55 Em Dicas & Truques/ Unha Bonita

Tudo o que você precisa saber para lixar as unhas em casa!

Fiz essa matéria para o Yahoo! há um tempinho e acabei esquecendo de postar aqui também! Recebo muitas perguntas sobre como lixar as unhas e como faço para deixar as minhas levemente arredondadas e curtinhas.

O processo é muito mais simples do que se imagina e todo mundo pode deixar as unhas bonitinhas, certinhas e do formato desejado a qualquer hora, em qualquer lugar!

1lixando-as-unhas-em-casa

Muitas mulheres evitam fazer as unhas em casa por um simples motivo: não sabem como lixar as unhas. Quando lixam, reclamam que ficam tortas ou pequenas demais por tentar corrigir o que começou errado.

Com a prática, lixar as unhas passa a ser algo básico e muito fácil para se fazer em qualquer lugar.

Reuni algumas práticas que adquiri durante o tempo de minha própria manicure “em casa” para que vejam o quanto simples é!

Dicas gerais

DICA 1 – unhas pintadas

Parece estranho, mas acredite: lixar as unhas com elas esmaltadas facilita, e muito, o processo. Com alguma cor em cima das unhas é fácil observar o formato durante o processo e diminuir a chance de errar. Portanto, antes de passar removedor no esmalte velho, comece sua manicure lixando e deixando as unhas com o formato de sua preferência.

DICA 2- mãos “espalmadas”

É muito comum dobrarmos a mão (quando flexionamos os dedos sobre a palma da mão) para lixarmos as unhas. Porém, dessa maneira a chance do formato desejado sair errado é bem maior.  A dica então é espalmar a mão em uma superfície plana e olhar as unhas de “cima”.  O formato ficará certo e você realmente estará vendo o resultado final.

para-lixar-as-unhas

DICA 3- escolhendo a lixa

Hoje em dia temos várias opções de lixas. A escolha vai mais mesmo da preferência pessoal. Eu, particularmente, sempre me dei melhor com as comuns (e mais baratinhas!) de papelão mesmo mas usei por um tempo as de vidro – mas essas, infelizmente, perdem o “fio” com o tempo e acabam não lixando nada. Portanto, sempre tenho uma lixinha básica de papel na minha mesa, na bolsa e, claro, na maletinha manicure.

1| PAPELÃO são as mais comuns e dá pra achar pra comprar em vários lugares, além de serem bem baratinhas. Existem vários modelos e cores (pardo, preto, amarelo) e o que muda um pouco é a textura entre eles. Elas sempre vem com 2 faces: uma mais lisinha e outra mais áspera. Eu sempre uso a mais lisinha para lixar as unhas das mãos, acho mais fácil pra trabalhar e a unha não fica com muitas farpas depois de acabar. O lado mais áspero uso nas unhas dos pés.

2| VIDRO como já falei, elas são ótimas mas só quando novas. Depois de um tempo de uso elas perdem o fio e não lixam nadinha :/ Fora que o tem o risco de quebrar (já quebrei umas 4) e o preço que é bem mais alto se comparado aos outros modelos. Fora isso também tem a dificuldade de achar para comprar…as minhas eu comprei fora do Brasil pois as que achava aqui eram muuito caras e não muito boas.

3| PAPELÃO MAIS GORDINHA sabem qual é, né? Elas são de papel mas mais fofinhas, pois no meio das faces tem uma camadinha de enchimento (sim são “recheadas”). Elas fazem bem o trabalho mas não são muito resistentes. Por ter a superfície mais lisinha, o acabamento das unhas quando lixadas com elas sempre é bom e sem farpas.

1opcoes-de-lixas-unhas

 

4| COM FACES PARA ACABAMENTO essas também são bem comuns em perfumarias e existem em vários formatos como bloquinhos até. A promessa delas é fantástica: deixar as unhas com a superfície bem lisinhas (sem ondulação alguma) e muito brilhantes, como se tivesse acabado de passar base! Mas CUIDADO! O uso constante de lixas polidoras faz um mal danado às unhas e as deixam super fracas e quebradiças. O ideal é usar apenas uma vez por mês. Mas o bom delas é que eu uso para dar acabamento somente às pontinhas depois que termino de lixar e que elas estão com o formato que desejo. Qualquer “farpinha” que ainda exista lá a lixa tira e deixa o acabamento bem lisinho. Recomendo!

5| MINIS PARA CARREGAR NA BOLSA é sempre bom ter uma lixa na bolsa, hein?! Unha nunca dá hora e nem marca lugar pra lascar e te irritar hehehe – existem vááários modelos fofos para você escolher. Tem animal print, floral, personagens…e o preço é bem amigo também!

6| METAL sei que tem muita gente que só usa esse tipo de lixa (e ama!) mas eu particularmente, não curto nem um pouco. Nunca me dei bem com elas e o acabamento nunca ficava legal…posso até dar mais uma chance, mas primeiro preciso achar uma dando sopa por aqui.

Dicas para os formatos

O formato das unhas não segue moda tampouco estações – portanto, lixe-as somente pelo seu gosto e estilo pessoais. Veja o formato que mais combina e lhe agrada e veja como conseguir um resultado fácil e rápido.

DICA 3 – unhas quadradas

Para quem prefere as unhas quadradas, a lixa deve ficar paralela às pontas das unhas horizontalmente (com a mão espalmada). Olhando de cima, comece o movimento de vai-e-vem, mas não contínuo. Esqueça o movimento de serra e faça com que a lixa vá e venha pausadamente. Comece de uma ponta e continue da outra, com uma pausa entre elas. Assim, o formato pode ser conseguido de maneira lenta, mas certa. O risco de errar e deixar a unha torta é nulo e o formato quadrado é facilmente conseguido. Quando as unhas já estiverem do agrado, lixe as pontinhas lateralmente para que não fique nenhuma ponta aguda que possa machucar. O movimento também é como no começo: lixe de lado e quando chegar no topo da unha, vá em direção contrária para que a ponta desapareça.

lixar-as-unhas-quadradas

DICA 4 – unhas arredondadas

Unhas arredondadas são tão simples quanto às quadradas.  Para ter esse formato, basta espalmar a mão e posicionar a lixa lateralmente e fazer o movimento pausado até que a ponta fique suave. Então basta uni-la com a ponta da unha imaginando um arco. Faça a mesma coisa do outro lado. O formato mais ou menos arredondado é dado no final. Imagine um arco de novo e una as das pontas, até que fique como desejado.

 lixar-as-unhas-arredondadas

A prática também é uma aliada para o processo ficar cada vez mais rápido e fácil. Portanto, comece treinar já!

Gostaram meninas?! Mais dicas de como vocês lixam as unhas em casa? Vamos conversar nos comentários!! 🙂

Obs: Como muitas pessoas perguntaram sobre a cor do esmalte, aí vai: é o Supremo, da Ludurana. Ele é holográfico e, como as fotos do passo a passo foram tratadas, a cor está bem diferente. Clique aqui para ver a cor real.

Você também poderá gostar de

  • Letícia
    31 de Maio de 2013 at 14:02

    Lixar as unhas é sempre a pior parte do processo porque eu sempre faço coisa errada, tem vezes que dá super certo e outras nem tanto hahaha parece ser fácil, mas é a coisa mais trabalhosa de fazer as unhas… A dica das unhas pintadas é excelente porque é assim que eu to começando a melhorar na hora de lixar, já espalmar não deu certo (pra você ver a dificuldade rs)

  • Mariana Cadina
    31 de Maio de 2013 at 14:08

    Dani, adorei o post! Quando eu comecei a fazer minhas unhas em casa tinha uns 13 anos e essa era a pior parte! Ficavam tortas demais! E nem sempre conseguia igualar os tamanhos, ai ficava uma grande e uma no toco, rsrsrs. Hoje, com mais de 6 anos de experiência, finalmente acerto qualquer formato! O blog tá lindo!

  • Mariane
    31 de Maio de 2013 at 14:26

    Amei as dicas. Tenho mto esse problema, pois uma mão nunca fica igual a outra! amo elas quadradinhas!
    OBrigada Dani por nos socorrer! Beijos

  • Marise
    31 de Maio de 2013 at 15:12

    Oii. Adorei as dicas e amo seu blog. Adorei também a cor do seu esmalte… qual é a cor e a marca!? Obrigada.
    Bjs

  • Marise K. De Borba
    31 de Maio de 2013 at 15:13

    Oii.. adorei as dicas e amo o seu blog. Adorei também o seu esmalte. Qual é a cor e a marca,!?
    Obrigada. Bjs

  • Leidi
    31 de Maio de 2013 at 17:11

    Eu amei essa dica, super útil para nós que fazemos as unhas em casa rs
    Beijo

    Leidi Sampaio
    Encantada por Esmaltes

  • Angélica
    31 de Maio de 2013 at 17:23

    Dani, adorei o post…muito útil…eu realmente já sigo algumas dicas dele, mas não sabia da dica de lixar com esmalte nas unhas. Sou bem perfeccionista, e gosto da unha beem quadradinha, bem certinha…rs…
    Só que eu já tenho muita dificuldade quando uso a lixa de papelão…ela sempre faz descamar minha unha demais…se vou em alguma manicure e ela usa a de papelão não adianta…lasca mesmo…
    Eu só uso a de cristal…algumas que comprei aqui no Brasil não prestam, e a maioria realmente não presta.
    Mas se tem uma que é boa, e que eu tô usando já faz um BOM tempo e não perde o fio, é a da O.P.I.

    Se vc achar pra comprar, testa ela…eu acho que vc vai gostar. Eu estou doida atrás de outra, pq é realmente boa demais!!!!
    Um beijoo e bom final de semana!!!

  • Laura T. L.
    31 de Maio de 2013 at 17:24

    realmente, lixar com a unha pintada é o remédio! eu como tenho muita prática já conheço minhas unhas… cada uma tem um tamanho tamanho diferente quando “peladas”… em cada dedo o branquinho da unha fica de um tamanho, hahahah. mas no começo eu só lixava com cor nas unhas, facilita muito.

  • Lummy
    31 de Maio de 2013 at 17:37

    Sério que tem gente que não faz as unhas em casa porque não sabe lixar?! E essa é a única coisa que eu sei fazer, lixar! hahaha

  • Beatriz Le Mener
    31 de Maio de 2013 at 17:45

    Adorei as dicas. Eu adoro o seu blog e as montagens que você faz.

  • Maria
    31 de Maio de 2013 at 17:56

    Daniele,

    Primeiro, parabéns pelo blog, que é de altíssimo nível e maravilhoso. Eu sempre uso lixa de vidro. A durabilidade varia com a marca. Eu tenho uma lixa na minha mesa de trabalho em casa que já dura um ano e meio e está com a capacidade de lixar como se fosse o primeiro dia.

  • Silvia
    31 de Maio de 2013 at 20:25

    Dani eu uso há muitos anos a lixa de metal e adoro…Não consigo me adaptar de jeito nenhum com as de papelão…Assim como você eu tb adoooooro as lixas de polimento para tirar as farpinhas e deixar as unhas lisinhas nas pontas e uso de vez em quando em cima das unhas só para tirar as imperfeições dos cantinhos onde tem umas pelinhas que eu acabo catucando com o alicate rsrsrsrs

  • Natielle
    31 de Maio de 2013 at 20:25

    que esmalte é esse?????

  • Rebeca Zaupa
    31 de Maio de 2013 at 21:29

    Sempre gosto de lixar as unhas no formato quadrado, acho super chique, mas isso quando elas estão maiorzinhas, quando elas estão bem rentes, o mais fácil é o formato arredondado mesmo.

    Faço minhas unhas em casa e nunca tive muita dificuldade para lixar (apesar de que sempre dobro a mão), vou tentar lixar com elas espalmadas e esmaltadas 🙂

  • Adriana
    31 de Maio de 2013 at 22:11

    Parabéns pela matéria! Adorei!

  • Cris Ribeiro
    31 de Maio de 2013 at 22:29

    e as polêmicas unhas stilleto??? como fazer?

    • Daniele
      1 de junho de 2013 at 11:59

      Eu nunca fiz, mas vc deve colocar a lixa na lateral da unha e lixar até ficar bem reta e afinando na ponta. Faz isso dos dois lados.

      • Cris Ribeiro
        5 de junho de 2013 at 22:01

        não gosto não, era só curiosidade mesmo! rsrs obrigada por responder.

        • Daniele
          6 de junho de 2013 at 1:31

          ahahaha tb não curto, mas realmente, é curioso 😆

  • Vanessa
    31 de Maio de 2013 at 23:43

    Que esmalte é esse? Se for importado, tem algum brazuca semelhante?
    Muito lindo!!!

    • Daniele
      1 de junho de 2013 at 11:57

      É nacional e falei qual é no final do post 🙂

  • Paulla Ferreira
    31 de Maio de 2013 at 23:50

    Adorei o Post Dani 😉 Amei a Dica de como Lixar Unhas Quadradas. Beijos. Bom Fim de Semana 🙂

  • Eliane
    1 de junho de 2013 at 0:01

    Excelente post, Dani!
    Amei a dica de lixar as unhas com elas esmaltadas.
    Bjs e um ótimo fim de semana!

  • Jess
    1 de junho de 2013 at 0:57

    Adorei as dicas Dani. Mesmo minhas unhas estando no formato que eu gosto (quadrada) sempre que eu vou lixá-las acabo deixando uma ou outra um pouco torta (ainda mais que meus dedos são esquisitos), mas agora sei que tenho que apoiar a mão em uma superfície. Essa dica de lixar com esmalte foi realmente muito muito boa, não sei como não pensei nisso antes hehe.

    Apesar de ouvir/ler muitos elogios sobre a lixa de vidro, eu nunca usei, me dou super bem com a de papelão e não largo por nada 🙂

    beijos

  • edna
    1 de junho de 2013 at 10:01

    Oi Daniele! uma vez amuiuuuuuuitos anos uma manicure que fazia minha unha quando eu era uma novata ia ser madrinha de casamento ; falou que pra lixar a gente devia levar em consideracao o formato da unha onde ficam as cuticulas sabe? a minha ela disse que era quadrada no meio e levemente arredondada dos lados nao dei muito importancia , mas quando ela terminou a unha pintou tudo ficou linda perfeita! so que eu nao consigo lixar como ela mostrou na epoca pena que ela ja faleceu. M as adorei a sua dica tao preciosa que ate me lembrei dela desta manicure tao legal, pois na epoca ela sabia que eu fazia sozinha as unhas e ela tbm deu esta dica que nem sempre as pessoas gostam de dar um grande abraco

  • Belita Santos
    1 de junho de 2013 at 10:50

    Dani, adorei as dicas! São coisas simples que, no modo automático que é o nosso dia-a-dia, não paramos para observar, daí é muito mais fácil reclamar que não sabe fazer e correr pro salão do que praticar até conseguir fazer bonitinho, né? Eu sempre pinto (não faço!) minhas unhas em casa… as vezes não fica legal, mas não desisto, hehehe.
    Bjos!!!

  • Gisele Schmidt
    1 de junho de 2013 at 11:25

    Parabéns pelo post, Dani! Dicas muito boas, especialmente a da mão espalmada.
    Agora, por favor, mate a minha curiosidade: que esmalte LINDO é esse que você está usando na foto?
    Beijos!

    • Daniele
      1 de junho de 2013 at 11:56

      Oi Gisele! É o Supremo, da Ludurana 🙂 Tá no final do post!

  • Ariana
    1 de junho de 2013 at 12:53

    Mais a lixa de vidro pode ser lavada, você usa ela fica branquinha, lava em água corrente e volta a usar.

  • Franci Pacheco
    1 de junho de 2013 at 13:21

    Amei as dicas, sempre lixo elas quadradas mas quase nunca ficam perfeitas, agora vou testar essa técnica o/

  • maria helena
    1 de junho de 2013 at 17:03

    ótimo post Dani! Eu gosto da lixa de papelão gordinha, acho a textura menos agressiva, minha unha descama com facilidade. Uso o bloco também até menos do que uma vez por mês, mas o efeito é mesmo fantástico para alisar a superfície da unha. Você sabe me dizer se aquela face do bloco que diz que dá brilho também pode enfraquecer a unha? Essa face eu uso um pouco mais.

  • Ana
    1 de junho de 2013 at 17:39

    Engraçado que depois que pega a prática, a gente faz no piloto automático, né? hahahahah
    Agora que parei pra pensar na minha “técnica”… tanto quando lixo quadrada quanto mais redondidinha, que geralmente é quando corto beeem no toquinho, eu prefiro flexionar os dedos. Concordo que tem mais chance de erro, mas eu acostumei assim hahaha só espalmo a mão pra dar os últimos retoques.

    Outra coisa que eu prefiro é lixar sempre num sentido só. Minha unha descama muito fácil e os movimentos nos dois sentidos pioram isso… qdo começo da direita pra esquerda, só faço desse jeito. Parece difícil no começo, mas desde que acostumei a fazer assim, passei a errar BEM menos. E sempre passo uma lixa polidora ou menos grossa no final, pra tirar todas as rebarbas hahaha x)

  • Luciana Petrópolis RJ
    1 de junho de 2013 at 19:20

    Aprendi com vc há um bom tempo atrás a lixar as unhas corretamente 🙂
    Sempre gostei de lixá-las quadradinhas e aprendi em um post seu essa dica da mão espalmada. Obrigada Dani 🙂

  • Sarah Lauck
    1 de junho de 2013 at 21:56

    Dani, adoro seu blog e já acompanho faz muito tempo!
    To numa missão super difícil: encontrar um esmalte fúcsia nacional! Um da cor do Obsess da Illamasqua! Mas não consigo encontrar! Você poderia fazer um post de algumas marcas nacionais/importadas com essa cor? Ou uma misturinha? Beijo!

    • Daniele
      2 de junho de 2013 at 12:48

      Oi Sarah! Nossa, realmente precisamos de um fúcsia nacional, viu? O tom é tão maravilhoso, mas pelo que sei o pigmento é importado e nem todos sabem disso. Enfim, o que eu sugiro pra vc é o SEXY da Dote! Ele é lindo! Já usou?
      Beijoca!

      • Pauline Gotlieb
        8 de junho de 2013 at 23:48

        Dani, adorei seu blog!!! Assim como vc, adoro esmalte… é até perigoso… qdo. vejo, tenho que comprar!!! kkkkk
        Já experimentou os esmaltes de O Boticário… tem um rosa liiiindoooo… Fuchsia Purple… Beijo

        • Daniele
          12 de junho de 2013 at 10:32

          Simm! Adoro os esmalte da Boti! Arrasam! Bj!

  • Mille Vitória
    2 de junho de 2013 at 0:28

    Essa é a parte chata, mas eu faço direitinho! 🙂
    Nunca tinha visto lixa de vidro, queria experimentar!
    Bjs!

    >>> Esmalte da Semana – Chuvisco da Yes Cosmetics
    http://coisaphynna.blogspot.com.br/2013/06/esmalte-da-semana-chuvisco-da-yes.html

  • Ju Balbino
    2 de junho de 2013 at 2:35

    nossa… adorei o post.
    realmente é mais fácil lixar com o esmalte! 😀

    gostei dessa cor! ^^

    bjoos

  • Mari
    2 de junho de 2013 at 10:49

    Adoro lixas de vidro e concordo que as nacionais são MUITO ruins e que elas perdem o “fio” fácil. Mas elas são excelentes. Evitam que a unha se separe em camadas…

    Com as lixas de papelão, acabo me cortando! Tenho as unhas curtinhas e sempre que vou lixar com elas acabo cortando a pontinha dos dedos, logo abaixo do final das unhas…

    Com isso, acabei voltando recentemente para as lixas de metal. Elas são mais agressivas para as unhas, principalmente para quem tem unhas frágeis. Mas vale lembrar para quem vai viajar de avião que elas são proibidas a bordo, sendo encaradas como armas potenciais, tendo que ser despachadas na bagagem!

    Beijos

    • Daniele
      2 de junho de 2013 at 12:46

      Pois eu me corto justamente com a de metal, acredita? Faz tempo que não te vejo por aqui Má! Apareça mais! Beijoca

    • Marília
      2 de junho de 2013 at 20:41

      Também gosto das de vidro. E a minha dura tanto! Acho que já tenho há uns 4 anos pelo menos, mesmo as vezes tendo que limpar (com água e sabão). A marca da minha é Trind e veio de fora, as daqui realmente não funcionam…

  • Rafaela Rodrigues (BH)
    3 de junho de 2013 at 13:40

    Pra mim,lixar as unhas dá muito trabalho,arrepio toda,principalmente quando faz aquele barulho irritante.Mas fazer o que né?!Tenho que lixar..rrs E o pior é que minha unhas são tão fraquinhas (molinhas) quebram a toa..fico tão triste com isso. 🙁 Preciso de um milagre que as façam ficar firmes..

  • Juliana Cristina
    3 de junho de 2013 at 14:51

    Muito bom esse post!
    Eu lixo minhas unhas quadradas e uso lixa de papelão, agora vou lixar bem melhor com as dicas…
    Beijos.

    Unhas da Ju

  • Natália
    5 de junho de 2013 at 0:59

    Post muito bem vindo!! Eu realmente nunca acerto lixar minhas unhas. Ficam sempre tortas. Dani, eu tenho sempre um lado em que a unha ‘entra’ mais na pele do que no outro, em todas as unhas. É mais ou menos o lado esquerdo a unha ‘afunda’ na carne qd está crescendo, mas do lado direito ela levanta sempre mais, ficando torta dos lados. Como posso arranjar isso? Lixando de lado tb?

    • Daniele
      5 de junho de 2013 at 9:59

      Pode lixar levemente de lado sim, Natália, deixando o formato que vc quiser 🙂 Cuidado para não encravar, hein? Lixe sempre quadradinha!

  • Etiene Loureiro
    5 de junho de 2013 at 21:21

    Olá! Muito interessante suas dicas para que possamos manter as unhas lindas e saudáveis. Gostaria de saber se você tem alguma dica além de hidratar profundamente os pés, para sumir com as rachaduras que apresento nos calcanhares. Obrigada!

  • Bruna
    6 de junho de 2013 at 14:05

    Otima dica, adoreii…e adoreiii mais ainda o seu esmaltee rsrs que cor ??

  • Katriny - Francesinha à Brasileira
    6 de junho de 2013 at 20:38

    Amei, Dani! Eu sou muito parecida com você, amo as lixas comuns de papelão e passo longe das de metal. Prefiro o formato quadrado, mas só consigo deixá-las assim quando estão mais compridas. Beijo

    Francesinha à Brasileira

  • Alê Matos
    23 de junho de 2013 at 23:49

    Oi, também sou louca por esmaltes, possua uma infinidade de cores e sempre estou antenada com as novidades bom saber que voce ama também!

  • plegado chapa
    28 de junho de 2013 at 14:56

    He leido Tudo o que você precisa saber para lixar as unhas em casa! | Site Unha Bonita | por Daniele Honorato con mucho interes y me ha parecido practico ademas de facil de leer. No dejeis de cuidar este blog es buena.

  • katia
    21 de julho de 2013 at 15:19

    Nossa gostei mt das dicas….

  • ana cecilia
    21 de outubro de 2013 at 12:42

    nossa amei,sou apaixonada por unhas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Dandara Vargas
    23 de outubro de 2013 at 13:56

    Olá tudo bem eu sempre adorei muito unhas quadradas más toda vez que eu as licho elas diminuem e ficam feias tem outro jeito de eu deixa-las quadradas sem precisar lixar se me der alguma dica ficarei agradecida! 😀

  • Lívia
    13 de dezembro de 2013 at 15:43

    Eu roo unha, aí sempre tento lixar em casa, pq tenho preguiça de ir na manicure (‘-‘) agora eu consegui!! Dani muito diva!! 🙂