50 Em Dúvida da Leitora

Dúvida da Leitora #2 | Óleo e spray secante não secam o esmalte?

Oie! A dúvida dessa semana vem lá de Recife da leitora Luana (beijo!) e não é apenas dela não, muitas já me perguntam sobre isso e achei muito bacana trazer logo para essa nova seção. Adoro desvendar mitos hehehe =) E ainda de quebra, o post de hoje tem dicas ótimas para quem sofre com as temíveis bolinhas no esmalte.

oleo-secante-seca-esmalte

A pergunta é: “Óleos e sprays secantes realmente secam o esmalte?” Quem começa no mundo mundo da manicure (ou seja, quer fazer as unhas em casa), logo trata de montar um kit básico (aliás, mostrei como montar um aqui) e os itens “spray secante” e “óleo secante” nunca ficam de fora, porque, claro, eles servem para secar o esmalte, certo?
Errado! Bem errado, digamos. Apesar do nome “secante” esses produtos não possuem propriedades que possam acelerar a secagem dos esmaltes (o spray até tem um pouco de alguma substância para acelerar a secagem, mas é tão pouca que é praticamente só silicone). O que eles fazem apenas é criar uma película de óleo (a formulação básica desses produtos é silicone) bem fininha a fim de evitar que pelinhos, poeira ou alguma coisa grude no esmalte ainda fresco.

Aliás, não sei com vocês, mas das vezes que fui à manicure e elas passaram o óleo ou spray minhas unhas encheram de bolinhas. O que é super explicável já que as malditas bolinhas são devido ao esmalte não conseguir evaporar. Uma vez mais uma camada, no caso, de óleo ali em cima obstruindo a passagem do ar, muitas bolinhas vão aparecer.

O fato é que muita gente já veio me perguntar porque as bolinhas aparecem (de onde elas vem, como vivem, como se alimentam, hoje no Globo Repórter) etc e às vezes é um simples passo, muitas vezes comum que acaba dificultado todo o processo.

Não vou me prolongar no assunto “bolinhas” e como evitá-las porque quero fazer mais um post a respeito (já fiz aqui e aqui) mas já que estamos no calor, vira e mexe elas aparecem então, anotem dois itens importantes que vão ajudar para sua manicure ficar perfeitinha.

 

PARA SECAR O ESMALTE (E MATAR BOLINHAS)

Já que óleo secante e spray não secam o esmalte, o que usar?! TOP COAT! Claro, of course. Quem usa, não larga. Que nunca usou … mas menina, use já! O top coat SIM possui propriedades que aceleram a secagem e vão “matar” qualquer bolinha que queira aparecer ou aquelas que já apareceram (sim, ele deixa tudo lisinho, e não, não é mágica. É top coat que em tradução livre quer dizer “camada de cima”)

Fiz um post bem detalhadinho sobre top coats aqui mas vamos falar de novo porque eles nunca são demais já que o assunto hoje é “secagem de esmaltes”

Passou o esmalte, limpou os cantinhos (pode ser antes de limpar os cantinhos também), finalize com um bom top coat. NÃO confundir com EXTRA-BRILHO. Tem bastante extra-brilho (que nada mais é do que um esmalte incolor) por aí querendo se passar por top coat – tem marca que só coloca um pigmento roxo e acha que tá certo. TSCI TSCI TSCI ¬¬’

Muitos top coats são chamados de “roxinhos”. Para não cair em armadilhas, selecionei 4 que sempre uso, amo e não vivo sem. E também são fáceis de encontrar.
top-coat-secam-esmalte-tiram-bolinhas

Daí você me pergunta: “Mas Dani…eu comprei um spray esses dias, que faço com ele? Jogo fora?” NÃO! O spray tem uma utilidade bem boa, aliás =)

Quem já usou sabe que o spray é geladinho, né? E quem já ouviu aí que a pele fria evita o aparecimento de bolinhas no esmalte? 🙂 Bom, ficar com as mãos no gelo ou dentro do congelador não é lá muito legal, então, spray nos dedos! Calma, explico =)

A temperatura da pele influencia sim no aparecimento de bolinhas e se você acha que sua pele é muito quente, experimente isso:

Nas áreas marcadas na foto abaixo, borrife o spray secante com uma distância de 15 a 20cm. É na pele, não na unha e ANTES da esmaltação. Bem na parte detrás dos dedos e abaixo das cutículas.

spray-secante-dedo

ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO 

Gente, spray queima. Sim, de frio – o jato, se muito perto e longo, é congelante. Portanto, não fiquem com o jato por muito tempo na área ou muito perto. Sim, eu já queimei um dedo testando isso e acreditem, dói. u_u #superesperta #sqn

Alguns segundos já são suficientes para gelar a área e você se proteger das bolinhas.
sprays-secantes_antes-esmaltação

Lembrando também que esperar uma camada secar BEM antes de passar a próxima (pode assoprar, secar no ventilador e tudo aquilo que você sempre achou que fosse errado, mas seque bem) – mas secar camada POR camada praticamente elimina as bolinhas.

Espero que tenham gostado da dica e de termos mais uma dúvida respondida! Amei as perguntas de vocês e fiquem ligadas que vou postando aos poucos.

Tem sua dúvida também? Manda e-mail para mim através desse formulário aqui com o assunto “Dúvida da Leitora” e me pergunta 🙂 Quem sabe a sua pergunta não aparece aqui semana que vem? 🙂 (me avisa se seu nome pode ou não aparecer, tá bom?)

Um beijo e até amanhã!

___________________________________________

Já conhece minhas canetas especiais para unhas e cutículas? A linha PrimeCuticle foi desenvolvida por mim e para mim, para que minhas cutículas ficassem pequenas, sem pelinhas e suaves, sem alicate e sem cortes. Hoje a linha faz sucesso pelo Brasil inteiro e quem usa, ama! Se você quiser manter suas unhas saudáveis, fortes e as cutículas sempre no lugar, sem precisar usar alicate, você precisa experimentar essas canetas! Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, com ou sem esmalte! Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂

primecuticle_post

Você também poderá gostar de

50 Comentários

  • Responder
    Erica
    11 de janeiro de 2016 at 8:57

    Adorei as dicas Dani ;D
    Uso sempre o top coat da Impala e da Risqué, são ótimos mesmo *-*
    Beijos

  • Responder
    Cleuma
    11 de janeiro de 2016 at 9:12

    Oi, querida!
    Tenho evitado usar top coat, apesar de gostar muito, por secar rápido, esconder imperfeições na esmaltação… Toda vez que passo top coat depois da esmaltação ou depois da limpeza, ele encolhe o esmalte e fica pior…Já deixei para passá-lo depois de horas da esmaltação e aconteceu o mesmo. Uso o da marca Risqué. A única marca que não acontece isso é o da Vefic, pórem tenho alergia a ele, por não ser hipoalergênico.
    Já aconteceu isso com você? O que fazer para evitar isso?
    Beijos…

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 18:43

      Oi Clê (desculpa, já sou muito íntima, rs) eu recebo mts emails e comentários falando exatamente sobre isso, de o top coat encolher o esmalte. Comigo nunca aconteceu, uso o da Vefic há uns 5 anos e nunca tive essa experiência. Mas o da Risqué é “campeão ” dessa reclamação. Eles mudaram a fórmula e tá bem boa! De qq forma, sempre oriento a passar o top coat com pinceladas mais rápidas, sabe? Senao, ele pode “varrer” o esmalte debaixo. Talvez tb o esmalte debaixo esteja mt grosso (de textura ou mt camadas) e isso tb influencia.
      Espero que dê certo com vc, top coat facilita demais a manicure 🙂 beijão ????

  • Responder
    gi
    11 de janeiro de 2016 at 9:20

    Dani sempre usei spray pois sempre achei que realmente secava as unhas. To chocada! Também gosto de usar top coat, aliás não vivo sem. Gosto de usar da marca Ideal,vc conhece? Ele é ótimo além de deixar um brilho incrível,seca o esmalte em 1 minuto. Claro que não faz aquele milagre, mas ajuda secar rapidinho. Mais uma vez, super obrigada por esses dicas tão valiosas. Bjs flor

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 18:38

      Conheço sim, Gi. O da Ideal tb é ótimo e entra nessa categoria: top coat que seca rápido e mata bolinha. Só não entrou no post porque não é todo mundo que consegue encontrar :)))

  • Responder
    ADRIANA
    11 de janeiro de 2016 at 10:10

    Oi, amei a matéria. Gostaria, se pudesse, que me tirasse uma dúvida: o roxinho que eu sempre uso é o da Colorama por ser free, sou alérgica. O da Vefic e da Risqué, no meu caso, encolhe o esmalte. Você sabe me dizer se o da Impala também é toxi free?
    Obrigada!

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 18:36

      Oi Adriana! Nesse post aqui eu mostro a composição do top coat da Impala. Ele não tem as substâncias que possam causar alergia. Quanto ao encolher o esmalte, acredito que vc esteja passando o top coat com o esmalte ainda mt molhado ou passando a camada do top coat com pinceladas mt lentas 🙂
      Bj

  • Responder
    Babi
    11 de janeiro de 2016 at 10:28

    Nunca fui fã dessas coisas simplesmente pelo fato de ficar com a mão melecada! Aí nem usava antes, depois do advento do roxinho da avon, a vida mudou! Hehehe
    Bjooo

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 18:35

      Nossa, eu tb. Nunca gostei! Sempre evitava usar esses produtos antes de descobrir o top coat e agora que descobri é que não uso mesmo hahaha
      O que me irrita no spray tb é vir aquela fumaça de produto em vc ¬¬

      • Responder
        Babi
        13 de janeiro de 2016 at 1:05

        Né? Vc espirra na unha e fica 5 minutos tossindo ????????

        Não dá!

        • Responder
          Daniele
          13 de janeiro de 2016 at 11:46

          Exato! E sabe outra coisa que penso qndo passo spray? “Meu deus o esmalte ainda não tá seco, essas bilhões de partículas farão bolinhas no meu esmalte furando tudo.” Sim, sou louca.
          Beijos de luz

  • Responder
    Luciana Petrópolis RJ
    11 de janeiro de 2016 at 10:33

    Nunca fui de usar óleos nem sprays secantes, sempre ouvi dizer que eram balelas. Uso o bom top coat, que dá uma ajudada na hora de secar e para matar bolinhas é quase sempre imbátivel, só não consigo quando viajo para lugares muito quentes, pois elas geralmente permanecem. Agora só uso o Vefic, o melhor top coat que já usei!

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 18:34

      O da Vefic é maravilhoso. Amo!

  • Responder
    Eve
    11 de janeiro de 2016 at 10:50

    Eu já sabia que o óleo secante não é secante… Mas o spray achei que acelerava a secagem, eu uso rsrs 🙂
    Mas uso top coat mais pra aumentar a durabilidade e dar brilho, já que nunca tive problema com bolinhas no esmalte. Acredito que bolinhas tenham tudo haver sim com temperatura, porque minhas mãos são mais frias, no inverno as pontas dos meus dedos chegam a doer de tanto frio que sinto nas mãos.

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 18:33

      O spray até tem um pouquinho de ativo para secagem mas é mt pouco que praticamente não serve pra nada e nem mata bolinha.
      Vc é mt sortuda de não tem problema com bolinhas. Tem a ver tb com o esmalte, se ele estiver mt grosso, danou.

  • Responder
    Bianca
    11 de janeiro de 2016 at 10:55

    Muito bom!!!
    Nunca uso spray pq não vejo necessidade.
    Passo top coat e seca rápido, (depois de meia hora até banho dá p/ tomar e lavar os cabelos heehhe), sem bolinhas e faz o esmalte durar bonitinho por mais dias!
    Amo o da Risque, é perfeito p/ mim!
    O da Impala já usei e não curti muito, não durava muito o esmalte.

    bjs

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 18:31

      Acho maravilhoso poder lavar louça e tomar banho de pois de vc acabar de passar esmalte! Top coat é vida!
      Tb gosto mt do da Risqué mas reclamaram tanto do coitado que mt gente não dá segunda chance. A nova fórmula está ótima!
      Beijão

  • Responder
    Camila Santiago
    11 de janeiro de 2016 at 10:57

    Eu uso tanto o óleo quanto o spray. Eu tô é passada que óleo SECANTE não seca.

    Esse roxinho da impala era o meu preferido (e de todas lá de casa) mas após comprarmos muitos, passamos a ter problemas com ele. Quando passamos (independentemente de o esmalte já estar seco ou não) ele racha todo o esmalte. Passei um tempo sem comprar e tentei novamente pensando que poderia ter sido problema em lote, mas aconteceu a mesma coisa. Em uma publicação de um perfil sobre unhas no insta fiz esse comentário e tantas outras pessoas apareceram falando a mesma coisa. Amigas minhas de outros estados também tiveram o mesmo problema. Parei de usá-lo. Atualmente uso o da preta gil.

    Bjo, Dani. Boa segunda!

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 18:30

      Já ouvi bastante gente falar em rachar tb, mas comigo nunca aconteceu :/ Experimenta o da Colorama, Vefic e Risqué. São ótimos!

  • Responder
    Ana Paula
    11 de janeiro de 2016 at 11:25

    Bom dia, Dani! Eu só uso o top coat da Ideal. Gosto pq, além de secar super rápido, é transparente. O roxinho muitas vezes muda a cor do esmalte, principalmente se ele for pro lilás, rosa ou neon. Enfim, roxo ou não, não dá pra ficar sem! Ótima semana!!!

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 18:28

      Gosto mt dele tb 🙂 O da Risqué tb é transparente. Bj

  • Responder
    maria helena
    11 de janeiro de 2016 at 11:30

    Além do TC, já usei outro produto bem bom pra dar uma acelerada na secagem: o secante da mohda. Vem num vidro de esmalte, é transparente e bem líquido. Gostei do resultado com ele e de quebra, pode ser usado sobre qualquer tipo de acabamento (fosco, holo, sand) sem alterar o mesmo.

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 18:27

      Já usei e não curti esse produto não :/ Mas eles podem ter alterado a fórmula!

  • Responder
    Franci Pacheco
    11 de janeiro de 2016 at 13:51

    eu sempre achei que não secasse mesmo, e sempre uso exatamente pra essa função de proteger contra algum esbarrão o/

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 18:25

      Eu uso só para limpar os cantinhos mesmo e muuito de vez em quando kkkk

  • Responder
    Ana
    11 de janeiro de 2016 at 15:22

    Dani, dá então pra passar o spray/óleo secante e o top coat nas unhas? ou o esmalte fica muito grosso na unha?
    Obrigada!

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 18:21

      Se for seguir essa ordem o óleo do spray ou do óleo secante vão impedir que o top coat fixe na unha. Se vc usar top coat, qual a necessidade do spray ou óleo? 🙂

  • Responder
    Laris
    11 de janeiro de 2016 at 15:42

    Engraçado …sempre usei esses “roxinhos” da Impala e Risqué , e sempre tive muito problema com formação de bolinhas (mesmo após a aplicação deles!). Resolvi testar o spray de secagem (acho que o meu é da Impala tb…), e comecei a usá-lo antes do “roxinho”. Nunca mais tive problemas com bolinhas, nem com “carimbadas de lençol” ! Hoje em dia sigo o ritual: base /esmalte (x2) / spray / extra-brilho / óleo secante (por precaução, pq a impressão que tenho é que o extra-brilho dá uma derretida na camada de esmalte, e sinto ela como se estivesse “flutuando” enquanto não seca completamente! rs). Outra coisa que costumo fazer é evitar deixar o vidrinho do extra-brilho mto tempo aberto. Como ele é de secagem rápida, ele vai ficando grosso, e qdo isso acontece eu procuro substituí-lo. Minha cidade é geralmente bem quente, e pra mim isso tem funcionado bem!

  • Responder
    Thamiris
    11 de janeiro de 2016 at 19:49

    cara, sério.. nunca usei óleos secantes e nem sprays secantes pra nada kkk o único “secante” que usei e gosto MUITO é o secante express da mohda! Ele seca muito rápido e é ótimo para quando o esmalte não forma bolinha.. tenho usado menos top coat, mas tu sabe que moro em lugar quente então elas acabem aparecendo com facilidade 🙁
    e eu tenho mania de esmaltar as unhas a noite, então top coat acaba sendo essencial <3
    beijos, minha lindona :*

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 21:07

      Só quando não forma bolinha, né? Porque já usei uma vez e as bolinhas permaneceram firmes e fortes rs
      Mas vou dar uma segunda chance a esse produto!
      Beijão

  • Responder
    Pri Lelis
    11 de janeiro de 2016 at 19:55

    Oie Dani!!! Quanto tempo, menina!! 😀
    Primeiro, um ótimo 2016 ~ atrasado, muitas realizações e muuuitos posts pra nós todas!!! 🙂
    Estou amando seu blog com posts diários, chego em casa e venho correndo ler o que tem de novo!!!
    Lendo esse post decidi falar a respeito daqueles vidrinhos de “gotas secantes”. Já ouviu falar?? Minha mãe foi para a Itália e achou um vidrinho desse da Kiko. Não sei o que tem lá, mas achei que realmente seca o esmalte…rs.
    Você já testou? Será que seca mesmo??

    Uma beijoca!!!! :-*

    • Responder
      Daniele
      11 de janeiro de 2016 at 21:06

      Oi Pri! Tudo bem!? Quanto tempo mesmo, hein!? Um ótimo 2016 para todos nós, querida. Mt obrigada. <3
      Eu nunca usei, mas já ouvi falar! É tipo uma água né!? Legal saber que funciona! 🙂
      Beijãoooo

  • Responder
    Sharon
    11 de janeiro de 2016 at 20:29

    Adorei as dicas! Uso o da Colorama há muito tempo e sempre deu certo! O da Vefic é hipoalergênico?

  • Responder
    Carol
    11 de janeiro de 2016 at 21:30

    Amor demais pelo da Vefic <3. Não somente o top coat, mas os outros produtos da marca são excelentes tb.

  • Responder
    Sirlei
    11 de janeiro de 2016 at 23:41

    Oi Dani, tudo bem?! Sempre acompanho suas postagens, mas é a primeira vez que comento. Nossa, eu também não sabia que o spray não secava o esmalte. Estava quase comprando outro à toa. Meu top coats preferido é o vefic. Eu estava fazendo errado e o esmalte encolhia, mas com essas dicas, ajuda e muito. Por sua causa não tiro cutículas já faz 4 anos e isso é maravilhoso. Gente, dá certo sim, só ter paciência e hidratar sempre. Obrigada Dani por compartilhar seus conhecimetos e vou tentar comentar mais vezes, bjs linda!

    • Responder
      Daniele
      12 de janeiro de 2016 at 11:58

      Oi Sirlei, tudo bem? Bem-vinda aos comentários =)
      Será que vc poderia falar como estava fazendo errado para outras leitoras saberem? Fico curiosa como acontece isso, já que comigo não acontece assim. E já que agora dá certo, acho que seria legal saber 😀
      Que bom que vc conseguiu manter suas cutículas, é um alívio né??
      Espero te ver mais vezes por aqui, hein? Mt obrigada pelo carinho 🙂
      Um beijão

  • Responder
    Mari
    12 de janeiro de 2016 at 9:42

    Dani, que óleo secante não secava as unhas eu já sabia. Mas o spray eu achava que era pra secar, sim! De qualquer forma não uso spray, sou cismada que tira o brilho do esmalte. Não vivo é sem top coat (o que mais gosto é o da Colorama). E nas unhas dos pés faço questão de passar óleo secante para evitar pelo das minhas cadelinhas nas unhas hehehe. Post super bem explicado, adorei! Beijos!

    • Responder
      Daniele
      12 de janeiro de 2016 at 11:50

      O spray até que seca, mas muito, muito pouco a ponto de nem evitar bolinhas.
      Eu não fico sem top coat nos pés tb! Dá pra esmaltar e usar sapato fechado pouco tempo depois! 😀
      Beijão Má!

  • Responder
    Laila
    12 de janeiro de 2016 at 13:21

    Oi Dani, primeiro queria dizer que estou amando as novas postagens do blog!!!!!! Comprei um spray secante faz algum tempo, mas como algumas meninas disseram achei que tirava o brilho do esmalte e acabei aposentando. Ainda bem que agora tenho outra utilidade para ele 🙂 Dani, o que vc acha do roxinho da ideal, é top coat ou extra brilho apenas? Beijosss

    • Responder
      Daniele
      13 de janeiro de 2016 at 11:54

      Oi Laila! Obrigada, que bom que está gostando <3
      O da Ideal é top coat sim! Tira bolinhas e seca rápido!
      beijão

  • Responder
    Luísa
    12 de janeiro de 2016 at 15:05

    Olá Dani! Sou fã de esmaltes e do seu blog! Sempre usava o roxinho da Colorama, mas ao usar por cima esmaltes clarinhos, ficava com a impressão que ele deixava os esmalte um pouco roxo e não gostava do efeito. Comprei então, o top coat da Revlon, que é transparente e estava amando! Até perceber que, depois de uns 2 dias, o esmalte começa a trincar nas pontas! Logo percebi que a culpa era do top coat 🙁 Já aconteceu com você? Tem alguma sugestão para me ajudar? Obrigada!!

    • Responder
      Daniele
      13 de janeiro de 2016 at 11:52

      O top coat da Risqué tb é transparente, Luísa e não trinca, pelo menos comigo. Comigo nunca aconteceu, mas já ouvi gente reclamar disso sim :/

  • Responder
    vivian
    12 de janeiro de 2016 at 17:28

    oi Dani gostaria de saber se acontece com vc qdo uso o da vefic ele repuxa toda a lateral do esmalte

    • Responder
      Daniele
      13 de janeiro de 2016 at 11:51

      Nunca aconteceu. As camadas do esmalte podem estar mt grossas ou ainda mt molhadas. Tente camadas mais finas e espere secar antes de finalizar com o top coat.
      Pinceladas rápidas e finas tb ajudam! Bj

  • Responder
    Camila
    13 de janeiro de 2016 at 1:08

    oi Dani! Tudo bem?? Sou sua leitora antiga, mas nunca comento kkk
    Tb tenho problemas com top coat!! Eu uso o da risque e gostaria de saber como vc passa, se passa o palito de novo, se limpa os cantinhos de novo…
    Anted eu usava e encolhia o esmalte, ai li aqui q mudaram a formula e corri comprar, mas ainda nao deu certo! Eu passo o esmalte e sou bem chata pra acabamento hahaha fico um tempaooi limpando bem pra ficar lindo e quando passo o top coat estraga! Fica acumulado nos cantos, ai se passo o palito fica pior hahaha!! bjosss dani e obrigada pelas dicas!

    • Responder
      Daniele
      13 de janeiro de 2016 at 11:45

      Oi Camila! Td bem e com vc?? Bom que apareceu, seja bem-vinda aos comentários hehehe
      Pois é, menina…eu não tem esse problema :/
      Eu costumo fazer assim. Passo passo base. Espero secar. Passo uma camada do esmalte. Espero secar. Passo outra camada. Espero secar. Limpo os cantinhos. E então passo o top coat. Às vezes eu passo o top coat antes de limpar tb, varia! E dos dois jeitos dá certo. Pode ser que as suas camadas de esmaltes estejam mt grossas e não secas quando vc passa o top coat. Espera secar e aí passa. Qndo eu passo depois de limpar, o que sai pra fora só tiro com o palito, sem algodão nada, porque sai e não fica marcado.
      Outra coisa: pinceladas rápidas e com boa quantidade de produto. Se as pinceladas forem lentas e com pouco produto (se vc tiver que pegar mais do vidro, sabe?) isso pode ajudar a repuxar o esmalte.
      Tenta que te juro que dá certo hehe
      beijão

  • Responder
    Jussara Valadares
    13 de janeiro de 2016 at 17:15

    Dani-sabe-tudo!
    Dicas valiosas.
    Amei.

  • Deixe seu comentário