58 Em Doctor UB/ Tratamentos e Cuidados

Doctor UB: Manchas brancas nas unhas: evite, trate e cuide!

E olha quem tá de volta! O Doctor UB hoje traz uma matéria muito bacana sobre as manchas brancas nas unhas! Quem aí já olhou para as unhas e ficou se perguntando o que seriam aquelas manchinhas brancas chatas que surgiam do nada? o/ Pois é, as manchas não querem dizer que você vai ganhar dinheiro ou qualquer coisa do tipo…é questão de saúde e cuidados!! No final do texto dou um depoimento meu pois, depois que li o texto do Dr. Alex Botsaris, só concretizou o que eu suspeitava sobre manchinhas nas unhas! Vamos ao texto? :) Vale a pena a leitura, hein??

Por isso o fósforo de crianças é muito mais alto que de adultos, fator que reduz a deposição de cálcio na pele e poderia participar da gênese das manchas. No caso dos idosos a explicação seria a redução do pool de cálcio no organismo, que ocorre na terceira idade, e isso coincide com a maior incidência das manchas em mulheres, que tem menos massa óssea que homens.

Além do cálcio, outros minerais têm se mostrado importantes para as unhas, em particular o zinco e o silício – podendo a sua deficiência se associar a fragilidade e manchas. Ambos são conhecidos fatores importantes para o metabolismo da derme (parte profunda da pele, que fica abaixo da matriz da unha). É provável que sua influência para a unha relacione-se com isso, considerando que a derme é base onde se estrutura a matriz ungueal. Ou seja, empregando de novo a analogia da parede de tijolos, zinco e silício ajudam a formar os alicerces da parede. Na falta de bons alicerces, o terreno cede e os tijolos se desalinham, levando as alterações das unhas.

Há ainda um derradeiro fator que vem sendo apontado como importante por alguns especialistas, que é a qualidade e a quantidade do fluxo sanguíneo na derme, logo abaixo da matriz da unha. Alterações das unhas observadas em diversas doenças sistêmicas, como anemia, insuficiência cardíaca e enfisema pulmonar, são atribuídas a redução do fluxo sanguíneo, ou ainda aporte insuficiente de nutrientes associado a congentão nos pequenos vasos da pele. Esse seria também mais uma das causas da leuconíquia focal em idosos, que têm uma redução significativa da perfusão de sangue nas extremidades.

Uma quantidade significativa de medicamentos, incluindo antibióticos, antineoplásicos entre outros podem causar diferentes tipos de descoloração das unhas, inclusive as manchas brancas. Micoses e outras doenças da pele que afetam as unhas também são responsáveis por alguns casos. Assim vale sempre ver um dermatologista para afastar esses problemas, caso surjam manchas anormais que não melhorem com nada, na sua unha.

 

MASSAGEANDO OS DEDOS E AS UNHAS

Essa série de massagens, faz com que as unhas cresçam fortes e saudáveis, eliminando o stress e estimulando o organismo.

1) A massagem da unha e ponta dos dedos apesar de ser simples deve ser feita com suavidade e o resultado é surpreendente.

O primeiro movimento é uma imitação do estímulo que animais fazem ao afiar as unhas. Através do processo de evolução das espécies, esse estímulo tem funcionado como um sinalizador que avisa o organismo que as unhas devem crescer fortes e compactas.

Empurrando com um dedo, pressionando suavemente a ponta do dedo massageado, deslize-o no sentido para onde a unha cresce (de dentro para fora), deixando a ponta da unha correr ao longo de todo comprimento do dedo que massageia (como se estivesse coçando o dedo).

2) O segundo movimento de massagem é comprimindo a ponta do dedo massageado. Entre o polegar e o dedo médio da outra mão coloque uma pressão média, à medida que o indicador escorrega até a ponta da unha. No momento que ele termina de deslizar na unha por chegar ao limite do seu comprimento, solta-se subitamente, gerando uma sensação de vibração no dedo massageado.

3) O terceiro movimento se inicia numa posição semelhante ao segundo, com a unha massageada sendo pressionada pelo indicador e polegar da outra mão, mas nesse caso o indicador não desliza. Ele se limita a pressionar progressivamente e depois relaxar a pressão também lenta e progressivamente sobre a unha.

Repita cada movimento 10 vezes, em cada unha/dedo. Esses movimentos de massagem podem ser aplicados todos os dias pela própria pessoa, para prevenir e tratar o estresse da ponta dos dedos.

Veja o vídeo demonstrativo das massagens:

ESMALTE: Summer Queen, Fina Flor
Pois bem, em meu passado de “serial killer de cutículas” (clique aqui para ler minha história) eu tinha t-o-d-a-s as unhas com manchinhas! Sério, tinha bolinha, risquinhos, eram quase nuvens. E aquilo que incomodava, sabe? Quando eu queria passar um branquinho ficava aquelas coisinhas por baixo, era estranho e feio. Até então o dia que resolvi parar de cortar e tcharaannnn! Um belo dia eu apenas me perguntei: “ué, cadê as manchinhas?” Sério, foi algo tão natural e espontâneo que nem vi as benditas aparecem mais! Ou seja, no meu caso, era só e totalmente devido aos traumas constantes nas cutículas (a.k.a bifes e mais bifes) Hoje minhas unhas são “limpinhas” sem nenhuma manchinha pra contar história :)

  • Gostaram do texto meninas? Obrigada, Dr. UB!, salvando nossas unhas! Até a próxima!

Você também poderá gostar de

  • Laizinha Nunes
    1 de setembro de 2013 at 23:05

    olá td bem Estou com a unhas grande e toda quadradinha, mas cheia de manchinas brancas, como se estivesse francesinha ja fais 7 més isto o que sera ja tomeii remedio manipulado e ñ melhoro o que eu fasso bjusss

  • Rosária
    23 de julho de 2013 at 13:12

    Nossa!!!Esse site é bom demais!
    Parabéns a autora!

  • Rosária
    23 de julho de 2013 at 13:10

    Nossa!Este site é bom demais!
    Parabéns a autora!

  • giovana
    27 de junho de 2013 at 12:03

    Oii Dani, amei seu post <3 ,eh muito legal
    o assunto eh eu tenho manchinhas brancas
    nas unhas, e aqui em casa ão tem azeite,
    é essencial o uso do azeite ou pode ser
    com outra coisa ,tipo:óleo.
    Obg

  • julia andrade freitas mel
    18 de maio de 2013 at 20:09

    amei as dicas dani muito obrigada

  • Juliana
    23 de junho de 2012 at 10:53

    Adorei as dicas, Dani.

  • benedita
    6 de junho de 2012 at 0:19

    nossa que legal as dicas…
    pois tb tenho manchas nas unhas e elas tb quebram com facilidade em horizontal.
    obrigada
    Att.

  • Bianca, the nail polishes' girlfriend
    9 de março de 2012 at 18:36

    dani,não sei o q eu faço mais!
    não tiro mais cutículas a um booom tempoo só hidratando com a cera da granado, o bepantol,o mira cuticle,da avon…!
    mas as manchiinhas ainda estão lá firmes fortes e até agoora vitoriosas!! o q mais me incomoda é q, por exemplo, as unhas do dedo mindinho são totalmente livres de manchinhas!enquanto a do dedão,do dedo do meio e as do indicador continuam com manchinhas no mínimo duas em cada unha!
    tbm só lavo a louça de luva,deixo minhas unhas sem esmaltes por no mínimo 1 dia e como eu já disse, tenho td dia aquele ritual de hidratar as cutículas e mãos!
    boom ,fora o assunto das manchinhas enjoadas,eu queria dar os parabéns denovo pra vc !seu blog é mara!!! estou tendo ótimos resultados depoiis de parar de tirar as cutículas( tanto das mãos quanto do pés) e minha mãe tbm aderiu a dica ! ela sempre tirava OS BIFES e o acabamento ficava feio,ela borrava o esmalte td pq doía se ela enscostasse o palitinho na cutícula mas agora a cutícula dela está miúda! bjs e xaau!

  • beatriz
    31 de outubro de 2011 at 9:55

    minha mãe tem manchinhas brancas em todas as unhas o que ela tem que fazer?

    • Bruna
      30 de junho de 2013 at 15:48

      Até onde sei, essas manchinhas aparecem devido a falta de vitamina. Por isso devemos sempre nos alimentarmos bem… para que além do nosso organismo as unhas tbm fiquem bem saudavéis!

  • patriciarv
    1 de outubro de 2011 at 2:35

    Muito útil e esclarecedor o texto, Dani! Parabéns pela preocupação com a saúde das unhas, e cuidado em publicar textos deste tipo.

  • alyne
    4 de setembro de 2011 at 16:18

    onde eu acho esse adesivo para colocar no teclado? tudo bem que o meu é um netbook, mas nem para teclado comum estou achando… tem algum nome específico?

  • alyne
    4 de setembro de 2011 at 16:18

    onde eu acho esse adesivo para colocar no teclado? tudo bem que o meu é um netbook, mas nem para teclado comum estou achando… tem algum nome específico?