45 Em Dicas & Truques/ Dúvida da Leitora

Dúvida da Leitora #6 | Nenhum esmalte dura nas minhas unhas. O que eu faço?

nenhum-esmalte-dura-nas-unhas

nenhum-esmalte-dura-nas-unhas

Hoje a dúvida é da leitora Paula mas acredito que seja a de muitas pessoas também:

Meu problema é que esmalte nenhum dura nas minhas unhas! Mas meu caso é sério mesmo, já testei até aquele Formula X da Sephora e ele durou 2 dias! Qualquer esmalte que eu use é assim, em 2 ou 3 dias já está todo lascado e eu não faço quase nada que poderia estragar o esmalte, se vou lavar uma louça que seja eu uso luvas! A minha manicure diz que é porque as minhas unhas são muito lisas e os esmaltes não aderem… Será que é isso mesmo? Tem algo que eu possa fazer para que eles durem mais?
Obrigada!

Tem gente que já coloca a culpa na marca do esmalte (não uso esmalte da marca “X” – ele não dura nada nas minhas unhas!”), outras já acham que deu algo errado na manicure. Independente do que possa ser, isso pode sim ser evitado mas é preciso fazer um check-list de antes, durante e depois da esmaltação. Seguindo esses passos, eu tenho certeza que o esmalte vai durar mais tempos nas unhas!

Claro que cada um tem um tipo de unha mas o esmalte foi feito para durar em todas. Não por uma eternidade, mas no mínimo 5 dias, pelo menos. O que conta também é o que essas unhas “fazem”: lavam louça sem luvas, usam produtos químicos sem proteção, mexem com giz, papeis, qualquer “agressão” danifica a pintura das unhas. É como a pintura de um carro: precisa de preparação antes, durante e uma finalização para proteção depois.

Quem aí já passou a raiva de ter o esmalte saindo feito um adesivo?! Ou aquelas lasquinha chatas que surgem do nada?

Se suas unhas não estão “aguentando” o esmalte, anote e siga essas dicas que garantem maior durabilidade! Além de garantir unhas bonitas por mais tempo, você se livra do esmalte lascado que é a coisa mais horrível da face da Terra! kkk #verdades

VERIFIQUE SE SUAS UNHAS ESTÃO LIMPAS
unhas_limpas

Roda pela internet uma “dica milagrosa” sobre usar vinagre nas unhas antes da esmaltação pois isso garante o esmalte intacto nas unhas por dias. De milagroso o vinagre não tem nada, o que acontece é que ao passar vinagre nas unhas, ele ele limpa a superfície das unhas pois contém álcool. Portanto, dica número 1: suas unhas precisam estar limpas para que o esmalte (base), crie aderência nelas. Se nas unhas tiverem algum resquício de creme, óleo, qualquer coisa, isso irá repelir o esmalte e fará com ele desgrude da superfície mais facilmente.
Limpe a superfície com álcool ou acetona.

BASE- SIM, VOCÊ PRECISA DELA

base-sim

Já vi muito blogueira e pessoas variadas dizendo de boca cheia que não usa base porque acha bobagem. Que acha que mais uma camada de esmalte só vai é prejudicar a fixação e durabilidade do esmalte. A questão é: a base não foi feita por acaso. Assim como a pintura do carro, basta perguntar para qualquer pessoa que trabalha com isso se dá para começar uma pintura sem uma base. Não, não dá. A pintura vai lascar toda, fica com imperfeições e descascar feito banana. Nossas unhas possuem irregularidades e são porosas. A base, além de proteger a superfície de que o pigmento manche as unhas, fará com que o esmalte crie uma aderência e fixe o esmalte. Sem falar no up que ela dá nas unhas: fortalecimento, nivelamento etc
Mas atenção, a base precisa estar bem sequinha!! Passe a base, espere alguns minutos e encoste o dedo na superfície. Se ficar sem digitais e você sentir que ela está sequinha e não grudando, aí sim, pode começar a esmaltação.

BASE FOSCA – A “GRUDA” ESMALTE

base-fosca

Engana-se quem pensa que base ou cobertura fosca serve apenas para tirar o brilho do esmalte. Além desse feito, fiquei muito feliz quando descobri essa dica e todo mundo que testa, me manda e-mail agradecendo porque o esmalte durou muito mais! É simples: só passar a base comum, esperar secar e passar a base/cobertura fosca ANTES do esmalte. Depois de fosquinha, é só esmaltar normalmente. A base fosca cria uma superfície de aderência maior nas unhas. Fiz um post especial sobre isso aqui.

CAMADAS FINAS, SEMPRE!
camadas-finas

É muito melhor 3 camadas fininhas de esmalte do que 2 grosseiras – quanto mais grossa a camada, mais rápido ela irá descascar. Assim como no passo da base, entre cada camada de esmalte você PRECISA esperar ele secar. Além de evitar as bolinhas, a aderência será infinitamente maior!


DE OLHO NO ESMALTE!
de-olho-no-esmalte

O esmalte precisa estar fluído. Se você tira do vidrinho e ele está grosso, até quase formando fios, é sinal que ele possa dar problemas na hora da esmaltação. Formando bolinhas e, claro, prejudicando a durabilidade nas suas unhas.
Se ele estiver grosso, não precisa comprar outro. Pingue algumas gotinhas de diluente de esmaltes (acetona/removedor não!) e agite. Ele voltará com suas características normais.


TOP COAT, SIM!

top-coat

Depois da esmaltação e quando o esmalte estiver sequinho, finalize com uma camada de top coat. Já falei sobre eles aqui nesse post, explicando sobre ele e como funciona e como não confundir com um simples “extra-brilho”
Além de secar mais rápido, tirar as bolinhas e dar brilho tipo espelho, o top coat serve como uma “capinha” pro esmalte para protegê-lo e aumentar a durabilidade.

Eu já fiz vários posts por aqui sobre o assunto aqui estão os links para quem quiser dar uma passadinha por eles e conferir outras dicas extras!

Eu uso muito esmalte gente, não vivo sem! E não tenho esse problema do esmalte sair e não durar nas unhas!
Outras dicas importantes para o esmalte durar mais: não fique com as mãos na boca, não lixe as unhas com esmalte e nem use produto químicos/de limpeza sem luvas ou outra proteção. Seus esmaltes agradecem!

Espero que essas dicas funcionem com vocês! Me contem!

Tem sua dúvida também? Manda e-mail para mim através desse formulário aqui com o assunto “Dúvida da Leitora” e me pergunta! Quem sabe a sua pergunta não aparece aqui semana que vem? 🙂 (me avisa se seu nome pode ou não aparecer, tá bom?)

Um beijo e até amanhã!

___________________________________________

Já conhece minhas canetas especiais para unhas e cutículas? A linha PrimeCuticle foi desenvolvida por mim e para mim, para que minhas cutículas ficassem pequenas, sem pelinhas e suaves, sem alicate e sem cortes. Hoje a linha faz sucesso pelo Brasil inteiro e quem usa, ama! Se você quiser manter suas unhas saudáveis, fortes e as cutículas sempre no lugar, sem precisar usar alicate, você precisa experimentar essas canetas! Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, com ou sem esmalte! Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂

primecuticle_post

Você também poderá gostar de

45 Comentários

  • Responder
    Hadassa
    9 de fevereiro de 2016 at 1:00

    Daniele, primeiramente estou amando a sessão ‘Combinando Esmaltes’. Eu amei as combinações que você tem feito, já fiz o bordô escuro com muito glitter, todo mundo amou e perguntou qual era o esmalte, rsrsrs. E vou fazer a próxima em breve, do roxo metálico bapho. Agora uma coisa relacionada ao post, sobre base fosca, a cobertura fosca da Colorama da coleção da Gio Antonelli tem o mesmo efeito?
    Obrigada!

    • Responder
      Daniele Honorato
      10 de fevereiro de 2016 at 19:00

      Oi Hadassa! Que bom que gostou das combinações <3
      Tem o mesmo efeito sim! Pode usar!

  • Responder
    Eve
    9 de fevereiro de 2016 at 1:39

    Oi amiga 🙂 Eu sigo todos esses passos pro esmalte durar mais porque gosto de trabalhar a semana todo com as unhas bem bonitinhas. Porém percebo que algumas marcas duram mais pra mim, as minhas preferidas são Dote, Ana Hickmann, Avon (dos vidros quadradinhos) e Hits, esses duram até 6 dias dependendo dos meus cuidados. Colorama não dura nada pr mim… já desisti de tentar 🙁
    Porém acho que varia muito para cada pessoa, uma colega minha do trabalho nenhum esmalte dura nas unhas dela, nenhum mesmo. Ela chegou a conclusão que as unhas delas descamam porque lascam até sem esmalte!
    Eu aconselho as meninas que fazem unha em manicure que levem seus esmaltes e bases. Tem algumas manicures que usam esmaltes grossos, porque não foram bem fechados, diluem com acetona, etc…
    Beijo!

    • Responder
      Daniele Honorato
      10 de fevereiro de 2016 at 18:59

      É verdade, Eve! Quem faz a unha fora é sempre bom ter seus próprios produtos. Tanto porque tem mt manicure que usa “aquelas bases” batizadas que são um perigo!
      Eu acho que o esmalte durar ou não tem mt mais a ver com o jeito de que ele é passado de qual é passado. Vc não acha??
      Beijo

      • Responder
        Eve
        15 de fevereiro de 2016 at 22:58

        Eu acho sim, com certeza o esmalte dura mais se for bem passado, sem camadas muito grossas e se o esmalte estiver bem conservado. Eu mesma sempre limpo a borda dos vidrinhos antes de guardar, pra ele fechar direitinho. Esmalte grosso, diluído em acetona, também não presta, nem de óleo de banana eu gosto, se for pra usar diluente que seja um bom, tipo Dilui da Impala (tem um bom da Vefic também que não lembro o nome). Mas se fechar bem o vidrinho e limpar as bordas dificilmente o esmalte vai engrossar.

        • Responder
          Daniele Honorato
          15 de fevereiro de 2016 at 23:19

          Eu tb sempre limpo a borda! Isso ajuda, e muito, o esmalte ficar fluído por mais tempo, sem sombra de dúvidas! Eu só uso o Dilui, amo! É o único que não altera as propriedades do esmalte. Tem gente que passa esmalte e deixa o vidro sempre aberto. Eu, sempre fecho!
          Beijo

  • Responder
    Giordanna
    9 de fevereiro de 2016 at 3:50

    Dicas muito preciosas! Quero começar a fazer eu mesma minha unhas e estou devorando seu blog.
    Você pode me tirar uma dúvida? Quero também deixar de tirar as cutículas, já tentei outras vezes, mas quando faço o contorno/empurro, elas ficam soltas, sabe? Me incomoda, aí desisto e acabo cortando. Já me disseram pra não empurrar, mas tenho a impressão de que não afina nunca (no momento estou há uns 20 dias sem tirar, nem empurrar, estão comportadas, mas não bonitas. Acho que se eu pintar as unhas, será um desastre)

    • Responder
      Daniele Honorato
      10 de fevereiro de 2016 at 18:57

      Vc pode cortar o que “ficar pra fora” depois de empurrar, sem problemas. Com o tempo elas tendem a diminuir. Hidrata bastante antes de pintar e faça o contorno (com palito e espátula) que vc vai esmaltar sem problemas! 😉

  • Responder
    Erica
    9 de fevereiro de 2016 at 8:03

    Adorei as dicas Dani!!
    Eu não dispenso base e top coat nunca, acho fundamentais <3
    Preciso testar essa dica da base fosca, mas nunca lembro hahaha
    Beijos

  • Responder
    Lorena B.
    9 de fevereiro de 2016 at 10:52

    Ei Dani, estou adorando que tem post quase todo dia!! 😀
    Parei de frequentar o blog numa época em q vc tava postando muito pouco, mas esse ano senti saudades e amei esse formato! To aqui todo dia de novo, rs.
    Dani, minha dúvida é: pq temos q usar uma base “normal” antes da fosca? Não pode passar a fosca direto? Sou dessas q tem preguiça de base, rs. Bjos

    • Responder
      Daniele Honorato
      10 de fevereiro de 2016 at 18:54

      Tem post de 2a a 6a, Lorena 🙂 Todos os dias!
      A base comum serve para proteger e fortalecer as unhas, se for usada uma para esse fim. Apenas a fosca irá apenas proteger. Não tenha preguiça, é um produto essencial para uma boa manicure.
      Beijo!

  • Responder
    Franci Pacheco
    9 de fevereiro de 2016 at 11:10

    eu uso todas essas dicas e elas dão super certo pra mim *-*

  • Responder
    Livio Lee
    9 de fevereiro de 2016 at 12:59

    Sempre descobrindo coisas com suas dicas. Muito obrigado Dani.
    O que aprendo aqui eu acabo repassando pra minhas filhotas.

  • Responder
    Babi
    9 de fevereiro de 2016 at 14:24

    Base fosca é amor, é vida!!😍😍😍😍

  • Responder
    Jussara Valadares
    10 de fevereiro de 2016 at 14:41

    De fato sua dica de base fosca é tudo de maravilha!
    Eu uso uma da risqué para homens e óóótema.
    Beijocas.

  • Responder
    Ana Patricia
    10 de fevereiro de 2016 at 15:07

    Oieee! Amo suas dicas! Sofro desse problema também.
    Neste carnaval eu testei o truque de usar a base/cobertura fosca por baixo do esmalte. Não achei a cobertura fosca, então usei a base fosca que achei mesmo (foi aquela da linha Homem da Risqué). Meu esmalte durou um pouco mais sim, mesmo ficando na piscina descascou no 3° dia, sendo que em geral meu esmalte descasca no 2° dia.
    O que eu acredito ser o motivo de meu esmalte não durar nada é que minhas unhas são finas e moles e assim elas se dobram com muita facilidade, e parece que o esmalte não acompanha essa flexibilidade e acaba saindo as lasquinhas nas pontas (por exemplo, lavar o cabelo é terrível pro meu esmalte, lavo com as pontas dos dedos, é claro, mas as unhas se dobram mesmo assim e o esmalte fica todo lascado).
    Você acha que faz sentido?
    Obrigada e beijos!!

    • Responder
      Daniele Honorato
      10 de fevereiro de 2016 at 18:39

      Por vc ter ficado na piscina, acredite que durou mesmo! 🙂
      As minhas unhas tb são finas e bem maleáveis (o que é normal, já que unha dura não é saudável) e elas só quebram/lascam se fico sem esmalte. O esmalte serve como proteção/escudo para as unhas, por isso não fico sem.
      Outra dica é você lixar as suas unhas mais curtinhas para que as pontas “não dobrem”, deixa o mínimo possível, assim elas ficam mais fortes enquanto crescem.
      Beijo!

      • Responder
        Bianca
        11 de fevereiro de 2016 at 10:30

        Dani, faz um post explicando a diferença dos tipos de unhas?
        Ou já tem algum aqui?
        Minhas unhas são bem duras.. mas não acho que não sejam saudáveis, elas sempre foram assim, desde criança!
        Obrigadoooo
        bjs

        • Responder
          Daniele Honorato
          11 de fevereiro de 2016 at 12:25

          Oi Bia! As unhas são super particulares, cada um tem a sua mesmo rsrs
          Unha mt dura, qndo vc faz de tudo para tê-las assim (passar formol, por exemplo) não é saudável. Porque quanto mais dura mais fácil ela vai quebrar. Se as suas são duras desde criança, com certeza são flexíveis! Porque é assim que é o normal das unhas: ser flexível!
          Beijos

  • Responder
    Daniela V.M.B.
    10 de fevereiro de 2016 at 15:12

    Dani, ola!! Eu sempre tive esse problema com esmalte que não durava dois três dias nas unhas, até aprender duas dicas que deram muito certo e tem feito meu esmalte durar muito… Viajei e fiquei 8 dias fora com o esmalte intacto.. Nem acreditei. Vamos lá a primeira você acabou de dar que é deixar a unha bem limpa e sem resíduos, então sempre antes de esmaltar as unhas passo um algodão com removedor para não deixar nada e a outra e acho que foi o grande diferencial, é passar a base com o dedo, é isso mesmo… (pingue um gota de base na unha e espalhe com o dedo) a camada fica muito fina e com isso o esmalte dura muito mais… Bjos minha linda e espero que tenha gostado da minha dica..

    • Responder
      Daniele Honorato
      10 de fevereiro de 2016 at 18:36

      Oi Dani! Td bem? Fico feliz que tenha dado certo com vc 🙂 Já ouvi isso da base mas não sou adepta, não gosto de pegar o esmalte e acho que fica mais na pele no que na unha hehehe por isso sempre passo uma bem camada bem fininha, com pincel mesmo! Beijo!

  • Responder
    Paula
    10 de fevereiro de 2016 at 18:43

    Oi Dani! Obrigada por responder a minha dúvida! Já tinha visto o post de manhã e quando fui na manicure hoje já usei a base fosca, depois eu venho contar se funcionou!

    • Responder
      Daniele Honorato
      10 de fevereiro de 2016 at 19:01

      Oi Paula! Ia avisar por e-mail e acabou não dando tempo :/
      Torcendo para dar certo! Me dá retorno? Curiosa!
      Beijo!

  • Responder
    Angelita
    10 de fevereiro de 2016 at 22:51

    Oii Danii adorei seus post dicas valiosas!!
    queria saber qual programa você usa pra editar essas imagens?
    Obg. Bjuus♥

  • Responder
    Gi
    10 de fevereiro de 2016 at 23:32

    Eu também tenho esse mesmo problema. O esmalte não dura muito comigo. Eu percebo que tem algumas marcas duram mais, isso é visível. Eu já testei a base fosca, ela até ajuda mas não faz milagre que eu esperava, sabe. O que tem me ajudado e super índico e usar um esmalte cintilante prata por cima da base antes de esmaltar. Realmente da super certo, e segura mesmo o esmalte. Foi uma amiga que me passou essa dica pois a manicure dela faz isso. Tem que ser esmalte prata da marca top beauty, não sei se outras marcas dão certo, pois não testei outras marcas. Mesmo o esmalte sendo cintilante prata não altera a cor do esmalte escolhida. Da pra usar sem medo. Vc conhece essa dica? Bjs flor

    • Responder
      Daniele Honorato
      11 de fevereiro de 2016 at 12:43

      Gi, eu digo que essa dica da manicure é apenas coincidência, viu? O esmalte cintilante não tem nenhum componente especial para fixação do esmalte. O que acontece é que vc colocou mais uma camada de esmalte/base e isso pode criar mais aderência.
      A base fosca cria uma superfície lisa, o que faz o esmalte “grudar” – mas esmalte cintilante não o.O
      Desculpa decepcionar hehehe
      Beijo

  • Responder
    Thaís
    11 de fevereiro de 2016 at 9:37

    Dani 🙂
    Sobre o “Unhas Limpas”:
    E aqueles removedores que contém óleo de uva por exemplo, eles deixam a unha oleosa mesmo e podem diminuir a durabilidade da esmaltação? Ou o “óleo” é só essência para dar cheirinho nos removedores?
    ps: Amando esse novo formato e os posts diários!!!! As fotos estão lindíssimas!!!! Muito amor * —– *

    • Responder
      Daniele Honorato
      11 de fevereiro de 2016 at 12:34

      Oi Thaís!! Removedores oleosos tem óleo sim 🙂 Pelo menos a maioria! Eles colocam para dar uma hidratada na pele. Prefira os removedores sem óleo na fórmula!
      Beijãooo e obrigada!

  • Responder
    Bianca
    11 de fevereiro de 2016 at 10:26

    Também tinha esse problema, mas li os outros posts teus falando sobre isso e segui tudinho… hoje duram 5 dias bem bonitinhas, tiro p/ deixar as unhas respirarem 1 dia, e no outro já pinto novamente :DD
    Top coat é vida hehehe deixa o esmalte brilhoso por todos os dias! E olha que sou dona de casa, mexo muitoooooooo com água, produtos de limpeza e tudo mais!

    bjs Dani e obrigadoooooooo por salvar nossas unhas! 😀

    • Responder
      Daniele Honorato
      11 de fevereiro de 2016 at 12:26

      Unha não respira, Bia 😀 hehehe – pode ficar o tempo todo com esmalte que não tem problema nenhum! Ainda mais se vc trabalha bastante em casa, eles servem como escudo para suas unhas e evitam que elas quebrem!
      Beijão

  • Responder
    Paty
    11 de fevereiro de 2016 at 11:24

    Quero deixar aqui meu testemunho rs rs rs
    Olha Dani, tem uma marca (Colorama) que nem com toda a reza brava do mundo, fixa nas minhas unhas. Já desistí há tempos.
    Agora, com outras marcas… suas dicas do esmalte fosco e de passar camada fina, pra mim resolveu demais! ♥
    É que eu normalmente acabo enjoando, e troco, mas com as dicas, têm esmalte que duraria uns 6 dias, na boa….

    beijão!

    • Responder
      Daniele Honorato
      11 de fevereiro de 2016 at 12:21

      Poxa vida, mt gente reclama da Colorama! Eu não tenho problema, nenhum com eles! Fico dias, inclusive! Só troco tb porque enjoo da cor! Mas enfim, vai saber! Vc já tentou várias cores?! Eu queria descobrir o que acontece rsrs
      Beijo minha linda

      • Responder
        Paty
        11 de fevereiro de 2016 at 15:41

        Dani, eu tb queria entender, mas não é só comigo. Minha irmã Priscila, que é manicure profissional já me disse a mesma coisa. Não sabemos o que acontece, mas não resiste a um banho,a nada.
        No outro dia já tá com a lasquinha na ponta da unha.
        O último que tentei, daquela linha Brasileirices, um azul (Partiu) lascou no mesmo dia, e qdo eu fui tirar, ainda manchou as minhas unhas todas de azul.
        Sei lá, sempre faço a unha à noite e do mesmo jeito, só essa marca não dura!
        🙁

  • Responder
    Carol
    11 de fevereiro de 2016 at 11:37

    Top Coat roxo da Vefic e meu esmalte só sai com reza brava

  • Responder
    Fabiana
    22 de fevereiro de 2016 at 13:28

    Olá Dani,
    Sou dessas que o esmalte parece nunca durar, tem esmalte que lasca no mesmo dia.
    Tem algumas dicas que já sigo, mas vou caprichar mais na limpeza antes de esmaltar.
    Quanto à base fosca, tem uma da Modha, que é niveladora, mas ela fica bem fosca e fininha, é minha preferida, tenho a impressão que segura melhor.
    Pra mim uma dica interessante é o esmalte novo, quanto mais novo for o esmalte, melhor ele fixa, se for a primeira vez que uso chega a durar 5 dias (um recorde).
    Também acho que camadas fininhas e bem feitinhas (pintar com cuidado, prestando atenção aos cantinhos) faz toda diferença, quando estou com pressa e pinto de qualquer jeito, sai mais rápido ainda.
    Beijos
    Fabiana

    • Responder
      Daniele Honorato
      23 de fevereiro de 2016 at 13:36

      Oi Fabi! Pois é! Quando o esmalte está novo ele está mais fluído e as camadas vão ficar fininhas. Depois ele tende a engrossar então para não dar problemas é só pingar algumas gotinhas de diluente para ele ficar mais tempo nas unhas!
      Com certeza a esmaltação em si conta muito para a fixação. Se vc faz de qq jeito ele tende a sair mais rápido sim!
      Beijo!

    Deixe seu comentário