seguindo seus conselhos direitinho. Em junho agora já completo 2 anos sem tirar e não posso reclamar: as cutículas praticamente sumiram, faço as unhas rapidinho e meu estoque de óleos está sempre se renovando!
    Bjo!!

  • Daisy Ferrer
    15 de junho de 2012 at 13:33

    adoro quando vc coloca estes post sobre como cuidar das mãos,cúticulas,pele e afins….
    Amei o primepédia ficou lindinho o desenho da caixinha como se fosse um professor…
    Dani parabéns pois o blog esta cada vez mais lindo e informativo,este blog virou uma necessidade diária,tenho que ver todo dia como quem escova os dentes acredita??viceiiiiiiiiii…
    Sucesso sempre e que Deus a abençoe cada dia mais…
    bjs

  • Laura
    15 de junho de 2012 at 16:14

    Ola, Dani, é a primeira vez que escrevo. Adoro suas dicas e tentei parar de tirar as cutículas. Usei também o Prime e a cerinha Granado. As unhas e as cutículas ficaram bem melhores… mas o acabamento da esmaltação fica bem grosseiro, mesmo feito pela minha manicure! A sua parece tão certinha! Li em alguns sites uma forma diferente de limpar, com pincel, deixando um mini espacinho da cutícula. O que vc acha? Não consegui fazer! Poderia me ajudar? Obrigada. Bjs

  • Sabrinna
    15 de junho de 2012 at 20:36

    Nunca tirei a cutícula, mas acabei de comprar a PrimeCuticle!!
    To esperando chegar 😀

    Adorei as dicas!!
    Bjs

  • Deise Hunger
    16 de junho de 2012 at 10:00

    Nossa fiquei super empolgada com esta caneta, o problema é que moro em Porto Alegre- rs e aqui não tem ponto de venda. Queria comprar pela internet mais não confio muito nesses meios. Aqui no Rio Grande do Sul sofremos muito com o assunto “cutículas”, pois sempre tiramos e não temos nenhum creme ou óleo que faça esse inferno do alicate terminar. No começo quando comecei a me interessar por esmaltes e cuidar das minhas unhas eu pensei em fazer um blog onde ajudaria as meninas que roíam as unhas. Na procurar de algum para servir de modelo achei este site da UB, nossa mudei de ideia não fiz meu blog e indico muitoooo para minhas amigas este site. Ele é maravilhosoooo!

  • Luh
    16 de junho de 2012 at 13:52

    Oi

    Amei as dicas.
    Mas bem que voce podia fazer um video mostrando com voce faz a sua unha.

    Parabens pelo site eu estou viciada, entro todos os dias.

    Bjus

  • Greici
    16 de junho de 2012 at 15:04

    Oi Dani……adorei a postagem e o ABC das cutículas, sempre tento começar a hidratar minhas cutículas, mas sempre fico com dúvidas de como fazer…..tenho certeza que irá me ajudar muito.

  • Amanda
    17 de junho de 2012 at 12:51

    Oi Dani. Perfeito o Primepédia. Muito bonitinho o mascote. Bjos

  • Débora
    17 de junho de 2012 at 19:26

    Adorei as dicas… principalmente sobre esse amolecedor da Risque…. ótimo para quer começar a cuidar das cuticulas…. valeu

  • Paula
    17 de junho de 2012 at 22:34

    Oi Dani, agora nos ensina tintim por tintim a pintar a unha para ela ficar igual as das suas fotos.

    Beijos.

  • Fernanda
    18 de junho de 2012 at 10:05

    Adorei o post ajuda bastante pra quem nunca usou, já faz alguns meses que estou usando a prime só que até agora não consegui parar de tirar os cantinhos com o alicate, como posso parar?

    • Daniele
      18 de junho de 2012 at 10:06

      Como disse no post, vc pode retirar até quando vc achar que os cantinhos não lhe incomodem mais. Aumentar as doses de hidratação depois da retirada, também vai ajudar bastante. Beijo.

      • Fernanda
        18 de junho de 2012 at 15:54

        Deve ser isto pois quando tiro nunca hidrato em seguida e sim esmalto, ai toda semana tenho que tirar… obrigada Dani. bjo

      • Fernanda
        19 de junho de 2012 at 8:49

        Então deve ser isto, sempre quando tiro nunca hidrato e sim esmalto, ai toda semana tenho que tirar. obrigada Dani. bjo

  • juliana
    18 de junho de 2012 at 17:48

    Estou fazendo esse mesmo processo e minhas unhas estão bem mais hidratadas, uso a caneta todos os dias, nossa é incrível,fica lindo, parece que faço a unha todo dia. Adorei.

  • mayra
    19 de junho de 2012 at 11:07

    oi Dani, através de você começei a hidratação das cutículas e estou amando… (obrigada sua linda!) mas tenho uma dúvida! Ja tem 3 meses que não tiro (yesss! HAHA) Mas minha cutícula esta enorrrme… queria saber se com o tempo ela vai diminuindo pois vi qua a sua é bem poquinho..
    beijos!

  • Roberta
    19 de junho de 2012 at 18:39

    Oi Dani!

    adorei o post e o mascote! depois que o site mudou eu parei de receber as atualizações no e-mail. O que devo fazer para voltara receber?

    Beijos

  • Angelica
    19 de junho de 2012 at 19:49

    Oi Dani, eu parei de tirar a cutícula em 2010, graças ao você, e realmente é outra vida.Mas eu percebo que a cutícula da mão direita é mais grossa do que a mão esquerda, e eu hidrato todos os dias igualmente, empurro com a espátula, mas percebo essa diferença, porque será?
    Adoro o seu blog, estou sempre por aqui…bjos…
    Ah minha filha de 13 anos também não tira a cutícula, e está bem fininha a dela.

    • Laila
      26 de junho de 2012 at 5:06

      Angelica, como disse la no post abaixo, minhas cuticullas hj em dia estao perfeitas…estao beem fininhas, mas por incrivel que pareça tenho um pouquinho a mais na mao esquerda!! Hehehe estranho né?! Mas é como dizem por aí, um lado nunca é igual ao outro! Engraçado, minhas maos sao identicas logico, mas acho a direita mais bonita, o formato das unhas…vc tb tem essa impressao?? Bjos, Laila!

  • Juliana
    20 de junho de 2012 at 18:57

    Nossa, adoro seus posts. Ainda mais os de cuticulas, estou precisando de um trato nas minhas. Parece q esses hidratantes fazem bem, qria q minhas cuticulas fossem igual a sua. Eu era igual a vc, sempre tirava minhas cuticulas qnd crescia. Agr sempre hidrato minhas cuticulas.
    Parabéns pelo blog.
    Bjoos…

  • Geisi
    21 de junho de 2012 at 15:32

    Já acompanho o site ha algum tempo, mais nunca me manifestei.Comecei a parar de tirar a cutícula a 15 dias, por enquanto está tudo bem,pra quem faz as unhas toda semana isso é um progresso rsrsr.
    Bem vamos ver se eu consigo!!!!
    bjs….

  • Valéria Gadelha da Silva
    24 de junho de 2012 at 12:44

    Acompanho o seu blog e adoro as dicas.Por causa desse post, comprei o amolecedor de cutículas da risque, e amei. Minha cutícula é muito difícil de empurrar e esse produto é show. Recomendarei.

  • Laila
    26 de junho de 2012 at 5:00

    Pessoal, conheci o blog há mais ou menos 4 meses! Desde entao parei de tirar a cuticula! No inicio usei um gel amolecedor de cuticulas e tirava so excesso ( gente antes disso tirava mt a cuticula, ficava ate avermelhado em volta, estava mt funda) junto disso, comecei a usar mt bepantol em pomada, o que ajudou a rejenerar minha cuticula! Depois parti para a cerinha da granado + redutor de cuticulas avon! Mas assim gente, nao é passar uma vez no dia e esquecer, nao!! Vc tem que passar com mt frequencia, principalmente no começo! Hidratar muuuito msm! Depois disso minhas. Cuticulas ja eram consideradas liiindas, nunca mais precisei tirar…as vezes uma pelinha a mais levanta, é so tirar delicadamente com o alicate! Agora vem o testemunhi maior: há mais ou meos um mes atras, resolvi comprar a tal canetinha da Dani…gentennnn, essa caneta fez em 1 dia, isso mesmo em um dia, o que a cera da granado fez em 4 meses!!!! Juro pra vcs!!! (tb uso bastante, ando com ela pra todo lado o dia todo) minhas cuticulas estao perfeitaaaas!!!! Hj em dia faço esmaltacao americana, o que ajuda mt na manutencao das cuticulas!!! Essa caneta é milagrosa! Juro!!! Disparado na frente na cera da granado!! Esse olinho nao acumula nadaaaaa! Hidrata horroreess, nao mela! É perfeitaaaaa!!!! Ja usei mt produto importado gente como por ex: oleos do mar morto, mas posso falar, nada se compara a esse oleo!!! Nunca mais vou tirar cuticula na minha vida, hj vejo como isso é lindo….. Cuticulas fundinha, nunca maissss!!!

  • Laila
    26 de junho de 2012 at 5:23

    Gentemmm…esses dias estava usando meus produtinhos de cuticula, incluindo minha canetinha amada, na frente das minhas amigas da facul!! Sabe o que eu tive que ouvir?? ” aff, pq vc fica passando isso na cuticula, mt mais facil tirar! Que futilidade, aposto que vc nem lava louça” dai eu respondi: ” lavo sim, mas uso luvas” nossa fui o motivo da zoacao, todas me achando super futil por cuidar das cuticulas! É mole?? Usar luvas é crime agora? O que elas nao sabem é que alem de preservar as cuticilas, usando luvas, protejemos as maos de todos os componentes no detergente, que super acaba com as maos!! Daqui 20, 30 anos elas com certeza estarao em clinicas esteticas fazendo tratamento nas maos cheias de manchinhas enquanto eu rio da cara delas com minha maos bem cuidadas!! Nada como previnir né galera! Quem trata bem agora, só colhera bons frutos no futuro!!! Entao vamos hidratar mt e nao podemos esquecer do protetor solar nas maosss!!! Afinal, nossas maos denunciam nossas idades!!!!!!

  • Irinéia
    26 de junho de 2012 at 14:18

    Acabei de receber minha caneta,até já apliquei, realmente parece ser mágica rsrs…estou super empolgada pois realmente já percebi a hidratação imediata. Parabéns!!!

  • Tati
    27 de junho de 2012 at 11:00

    Querida,

    Você acha que dá pra seguir esse mesmo ritual com as unhas dos pés? E o resultado?

    Beijos!

  • Silvia
    1 de julho de 2012 at 16:09

    Dani, parabéns! O que uma boa informação nos ajuda!!!

    Eu tinha esse amolecedor da Risqué e usava-o nas cutículas, mas mergulhava-as em água e era isso que vc falou – uma cutícula mole demais.
    Agora fiz as unhas usando esse método que vc expôs – elas ficaram lindas e as cutículas preservadas.

    Parabéns e obrigada!

  • Nathalia
    2 de julho de 2012 at 15:36

    Adorei o post, o assunto cutículas sempre me interessa. Já fazem dois anos que não tiro minhas cutículas, porém ainda sinto necessidade de tirar uma pelinha lá outra cá e tem também aqueles cantinhos duros, sem contar quando minha cutícula racha e eu entro em desespero.
    Hidrato toda hora e uso o Mira Cuticle uma vez por semana.
    Não sei o que fazer para elas ficarem bonitas sempre, tem sempre algo escapando onde não devia. Faço como você mas ao invés de usar um amolecedor de cutículas(usava antes) eu uso Bepantol e deu uma boa diferença na hidratação, porém ainda não é suficiente.
    O que devo fazer?????? Rssss.
    Beijos

  • Helene
    5 de julho de 2012 at 0:15

    Comprei hoje a caneta e estou louca pra começar a usar! Tenho unhas fracas, que quebram e desfolham. Minhas cutículas são finas, mas sempre tirei. Comprei a cera Granado e até uso às vezes. Mas ela não é prática. Estou com esperança de ficar com as unhas bonitas como as da Dani! Depois volto pra contar! Beijos

  • Aline Prates Pinto
    5 de julho de 2012 at 14:51

    oiiii Dani amei o seu site muito importante,rsrs.
    Tudo muito lindo!!!!!

  • Camila G
    5 de julho de 2012 at 19:17

    Dani… aquele secante da risqué tecnology que seca em 30 segundos nao serve pra isso nao ne?

    • Daniele
      5 de julho de 2012 at 20:22

      Para que? Hidratar?

  • Regina Stan
    9 de julho de 2012 at 13:34

    Funciona! Funciona! FUNCIONA!
    Conheci o blog no final de 2010 e desde então não tiro mais a cutícula. Agora elas estão fininhas! Claro que dá pra ver que tem, mas são tão fininhas… e minhas unhas estão até mais bonitas, mais fortes.
    Claro, a canetinha da Dani não sai do meu alcance hehe

  • Camila Fraga
    11 de julho de 2012 at 13:57

    Estou amando minhas unhas!!

    A caneta funciona mesmo!!! Nunca mais fiz as cutículas e elas estão bem pequenas, já indiquei pra todas minhas amigas e todas elas estão amando tbm!!

    A e sem falar q minhas unhas estão mais fortes, nunca mais escamaram.

    Olha a caneta da Dani foi a descoberta da minha vida!!

    Valeu Dani

  • thuany
    27 de julho de 2012 at 18:29

    huuum gostei eu comprei “unhas de pelucia” e tive que tirar minha cuticula a caneta funciona mesmo beijos&beijos

  • thuany
    27 de julho de 2012 at 18:30

    ooi

    • Brasil em Alta
      19 de junho de 2013 at 17:12

      Adorei muito as dicas, parabens !

  • Giovanna
    28 de julho de 2012 at 6:45

    Adorei o seu post, finalmente alguém no Brasil que concorda com o meu dermatologista. Tirar a cutícula danifica a raiz da unha e faz a unha crescer fraca, ondulada e quebradiça. Foi só depois de ter um problema sério nas unhas e consultar o meu dermatologista que eu parei com essa mania de tirar a cutícula. Desde então elas crescem melhor, mas estão precisando de uma boa hidratação. Adorei essa idéia da caneta e gostaria de saber se consigo encontrá-la aqui na Europa, ou nos EUA? Se não, tem como encomendar online e entregar aqui na Bélgica?
    Desde já agradeço pela atenção.

    Giovanna
    esmaltolatrasdecarteirinha.blogspot.com

  • Luana
    2 de agosto de 2012 at 16:49

    Olá
    Faz 2 dias que estou usando a caneta, e realmente da diferença… Estou sem esmalte tbm, mas ainda estou com cuticula grossa e ressecada… Muito interessante esse processo… A minha unica duvida é se pode passar base e esmalte normalmente depois de todo esse processo… Pois o óleo secante deve deixar a mão melecada e oleosa…
    Aguardo uma resposta…
    Obrigada…
    bjus

  • carol
    16 de julho de 2013 at 11:48

    o que e uma area preta perto da minha unha ???