64 Em Dicas & Truques/ Saúde das Unhas

5 passos para suas unhas pararem de quebrar e crescerem de vez!

unhas-pararem-de-quebrar

Nesse tempo de Unha Bonita (já são 6 anos!) a pergunta/dúvida que mais recebo é: “Dani, minhas unhas são muito fracas e não crescem, o que eu faço?!‘ – não existe uma fórmula mágica, mas que dá pra isso acontecer isso dá sim!

Eu mesma já passei por isso e aí fiz a louca de comprar tudo quanto é base milagrosa possível e parecia que nada adiantava – minhas unhas não cresciam, lascavam e já estava quase convencida que aquelas eram as minhas unhas.

Quase, porque eu sou chata, persistente e teimosa: eu QUERIA que minhas unhas fossem fortes, saudáveis e crescessem como antes (eu traumatizei as minhas na matriz arrancando unha postiça de maneira errada uma vez e elas nunca mais foram as mesmas)  Durante todo esse tempo fui testando algumas coisas que fazia e anotando o que dava certo comigo e também com as pessoas que eu passava essas dicas.

Hoje estou tento que cortar (!!!) as unhas pois elas crescem normal e rapidamente (antes eu só lixava), estão maleáveis, sem manchas e ondulações e raramente lascam como antes.

Então, se você também é da turma de unhas “que não crescem”, te convido a começar fazer essas coisas agora para você se surpreender com as suas unhas 🙂

O primeiro passo, antes de tudo, é parar de tirar as cutículas. MUITA gente já segue esse método e vem me contar (e agradecer, e como eu fico feliz!) o quanto as unhas melhoram depois de mudar esse hábito. Então, se você acha que as suas unhas estão muito fracas e as suas cutículas grossas e feias, aconselho primeiro você a ler ESSE post sobre um passo-a-passo de como não se cortar mais e ter cutículas felizes para sempre. Te garanto, é possível sim!

Depois disso, é sempre bom ficar de olho na saúde. As unhas refletem muito do organismo e, às vezes, unhas muito fracas, com manchas e coloração diferente podem significar ser algo mais sério. É seu corpo mandando sinais pelas unhas. Então, tomar conta da saúde, alimentação balanceada e todo o combo é sempre importante.

Feito isso, vamos ao passo-a-passo para suas unhas pararem de quebrar! TE JURO que dá certo 🙂

não-fique-sem-esmalte

1 NÃO FIQUE SEM ESMALTE

“Dani, como assim? Eu cresci sabendo que “as unhas tem que respirar”, que esmalte faz mal…?” – pois é, amiga, eu também!

Só que apenas quando você testa algo com você para saber se dá, ou não, certo. Eu fiquei muito tempo com a crença em minha cabeça de que esmalte fazia mal e eu precisava deixar as unhas respirarem. Primeiro, a unha não respira. Unha é pele seca, dura e porosa (dermatologista que classificou) portanto, com ou sem esmalte, ela está na mesma.

ENTÃO, depois que soube disso e reparando nos meu hábito eu percebi – é só eu ficar um tempo sem esmalte que minhas unhas começam a quebrar. É FATO! Fico com esmalte, troco sempre e tudo mais e pronto: unhas crescem que é uma maravilha, não lascam e muito menos quebram (ahhh, aquela quebradinha, bem na base, sabe como? Não mais!

Falei sobre isso com vários médicos e eles me informaram que o esmalte nesse caso vira uma espécie de barreira, um escudo para as unhas. A unha estando fraca, quando está sem esmalte, acaba ficando mais exposta à qualquer agressão externa e pode lascar e/ou quebrar muito mais facilmente. Portanto, esmalte nelas!

CLARO, sempre, com uma boa base fortalecedora. Nesse post AQUI falo quais são minhas bases preferidas (testadas e aprovadas) Ah, não consegue sempre de esmalte mas quer que as unhas cresçam? Usa pelo menos uma base. Lembre-se sempre que as suas unhas precisam de alguma proteção.

______________

não-use-unhas-ferramenta

2 NÃO USE AS UNHAS COMO FERRAMENTA

Isso parece bobo, mas gente, como faz diferença. Sabe quando chega uma caixa pra você e você vai logo querendo abrir, já vai procurando a fita para tirar uma ponta, ou quer arrancar o grampo com a unha mesmo? Pois então, qualquer ação que possa transformar sua unha em ferramenta…NÃO faça. No escritório, no trabalho, na cozinha, nada de usar as unhas para abrir, arrancar nada. Pega uma tesoura, um estilete, uma faca, qualquer coisa, menos suas unhas. Vai por mim!

______________

respeite-o-formato-natural

RESPEITE O FORMATO NATURAL DAS SUAS UNHAS

Eu, Daniele, prefiro minhas unhas quadradinhas. Mas o fato é: minhas unhas NÃO SÃO quadradinhas. Elas nascem mais arredondadas e não tem como mudar isso. A maioria das mulheres, na verdade, não respeita esse formato e querem deixar as unhas no formato que mais gostam. Isso não é proibido, é claro, mas o que acontece é que quando as suas unhas começarem a crescem o formato que nasce não é o mesmo que está moldado e, com isso, ela tende a quebrar mais fácil. Aposto que todo mundo já ouvir aquilo de “lixar as unhas arrendondas fazem com que elas quebrem menos”, não é? Não é o formato arredondado que é o milagroso, mas sim o formato natural da unha. Para saber qual é o seu, corte as unhas até a base e deixe sem lixar por pelo menos, uma semana. Você vai conseguir visualizar o formato natural das suas unhas. Sabendo esse “shape” e se você quiser mantê-lo, vai ser muito difícil sua unha quebrar. Falo isso porque essa é uma dica recente que tenho feito. Minhas unhas estão crescendo muito depois que respeitei o formato natural delas (você verão no próximo Esmalte do Dia!)

______________

não-lixe-unhas-umidas

4 NÃO LIXE AS UNHAS QUANDO ÚMIDAS

Essa vale tanto para quem faz as unhas em casa quanto para quem vai à manicure. Nunca, em hipótese alguma, permita que suas unhas sejam lixadas enquanto elas estiverem molhadas ou úmidas. Saiu do banho? Não lixe as unhas. Molhou no potinho para amolecer as cutículas? Não lixe as unhas depois disso. Você precisa lixar antes de fazer qualquer coisa. Uma dica boa também é lixar as unhas com esmalte, assim você vê o formato desejado de melhor maneira (explico como lixar em vários formatos aqui nesse post) As unhas, quando úmidas, ficam com as escamas soltas, facilitando assim qualquer quebra. Imagine um papelão molhado, é quase igual como as unhas ficam – imagina então lixar algo úmido, é quebra na certa. Falando em lixa, evite, ao máximo, usar aquelas lixas polidoras – elas arrancam escamas das unhas as deixando ainda mais finas e fracas.

______________

tire-a-mao-da-boca

5 TIRE A MÃO NA BOCA

E eu nem falo sobre roer as unhas, claro. Digo aquele gesto, muitas vezes até inconsciente de levar a mão à boca para qualquer coisa, seja para tirar uma pelinha, uma lasquinha de esmalte ou mesmo bater a unha no dente (a ansiedade faz a pessoa fazer coisa bem estranhas) – se for para tirar uma lasquinha então, é pior ainda: puxar o esmalte como se ele fosse um adesivo leva partes da unha junto e a faz ficar cada vez mais fraca. Além de tudo, a saliva enfraquece as unhas. Ah! E seus dentes também agradecem!

São dicas fáceis, que todo mundo consegue fazer e sem investir nada para se ter unhas mais fortes e que cresçam. Eu faço tudo isso e posso garantir que adianta muito! Testem e me contem! E se tiverem alguma dica super bacana, vou amar conhecer também, me deixem nos comentários, por favor 🙂

Um beijo e até a próxima!

______________________________

Já conhece minhas canetas especiais para unhas e cutículas? A linha PrimeCuticle foi desenvolvida por mim e para mim, para que minhas cutículas ficassem pequenas, sem pelinhas e suaves, sem alicate e sem cortes. Hoje a linha faz sucesso pelo Brasil inteiro e quem usa, ama! Se você quiser manter suas unhas saudáveis, fortes e as cutículas sempre no lugar, sem precisar usar alicate, você precisa experimentar essas canetas! Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, com ou sem esmalte! Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂

primecuticle_post

Você também poderá gostar de

  • Mariana
    7 de novembro de 2015 at 16:11

    Adorei as dicas! Os blogs por aí tem tanto post patrocinado disfarçado de “dica de amiga” que até desanimo, mas o Unha Bonita não me decepciona.

    • Daniele
      8 de novembro de 2015 at 22:23

      Ah que linda <3 Mt obrigada pelo carinho e pela companhia, Mari! Beijo no <3

    • Tathi
      11 de novembro de 2015 at 9:01

      Concordo plenamente com a Mariana… Desânimo total com esses blogs que são pura publicidade (velada ou não!). Nada contra as blogueiras ganharem dinheiro com os posts/vídeos… Mas já chegou num ponto em que não sabemos mais em quem acreditar! Tudo tem limite! E a graça dos blogs sempre foi o compartilhamento de experiências e opiniões (gratuitas e verdadeiras!)… Né?! Ainda bem que ao menos no assunto UNHAS temos o UB que a Dani cuida com tanto carinho e honestidade! =) Beijoooosssss… pra Mariana e Dani!

      • Daniele
        11 de novembro de 2015 at 10:18

        Linda vc Tathi <3 Eu parei de seguir muitos blogs, se distanciaram tanto da minha realidade que não vi razão em acompanhar mais. Fora a publicidade (que é mt) é mt ostentação, uma realidade que não chega nem perto da minha. Sabe qndo vc não vê sentido na coisa? Nada contra, mesmo, ganhar dinheiro com o blog, mas cria coisas relacionadas a ele. Com o blog, em si, eu não ganho nada. Criei minhas canetas e hoje elas são minha fonte de renda. Não tá fácil, a crise tá feia! Não cobro presença VIP em eventos que custam quase um carro popular e tb não faço publis a quase esse preço…enfim. Sigo porque amo o assunto e o Unha Bonita hoje pra mim é meu filho. E ter leitoras, como vc, me alegram muito. Obrigada pelo carinho e presença constante! Fico mt feliz! Um beijo no <3

  • Jo
    7 de novembro de 2015 at 16:41

    Dani, faz anos que minhas unhas não páram de lascar. Já fiz quase tudo e na última dermato que passei ela falou para não usar mais esmaltes. Isso porque tenho usado apenas os 5free, removedor sem acetona, lixado poucas vezes e em um sentido só, enfim. Meus exames estão ok, estas dicas que deu, tirando a questão do formato, já aplico. Parece que quando eu “fazia” as unhas duas vezes por semana e não ficava sem esmalte de jeito algum elas eram mais “felizes” e não lascavam, não. Mas depois da maternidade, com pouco tempo, passei a esmaltar menos e elas pioraram.

    • Daniele
      8 de novembro de 2015 at 22:22

      Jo, eu diria para você seguir a dica número 1 pois dá muito certo. Como disse, o esmalte cria uma proteção, então, é mt difícil que elas lasquem 🙂
      Esmalta sempre e me conta se deu certo. Um beijo

      • Jo
        9 de novembro de 2015 at 13:57

        Outra hipótese pode ser o bendito cortador de cutícula que eu uso para “aparar”, tô desconfiada que como passo ele muito perto da “matriz” da unha ele possa estar traumatizando a unha, e ela lasca quando chega perto da ponta. Vou aderir ao alicate e observar se faz sentido. Grata! :*

        • Daniele
          11 de novembro de 2015 at 10:48

          Cortador vc diz aquele aparador com uma espátula em formato de V? Ahh eu não aconselho isso, ele tira mt cutícula. Melhor um alicate para vc tirar só a parte superficial que está por fora 🙂
          Beijo!

  • ADRIANA
    7 de novembro de 2015 at 17:44

    OLÁ, VOCÊ FALOU NO ITEM 4 SOBRE A LIXA POLIDORA, EU USO MUITO E MINHAS UNHAS ESTÃO DESCAMANDO. O QUE PASSAR ENTÃO PARA DAR UM ASPECTO MAIS LISO?

    • Daniele
      8 de novembro de 2015 at 22:21

      Adriana, é só parar de usar essas lixas que suas unhas já sentirão uma melhora. Para dar o aspecto liso, use uma base niveladora por um bom tempo até que suas unhas fiquem mais lisas. Também capriche na base (pode usar até duas camadas) para esconder ondulações.

  • Nalim Batista
    7 de novembro de 2015 at 19:35

    Dani, sua linda, muito obrigada pelas dicas. Minhas unhas melhoraram muito por causa das dicas que você deu e pela dúvidas que você tirou. Obrigada mesmo. Minhas unhas estão enormes, maleáveis, branquinhas… Parabéns pelo ótimo trabalho!
    Beijos!

    • Daniele
      8 de novembro de 2015 at 22:19

      Ahh que linda *_* Fico mt feliz que tenha te ajudado, de alguma forma 🙂
      Conte sempre comigo, se estiver ao meu alcance, ajudo com prazer.
      Um beijo no coração!

  • Thabata Wyna
    7 de novembro de 2015 at 20:29

    Adooooro quando já sigo todas as suas dicas mesmo antes de vc falar delas!!!!
    O fato de não ficar sem esmalte nunca garanto que realmente da certo, pq du não fico sem esmalte nunca e minha unha não quebra.
    Agora, libera logo esse próximo esmalte di dia que to aqui morrendo de curiosidade kkkkkk.
    Aaah, isso de bater a unha nos dentes achei que só eu fazia hahahah.
    Aaah², lixar as unhas com esmalte realmente é muito melhor, incrível como o resultado fica muito melhor e as unhas ficam no formato que queremos bem mais fácil.
    Agora chega de falar hahaha.
    Beijos!!!

    • Daniele
      8 de novembro de 2015 at 22:19

      Thá sualinda <3
      a sua unha é imensa, sabe que realmente elas não quebram com esmalte, né?! Eu acho isso ótimo, é só ficar sempre de esmalte que minhas unhas ficam uma belezinha. Falando no formato, as suas crescem mais quadradas né!?
      Beijoo

      • Thabata Wyna
        10 de novembro de 2015 at 23:17

        <3
        Faz tipo muito tempo que elas não quebram mesmo, aconteceu um acidente esses dias só ai não teve jeito e uma quebrou. Tava na cadeira com meu cachorro no colo, o celular caiu, fui pegar o celular, quase cai de cara no chão, apoiei a mão e a unha foi pra trás, quebrou o cantinho bem na carne daí, não teve jeito RS.
        Mas enfim, rs… Sobre o formato, as minhas crescem mais quadradinhas já, todas elas, e acho que por conta de respeitar o formato que elas crescem mais rápido tbm.
        :*

        • Daniele
          11 de novembro de 2015 at 10:30

          AI QUE DOR! >_________< menina do céu, deve ter doido a alma! Melhoras na sua unha 🙁 qual que foi!? As suas são lindas quadradas <3 Bj

  • Malu
    7 de novembro de 2015 at 22:15

    Oi Dani, minhas unhas são fortes mas eu também já tinha percebido que quando fico dias sem esmalte, elas tendem a escamar, principalmente quando lavo louça. No meu caso, eu posso garantir que o esmalte realmente protege a unha.

    Outra coisa que eu já faço é lixar a unha com esmalte. Também acho que dá pra ter uma visão melhor do formato. Costumo lixar de véspera e esmaltar no dia seguinte. Tenho a impressão que ao tomar banho e lavar a mão depois de lixar, a unha vai ficando mais lisinha e o esmalte dura mais.

    bjus, ótimas dicas 😉

    • Daniele
      8 de novembro de 2015 at 22:15

      Oi Malu! Lavar louça, sem esmalte, pra mim é querer que elas quebrem :/ Com esmalte é tranquilo, nada acontece 🙂
      Também costumo lixar com esmalte, é bem mais fácil! Posso dar uma dica pra unha ficar lisinha depois de esmaltar e o esmalte durar mais? Usa aquela lixa polidora, a parte para dar brilhos SÓ na beirada da unha, na pontinha. Fica lisinha, nada de rebarba e o esmalte dura!
      Beijãooo

      • Malu
        12 de novembro de 2015 at 21:15

        Adorei a dica Dani. Vou fazer. Tenho umas lixas polidoras que nunca usei kkk. bjus

        • Daniele
          14 de novembro de 2015 at 0:24

          😀 espero que goste! Bjo

  • Flávia Mirele
    7 de novembro de 2015 at 22:33

    Depois que te conheci, nunca mais tirei as cutículas, vivo com um creminho nas mãos e uso seus produtos sempre. Quanto à ficar sem esmaltes pra “unha respirar”, eu tb não fico, e se fico sem esmaltar, as danadas começam a quebrar as pontinhas. Ou seja, sempre bom te acompanhar e saber que estou fazendo direitinho. Super beijo e não some não, viu!!!

    • Daniele
      8 de novembro de 2015 at 22:12

      Ah êêhhh! Mais uma para o time das que acreditam que esmalte faz com que as unhas cresçam! Só testando pra ver, né? Se quero que as unhas quebrem, é só deixar as danadas desnudas! rsrs
      Beijão, Flávia! (não vou sumir! <3)

  • Ana Paula
    8 de novembro de 2015 at 1:25

    Dani, parabéns pelo post! Sou leitora do blog há anos, admiro muito o seu trabalho, porém nunca tinha comentando (costumo ser mais reservada e nunca achei que tivesse algo a acrescentar). Mas foi simplesmente impossível não comentar nesse!
    Adorei as dicas que você apresentou e me identifiquei especialmente com a de respeitar o formato natural das unhas. Há um tempo atrás, eu só lixava elas no formato quadrado porque achava bonito e, como minhas unhas sempre foram naturalmente fortes, elas cresciam. Mas se eu deixasse elas grandes por muito tempo, uma delas quebrava bem na base (normalmente a do polegar ou a do indicador), às vezes até acima da região que dá para cortar. Então, eu tinha que cortar todas ou até esperar para esmaltar de novo só quando a unha crescesse a ponto de poder aparar toda a parte quebrada. Me diziam que era simplesmente porque as unhas estavam muito compridas. Um dia, eu enjoei das minhas unhas quadradas e passei a lixá-las em um formato oval mais próximo do formato natural das minhas unhas e elas pararam de quebrar na base. Mas não tinha notado que a compatibilidade entre o formato das minhas unhas e o formato em que eu as lixava era uma das causas até ver esse post (:
    Admiro muito o fato de você ser uma dessas pessoas que realmente gosta do que faz e coloca empenho em tudo que faz – e isso fica evidente na qualidade dos seus posts, nos conteúdos que você escolhe (é simplesmente incrível a análise das cores/fórmulas e a atenção dedicada ao cuidado com a saúde das unhas), no cuidado com as imagens (você é uma ótima fotógrafa e edita suas fotos de um jeito único!) e no carinho com as suas leitoras! Muita luz pra você <3

    • Daniele
      8 de novembro de 2015 at 22:04

      Oi Ana! Muito feliz por você ter aparecido (adoro minhas leitoras fantasminhas rs)
      O formato das unhas, parece algo bobo, mas faz mt diferença! Eu estou impressionada com as minhas pois estou fazendo como você, lixando mais oval (sem ser stiletto, claro kkk) mas eu faço tudo e não lasca agora 🙂 E é como você disse, sempre lascava na base!
      Muito obrigada, de coração, pelo seu comentário tão querido. Amo o que faço e sempre dou o máximo que posso para atingir uma qualidade que vcs mereçam 🙂 Fico feliz que goste das fotos, fiquei tão feliz!
      Um beijo no coração e espero te ver mais vezes por aqui. :** <3

      • Ana Paula
        9 de novembro de 2015 at 19:28

        Você merece, Dani! Outro beijo no coração pra você (:

        • Daniele
          11 de novembro de 2015 at 10:43

          Obrigada, minha linda <3

  • Silvana
    8 de novembro de 2015 at 2:18

    Oi, Dani,
    Tudo bem?
    A dois meses parei de tirar minhas cutículas e só tenho q agradecer!!! Estão ficando lindas, lindas!
    Mas elam ainda lascam nas laterais…
    E eu lixo minhas unhas quadrAdas desde sempre, nem lembro mais o formato delas. Não teria como você fazer um post nos mostrando como identificar isso e também como lixá-las

    Beijo e obrigada!

    • Daniele
      8 de novembro de 2015 at 22:00

      Oi Silvana, tudo bem e você?
      Eu que agradeço por suas palavras tão carinhosas. Fico mt feliz que esteja feliz com suas cutículas, é uma alegria né?!
      Quanto ao formato, eu teria que cortar as minhas e no momento não posso, hehehe, mas vou tentar desenhar pra mostrar, tá bom? É super fácil, é só você ver a ponta do seu dedo e como fica a pontinha da sua unha, sem lixar. Eu já fiz um post como lixar aqui, óh 🙂
      Beijo e obrigada!

  • Franci Pacheco
    8 de novembro de 2015 at 14:23

    eu amei as dicas.. minhas unhas já foram fracas uma vez, hoje em dia, NUNCA quebram!

    • Daniele
      8 de novembro de 2015 at 21:57

      Eba!!! o/ <3

  • Eve
    8 de novembro de 2015 at 16:38

    De todas essas dicas somente a parte de parar de tirar cutículas é que estou tentando ainda… é difícil largar o vicio Dani 🙁 mas vou tentar até conseguir.
    Gostei da ideia de respeitar o formato da unha e vou fazer também. As outras dicas eu já faço e percebi uma boa melhora nas minhas unhas, quebram bem menos agora.
    Bjs Dani 🙂

    • Daniele
      8 de novembro de 2015 at 21:53

      Eu sei que no começo é muito ruim e dufícil. É como você disse, praticamente um vício :/ mas TE JURO que dá certo! 🙂
      Um beijão Eve :**

      • Eve
        9 de novembro de 2015 at 14:25

        Estou tirando as cutículas a cada duas semanas e bem superficial, sem ficar “cavocando”, até pq nunca gostei de tirar a tal da cutícula fundinha. Mas o plano é parar mesmo. Igual emagrecer, um dia eu consigo kkk

        • Daniele
          11 de novembro de 2015 at 10:45

          Ahh duas semanas tá ótimo, ainda mais superficial 🙂
          Emagrecer ainda estou no processo kkkkkk
          beijoooo

  • maria helena
    8 de novembro de 2015 at 19:21

    Sem dúvida, o hábito mais danoso pras unhas é retirar as cutículas. Desde que parei, em 2010, por influência do seu blog e seguindo os cuidados que você citou, percebo o quanto fez bem pra saúde das minhas unhas e elas hoje são tão mais fortes!Roer as unhas acho que é o segundo pior hábito. Mas claro, tudo que você citou ajuda sim, e se fizer tudo ao mesmo tempo, com certeza o resultado será muito positivo!

    • Daniele
      8 de novembro de 2015 at 21:50

      <3

  • Mel
    8 de novembro de 2015 at 21:04

    Sigo várias dicas suas e consegui melhorar o aspecto de minhas unhas e cutículas. Pena que ainda não consegui que minhas unhas cresçam, pois descamam e quebram com facilidade…

    • Daniele
      8 de novembro de 2015 at 21:48

      Oi Mel! Segue essas 5 dicas que você consegue 🙂 Beijão

  • Erica
    9 de novembro de 2015 at 7:52

    Amei o post <3
    Estava sem internet no fim de semana… por isso demorei pra comentar hahahahaha
    Adorei todas as dicas!! Vou começar a aplicar no meu dia-a-dia ;D
    Beijos

    • Daniele
      9 de novembro de 2015 at 12:02

      Ahhh senti sua falta <3
      Suas unhas são uma graça, acho que não tem mt problema né? 🙂 Beijo

      • Erica
        9 de novembro de 2015 at 16:44

        Tenho mania de tirar grampo com as unhas, acredita?? E como sou meio estabanada sempre bato em algum lugar e acabo quebrando hahahaha
        Beijoo 🙂

        • Daniele
          11 de novembro de 2015 at 10:44

          Grampo de papel? C é loucaaa!
          kkkkk

  • Bianca
    9 de novembro de 2015 at 8:25

    AMEEEEEEEI tudo!!
    Depois que li seu post sobre não tirar as cutículas parei por 1 mês, fiz tudo certinho e melhorou muitooooooo, elas demoraram demais para quebrar e estavam muito bonitas! Mas depois desse tempo achei que as cutículas estavam grandes e voltei a tirar .. pra que?!! No começo não mudou nada, mas depois começaram a aparecer as pelinhas de novo e de 2 meses p/ cá estavam fracas e quebradiças, lascando por cima da unha sabe, além de manchas brancas em quase todas.
    Percebi que podia ser da cutícula e por falta de nutrientes, revi minha alimentação e fazia mais de 1 mês que não comia feijão, então fiz uma panelona e comi todos os dias durante 2 semanas, também não tirei mais as cutículas, só o que levanta mesmo. As unhas já voltaram a crescer e estão fortes e duras como sempre foram o
    Teu blog sempre com dicas e posts interessantes, obrigado Dani!
    bjs

    • Daniele
      9 de novembro de 2015 at 12:01

      Ahh você fez bem, Bianca! Vitaminas influenciam demais nas unhas e, claro, as cutículas também uma grande parcela de “culpa” nisso tudo. Fico feliz que esteja dando certo com você! As unhas precisam ser fortes e maleáveis, hein? Unha dura não é unha boa 🙂 quanto mais dura, mais facil ela vai se quebrar. Ela precisa ser flexível 😉
      Beijão

  • Mari
    9 de novembro de 2015 at 9:56

    Dani, eu não vivo sem esmaltar as unhas, mesmo ouvindo tanto por aí que unha precisa respirar/descansar etc etc. Não sabia que fortalecia! Agora é que não vou tirar mesmo hahaha. Quanto a lixar as unhas com esmalte e nunca lixá-las úmidas aprendi aqui com você e fez muuuita diferença! Minhas unhas raramente quebram! Gratidão eterna a você! Beijo!

    • Daniele
      9 de novembro de 2015 at 11:58

      Pois é! A gente cresce aprendendo isso. Mas as unhas, na verdade, precisam de proteção! Eu nunca as deixo sem nada! Se deixo, lascam, quebram. Vivendo e apredendo. Own Mari, que fofa você <3 Imagina, conta sempre comigo. Um beijo no <3

  • Jéssica Sobrinho
    9 de novembro de 2015 at 11:46

    Olá Dani… No meu caso, minhas unhas crescem mto, e assim como vc não gosto e deixo eles mais curtinhas mesmo. Porem, elas crescem tortinhas… isso mesmo… elas não crescem no formato certinho e sim as pontas das unhas vão entortando pra baixo (e não tiro mais as cutículas). Você teria alguma dica pra isso não acontecer ?… Desde já obrigada!

    • Daniele
      9 de novembro de 2015 at 11:56

      Infelizmente não 🙁 é o formato natural que suas unhas crescem, não tem como mudar isso. Você pode sempre lixar na base, pra que elas não fiquem entortando pra baixo.
      Bj

  • Luciane
    9 de novembro de 2015 at 15:27

    Adorei suas dicas. Minhas unhas são fracas, mas estou trabalhando arduamente para fortalecê-las!!!

    Beijos

    • Daniele
      11 de novembro de 2015 at 10:45

      Faz tudo isso que vc vai ver 🙂 Bj

  • Paty
    10 de novembro de 2015 at 9:09

    Sou mais uma das suas leitoras que agradece pelo carinho dos posts e todas as dicas!!!
    Nunca tive problema de unhas fracas,unha que “desfolha” mas às vezes quebravam. Parando de tirar a cutícula e hidratando já vi uma melhora enorme! Dá até orgulho, eu olho minha unha e tá lindinha! ♥

    • Daniele
      11 de novembro de 2015 at 10:42

      Ai que amor, Paty! Mt bom qndo a gente tá feliz com a unha né?! <3 Fico feliz que, de alguma forma, o UB te ajudou hehe
      Beijão linda

  • Leila
    10 de novembro de 2015 at 16:26

    Oi Dani, sempre ouvi sobre deixar a unha “respirar”. Mas comigo nunca funcionou. Basta um dia sem esmalte e pronto! Unha lascada na base e tenho cortar tudo bem na carne. Agora fico mais aliviada em poder usar todos os dias! Dicas ótimas!

    • Daniele
      11 de novembro de 2015 at 10:38

      Comigo tb nunca deu certo rs Usa sim, que suas unhas serão outras 🙂 Bj!

  • tania
    11 de novembro de 2015 at 7:40

    Oi Dani!!!
    Amei o post!Quanta soliedariedade senti com relação as minhas unhas! 😀
    A dica do formato realmente estou comprovando,até um certo tempo lixava no formato “quadrado” e amava…mas como lascavam!!!!Ainda sim ,insistia,mas graças ao instagram,de tanto ver lindas unhas no formato natural,resolvi dar uma mudada,e não que foi pra melhor em todos os sentidos?
    Tem lascado bem menos,crescido mais…mas ainda tenho que voltar a esmaltar com mais frequencia,tenho usado só base ultimamente e usado luvas para afazeres domesticos,o dermato perguntou se eu não “vivia” com as mãos molhadas com frequencia por conta dos serviços de casa…lembrei da minha mãe que só falta varrer a casa de luvas:)
    E da-lhe cremes ,hidratantes e bases ditas fortificantes!
    Falou que é pra proteger e fortalecer unha,tô comprando! 😀
    Bjs Dani!

    • Daniele
      11 de novembro de 2015 at 10:56

      Oi Tania! Fico feliz que tenha gostado do post 🙂
      Se vc faz mt serviço de casa, experimentar caprichar no esmalte (mesmo que eles lasquem) para proteger ainda mais as unhas 🙂 A base ajuda, mas o esmalte cria um escudinho ainda maior. Se vc usa luvas já é ótimo tb!
      Um beijão!!!

  • Eliane
    26 de novembro de 2015 at 6:56

    Bom dia Daniele. descobri o teu site procurando por dicas que ajudem a cuidar melhor das minhas unhas. Elas são fracas e não crescem tanto . Quando isso aontece, são finas têm risquinhos e lascam com muita facilidade, sem contar que quebram fácil. Daí ter elas sempre curtas. Agora lendo as tuas dicas, percebo que ao tirar as cutículas só estou a diminuir o tempo de vida delas. Comprei a dias a base da Risqué, e ainda não comecei a usar. Vou seguir todas as dicas, e ver se trago bom resultado pra partilhar! Queria saber outra coisa, enquanto elas crescem, elas dobram nos cantos ficando muit feias. Como faço pra que não volte a acontecer e tenha unhas bonitas que nem as tuas?

    Beijos

    • Daniele
      26 de novembro de 2015 at 11:11

      Oi Eliane, tudo bem? Seja bem-vinda 🙂
      Quando o assunto é sobre unhas fracas e que não crescem, sempre peço para a perguntar para si mesma se a saúde está tudo ok. Se vc tem uma alimentação balanceada com vitaminas, sais minerais etc e não está em algum tratamento de alguma doença, a coisa é até mais fácil 🙂
      A principal dica é fica com esmalte. Como falo no post, ele serve de escudo para suas unhas e elas vão crescer pois não ficarão expostas à possíveis quebras. Os risquinhos são traumas nas matrizes das unhas e eles somem com o tempo, mas vc precisa parar de mexer nelas, ou seja, pare de tirar as cutículas.
      Se elas quando crescem dobram, sinal que estão muito frágeis ou que é o formato natural delas (elas sempre foram assim?). Acredito que se vc ficar com esmalte e der a chance de elas ficarem mais “durinhas”, vc consegue lixar de um jeito que lhe agrade.
      Espero que vc consiga e qualquer dúvida, é só perguntar.
      :***

  • Jéssica
    1 de dezembro de 2015 at 8:35

    Bom dia, Dani! Também não deixo a unha “respirar”, passo esmalte um atrás do outro e só percebo benefícios, unhas mais fortes! Outras das suas dicas foram novidade pra mim… (Vou tentar usar as unhas no formato natural, pois há anos lixo quadradinho!). Mas no post vc falou sobre cortar as unhas ao invés de só lixar. Como é isso? O que vc usa? Vc só corta ou depois tb lixa? Pq as unhas da mão eu nunca corto, só lixo, e há um tempo já venho pensando se o fato de lixar as unhas não prejudicam a raiz… Tb não sei a forma mais correta de lixar, vc já postou algo aqui sobre isso? Obrigada pelas dicas, cada dia aprendo mais com vc! Ah e tb sou adepta às cutículas graças a vc! ????

    • Daniele
      3 de dezembro de 2015 at 23:19

      Oi Jéssica, tudo bem!? Pois é, esmalte é ótimo pra unha hehe, não fico sem, que bom que tb dá certo com vc 🙂
      Pois é, eu raramente cortava, sempre só lixava, mas agora elas tem crescido mais e aí, para não ter que lixar tanto (sim, o movimento de lixar pode afetar a matriz das unhas) eu corto para lixar menos, sabe? Uso uma tesourinha mesmo ou aqueles cortadores de unha (“trim”) Eu já postei sobre como lixar as unhas aqui nesse post e logo entra um como lixo as minhas mais redondinhas.
      Um beijo e obrigada pelo carinho, apareça sempre :***

  • Ana Paula Santos
    15 de julho de 2016 at 12:58

    Oi Dani (olha a intimidade hahaha), então estava na minha saga a procura do que fazer para as minhas unhas. Pesquisei, pesquisei e descobri que não é bom retirar as cutículas por completo. Decidi colocar em prática. E já melhorou bastante, mas mesmo hidratando, algumas unhas (principalmente da mão que escrevo – faço Direito, escrever e ler é algo de praxe) insistem em ficar com a pele mais durinha e fiquei louca, coçando pra não arrancar tudo. Aí eu voltei para o Google para pesquisar e mudei a pesquisa… Daí que você chegou como um anjo! Aquele post seu de como deixar as cutículas bonitas. Vou iniciar o ritual hoje mesmo! Como o post é um pouquinho antigo, já não encontro aquele amolecedor de cutícula em vidrinho da Risqué, então vou usar daquela mesma forma o da Ideal (é o que tenho em casa, depois que ele acabar vou a procura de outro, por enquanto quebra um galho). Já estou anotando todas as dicas e estou navegando há horas em seu blog! Amei, de coração! Uma bênção em minha vida. Meu carma eram as minhas unhas. Há +- 15 dias estou sem retirar as cutículas e minhas unhas já endureceram cerca de 45% (to me segurando pra não apertá-las toda hora, porque nunca foram assim e to me sentindo kkkk) e as ondinhas já diminuíram muito também (descobri que são traumas sofridos. Eu empurrava minha cutícula de forma errada e agressiva, além de tirar a cutícula funda). Sobre o formato da unha, eu tinha reparado isso há mais tempo. Agora eu deixá-las arrendondadas principalmente nos cantos e estão quebrando bem menos. Quero agradecer pelas dicas, por suas resenhas maravilhosas dos esmaltes! E faz um post sobre o Prime Restauration por favor? Tipo um comparativo dele com o Premium, porque estou muito em dúvida de qual deles eu compro. Quero os 3, mas por enquanto não posso comprá-los de uma vez e estou com uma dúvida tremenda, porque gostei da fórmula e da proposta dos dois, rs. Muito sucesso pra você, obrigada pelas dicas maravilhosas e pelo conteúdo maravilhoso que você tem aqui no blog. <3

    • Daniele Honorato
      30 de julho de 2016 at 21:59

      Que comentário mais lindo, Ana! Muito obrigada <3 Fico feliz em ter te ajudado de alguma forma!
      Sobre as canetas, aqui tem um post comparando as 3 e te facilitar a escolha!
      Qualquer dúvida, só perguntar!
      Um beijo enorme!

  • LUANA
    29 de agosto de 2016 at 16:45

    COMO FAZER ENTÃO NO CASO DE NÃO TIRAR A CUTÍCULA? NO VAI FICAR FEIO E BORRAR NA HORA DE ESMALTAR?

    • Daniele Honorato
      26 de setembro de 2016 at 23:45

      De jeito algum! É só vc hidratar bastante antes e fazer o contorno com um palitinho de laranjeira!