13 Em Aleatoriedades

Tendências Criativas 2017 Shutterstock #dicasdedesign

Começando a semana com design por aqui <3

A Shutterstock me enviou um relatório tão bacana que quis muito mostrar a vocês. No dia 30 de janeiro eles anunciaram o Relatório Anual das Tendências Criativas para 2017.

Na hora liguei ao assunto Pantone (que vocês amam, e eu também) e resolvi fazer uma comparação para ver se o que teremos como referência no mundo do design no nosso mundo das unhas 🙂

“Com informações recolhidas de milhões de buscas e downloads, mais o nosso conhecimento de design, vídeo e musica, o relatório mostra o que está em alta em todo o mundo” diz o release.

TENDÊNCIAS GLOBAIS

As tendências desse ano refletem contraste – entre o mundo real e o nosso mundo digital, entre a natureza e a tecnologia, entre o passado e o futuro. E algumas dessas tendências globais analisadas no relatório também apresentam um misto do novo, como:

  • Textura branca – acrescentando uma sensação de 3D, essa tendência pode ser nítida, intrincada ou refletir os padrões encontrados na natureza.
  • Halftone (meio tom) – trazendo um ar de papel de jornal, TV analógica e arte pop, a beleza do meio-tom mora na imperfeição.
  • Head-up-Display – um estilo de painel elegante, com medições e números num piscar de olhos
  • Emojis – uma forma global de comunicação, emojis transcendem a linguagem.  Em outras palavras: emojis = <3

Abaixo, o infográfico que a Shutterstock enviou à imprensa. Para ver a versão ao vivo e interativa, clique aqui.

WHITE TEXTURE

Uma das tendências globais é a “white texture” – as texturas brancas, clarinhas e fofas que ficam bem com qualquer coisa. Para quem repara nisso, vai ver que sempre uso uma parede branca de tijolinhos em várias artes por aqui. Amo!Clique na imagem acima para conhecer o board de White Textures da Shutterstock

Nas unhas, você não vai fazer uma parede de tijolinhos, nem a textura de uma madeira branca. Mas o marble nails tá por aí, a unha com pelinhos…rs Mas se você é como eu e gosta do mais básico e do clean, aposte nas unhas branquinhas. Com ou sem nail art, esse tom sempre chama atenção na manicure #amo! 

HALFTONE (MEIO-TOM)

Aquela coisa meio retrô, meio gradiente, com diversas formas. Sempre vejo essa referência por aí e também uso bastante.

Clique na imagem acima para conhecer o board Halftone da Shutterstock

Nas unhas, as polka dots sempre estão em alta (e são facílimas de fazer, tem tutorial aqui) e nada melhor do que elas para representarem o halftone por aqui. É tendência, pode apostar!

HEAD-UP DISPLAY

Head-up display são aquelas coisas do futuro. Que você olha para tua frente e já vê a previsão do tempo, sua conta no banco, notificações de redes sociais e afins. Algo bem maluco e muito tecnológico. Quem assistiu a última temporada de BlackMirror, primeiro episódio, vai saber bem hehe

Ninguém vai fazer um head-up display nas unhas – uma nail art demais de elaborada com um resultado nem tão visível. Então para essa tendência, atribuo às inovações no mundo da manicure – como materiais cada dia melhores e livres de substâncias que possam causar alergia, esmaltes que duram duas semanas com um brilho intenso, unhas postiças auto-colantes e por aí vai! Quais serão as próximas novidades hi-tech para nossas unhas, hein!?

Clique na imagem acima para conhecer o board Head-Up Display da Shutterstock

EMOJIS

E a outra tendência global são os emojis. Alguém já se imaginou hoje em dia se comunicando sem emojis!? É impossível. Na época do MSN (saudades, MSN!) tínhamos os emoticons e como eles eram importantes na conversa. Hoje os emojis dominaram tudo e é impossível você dizer alguma coisa sem botar uma carinha no meio. Ela te representa para tudo: felicidade, tristeza, espanto, ironia, sarcasmo, suas comidas preferidas e tudo o que mais imaginar.

Amo/sou emojis. 

Clique na imagem acima para conhecer o board Emojis da Shutterstock

E engana-se quem acha que emojis são apenas aquelas carinhas do teclado do cel. Viu um desenho com expressões, é um emoji. Temos de maçãs, torradas até sushis (eu SABIA que um dia iria mostrar minhas torradinhas lindas que peguei lá na Shutterstock <3)

Para as unhas, emojis são fofos e aí vale a criatividade para colocar nas unhas o que melhor te representa.Qual seria o melhor emoji para sua unha?!

Fora as tendências globais, também foram apresentadas as tendências culturais, de design, visuais ao redor do mundo, vídeo, músicas e tendências sociais.

Fiquei horas navegando no infográfico e vale muito a pena conhecer. Quem é do ramo então, é indispensável o clique!

Me digam se gostam do tema por aqui que aí posto com mais frequência!

Um beijo,

Dani

Você também poderá gostar de

13 Comentários

  • Responder
    Valentina Chirico
    7 de Fevereiro de 2017 at 8:00

    Then the white manicure is back. It isn’t for me but with some detail, I accept it with joy!
    The emoji…. mhhh… I’d opt for the kawaii faces, instead of those typical yellow faces 😉
    xoxo

  • Responder
    Luciana Petrópolis RJ
    7 de Fevereiro de 2017 at 10:12

    Acho que só não usaria as texturas…

  • Responder
    Adriana
    7 de Fevereiro de 2017 at 10:19

    Curti!

  • Responder
    Mari
    7 de Fevereiro de 2017 at 16:59

    Dani, que post bacana!! Obrigada por trazer esse relatório pra gente!! Adorei, esse assunto me interessa, principalmente agora que estou produzindo oooouuuutras coisinhas, conhecer tendências é super importante, ne?! Depois te conto tudo! Beijo!

  • Responder
    Franci Pacheco
    10 de Fevereiro de 2017 at 15:50

    amei ver esse tema por aqui, principalmente com as inspirações para unhas!

  • Responder
    Leticia
    2 de Março de 2017 at 10:50

    Acho incrível a intercambialidade das informações, a maneira como influenciam em diversos segmentos….E gosto muito quando você compartilha seus conhecimentos de design e comunicação com a gente. (Talvez porque eu seja da área de publicidade…..será? rs) Parabéns, seu site é sempre muito gostoso para navegar. Beijo!

    • Responder
      Daniele Honorato
      3 de Março de 2017 at 22:28

      Oi Leticia, que delícia teu comentário.
      Mt obrigada! <3 Que lindo que vc tb é da área! Impossível eu não trazer esse assunto para cá. Eu saio da publicidade/design mas eles não saem de mim rsrs
      Beijão querida! Aparece sempre! :**

  • Responder
    Paula Ianes
    26 de Março de 2017 at 18:31

    Oi Dani!
    Sim, pode trazer mais, adoro tudo o que tem a ver com Design e Arte!

  • Deixe seu comentário