68 Em Doctor UB

Doctor UB: Por que temos unhas?

Já fazia um tempo que eu queria, e muito, ter um espaço fixo aqui no UB para falar de saúde, cuidados, ou seja, mais a parte “de dentro para fora” das nossas unhas. Porque de nada adianta falar só de cores, moda e beleza se a saúde das unhas tá um caos ou se a gente não tem ideia quais são os problemas mais comuns, por exemplo, quais os sintomas e como tratar deles, certo? Fora a ideia de falar sobre saúde, também sentia muita curiosidade em alguns temas que só algum médico poderia me responder. Até que um Dr. apareceu e ele topou a ideia de ser…o Doctor UB! hehehe

O Dr. Alex Botsaris é clínico geral, escritor e leitor do UB! uhuhuh Além de ser super antenado: tem twitter, site, blog e, claro, manja MUITO de saúde. Baixei um livro escrito por ele e vale a pena a leitura, viu? Em nossos vários e-mails trocados, surgiram muitas ideias de pautas para o UB e fiquei muito animada com essa nova tag que acaba de nascer: deem as boas-vindas ao Doctor UB! 🙂

Escolhemos como primeira matéria um tema, ao primeiro ver, super óbvio: por que temos unhas? “Rá, rá, rá, Dani, até parece que eu não sei…(pensa…) é, por que temos mesmo? Pra pintar…e?” Pois bem, degustem o texto do Dr. Alex! 🙂

O esmalte está soltando, as bordas irregulares, vem aquele desconforto nos dedos e acende a luz vermelha que está no dia de cuidar das unhas. Elas estão tão presentes em nossas vidas desde que nascemos, que nunca pensamos porque estão ali. Mas quando nos fazemos perguntas como a do título do artigo, se abre uma nova realidade em nossa frente. Afinal de contas, o que colocou as unhas em nossos dedos? Tenho certeza que após as linhas abaixo, você irá olhar para seus dedos com mais orgulho e vai cuidar delas melhor ainda.

As unhas são consideradas estruturas derivadas da pele e surgiram há muito tempo no processo evolutivo das espécies animais. Segundo os estudos mais recentes de biologia evolutiva e antropologia, os primeiros animais a desenvolver estruturas que foram antepassados de nossas unhas foram os répteis. Estudos feitos em fósseis e achados de biólogos numa cobra que existe na América Central, mostram escamas se fundindo para formar estruturas semelhantes e unhas e garras. Na época dos dinossauros, a grande competição entre os répteis, dominantes então, fez com que as estruturas apendiculares à pele, como couraças, garras e espinhos se desenvolvessem muito, tanto para defesa, como armas de ataque.Mamíferos e aves, novas formas animais que evoluíram dos répteis, mantiveram as garras e outros elementos derivados da pele, considerando a sua importância para a sobrevivência das espécies. Das garras dos répteis vieram as garras de aves, cascos de mamíferos e as nossas unhas. Nos mamíferos encontramos exemplos onde as garras são principalmente armas de ataque – como felinos; elementos para locomoção  – as garras de macacos usadas para subir em árvores; ou proteção das patas, como os cascos de cavalos e vacas. Na espécie humana a houve uma grande diferença evolutiva em relação a outras espécies com a mudança da forma – ficando mais chata, arredondada e delicada, que distingue as unhas das garras animais.Para os humanos as unhas têm várias funções. Elas servem de proteção para a ponta dos dedos, já foram usadas como arma de defesa (quando humanos se confrontavam fisicamente com outros humanos), empregadas para eliminar parasitas de pele (de onde vem o hábito de se coçar), são ferramentas auxiliares para as mãos (quando usamos as unhas para manipular um objeto), e por fim, começaram a ter um papel decorativo.

Os dois fatores que mais influenciaram para nossas unhas ficarem com o aspecto que possuem nos dias de hoje foram a sua participação na mão como ferramenta de modificação de objetos e a aparência estética das mãos. Elas são a base de toda cadeia produtiva do homem, que, com sua habilidade manual construiu ferramentas e depois máquinas, chegando a sofisticação atual. Para isso as unhas precisavam estar perfeitamente adaptadas para manipulação de objetos. Com isso, por exemplo, o homem pode construir armas, e assim as unhas deixaram de ter tanta importância para defesa.

O segundo ponto é a questão estética. Depois da face, as mãos são a parte do corpo que mais chama a atenção das outras pessoas. À medida que o homem evolui socialmente e seus cuidados pessoais ficam mais sofisticados, surge uma preocupação com estética, e então uma das partes do corpo que essa preocupação predomina é nas mãos. Isso explica porque as evidências arqueológicas e históricas que os cuidados com as mãos, como a colocação de adornos como anéis é tão antiga que se perde na história da humanidade.

Da mesma forma as evidências do uso de decoração nas unhas, como elemento de embelezamento feminino é muito antigo. Não está nem definido em que civilização as unhas começaram a ser decoradas. Evidências de uso de tratamentos e decoração nas unhas existem na civilização egípcia, na Índia, e nos povos da mesopotâmia como os Sumérios e Babilônicos. Mas se considera a China o berço dos cuidados com as unhas. Além de muitos antigos os registros chineses são ricos e detalhados. Produtos a base de goma de acácia, resina de pinheiros, cera de abelhas, algas e clara de ovos, eram misturados com corantes naturais para fazer os esmaltes primitivos usados nessa época. Consta ainda que os chineses preferiam cores metálicas como prateado, bronze e dourado, e apenas nobres e altos funcionários do palácio tinham permissão para decorar as unhas

Da tradição indiana herdou-se o uso de óleo de cravo e de canela para reforçar as unhas, e o uso de henna como corante. Dos árabes, veio o uso de azeite, e provavelmente a goma da acácia, já que foi através deles que os chineses conheceram essa árvore. Os egípcios utilizavam um banho com ervas na ponta dos dedos para reforçar a unha e torna-la mais bonita e reluzente.

Na Europa haviam cuidados com as mãos e unhas de origem tradicional, mas o idéia de pintar as unhas foi trazida da China, junto com as primeiras maquiagens, por mercadores venezianos nos séculos XVI e XVII. A aplicação dos produtos era feita com pinceis de crina de camelos fabricados por árabes. Até o século XIX os avanços foram pequenos, com a incorporação de novas resinas que forneciam vernizes mais estáveis e brilhantes. Apenas no século XX é que a pintura das unhas começou a evoluir para um padrão como o que conhecemos atualmente.

Como as coisas nunca param de evoluir, e a decoração das mãos está cada vez ficando mais sofisticada, o céu é o limite para inovações no embelezamento das unhas, como podemos ver na foto abaixo. O importante é sempre lembrar que a beleza deve sempre estar acompanhada de saúde e funcionalidade. É nesse sentido que eu acredito que a decoração de unhas vai evoluir. Enquanto isso, cuide bem das suas unhas, porque elas representam toda a garra dos nossos antepassados que permitiu nossa espécie chegar até onde estamos hoje em dia.

Amei o texto com várias curiosidades da história das unhas! Achei uma ótima maneira de dar boas vindas ao Dr. Alex e também a essa seção!

  • E tem mais: se você tiver alguma dúvida sobre a saúde das suas unhas, é só mandar e-mail para [email protected] com o assunto “Doctor UB” que eu e o Dr. Alex vamos selecionar as mais legais e interessantes para postar aqui no “Doctor UB responde!”

 

Você também poderá gostar de

  • Estéfane
    25 de julho de 2011 at 23:41

    Ótima iniciativa, Dani!
    Acima de tudo a saúde!

    beijo

  • Emeline Bandeira
    25 de julho de 2011 at 23:43

    Adoro que o UB tb é cultura! Muito interessante saber a história da evolução das garras até nossas unhas. 😀
    Ah, aproveitando,… Qualquer hora você poderia fazer um post explicando o porquê de nomes de estilo de unha, tipo “Francesinha”, “Inglesinha”… Meu namorado já me perguntou várias vezes e eu nunca soube explicar… ;D
    Beijinho!

  • Vivian
    25 de julho de 2011 at 23:49

    Ótima idéia! Simplesmente adorei! *.*
    Confesso que não li o texto todo, mas como saúde me interessa em qualquer área, lerei amanhã.
    Sabe o que ia ser legal? Falar sobre como a alimentação influencia na aparencia no geral, mas dando enfoque para as unhas. Sou academica de Nutrição e essa parte é bem legal. #ficaadica 😉

  • @esmaltesdaminy
    25 de julho de 2011 at 23:54

    adorei!

  • Marcela Francis
    26 de julho de 2011 at 0:04

    Oh, o UB tá chique! 😀
    Gostei bastante do post! Muito bom, pois realmente tem gente que acha que unha é só pintar e tchau!
    Informação é sempre bem vinda!

  • Josi
    26 de julho de 2011 at 0:20

    Ótima matéria, amei como tudo por aqui,vou enlouquecer se não conseguir essas coleções,aqui em lages demora seculos pra chegar,bjs!!!

  • Fernanda
    26 de julho de 2011 at 0:20

    Seja bem vindo Doutor 🙂

  • Vanessa Barretto de Miranda
    26 de julho de 2011 at 0:50

    Muito legal essa postagem e essa nova seção em seu blog,falar da saúde das unhas e da importância das mesmas é fundamental num blog de unhas.
    Parabéns!!

    beijos

  • Julliana
    26 de julho de 2011 at 1:23

    Primeiro comment?

    Dani te acho DIVA!
    *_*
    Sempre com coisinhas tão interessantes!

  • Priscilla
    26 de julho de 2011 at 4:38

    Ahhhh que maravilha, adorei a nova tag!

  • Bianca
    26 de julho de 2011 at 7:23

    Ameeei 🙂

  • Isabele
    26 de julho de 2011 at 7:29

    Daniii!

    Parabéns pelo blog! Está cada vez melhor!

    Existem vários blogs de unha/esmalte, mas o unico completo é o seu! Falar de saúde é fundamental!

    Beijoos

  • Bruna Eliza Bertolucci
    26 de julho de 2011 at 9:26

    Uauuuuuuuuuu.. eu já sabia das funções das unhas né.. pq faço biologiaaaa.. adorei o post, mto interessante.. seja bem vindo Dr!!!!

  • Simone
    26 de julho de 2011 at 9:31

    Gostei do artigo! da história das unhas… mas e a saúde de dentro pra fora das unhas?? kd? espero novos artigos a respeito da alimentação e outros cuidados q devemos ter com as unhas.
    bjs SEJA BEM-VINDO DR.UB!!!!!

    • Daniele
      26 de julho de 2011 at 11:22

      Eita Simone, esse foi o primeiro artigo! Calma aí fia! kkkkkk

  • claudia
    26 de julho de 2011 at 9:37

    Parabéns! amei a materia assim como tudo o que vc publica, sempre tiro proveito das matérias

    bjs

  • Suéllen
    26 de julho de 2011 at 9:49

    Oii ..
    Sou nova leitora e fã da UB o/
    Esse é o blog de unhas mais dissertativo que encontrei!
    Daniele é muito booom ver como você se preocupa com questões que as vezes passam batido. Isso prova que este não é um simples blog de unhas bonitas e sim um portal de conhecimento e reflexão 😉
    Já entrei no site do Douctor UB e já peguei umas dicas sobre cogumelos (haha!).
    Beijoos e
    I’ sz UB ! ;*

  • [email protected]
    26 de julho de 2011 at 10:18

    Nossa que maravilha poder contar com um Dr. para sanar nossas dúvidas. ADOREI
    Dr. Alex seja muito bem vindo.

    bjss

  • Michely Cavalcante
    26 de julho de 2011 at 10:18

    Adorei a nova tag Dani 🙂
    UB também é cultura! rsrs
    Bjsss

  • Isabella
    26 de julho de 2011 at 10:24

    Na minha opnião, essa é apartir de agora a melhor tag do blog. Acompanho diariamente vários blogs, e é muito bom quanto as “blogueiras” se preocupam não só com o aspecto superficial, mas também com o conteúdo que seus leitores adquirem.

    Dani, está de parabéns!

  • Jacque
    26 de julho de 2011 at 10:35

    Nossa, adorei essa nova coluna….parabéns pela iniciativa e boas vindas ao Dr. Alex…

  • Luciana Petrópolis RJ
    26 de julho de 2011 at 10:38

    Muuuito legal esse post Dani, adorei 😉
    =***

  • Natália Sérvolo
    26 de julho de 2011 at 10:50

    Nossa, adorei a idéia. Parabéns Dani, por mais uma vez nos surpreender trazendo uma novidade que vai ser muito bem aceita e útil. Dr. Alex, seja bem vindo!

  • Mari Vasconi
    26 de julho de 2011 at 11:01

    Bem vindo! Adorei o texto!!! Espero ver mais do Doctor UB!

    Beijos!

  • Lizzie - Esmalte Sempre
    26 de julho de 2011 at 11:11

    Ótima parceria Dani. Já conheço há muitos anos a emocionante história do livro. Seja bem -vindo Dr. Botsaris.

    Abçs, Lizzie.

  • Yana
    26 de julho de 2011 at 12:03

    Adorei o post, e tbm tinha certeza que era por defesa!! Mas o papel decorativo que é maravilha ne! kkkkkkkkkk =****

  • Simone
    26 de julho de 2011 at 12:20

    Olá Dani! Falando sobre outro assunto… Existe prazo de validade para os esmaltes???? Eu sempre fico pensando se algum esmalte meu está velho ou sei lá estragado!!! pode parecer bobeira, mas tenho vários e nem sempre dá tempo de usar todos… Me responda Dani!!! Please!!!
    bjs

  • Angélica Oliveira
    26 de julho de 2011 at 12:24

    Impressionada com o texto! Mandou muito bem o Dr UB!. Eu tinha uma ideia sobre as unhas, e nao estava enganada, sao garras involuídas. Mas a explicaçao dele me ensinou muitas coisas!

    Parabéns Dani e Parabéns Alex!!

  • Carol Immortal
    26 de julho de 2011 at 12:27

    Amei a iniciativa Dani….

    Que venham mtos e mtos posts falando de saúde das unhas…

    Seja bem vindo Doctor UB!!!!!!!

    Bjão Dani!!!

  • Alexandra
    26 de julho de 2011 at 12:41

    Dani, deixa eu tirar uma dúvida que não tem nada a ver com o post?
    Eu finalmente comprei meu Azulle da Ludurana. Porém, ele é mais claro do que aquele que você mostrou aqui e, ao invés de dois L’s, ele tem dois Z’s.
    AZZULE e não AZULLE.
    Juro que não tou ficando maluca ahaha. Certeza absoluta que é da Ludurana.Comprei na Sumirê da Teodoro Sampaio.
    Alguma explicação?
    Bjos.

  • Jordana
    26 de julho de 2011 at 12:49

    Super Tudo esse texto!
    Bem vindo o Dr. UB,é por isso que gosto tanto desse blog, além de nos divertimos, temos informação de qualidade e procedência!
    Abraços e sucessos

  • Isabela Fernandes
    26 de julho de 2011 at 12:59

    Achei super lega a matéria.. a antropologia das unhas.. muito legal !
    E os cuidados de dentro para fora é super importante também, como estou me formando em Nutrição, sei de tal importância e será muito interessante essa abordagem.

    Parabéns!

    Dr. super bem vindo !

    • Vivian
      26 de julho de 2011 at 20:17

      Olha uma colega de profissão! Que lindo! *.*
      hsuahhusuahsuahhasu.

  • Bruna H.
    26 de julho de 2011 at 13:18

    Adoreii a inciativa Dani! Não adianta a gente ter esmaltes lindos e divos mas não cuidar da saúde das nossas unhas que amamos tanto né?
    Sem falar nas imagens, muiito legal *-*

  • Daiana Melo
    26 de julho de 2011 at 13:31

    NOssa que legal!! tbm gostei

    tava conversando cm uma amiga da faculdade e dai ela me mostrou uma m,ateria q dzia q esmaltes ao longo do tempo causavam cancer esmaltes brasileiros sabe? saiu ate os nomes na materia fizeram testes e tudo!! mas era de um site nao mt confiavel e entao fiquei na duvida!

    mas seria uma boa pedida pra um proximo post como esse

    bjos

  • Ju Silva
    26 de julho de 2011 at 13:43

    Pôxa Dani, seu Bolg é de longe o mais sério e profissional dos inúmeros blogs de unhas e esmaltes que dou uma espiada.

    Parabéns mesmo, a você e ao Dr. UB! 🙂 Como sugestão, gostaria ver um artigo sobre os famigerados fungos que pegamos nas unhas. Volta e meia estou na dermato para me livrar de fungos nas unhas dos pés…

    Beijos.

  • Ana
    26 de julho de 2011 at 14:29

    Muito boa iniciativa Dani!
    Parabéns pelo seu blog cada dia mais completo.

    E boas vindas para o doctor UB! aguardando por mais

    beijos.

  • Bárbara
    26 de julho de 2011 at 14:31

    Ameeeiiii..UB tb é cultura!!!!! hehehe Agora meu namorado não vai mais poder dizer q eu só entro em blogs fúteis (não q eu ache) hauhauhau

    Quero ver as swatches das outras novas coleções da Risquééé!!! Pra escolher antes e não gastar rios de $ c om esmalte huahuahuau Seeempre vejo as suas swathes antes de comprar um vidrino novo (;

  • Maiara
    26 de julho de 2011 at 14:53

    adorei o post Dani! muito sucesso viu? :*

  • Joyce
    26 de julho de 2011 at 15:21

    Nossa, Dani!
    Informação é tudo! Ainda mais com embasamento científico! Adorei! Parabéns pela iniciativa! Torna seu blog cada vez mais interessante, em todos os aspectos!
    Beijos e boas vindas ao Dr. Alex! 🙂

  • Angela
    26 de julho de 2011 at 15:39

    Boa tarde!

    Dani, sempre vejo seu blog e ADORO!
    Hoje adorei mais ainda ao ver este post falando não só da “beleza”, mas da saúde das unhas tbm!
    Muito bom focar tbm nisso!

    Parabéns, seu blog é lindo, suas dicas ótimas e o carinho que vc tem com as leitoras tbm!

    Beijos!
    Obs.: e continue sempre tendo iniciativas boas assim, que terá ainda mais sucesso!

  • Aldenize Pereira
    26 de julho de 2011 at 17:19

    Seja muito bem vindo Dr. UB! E obrigada Dani por mais essa iniciativa brilhante, como já falaram, a saúde das mãos, unhas e cutículas deve vir em primeiro lugar.
    Parabéns!

  • Juliana
    26 de julho de 2011 at 18:29

    Excelente matéria.

  • Babi
    26 de julho de 2011 at 20:34

    Amei a idéia!!!!

    Amei o texto!

    *-*

    Só vc pra fazer isso né? rs

    bjoks

  • amanda
    26 de julho de 2011 at 20:52

    Parabéns pela iniciativa.

  • Ana Paula
    26 de julho de 2011 at 20:56

    Ótimo Artigo!
    Boas Vindas ao Dr. UB

  • Grazy Alexandre
    26 de julho de 2011 at 21:08

    Boa noite Dani!

    Amo seu blog e seus esmaltes!!! rsrs

    Adoro comprar as novidades que você posta pra gente, porém tem sido um pouquinho difícil achar as novidades :(. Pra você ter ideia ainda não consegui comprar algumas cores da coleção da isabeli Fontana. (Continuarei procurando) rsrs.
    Achei muitoo legal a ideia do Doctor Ub, muito bom termos as mãos e unhas impecaveis não só nas cores e no acabamento mas também na saúde!

    Parabéns pelo blog Dani!

    Continue sempre nos dando dicas, adoooro! hehe

    Aaah, amei as cores novas da Risque, quero tooodas! *-*

    Beijoos 🙂

  • Amanda Duarte
    26 de julho de 2011 at 21:32

    Ameei a seção! Foi uma idéia ótima, porque unhas bonitas são acima de tudo unhas saudáveis!!
    O artigo foi muito esclarecedor. Sabe que eu nunca tinha pensado nisso? Mas se alguém me perguntar agora vou saber responder! hahahahaha

    esmaltistas.blogspot.com

  • kassandra
    26 de julho de 2011 at 23:09

    Adorei essa nova parte Doctor UB,perfeito!Acompanho sempre e agora mais ainda!!!Bjuuss!!

  • Laís
    27 de julho de 2011 at 2:02

    Amei essa nova tag, Dani! <3
    Fiquei muito feliz em vê-la aqui. Quero fazer medicina, então, falou em saúde, biologia, cuidados, etc, minhas “orelhinhas já levantam”. hehe

    Muito legal, porque né, não é só de moda que vivemos.

  • Verônica
    27 de julho de 2011 at 10:09

    Que legal issa história!

  • Cecília
    27 de julho de 2011 at 11:57

    Sou leitora do UB há algum tempo e hoje fiquei duplamente grata ao ler a matéria. Primeiro pela iniciativa da coluna Doutor UB e depois ao constatar quem está colaborando nessa parceria. Tive o prazer de conhecer e trabalhar com o Dr. Alex Botsaris. Parabéns por incluir algo mais, além de tendências, no UB e por contar com um profissional como o Dr. Alex nessa parceria !

  • Thata
    27 de julho de 2011 at 14:34

    Adorei essa matéria! Realmente parece uma coisa óbvia, mas a gente nunca para para pensar nisso. Achei muito interessante a história da origem dos cuidados com as unhas. Para mim, um dos pontos principais foi o Dr. Botsaris ressaltar que “o importante é sempre lembrar que a beleza deve sempre estar acompanhada de saúde e funcionalidade”, e penso que este princípio deve ser aplicado não s´as unhas, mas a todo corpo!

    Muito legal! Parabéns Dani, e bem-vindo DOCTOR UB!!!

  • Eva
    27 de julho de 2011 at 14:54

    Ameiii Dani!
    Adorei o texto… super gostoso de ler… e me emocionei no final… é verdade, temos que cuidar mais das nossas garras né rsrss

    Sem contar que o doctor é bonitón né amiga? Uiii rsrss

  • Cristina - RS
    27 de julho de 2011 at 21:04

    Dani!

    Parabéns por esta nova seção! Vou adorar!!!

    Dr. UB!

    Seja bem vindo!!!

    🙂

  • Danyellen
    27 de julho de 2011 at 23:18

    Gostei da idéia, Dani!
    Mt legal o post!

  • marisa
    28 de julho de 2011 at 18:21

    Sobre unhas com problemas: o que signficam as manchas brancas ou amareladas nas unhas das mãos?

  • Evelyn
    28 de julho de 2011 at 21:20

    Adorei a ideia tambem. É lindo e maravilhoso pintar/decorar as unhas, mas para ficarem lindas de verdade temos que cuidar da saude.
    Adorei 😉

  • Marina*
    28 de julho de 2011 at 23:06

    Bem- Vindo Dr ! =)

  • camille
    30 de julho de 2011 at 19:19

    dani, sugiro um post com combinações “descombinadas” de esmalte. explico: sabe o jeito que a paola gavazzi esmalta sempre as unhas? quatro de uma cor e outra diferente (em geral, diferentona, com brilho, etc). gosto muito da ideia, mas vivo meio preocupada em saber o que combina, tenho medo de ficar cafona. Bom, fica a dica. Bju!

  • Chris Anelise
    30 de julho de 2011 at 22:52

    Também servem de equilíbrio, as unhas, quero dizer.Bom, é isso o que eu já estudei no meu livro de biologia.hahah

  • Luísa
    31 de julho de 2011 at 0:09

    Adorei a ideia!
    O Dr. Alex vai acrescentar muitas informações, tenho certeza!
    E adorei o fato dele ser especialista na MTC, sou super apaixonada e ele poderia associar as informações!

  • JUH
    31 de julho de 2011 at 2:12

    Adorei esse novo tag!! parabéns pela parceria!

    bJUh

    http://naosoudanobreza.blogspot.com/

  • Marina Rodrigues
    31 de julho de 2011 at 14:16

    Oi, Dani!
    Parabéns pela iniciativa do DoctorUB, amei! 🙂
    Sou uma ex-roedora de unhas reabilitada com sucesso há pouco mais de 3 anos e amo esmaltes, mas minhas unhas ainda são muito fraquinhas… Estou louca pra aprender mais coisas com essa nova tag.
    Beijos!

  • Fabiana
    31 de julho de 2011 at 17:20

    Adorei o site e a matéria o Dr. Alex chegou com tudo! Essa é a minha primeira visita no site e estou amando!

  • Lu
    9 de agosto de 2011 at 12:38

    Nossaa muitoo bom!! Seja Bem vindo Doctor UB, muito bom, esse blog eh um dos mais completinhos qnto a cores, dicas e completamente atualizado. Sugiro para o Doctor UB a questao das cuticulas, o pq nao tira-las, qual a funcao delas do ponto de vista medico, apesar da Dani ja ter postado sobre esse assunto, seria mtuu legal termos um argumento medico neh?!!?!?!?

  • Lucélia Santos
    4 de junho de 2012 at 2:37

    Olá, gostaria de saber como fazemos para combater micose de unha. Pois li tudo a respeito do que disse das unhas e adorei. Muito obrigada pela atenção.

  • Flavinha
    12 de julho de 2013 at 22:01

    Quando minha unha do polegar “caiu” eu vi qual era a necessidade da unha… eu não conseguia nem apertar o botão do controle remoto da garagem, não conseguia abrir diversas coisas.