56 Em Dicas & Truques/ Dúvida da Leitora/ Saúde das Unhas

Dúvida da Leitora #10 | Ondulações nas unhas: como resolver?

unhas-onduladas_como-melhorar

Hello lindinhas! Hoje a pergunta é da leitora Tânia que me mandou por e-mail a seguinte dúvida:
“Oi Dani! Amo seu blog e comento sempre que posso. Meu problema é em relação à superfície das minhas unhas. Elas são onduladas, não estrias, ondinhas mesmo. Aparentemente elas nascem assim e fico muito triste com isso porque acabo evitando passando vários esmaltes (cintilantes e metálicos, nem pensar). Tem alguma solução para melhorar com isso? E por que elas são assim? Um beijo!”

Tânia, vamos lá! Ondulações nas unhas podem significar muito além do que simples deformações e um empecilho ao acabamento de esmaltes. As unhas, como sabemos, nos mostram muitas coisas do nosso organismo, inclusive doenças e deficiências nutricionais.
Claro que você não vai olhar para suas unhas e achar que tem certa doença, mas tenha isso em mente caso você já tenha feito várias coisas para diminuir ou até mesmo sumir com o problema.

Se você já tem uma alimentação balanceada, seus cabelos estão saudáveis (já que são feitos de queratina, assim como as unhas) o problema pode ter sido causado por outros fatores como a retirada das cutículas. Uma vez que a matriz das unhas é danificada as unhas crescem com deformações, como estrias e ondulações. Ah, manchinhas brancas também! Se você quiser ler mais sobre como parar de tirar as cutículas clica aqui e aqui.

Lembro quando retirava as cutículas “bem fundinhas”, minhas unhas eram onduladas e com manchinhas brancas.

Uma vez tive a ideia de usar aqueles aparelhinhos que tem várias ponteirinhas e vibram, sabe? Para afastar as cutículas e polir a superfície e pfft…dias depois de tirar o esmalte minhas unhas estavam todas com manchas brancas. As manchas vão sumindo com o tempo, mas é clássico elas aparecerem depois de traumas.

Qualquer trauma na matriz (e não precisa ser corte, viu? Ela é muito sensível e qualquer coisa mais “agressiva”, ela sente – tenha cuidado até mesmo ao lixar as unhas) afeta e “aparece” de algumas formas na sua unha.

Mas se você já não retira mais as cutículas e sua alimentação e saúde estão ok, temos alguns truques para a sua unha ficar lisinha e dar aquele acabamento bonito a qualquer tipo de esmalte.

BASES NIVELADORAS

A base niveladora, se usada constantemente e por pelo menos 2 a 3 meses, ajuda sim a nivelar as unhas e fazer com elas cresçam mais lisinhas. Elas possuem componentes que ajudam a “unir” as escamas das unhas e, com o tempo, a superfície é mais uniforme. Já usei e indico essas:

bases-niveladoras_

LIXA POLIDORA + ÓLEO

lixa-polidora{Foto: Shutterstock}

Você já está usando a base niveladora mas suas unhas ainda não estão tão lisinhas assim ou você bateu o dedo e a unha nasceu com um degrau e bem agora você quer passar aquele esmalte bapho e não quer nenhuma marquinha no esmalte. Temos uma alternativa paliativa, ou seja, é um quebra-galho e não vai fazer suas unhas ficarem assim pra sempre. Se ela crescer um pouquinho a raiz pode vir onduladinha de novo, sabe? (igual cabelo pintado, digamos! A raiz entrega!) – mas é um jeito e você pode fazer em casa.

Antes de começar a esmaltação (base + esmalte) passe uma generosa camada de óleo (pode ser secante, óleo de amêndoas, a PrimeCuticle…qualquer óleo) sobre as unhas que estão onduladas. Com uma lixa polidora (daquelas de bloquinho ou as com 3 ou 4 faces) faça movimentos circulares suavemente. Atenção para o suavemente. Essas lixas não são aconselháveis, ainda mais para unhas fracas – já que elas retiram parte das unhas – mas para nivelar, é uma boa alternativa. E outra atenção: esse processo deve ser feito apenas uma vez por mês, senão suas unhas podem ficar muito fracas.

O óleo é para proteger a superfície das unhas. E você precisa polir com cuidado para não traumatizar a matriz. Depois de lixar e ver que as unhas estão mais lisinhas, você pode usar a parte cinza da lixa para dar brilho. Pronto, unhas listinhas e brilhantes.

Feito isso, limpe com algodão + removedor onde restou o óleo e inicie a esmaltação normalmente.

Outra dica para nivelar as unhas temporariamente é você usar a base fosca. A base niveladora já é meio fosquinha (algumas) mas você pode usar também a base fosca para dar uma alisadinha a mais na superfície das unhas antes da esmaltação.

ondulaçoes-oleo-lixa

Essas são as dicas para você contornar as ondulações das unhas e ter uma esmaltação perfeita 🙂

Tânia, espero que tenha te ajudado!

Tem sua dúvida também? Manda e-mail para mim através desse formulário aqui com o assunto “Dúvida da Leitora” e me pergunta! Quem sabe a sua pergunta não aparece aqui semana que vem? 🙂 (me avisa se seu nome pode ou não aparecer, tá bom?)

Um beijo e até amanhã :*

___________________________________________

Já conhece minhas canetas especiais para unhas e cutículas? A linha PrimeCuticle foi desenvolvida por mim e para mim, para que minhas cutículas ficassem pequenas, sem pelinhas e suaves, sem alicate e sem cortes. Hoje a linha faz sucesso pelo Brasil inteiro e quem usa, ama! Se você quiser manter suas unhas saudáveis, fortes e as cutículas sempre no lugar, sem precisar usar alicate, você precisa experimentar essas canetas! Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, com ou sem esmalte! Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂

primecuticle_post

Você também poderá gostar de

56 Comentários

  • Responder
    Babi
    14 de março de 2016 at 9:16

    Vivo com as unhas onduladas =////
    Mas sabe né? Vivo batendo e fazendo força… já me conformei hehehe

    Mas sempre faço isso da lixa!! <3
    A base niveladora, eu quero distância!!!! Deus me livre!

    • Responder
      Daniele Honorato
      14 de março de 2016 at 11:53

      Eu juro que não entendo porque a base foi ruim pra vc..o que será, né?!
      Vc, além de bater, tb leva mordidas. Óh que maravilha! rs

      • Responder
        Babi
        15 de março de 2016 at 15:42

        Sou um exemplo lindo de como lidar com as unhas!!!

        Mew, não sei falar se foi 100% a base, mas sei que foi a única mudança, não vou tentar de novo né? Tá acabando de sair as descamações agora, não vou arriscar não rs

        • Responder
          Daniele Honorato
          16 de março de 2016 at 15:36

          Mt estranho, tá com cara de alergia :/ Ela é mt boa! Vc já usou da Impala?

          • Babi
            16 de março de 2016 at 20:36

            A da impala nunca tentei, acha que vale?

          • Daniele Honorato
            18 de março de 2016 at 12:42

            Acho que sim, Bá! Se vc quiser dar uma alisada nas unhas, é bom ter uma base para isso. Tenta!

  • Responder
    Mari
    14 de março de 2016 at 9:40

    Minhas unhas dos pés costumam ondular, vou seguir as dicas!
    E, Dani, estou amaaaando a Prime Cuticle!! Comecei pela Night Care, há menos de 1 semana, e minhas cutículas, que são fininhas, já estão super comportadas, troquei de esmalte 2x sem usar o alicate! Estou determinada a parar mesmo de tirar as cutículas! A caneta já é item da minha cabeceira, ganhou lugar bem ao lado do livro de poesia do Drummond! 🙂 Beijo!

    • Responder
      Daniele Honorato
      14 de março de 2016 at 11:51

      Oooi Má! Ai que bom! E fiquei orgulhosa dela estar ao lado de Drummond <3
      Suas cutículas e unhas já são lindas, vc vai ver como vai ficar fácil esmaltar agora
      Um beijão

  • Responder
    Fernanda
    14 de março de 2016 at 9:51

    Olá!!!

    Já sofri tanto com essas ondinhas… 🙁
    Mas depois que parei de tirar as cutículas elas sumiram, como mágica!

  • Responder
    Fernanda
    14 de março de 2016 at 9:54

    Vc confirmou minhas suspeitas rsrs todas as ondulações nas minhas unhas foram causadas na retirada das cutículas…percebia uma alteração no crescimento depois de dar aquela cavada com o alicate, a base das nossas unhas são molinhas e acaba estragando mesmo 🙁
    Quando a situação fica pior, uso esse método do óleo e a lixa bem fininha, é lindo na hora, mas sei que não resolve o problema, cresceu..ondulou rs
    Vou testar a base niveladora!!
    Bjss

    • Responder
      Daniele Honorato
      14 de março de 2016 at 11:50

      A matriz é super sensível e qualquer coisinha já altera o crescimento :/
      Testa a niveladora que vc vai gostar! Insiste no uso!
      Um beijo!

  • Responder
    Luciana Petrópolis RJ
    14 de março de 2016 at 10:58

    Minha mãe tem esse problema :/
    Vou contar a ela suas dicas!!!

  • Responder
    Eve
    14 de março de 2016 at 11:16

    Tenho esse problema nas unhas dos dedos mindinhos dos pés, eu passava esse bloquinho polidor porque qualquer esmalte mesmo o cremoso ficava horrível se eu não fizesse algo. Há algum tempo estou usando a base vermelhinha da Risque pra não ter mais que polir. Melhorou um pouquinho, mas acho que se insistir no uso melhore mais.
    Beijo Dani, boa semana! 🙂

    • Responder
      Daniele Honorato
      14 de março de 2016 at 11:49

      É isso mesmo, Eve, tem que insistir 🙂 E ela super ajuda!
      Agora, será que são os mindinhos por conta de sapato? Ou vc bate os coitados? rs
      Beijo!

      • Responder
        Eve
        14 de março de 2016 at 13:51

        Eu acho que é por conta de sapatos sim, mas sempre tive isso e fora as cutículas dos dedinhos ficam super grossas, deve ser o formato dos meus pés ou o jeito que eu piso que acaba causando mais atrito.
        Faz tempo que não bato eles (graças a Deus) 😉 rsrs

  • Responder
    Erica
    14 de março de 2016 at 11:41

    Muito boas as dicas Dani ;D
    Outro dia fui empurrar as cutículas e a espatula escorregou da minha mão e bateu na matriz, uns dias depois apareceu uma ondulação e eu fiquei mega brava hahahaha uso sempre essa base vermelha da Risqué, ela é super boa 🙂
    Beijos!!

    • Responder
      Daniele Honorato
      14 de março de 2016 at 11:48

      É qualquer coisinha mesmo!! Qq batidinha, impressionante.A base da Risqué é mt boa sim, super recomendo 😀
      Beijão

  • Responder
    Franci Pacheco
    14 de março de 2016 at 13:33

    adorei essas dicas, são sempre bem vindas

  • Responder
    Andreia
    14 de março de 2016 at 13:39

    Minhas unhas também são onduladas e fraquinhas. Já tentei parar de tirar a cutícula mas não consigo 🙁
    Gostaria de eu mesma fazer minhas unhas… por que manicure sempre empurra as cutículas com força e fundas.
    As vezes passo algum esmalte e fica feio por conta das ondulações… acabo por achar que eu não sei esmaltar e volto na manicure…. e perco todo o tempo que fiquei sem mexer nas cutículas.
    Mas vou seguir essas dicas e tentar uma vez por todas ser a minha própria manicure.

    • Responder
      Daniele Honorato
      15 de março de 2016 at 12:10

      Vc consegue sim, Andreia! É só treinar, bastante 🙂 Empurrar as cutículas com força tb causa ondulações!
      Aqui no blog tem vários posts que vc vai aproveitar. Pesquisa por acabamento de esmalte, cuidado com as cutículas que vc vai conseguir, tenho certeza.
      Um beijo

  • Responder
    Lizzie - Esmalte Sempre
    14 de março de 2016 at 15:38

    Não tenho ondulações mas tenho estrias. A Base Niveladora Impala acabou com elas. Mas uso sempre. Tanto para swatches quanto para esmaltação do dia a dia mesmo. <3 Se deixo de usar por muito tempo elas voltam. Afinal é o crescimento constante das unhas que as trazem de volta, né?

    Bjsss, Lizzie – Esmalte Sempre

    • Responder
      Daniele Honorato
      15 de março de 2016 at 12:08

      Estrias é mais fácil voltar, infelizmente. Mas a base dá um jeito lindo nelas <3
      Mt boa essa da Impala, né?

  • Responder
    Thamiris
    14 de março de 2016 at 17:06

    Nunca tive esse problema mas amo bases niveladores, em especial, a da impala que deixa beeeem fininho o acabamento na unha, amo <3
    Beijos gata :*

    • Responder
      Daniele Honorato
      15 de março de 2016 at 12:07

      É verdade, elas deixam um acabamento super fininho!
      Um beijão Thami

  • Responder
    Tainah Dantas
    14 de março de 2016 at 17:09

    Oi, Dani! Olha eu mais uma vez aqui *-*

    Já tive unhas um pouco onduladas justamente por tirar a cutícula mto funda e essa base niveladora da Risqué salvou minhas unhas no primeiro vidrinho… nem cheguei a terminar.
    Nada a ver com o post, mas Dani, você conhece algum dupe do Nostalgia da Impala, daquela coleção Núvens de Cor?
    Eu nunca consegui usar esse esmalte, mas de uns tempos pra cá venho tentando dar uma segunda chance para ele, e ontem esmaltei as unhas com ele, e não sei pq, rolou um amor profundo *-*. Ele tem uma cor mto “estranha” e eu achei mto estiloso por ser uma cor tãããooo diferente, pelo menos pra mim.

    Mto ótimo tudo isso nesse blog
    Beijinhos

    • Responder
      Daniele Honorato
      15 de março de 2016 at 12:07

      Oi Tainah! 😀 Tudo bem??
      Menina, acho que pronto não tem nada parecido não. Mas vc pode tentar criar uma misturinha. Passando amarelo ou laranja e finalizando com duas camadas de branco. Pode dar certo!!
      Um beijão

      • Responder
        Tainah Dantas
        17 de março de 2016 at 18:26

        Boa, Dani!! Vou tentar sim e depois te conto. Não se parece com nada nem com ngm esse esmalte…rs..
        Obrigada pelo carinho e atenção de sempre, e por responder, claro! Beijoks

  • Responder
    Mey
    14 de março de 2016 at 19:34

    Tenho mais ondulações nas unhas dos pés, e eu não consigo parar de tirar as cutículas pq eu acho muito ruim de esmaltar com elas maiorzinhas D: Elas ficam muito feias, secas. Vixe, eu tiro na hora ahshshsushs
    Já as cutículas das mãos, eu parei de tirar faz um bom tempinho. Antes elas cresciam bem rápido, mas como fiquei uns meses só empurrando mesmo, elas pararam o crescimento lol ufa. Vou ver se tento fazer isso com as cutículas dos pés tbm.
    Ah, sobre a base niveladora, nunca usei. Uso o bloco polidor, e uso com frequencia viu ahsushsua ele tem 4 lados, mas eu prefiro passar só o lado de polir e o outro pra dar brilho 😀

    • Responder
      Daniele Honorato
      15 de março de 2016 at 12:06

      hahaha menina, cuidado hein? Esse bloco, essas lixas tiram parte da unha! Já vi gente que gastou tanto a unha que abriu um buraquinho (ui)

  • Responder
    Cons
    14 de março de 2016 at 21:52

    Oi Dani. Cmg foi o contrário. Sempre tive minhas unhas lisinhas. Agora q não tiro mais a cutícula, hidrato muito elss estão cheias de ondinhas e estrias. Até o polegar rachando de cima a baixo. A outra unha do polegar sempre foi dodoi, mas as outras eram impecáveis. O q estou fazendo de errado? Bjs

    • Responder
      Daniele Honorato
      15 de março de 2016 at 12:05

      Vc empurra as cutículas, Cons? Pode ser que na hora de empurrar o movimento esteja sendo mais forte e isso danifica a matriz. Presta atenção nisso pra ver se é!
      Um beijo

      • Responder
        Cons
        15 de março de 2016 at 21:53

        Oi Dani. Empurro a cutícula sim. Vou b prestar atenção e ver o resultado. Obrigada. Bjs

        • Responder
          Daniele Honorato
          16 de março de 2016 at 15:32

          Pode ser que a espátula esteja machucando :/ faz mais suavemente ou muda a espátula 🙂
          Beijinho

  • Responder
    Regianne C.
    14 de março de 2016 at 23:13

    Oiii! pensei que as bases niveladoras era para um efeito na hora, foi bom saber que com tempo elas deixam lisinhas as unhas, estou usando essa nova base da impala e inicialmente gostei, entre tantos beneficios de parar de tirar as cuticulas foi esse, as estrias das minhas unha sumiram 🙂 bjao Dani

    • Responder
      Daniele Honorato
      15 de março de 2016 at 12:04

      É um efeito na hora e tb duradouro, desde que vc use sempre e evite os traumas e tal 🙂
      Essa da Impala é ótima, as estrias somem mesmo!
      Um beijão!

  • Responder
    Andreia
    15 de março de 2016 at 7:59

    Minhas unhas também são onduladas, quando vou em manicure elas dizem que é por que eu retiro a cutícula de forma errada.
    Já tentei por diversas vezes parar de tirar a cutícula… mas não consigo.

  • Responder
    Adry
    16 de março de 2016 at 0:17

    Dani,
    Minha dermatologista falou que hipotireoidismo pode justificar ondulações nas unhas. Desde que fui diagnosticada, trato o hipotireoidismo, mas as unhas nunca mais perderam as estrias (que não existiam antes). Confesso que só as noto quando tiro o esmalte porque quando as unhas estão pintadas, as estrias não aparecem. A base que uso nem é niveladora. É a Bonder da Orly, que tu mesma recomendaste muuuito tempo atrás. Comprei uma embalagem tamanho profissional pelo ebay e funciona tri bem pra mim, além do que, vai durar eternamente. Bjs

    • Responder
      Daniele Honorato
      16 de março de 2016 at 15:31

      Por isso que digo que é sempre importante verificar a saúde. A Bonder funciona porque ela tem componentes que “unem” a unha tb, para a superfície ficar mais lisinha e segurar mais o esmalte. Mt bom que funcionou pra vc Adry! Qual o tamanho desse pote?!
      Um beijão

      • Responder
        Adry
        17 de março de 2016 at 14:09

        120 ml, Dani. Comprei um assim do Bonder e outro do Cutique. Não vivo sem e vão durar a vida. Beijo.

  • Responder
    giselli
    16 de março de 2016 at 10:59

    Adorooooo suas dicas!! E aproveitando, sobre essas bases niveladoras, elas também servem para usar por baixo daqueles esmaltes leitosos que sofro horrores pra esmaltar e não ficar manchas? Já tentei usar a base fosca, foi bom, mas achei que o esmalte ficou muito grosso…Bjus!!!
    PS: Adoro suas canetas Prime Cuticle 😀

    • Responder
      Daniele Honorato
      16 de março de 2016 at 15:28

      Oi Giselli! Estranho vc ter essa sensação, já que a base fosca é super fininha. O que acredito que possa ter acontecido é que o esmalte em si estivesse grosso, hein? Dá uma diluída no esmalte e tenta. A base niveladora não fica tão fosca quanto a fosca, mas dá uma boa nivelada 🙂
      Beijo e fico feliz que goste das canetas <3

  • Responder
    Jussara Valadares
    16 de março de 2016 at 17:00

    Dani,
    Só as minhas unhas do dedão são onduladas. Tanto da mão quanto do pé!
    Não entendo, já que faço o mesmo processo em todas (ou pelo menos acho que faço). rs
    Nunca usei base niveladora. Uso sempre a fosca. Na verdade da base para homem da risque.
    Mas dependendo do esmalte as ondas ficam bem visíveis.
    Beijos.

    • Responder
      Daniele Honorato
      18 de março de 2016 at 12:44

      Pode ser coisa de nascença tb, Jussi!
      Usa a niveladora, ela é ótima para alisar e dar um acabamento bonito.
      Vc tá sumidinha, tá tudo bem com vc? Espero que sim!
      Um beijo!

      • Responder
        Jussara Valadares
        21 de março de 2016 at 9:20

        Oi Dani,
        Agora ta tudo entrando nos eixos, novamente.
        Tive uns contratempos, mas já passou. Coisas de gente adulta ne?!
        Agora estou de volta. 😀
        Beijos e obrigada!
        Vou usar a niveladora por um tempo. Depois te conto o resultado. 😉

        • Responder
          Daniele Honorato
          21 de março de 2016 at 12:14

          Ser adulto é mt chato :/
          Espero de coração que tudo de resolva <3
          Um beijo!

          • Jussara Valadares
            21 de março de 2016 at 13:04

            Obrigada querida!
            Super beijo.

          • Daniele Honorato
            23 de março de 2016 at 12:44

            <3 :*

  • Responder
    Carolline Martins
    21 de março de 2016 at 10:04

    Por muito anos, tive as unhas dos pés onduladas. Achava que nada ia dar jeito e cheguei ate a acreditar que seria alguma doença dermatologica. Nenhuma base niveladora dava jeito. Enfim, sabem como eu consegui me livrar disso? Parando de usar calçados apertados. Pode parecer bobeira, mas essa era a causa. As vezes, temos um sapato mais justinho que parece inofensivo, mas o uso a longo prazo cria esse tipo de ondulação nas unhas, pois os nutrientes não conseguem circular livremente. Hoje elas estão lisinhas e super lindas! 🙂

    • Responder
      Daniele Honorato
      21 de março de 2016 at 12:09

      Com certeza, Carolline. Assim como as cutículas das mãos, as dos pés tb podem sofrer traumas e crescerem com falhas. Um sapato apertado basta!

    Deixe seu comentário