40 Em Unha Bonita

As cores para o Dia dos Namorados :: combinações, vídeo para fazer francesinha e o que você deve usar no dia dos apaixonados

Mais importante do que escolher uma cor bacana
para esse dia apaixonante, é saber o que
cada uma delas significa e o que elas podem trazer
para você e para seu amado

Olá gatas! Cá estou eu! Trago muitas cores para vocês poderem escolher à vontade qual usar para comemorar com seu amor.  E engana-se que tá pensando que só vou mostrar rosinhas, vermelhos e branquinhos. No no! 🙂 Meninas, mostrarei muitas, muuitas cores e, além disso, o que cada uma delas significa e o que pode influenciar na grande noite. hehehe Logo no início eu já pensei: farei combinações para as meninas para que elas escolham uma coisa bacana para as mãos e para os pés. E para quem questione algo do tipo: “mas tá frio! Quem vai usar sandália ou reparar nos pés?!” Você e ele, claro! 🙂 Amanhã é o dia de que cada detalhe faz a diferença! Fiz as combinações de acordo com as cores e é claro que a variação de uma cor diferente nos pés ou nas mãos, combinadas com uma mais básica é o que vale. O importante é você se preparar com carinho e ficar toda linda para amanhã! Vamos às cores!

Amarelo A cor do sol é compreensiva e inspiradora, ela ilumina. Em uma vibração mais positiva, ela remete ao conhecimento e sabedoria. Seus atributos são a razão e a lógica e deles partem a capacidade de decisão. O amarelo também causa efeitos físicos, como por exemplo, reforça o sistema nervoso, inclusive o coração, facilitando a circulação. Embora o amarelo seja uma cor que estimule o cérebro e as faculdades mentais, não é recomendável para qualquer pessoa que tenha doenças mentais ou neuroses graves.


Não tenho muitos tons de amarelo, para não falar nenhum tenho um amarelo-ovo, que comprei pra fazer misturinha, da marca Hits. Vendo pelo lado bonito e clássico do mundo dos esmaltes, eu escolheria a cor sim, mas se optasse por algo dourado. No pé, usei o Anel de Ouro, da Colorama e nas mãos, um combinação de Ubatuba da Dote junto com o Baunilha da Colorama. Ótimo para quem quer ser discreto. Já que a cor é estimulante, meninas, podem ir de dourado que ele vai amar! 🙂

Azul Uma cor fria,  traz quietude e confiança. É ligada ao dever, beleza e habilidade. A serinidade dessa cor traz paz, confiança, sentimentos curativos e relaxantes. A fluidez e força serena são traços atraentes do azul e provocam admiração por parte das outras pessoas. Fantasiosa, estimula os devaneios. Possui efeito tranquilizante e relaxante. Essa cor não é recomendada para melancolia e depressão.

Faz pouco tempo que comecei a usar esmaltes azuis. Mas não é pelo pouco tempo que eu não possa já estar apaixonada pelo tom. Azul é lindo e me remete realmente a paz, frio e é ideal para o inverno. Uma cor chique e única. Dou preferências para os azuis marinho e, com leves brilhos, como é o caso do Marinho, da Colorama, minha paixão! Usei duas camadas na mão. Para os pés, queria dar um contraste na nuance da cor, e usei o Sereno, da Passe Nati. Tive que usar três camadas para dar uma boa cobertura; ele é muito transparente e fluído. Portanto, você que quer dar uma de mulher moderna com visual chique e elegante, sem apelar, use o azul amanhã 🙂  E você que tá sem namorado, por favor, nada de azul amanhã! 🙂

Branco A cor branca é associada à limpeza, pureza, inocência e paz. O branco reflete todas as cores e no verão, é a cor que refresca.
Para mim, branco é cor de mão de menina-chique; ou aquela cor que vai bem com tudo, em qualquer estação. Chique, elegante, romântica e casual, a cor branca é meu xodó. Sempre usei branco e de todos os tipos: transparentes, ultra-cremosos, cintilantes, perolados e outros. Minha coleção, há alguns anos, só tinha brancos! Agora, eles dividem espaço com os outros irmãozinhos coloridos. As variações do brancos são daqueles que possuem um glow (brilho) de uma cor diferente, como é o caso do Grace, da Colorama, que escolhi para os pés, juntamente com duas camadas de Paris, da Risqué, esse podendo ser substituído pelo França ou Leite de Coco, da Colorama. Além de usar o branco total, eu sempre adorei francesinha e acho que para o Dia dos Namorados, é a unha que muitas vão escolher. Por isso, fiz um videozinho rápido para mostrar como eu faço francesinha de um modo rápido e fácil:

Vale também você usar a cor que quiser nas pontinhas, ou combinar uma francesinha clássica (branca) com as unhas dos pés dourado, rosa ou vermelho.

Azul-Turquesa A cor estimula as pessoas demonstrarem interesse por você e expressa uma personalidade revigorante. Ajuda a clarear os pensamentos e sentimentos, produz clareza em sua comunicação. Se você gosta de usar essa cor, seja nas roupas, como nas unhas, significa que você quer ser visto como portador de jovialidade e vivacidade.

O azul-bebê é também outra novidade para mim. É uma cor meiga, fofa e bonita. Sabe aquele lápis de cor verde-água que todo mundo queria usar o seu e você não deixava porque era seu preferido da caixa (o meu, pelo menos era!)?? Essa é a cor turquesa, que fica linda nas unhas e é, no mínimo, ousada sendo ao mesmo tempo, clássica. Nas mãos, usei duas camadas de Turquesa, da Big Universo e nos pés, quatro camadas de Acqua Marine, da Max Beauty. Mentalizo que deva ficar muito fofo se você usar o turquesa nos pés e uma francesinha clássica nas mãos.

Magenta Se você veste roupas dessa cor,  quer dizer que você gera sentimentos de suavidade, afetuosidade e docilidade. Estimula a afeição e sentimentos como amor e compaixão. Por possuir vermelho na cor, o magenta transmite também uma mensagem sexual poderosa, que pode ser manipuladora em um nível sutil. Se você se veste e/ou pinta as unhas com essa cor, você está querenno expressar sua sensualidade.

Rosa é minha nova paixão. O magenta puro, como o Marilyn da Impala, que usei nas mãos transmite muito feminilidade e delicadeza. Se você nunca usou a tonalidade, dou um conselho: comece agora! Você irá se apaixonar! E seu namorado também. Homem ama tons rosados nas mãos das amadas (pelo menos grande parte deles). A cor Barbie, ao mesmo tempo que é delicada e meiga, é explosiva e sensual ao extremo. Para um contrate com o mesmo tom nos pés, indico duas opções: Sexy, da Colorama (dedão) ou Energia, da Risqué (segundo dedo do pé) Se preferir, opte por uma francesinha rosa nas mãos e um tom rosado claro nos pés, como o Energia.

Marrom A cor marrom está associada com terra e estabilidade. Para obter essa cor, precisa-se misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. O marrom é uma cor envolvida com o enraizamento e a criação de fundações firmes para o futuro (semelhante ao lado positivo do vermelho). Ele também contém a qualidade poderosa do preto, no que se refere à autoridade, à confiança interior e à auto-afirmação. Uma pessoa que gosta de vestir-se com marrom por certo é extremamente dedicada e comprometida com seu trabalho, sua família e seus amigos. No lado positivo, essas pessoas são práticas e materialistas na vida, mas em seu aspecto negativo elas podem ser profundamente inseguras e instáveis. A cor marrom gera organização e constância, especialmente nas responsabilidades do cotidiano. As pessoas que gostam de usar essa cor são capazes de ir “à raiz das coisas” e lidar com questões complicadas de forma simples e direta. Elas não são pessoas “insensatas”.

Cor típica de inverno, o marrom é uma boa escolha para esses dias frios e porque não, para o Dia dos Namorados? Escolhi o Guarapari, da Dote para as mãos, que é muito parecido com o Chocolate Trufado da Colorama, por não ser cremoso e sim, com leves e discretas partículas de brillho dourado que ao sol, dão um tom lindo a essa cor. Nos pés, usei um marrom cremoso, o Chocolate Quente, da Risqué. É cor de chocolate mesmo e fica ótimo pra quem tem esse bronze transparente igual a mim. rs Agora me veio à mente esse seguinte duo: marrom perolado nas mãos, como o Chocolate Quente ou Guarapari e nos pés um vermelho fechado, puxado para o terra – ou vice-versa. Fica lindo.

Preto Por mais que na maioria das sociedades ocidentais, o preto é quase sempre a cor da morte, luto, dor. Geralmente, é a cor usada por pessoas classificadas como rebeldes. É a cor usada pelos homens de negócio, policiais, padres e isso reflete poder e autoridade. O preto é percebido como escuro e misterioso e também pode significar sexo. Porém, essa cor também é usada pelas pessoas que preferem parecer tradicionais e responsáveis.

Já usei muito esmalte preto e não acho que eu seja rebelde! Rs Pelo contrário, eu apenas acho linda essa cor em unhas curtas. Geralmente os homens ficam olhando meio torto para essa cor nas unhas mas como nada pode generalizado, aqui está a opção que vocês podem usar: Brilho da Noite, Colorama nas mãos, com leves brilhinhos prata para quebrar o tom puro da cor preta e nos pés, preto puro, com o Preto Sépia da Risqué. Briho da Noite das mãos e mais algum vermelho tipo Luxo da Colorama nos pés também fica lindo.

Violeta O uso de roupas violeta gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima. Essa é a cor usada pelos sacerdotes católicos para refletir santidade e humildade. Em virtude da sua riqueza, ela também está associada com o monarca, a extravagância e a prosperidade. Muitos artistas preferem essa cor para suas roupas, talvez por causa das suas qualidades espirituais ou criativas.

A cor é chique, para o inverno (ou não), clássica e moderna. Dos roxos mais claros (lilás) até os mais escuros, optei pelos dois extremos: mãos com o Noite de Gala da Colorama e pés com Audrey, da Impala. Ficou fofo. Se acompanhado com uma francesinha nas mãos e Audrey ainda nos pés, fica lindo e clássico.

Laranja Uma cor revigorante e estimulante, não chega a ter o mesmo dinamismo do vermelho. Se você gosta de usar roupas de cor laranja, você pode ter traços corajosos e aventureiros e demonstra entusiasmo e zelo em qualquer coisa que faça, mesmo que isso consuma toda sua energia. Pessoas que gostam dessa cor são afirmativas e gostar de rir e fazer outras pessoas rirem. O uso dessa cor no vestuário, unhas e acessórios também estimula a conversação e o senso de humor.

Assim como o amarelo, eu nunca fui fã de esmalte laranja, tanto que só tenho um, em sua cor pura e nunca usei. Para tornar a cor bonita, optei por um coral, que é um laranja avermelhado nos pés, o Salto Alto, da Colorama e nas mãos, o laranjinha fofo e dourado da Impala, o Brigitte. Para quem gosta de vermelhos abertos, se usado nos pés ou nas mãos, intercale com um tom mais neutro, como o próprio Salto Alto ou Coral, da Colorama.

Verde A cor ajuda as pessoas a criarem um ambiente equilibrado, suavizante e calmo a sua volta. Símbolo de harmonia e equilíbrio, o verde quando nas roupas, tende a refletir tipos convencionais, pessoas que gostem de ater-se ao que é certo e é justo e que, por serem mais discretas, preferem não sobressair numa multidão. Quem gosta de verde, gosta também de natureza e da segurança que ela traz.

Minha coleção de verdes é bem modesta. Tenho ao todo, uns 6 vidrinhos apenas. Nunca havia usado nenhum, exceto o Show, da Risqué, que considero um verde um pouco azulado e optei por usar nessa combinação, nos pés. Ficou fofo. Nas mãos, para dar um contraste, optei por um da Andreia, que é um Branco Purissímo da Risqué com algumas gostas de amarelo mais verde bandeira. Mancha fácil e passei três camadas para não ficar estriado. Também gosto do Pistache da Impala, vale a experiência.

Vermelho A boa e velha cor oficial do Dia dos Namorados, não leva o título por pouca coisa: a cor representa paixão, ferocidade, força, atração, sexo e amor. Sugere motivação, atividade e vontade. Atrai vida nova e pontos de partida inéditos. O vermelho está associado ao calor e à excitação, com a iniciativa e a disposição para agir. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos. Afetuosidade e perdão são duas belas qualidades dessa cor, assim como a prosperidade e a gratidão. Amor físico e paixão carnal são sinônimos do vermelho. Aspectos favoráveis: o vermelho, sugere motivação, atividade e vontade. Ele atrai vida nova e pontos de partida inéditos. O vermelho está associado ao calor e à excitação, com a iniciativa e a disposição para agir, com o espírito de pioneirismo que nos eleva.. Uma cor quente, com natureza extrovertida. Estimula a vitalidade e energia em todo o organismo vivo e, quando houver indolência, estimula a atividade. O vermelho faz a adrenalina circular, ajuda a circulação sangüínea dentro do corpo e promove a produção de hemoglobina para os glóbulos vermelhos novos. Essa cor aumenta a pressão sanguínea, promove o aquecimento do corpo e estimula o sistema nervoso, motivo pelo qual pode ser usada com tanta eficácia para tratar de vários tipos de dormência e paralisia. Anemia, resfriados e pneumonia são outras doenças que podem ser melhoradas pelo vermelho. O vermelho traz vigor às funções físicas e atenua a inércia, a melancolia, a tristeza, a depressão e a letargia. Essa cor transfere a energia necessária à reconstrução e à fortificação do corpo.

Preciso falar mais? Bom, eu sou apaixonada por vermelhos, como já disse várias vezes aqui e achei sacanagem escolher apenas alguns para fotografar, mas se eu colocasse todos os vermelhos que eu tenho e fosse fazer combinações com eles, o título do post seria: use vermelho no Dia dos Namorados e depois, depois e depois. rs Como ontem eu já fiz os swatches dos 7 Vermelhos Capitais da Risqué, não quis repetir as cores e como para mim escolher um vermelho é como escolher entre coisas muito lindas e difíceis de falar qual é o mais bonito, optei pelo tom (fechado) e pelo nome: todos ligado ao amor. Nas mãos, Love (duas camadas) e Maçã do Amor (uma camada), ambos da Risqué, para dar uns brilhinhos lindos no vermelho lindo. Nos pés, optei por Deixa Beijar, vermelho divino, da Colorama que representa muito bem a data dos apaixonados.

O importante é escolher uma cor que você se sinta bonita, sexy, romântica  e isso independe se ela é chamativa, discreta,  cheguei ou clássica. Vejo o esmalte como parte da sua roupa, do seu look e se, combinado de maneira clássica e elegante, você ficará apaixonante. 🙂 Ainda não escolhi qual irei usar…óh duvida cruel! Mas acho que será um combinadinho desses, tom claro + tom escuro ou francesinha mais rosa. Veremos!

Queridas, espero que vocês tenham gostado e que todos tenham um lindo e Feliz Dia dos Namorados! 🙂 Bjs :** daniele1

Créditos: O Efeito de Cada Cor

Você também poderá gostar de

  • Elaine Rodrigues
    11 de junho de 2009 at 22:22

    Amei todos …. acho que vou ter que pintar uma unha de cada cor … rs

  • Steph
    11 de junho de 2009 at 22:35

    Dani, você vai me emprestar esse pistache da Impala! Prontofalei! :p
    Vermelho é A Cor pra esse 12 de Junho, total (femme fatale mode: ON) hahahahaha
    Amei o post.
    Beijos!

  • wellen
    11 de junho de 2009 at 23:35

    e pra quem ta solteiro??..rsrs….
    amei o post menina…gostei muitoo…e caraca eu quero este esmalte verde da andreia…..lindo lindo lindo

    beijaooo

  • Natália Meire
    11 de junho de 2009 at 23:53

    Dani, acompanho o blog sempre e amo o cuidado nas suas postagens…

    A diagramação, os gráficos, o cuidado, o carinho….

    Obrigada por ser tão caprichosa!

    Amei as dicas!!

  • Janaina .
    12 de junho de 2009 at 3:00

    Eu nem tava me importando muito em usar "a cor certa" antes de ler o post, mas adorei Dani *-* você hein, sempre querendo ajudar todo mundo (: acho que vou optar por uma que não tem erro, vermelhão! hahaha

    Tenha um ótimo Dia dos Namorados você também Dani, super merece! 🙂

  • Arianne
    12 de junho de 2009 at 4:57

    Dani, mais uma vez um MEGA obrigado pelo trabalhão que vc deve ter tido né? Testou as cores quase todas, vc é demais mesmo! Adorei as combinações, e agora com tantas cores fiquei indecisa sobre o que usar! rsrs Apesar de aqui no hemisfério norte o dia de são valentim já ter passado, eu sou brasileira acho que vou comemorar hj a noite tambem! rsrs
    Beijoo**

  • Ana
    12 de junho de 2009 at 5:11

    Que post mais lindo amore!! Vc sempre arrasa e supreende!
    Feliz dia dos Namorados

  • Patthy
    12 de junho de 2009 at 6:09

    Dani, as imagens do branco, do turquesa, do violeta e do laranja não estão aparecendo no post… Acho que o enmdereço tá errado, porque eu peguei o endereço das que apareciam e editava com o nome das que sumiram e consegui ver, rsrsrs
    Boa, estou precisando tirar esse azul das minhas unhas e você me deu um motivo a mais, kkkk (Não sei como essa semana aguentei 6 dias com um mesmo esmalte! haha)

  • Rosany
    12 de junho de 2009 at 6:34

    adorei dani,parabens! super bem feito. como estou indecisa ainda, vou acabar optando pelo vermelho nas mãos, branquinho nos pés e preto nas roupas ahhaa ainda bem q me arrumo para mim, pq c fosse depender do jeito do meu namorado… aposto q nem vai reparar ahahah oh céus! 🙂
    beeijos e feliz dia dos namorados a tooooooooodas as tchicas :}

  • Mel Ferraz
    12 de junho de 2009 at 6:35

    vou de cinza!! hahaha
    mas aaaaamo preto. e magenta tb. ficou lindo o post!

  • Camila
    12 de junho de 2009 at 6:35

    O meu vermelho das mãos está meio velho, mas acho que vou repetir. Eu amo e o marido tbm ama.
    Amei o post, mas algumas fotos não abriram pra mim. Deve ser o meu micro.
    Bjocas e Feliz Dia dos Namos pra td mundo!!!

  • Paulinha
    12 de junho de 2009 at 7:16

    Dani,

    vc, como sempre, arrasando!!!

    ontem eu tirei o esmalte q estava nas unhas (Beige-Impala + Areia-Jubby) pra poder pintar hj novamente…hehehe

    Agora estou na dúvida aqui entre os meus branquinhos e clarinhos básicos!!!

    Beijocas para todas e tenham um feliz Dia dos Namorados.

  • Cristiane
    12 de junho de 2009 at 7:36

    Lindo o post! Vou passar um dia doze ótimo, sem namorado, mas, cheia de esmalte. Um beijo, lindona.

  • Sara
    12 de junho de 2009 at 8:03

    eu não acredito muito em psicologia de cores, mas com certeza o vermelho dá um ar mais sexy!
    feliz dia dos namorados pra todas!

  • Juliana
    12 de junho de 2009 at 9:58

    Gente, sei que não tem nada a ver com o post, mas alguém (peloamordedeus!) sabe qual é o esmalte que a dani bolina está usando nas fotos do paparazzo?? Ou então sabe de alguma cor que seja bem parecida?

  • Camilla C.
    12 de junho de 2009 at 10:18

    Que post mara!
    Tô de Audrey da Impala hoje, isso porque o amor pediu! Ele acha a cor linda! Ainda bem, né?
    Feliz dia dos namorados!

  • Angelica
    12 de junho de 2009 at 12:45

    Obrigada pelo post,Dani.
    E apesar de não ter namorado,com certeza a minha cor para o dia dos namorados será a vermelha,quem sabe assim eu consigo arrumar alguém nesta data.

    Bjs e um feliz dia dos namorados para todas.

  • Thy
    12 de junho de 2009 at 13:30

    Lindoo
    sem dúvidas

    vermelho ou rosa 😀

    rsrs :$

    aproveitando da Dani
    faz uma comparação do sexy – colorama
    com o rosa pink – colorama 😀
    se vc tiver eles claro 😛

    pro swatches de rosas parte II

    obg pela atenção :**

  • Jóice
    12 de junho de 2009 at 15:31

    Muito lindas essas cores de esmaltes, tenho comprado vários nos ultimos dias, graças ao seu blog, comprei hoje o marylin e acho que ja vou pintar amanhã minha unha dessa cor, pois vou sair com o meu amadinho, é que hoje não vai dar por causa do nosso comércio e da nossa filha que ainda é novinha tem 6 meses, e só pode ficar amanhã com a minha sogra, mais uma vez parabéns.
    Eu entro todos os dias no blog e amo cada novidade.
    Jóice

  • Daniele
    12 de junho de 2009 at 16:59

    Thy querida.
    Já anotei aqui na minha agenda! Vou fazer sim! 🙂
    Mas já digo que o Sexy é mais fechado. :***

    • Thy
      13 de junho de 2009 at 9:46

      Uaall

      OBG :DDDDDD

      vc eh uma amor
      como todas as meninas daqui!

      :**

  • Daniele
    12 de junho de 2009 at 17:05

    Bjs querida :**

  • Daniele
    12 de junho de 2009 at 17:10

    ótima companhia! 😉
    :***

  • Carol
    12 de junho de 2009 at 20:58

    Eu vou de Gilda! Esse blog mudou minha relação com os esmaltes, há algumas semanas eu só usava renda e licor! Ontem fiz a festa, renovei minhas opções e acho q vou ter q pintar as unhas ao menos 3 vezes na semana…rs
    Depois de ler o post não acredito que eu não comprei o marylin, vou ter que voltar na perfumaria…é leeeendo!

  • Maria Alice Trentini
    12 de junho de 2009 at 22:21

    post lindo cores linda!
    e que trabalheira pra pintar tanto dedo!!

    fui de charlotte.. mas é porque queria combinar com a roupa que usei!

    beijosss

  • Larissa Reis
    13 de junho de 2009 at 7:44

    É, eu passei vermelho, mas foi um vermelho que achei a um real e com o meu nome! hahaha A cor é linda, é um vermelho geléia de morango.

  • Teka
    13 de junho de 2009 at 9:18

    dia dos namorados e o meu amorzinho, que vive falando que eu sou maluca de comprar um monte de esmalte igual, me encheu de esmaltes novos e lindos! *-* e incrivel, quase todos que eu nao tinha! *-*/ os q eu tinha eu fui trocar e caraca, estou super conhecida na loja ahahaha nho, adorei!

    Beeeijossss

  • Leana
    14 de junho de 2009 at 8:18

    Amei, amei!!
    Vcs arrasam!!

    To louca-viciada em esmalte azul! =)

  • Naty (:
    15 de junho de 2009 at 11:40

    Adoreeeeeei muuito o post! Adorei as combinações das unhas da mão e dos pés! Vou usar todos! rs.

    Parabéns 🙂

  • Thaiana
    16 de julho de 2009 at 8:19

    Gnt amei todas as cores mas eu queria saber quais cores ficam ruins para pessoas de pele morena (como eu) por favor responde essa duvida! 😉

    • Daniele
      16 de julho de 2009 at 10:18

      Estamos providenciando o post para logo! 🙂 Aguarde! Bjs

  • Sarah
    26 de julho de 2009 at 15:42

    gente, eu não sei porque mais eu não acho bonito cores fortes nas unhas do pé 😉

  • Lílian
    14 de agosto de 2009 at 6:50

    Muito legalllll o post!!! Adorei sua coleção de vermelhos!!!!
    Bjinhus :panda:

  • cinthia
    18 de agosto de 2009 at 16:32

    olá Ana, muito legal o site.
    Parabéns…
    estive no curso de man.ped.nesta segunda onde conheci vc!
    beijos
    cinthia :-*

  • ani
    26 de outubro de 2009 at 14:02

    oiiiiiiiiiiiiiii

  • ani
    26 de outubro de 2009 at 14:02

    :heart:

  • lara
    20 de Abril de 2010 at 10:21

    :rainbow: gostei muito dessas cores é muito ?!
    beijao feliz dia dos namorados para todas :inlove:

  • ana Luiza
    29 de Março de 2011 at 21:26

    depois dessa francesinha com o dedo, virei fã, que praticidade, perfeito! just lovely!
    Parabéns vc é d +!

  • Eliane de Souza
    4 de junho de 2011 at 13:55

    Amo todas as cores lindas!!! Cores da um UP em nossas vidas hahaha Belo Post!

  • Claudia Uchoa
    4 de julho de 2013 at 20:17

    Nossa, quantas cores e significados; achei muito interessante o post. Mas, estou me sentindo tão básica depois de ler!