46 Em Dicas & Truques/ Dúvida da Leitora

Dúvida da Leitora #5 | O esmalte manchou minhas unhas e pele! E agora?

esmalte-manchou-unha-pele_

esmalte-manchou-unha-pele_

Para quem sempre está acostumada a usar sempre esmalte e não vive sem, já deve saber que o uso de uma boa base antes de esmaltar é um passo importantíssimo. Além de ajudar na saúde das unhas, a base protege a superfície das unhas da pigmentação dos esmaltes (as unhas são porosas e acabam absorvendo qualquer pigmento que fica sobre elas) e ainda por cima ajuda na aderência do esmalte na unha. Sim! O seu esmalte vai durar mais nas unhas se antes você usar uma boa base!
Mas mesmo com base*, algumas vezes acontece de alguns esmaltes “sinistros” acabarem manchando a unha, mesmo assim.

*Para melhor aderência do esmalte e proteção das unhas, a base precisa estar bem seca. Para verificar se ela já está sequinha, é só encostar o dedo nela. Ela precisa estar seca ao toque, não grudar ou deixar marcas da sua digital.

Eu já passei por isso com alguns os quais posso citar: Dara e Maçã do Amor (Risqué), Postando da Gio Antonelli Colorama e um turquesa lindo da China Glaze que me deixou super no estilo Smurfete! Tons avermelhados e azuis esverdeados parecem que tendem a apresentar mais esse problema. Assim como eu, a leitora Paty (querida, sempre presente por aqui! :**) também já passou por isso e me enviou a seguinte pergunta:

“Eu gostaria de uma dica pra esmalte que mancha. Esmalte vermelho que a gente tira e a unha fica rosa, azul que mancha as unhas e cutículas…Eu só consigo tirar com bicarbonato e água oxigenada, mas maltrata um tanto as cutículas…vc sabe de alguma outra coisa?”

Sei sim, Paty! E por isso que escolhi sua perguntar para essa semana =)
Bom, porque acontece com alguns esmaltes eu não sei, mas cito algumas coisas como por exemplo: unha super porosa que mesmo com base, ela não “segurou” o pigmento e vazou para as unhas; pigmento muito forte do esmalte que em contato com a pele mancha mesmo; erro de lote; enfim…independente de como e por que isso acontece, se aconteceu, antes de se desesperar, é bom saber que tem jeito sim! Só vai tomar um pouco de tempo, mas suas unhas e pele vão ficar limpinhas novamente!

Então, se você tirou o esmalte e suas unhas ficaram assim…

postando-gioEu sei, não é algo bonito para se ver, mas minhas unhas ficaram assim :/

Calma, tem jeito de corrigir.

PASSO 1 | Preparar a pele antes de passar o esmalte “problemático”

Antes da esmaltação, uma boa dica é hidratar bastante (e quando digo bastante, é bastante mesmo) a sua pele.
Além de esmaltes chatos para limpar como azul, verde, preto, vermelho intenso, entre outros, essa dica vale também para qualquer tipo de esmalte porque além de facilitar a limpeza dos cantinhos no final, o acabamento fica muito mais bonito, sem aquelas rebarbas nos cantinhos e pelinhas soltando (caso você ainda use acetona e não removedor).

Com a hidratação, sua pele fica úmida e ela estando assim, o esmalte “não gruda” nela. Então, quando você já passar o palito para tirar o excesso de uma camada, vai ver que o esmalte vai embora mesmo sem ter passado removedor. Isso facilita demais na limpeza final, acreditem em mim! Eu falei sobre isso aqui nesse post também.

Ao invés de ficar no “esfrega-esfrega” com o combo palito+algodão+removedor, faça isso que irá facilitar a sua vida.

Uma outra boa dica é passar um pouco de óleo secante só onde ficaram restos de esmalte na pele. O óleo ajuda “amolecer” o esmalte que ficou ali e facilita muito também na hora da remoção #sónotruque

PASSO 2 | Chegou a hora de tirar o esmalte!

Independente do esmalte que você está usando (seja ele tom chato para limpar ou não) na hora que você vai tirá-lo para passar outro, por hábito, fazemos sempre assim: umedecemos um pedaço de algodão com removedor e ficamos esfregando unha a unha para sair tudo, não?
Esse “esfrega-esfrega” (olha ele aqui de novo) acaba espalhando o esmalte para a pele, o que ajuda na mancha do pigmento “sinistro” e também fricciona o esmalte na unha. Se a sua unha estiver muito porosa, isso acaba “facilitando” a entrada do pigmento. E o resultado você já sabe: manchas e mais manchas.

Na hora de retirar, faça o seguinte:

  • Separe 10 chumacinhos de algodão (não precisam ser grossos)
  • Coloque um em cada unha e umedeça então com removedor.
  • Aguarde por volta de 1 minuto.
  • O chumacinho vai sair com o esmalte todinho grudado dele, e você não vai precisar ficar no “esfrega-esfrega” 🙂 Sua pele também agradece!

remover-esmaltes-manchas

Esse processo, principalmente para esmaltes chatos e que tendem a manchar, é uma ótima alternativa. Só tiro assim, acho super prático.

Basicamente é igual a tirar esmalte com glitter que já ensinei aqui. Só que não precisa usar papel-alumínio 🙂

PASSO 3 | Não deu, manchou!
Bom, mas se mesmo depois de fazer tudo certinho, algum esmalte insistiu em manchar (como o Postando da Gio), e você viu suas unhas todas coloridas, não adianta ficar passando algodão com removedor. Não vai sair. Fato. O que você precisa fazer é:

  • Tire o esmalte de todas as unhas. Caso for necessário, tire o esmalte dos cantinhos e de baixo da unha com um palitinho com algodão e removedor. Limpe o máximo que você conseguir, não deixando nenhum esmalte, de fato, nas unhas.
  • Passe um amolecedor de cutículas (qualquer um) em todas as unhas (sim, na superfície das unhas) e sobre a pele que também ficou manchada.
  • Mergulhe os dedos em um potinho com água morna + sabonete líquido por volta de 3 a 5 minutos.
  • Retire os dedos e, um a um, escove com uma escovinha de unhas toda a pele e unhas. Isso já vai diminuir um pouco da pigmentação.
  • Com uma espátula, limpe por baixo da unha e faça todo o contorno nas cutículas, para que a pigmentação saia.
  • Caso você ache que tem algum cantinho que tá colorido e não sai de jeito algum, corte a pele com um alicate de cutículas, bem suavemente.
  • Feito isso em todos os dedos, enxugue bem as mãos e passe um esfoliante de sua preferência.
  • Agora é a hora de hidratar e proteger as unhas, porque ainda não chegamos nelas. Passe um bom hidrante nas mãos e massageie bastante.
  • Passe por cima de todas as unhas um óleo (pode ser o “secante” ou outro de sua preferência) para protegê-las
  • Com uma lixa de bloquinho (qualquer lixa polidora, use a parte mais suave) lixe a superfície das unhas de maneira bem suave (suave mesmo, tá gente? Nada de força bruta aqui. Esse tipo de lixa danifica as unhas e só pode ser usado em caso de emergências, como esse)
  • Isso vai tirar toda a mancha das suas unhas (o pigmento está na primeira camada das unhas) e elas vão voltar a serem branquinhas e normais!

Então, se manchou, calma que tem solução 🙂
Nada de ficar tentando tirar com removedor, esfregando horrores a unha e machucando a pele…uma boa lixa polidora já dá conta do recado! A água oxigenada até pode ajudar, Paty, mas não vejo como item essencial por aqui. Só fazendo esse passo-a-passo você terá sucesso!

Espero que tenham gostado do passo-a-passo do “extermínio de manchas de esmaltes sinistros”!

Tem sua dúvida também? Manda e-mail para mim através desse formulário aqui com o assunto “Dúvida da Leitora” e me pergunta! Quem sabe a sua pergunta não aparece aqui semana que vem? 🙂 (me avisa se seu nome pode ou não aparecer, tá bom?)

Um beijo e até amanhã!

___________________________________________

Já conhece minhas canetas especiais para unhas e cutículas? A linha PrimeCuticle foi desenvolvida por mim e para mim, para que minhas cutículas ficassem pequenas, sem pelinhas e suaves, sem alicate e sem cortes. Hoje a linha faz sucesso pelo Brasil inteiro e quem usa, ama! Se você quiser manter suas unhas saudáveis, fortes e as cutículas sempre no lugar, sem precisar usar alicate, você precisa experimentar essas canetas! Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, com ou sem esmalte! Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂

primecuticle_post

Você também poderá gostar de

46 Comentários

  • Responder
    Cleuma
    1 de fevereiro de 2016 at 20:01

    Dani, querida!
    Aprendo muito com você. Incrível!
    Gostei muito das dicas!!! E, com certeza não terei mais receio em escolher as cores dos esmaltes…
    Beijos!

    • Responder
      Daniele Honorato
      2 de fevereiro de 2016 at 13:20

      Obrigada, querida <3
      Também aprendo mt com vocês!
      É só seguir as dicas que nenhum esmalte vai ficar manchado!

  • Responder
    Laila
    1 de fevereiro de 2016 at 20:59

    OI Dani!!! Amei as dicas, tive esse problema com 2 esmaltes da Colorama (maxi colar e postando) até liguei lá para reclamar. O que resolveu para mim foi usar a acetona da Farmax, eu não costumo usar acetona, mas neste caso apelei e deu certo >) Da próxima vez que isso acontecer vou testar estas dicas!!! Bjosss

    • Responder
      Daniele Honorato
      2 de fevereiro de 2016 at 13:19

      Dependendo do removedor/acetona até piora a situação, viu?! Eu só uso da 5Cinco, tira tudo e não troco por nada. Mas mt bom saber que a da Farmax é boa! Vou ver se encontro! Obrigada *-*
      Beijão!

  • Responder
    Cons
    1 de fevereiro de 2016 at 21:54

    Dani. Adorei a dica. Dificilmente minhas unhas ficam manchadas. Acho q nunca me desesperei a ponto de tentar alguma dica.
    Agora, ja li que as ynhas amareladas ficam branquinha de novo se colocadas de molha em água morna com água oxigenada. É verdade? Bjs

    • Responder
      Daniele Honorato
      2 de fevereiro de 2016 at 13:18

      É sim, Cons! Fiz um post no começo do blog explicando como aqui 🙂
      Mas depende do amarelado, viu? Se for alguma coisa do organismo ou nicotina a mancha não sai.Tem mt gente que tenta isso, e é fumante, por exemplo. Não sai!
      Lixar com lixa polidora tb é uma ótima pedida para manchas amareladas!
      Beijooo

  • Responder
    Babi
    2 de fevereiro de 2016 at 7:20

    Pelo menos isso, nunca aconteceu comigo!!! Já sou premiada demais para ter as unhas manchadas né? hehehehe

    Só fiquei com unhas manchadas no trote da facu que jogaram violeta genciana em TODAS as minhas unhas, mãos e pés (fora os dentes hahaha), foi lindo… mas aí fiquei usando esmalte escuro um tempo e em umas duas, três semanas passou!

    Beijos

    • Responder
      Daniele Honorato
      2 de fevereiro de 2016 at 13:16

      Ai, gente! Que horrorrrrrr
      Eu não passei por trote mas confesso que meu medo era: se cortarem minhas unhas vou dar piti. kkkkk

      • Responder
        Babi
        3 de fevereiro de 2016 at 11:54

        Ah eu levei de boa sabe…. só passei vergonha com os dentes huahuahuaha

        mas saiu rápido, depois de muita água oxigenada hehehe
        Tive que cavar uma mini piscina com a mão na terra tbm… pra minha sorte, porque os outros tiveram que nadar nessa piscina hahahaha

        Foi divertido no fim das contas

  • Responder
    Erica
    2 de fevereiro de 2016 at 7:53

    Adorei as dicas Dani!!
    Tenho problemas com esses esmaltes que mancham a pele/unhas e as vezes dá um trabalhão pra tirar tudo :/
    Da próxima vez vou seguir o passo a passo <3
    Beijos!!

    • Responder
      Daniele Honorato
      2 de fevereiro de 2016 at 13:16

      Dá uma raiva, não!? Esses dias passei o Royal da Impala mas fiz tudo isso e saí, literamente, limpa! kkkk

  • Responder
    Paty
    2 de fevereiro de 2016 at 8:34

    Ai que emoção, minha perguntinha no ar! hehe
    Vou anotar suas dicas e seguir tudo certinho!
    Tem uns esmaltes que eu amo, mas deixam a minha unha exatamente como vc postou na foto….é uma tristeza! 🙁
    Confesso que na hora de tirar o esmalte não deixava o algodão quietinho lá com o Removedor (só fazia isso com a técnica do papel alumínio pra tirar esmaltes com glitter! ***Se quiser comentar sobre isso tb, fique à lá vonté rs )
    Amei suas dicas, vou usar meus esmaltes que mancham sem medo de ser feliz heheheheehhe
    bjs lindona, e muito obrigada!!!
    😉

    • Responder
      Daniele Honorato
      2 de fevereiro de 2016 at 13:15

      Ownn Paty, que bom que gostou, linda <3
      Obrigada por ter participado!
      A técnica para o glitter é melhor usar com alumínio mesmo porque ele cria meio que uma cabaninha para o removedor não evaporar. Vc pode usar o papel alumínio tb para todos os esmaltes, sem problema!!!
      Pode usar e fazer isso que não mancha. E se manchar, tem jeito! 🙂
      Beijo!

  • Responder
    Mari
    2 de fevereiro de 2016 at 9:17

    Adorei a dica dos chumacinhos + removedor! Uso removedor de potinho, acho super prático (e tbm porque morro de gastura de algodão esfregando na unha, rs). Mas o único potinho que eu gosto tá com o precinho não muito amigo, então vou começar hoje mesmo a seguir sua dica! Post super bem explicado, parabéns. Beijos!

    • Responder
      Daniele Honorato
      2 de fevereiro de 2016 at 13:14

      Mas gente, acredita que a minha gastura é esfregar dentro do potinho? Nossa, me dá um treco só de imaginar kkkk
      e conforme o tempo ele fica sujo e acaba sujando mais a unha/dedo – daí o preço, que não é amigo, não rola né?
      O chumacinho é uma ótima dica, faz que vc vai gostar! Não precisa de esfrega-esfrega! 😀
      Beijuuu

      • Responder
        Mari
        3 de fevereiro de 2016 at 9:06

        A maneira de sujar menos os dedos é começar usando o potinho lá no fundo, e depois vir “subindo” 🙂 Mas ontem já usei os chumacinhos, deu certo, só tive que limpar um pouquinho mais nos cantinhos! Beijo!

        • Responder
          Daniele Honorato
          5 de fevereiro de 2016 at 18:29

          Chumacinho é bem prático, mas o que mais me incomoda no potinho é esfregar naquela espuminha rsrs

  • Responder
    Jussara Valadares
    2 de fevereiro de 2016 at 9:42

    Eu sempre tiro com algodão + removedor + papel alumínio. Bom saber que sem o papel alumínio tb resolve! 😀
    Dani, vai ter fotos de unha da semana/carnaval??? :DD #Alokkkaansiosa
    Beijo.

    • Responder
      Daniele Honorato
      2 de fevereiro de 2016 at 13:10

      Sem o alumínio dá tb! O que acontece é que o removedor pode secar mais rápido, mas daí vc poe mais =)
      Se não forem as minhas (curto Carnaval, não! kkk) pode ter sim! Vocês querem!?

      • Responder
        Jussara Valadares
        2 de fevereiro de 2016 at 14:17

        Carnaval é só uma justificativa para temos um post bem recheado de fotos! rs
        Eu amo o feriado de carnaval (kkkkkkkkkkk), mas o carnaval mesmo, desde que meus pequenos nasceram, a folia é em casa e todos os dias do ano! rsrsrsrs
        Beijos.

        • Responder
          Daniele Honorato
          5 de fevereiro de 2016 at 18:41

          A senhora mandou, eu fiz. Tem galeria recheada com mts fotos para inspirações! 😀

  • Responder
    Luciana Petrópolis RJ
    2 de fevereiro de 2016 at 10:45

    Esmaltes pretos, azuis e verdes são meus carrascos na hora da remoção haha
    Adorei suas dicas, na próxima eu tento 😉

    • Responder
      Daniele Honorato
      2 de fevereiro de 2016 at 13:10

      Tem uns que não m-e-s-m-o né, Lu?
      Qual removedor tu usa? Isso tb é fator importante na hora da remoção. Tem uns ruins, bem ruins!

  • Responder
    Thamiris
    2 de fevereiro de 2016 at 13:56

    Tu acredita que nem usei esse esmalte azul da Gio com medo de que manchasse até hoje? kkkk
    Gente, é uma pena que mesmo com base alguns esmaltes façam isso conosco 🙁
    minhas unhas já mancharam com esmaltes vermelhos, pretos, azuis… e eu não fazia NADA, simplesmente esparava sair sozinho e demorava uma eternidade U_U agora, quando isso acontecer, vou usar suas dicas!
    beijos <3

    • Responder
      Daniele Honorato
      5 de fevereiro de 2016 at 18:44

      kkkkkk tem que usar com cautela. Tem gente que não manchou a unha, vai ver a minha é mais porosa :/
      Mas se acontecer, é só fazer isso que é de boa!
      Beijo!

  • Responder
    Eve
    2 de fevereiro de 2016 at 14:47

    Oi Dani 🙂 Antigamente quando eu não usava base (tá, já fui dessas tontas) o vermelho e o preto manchavam um pouco, deixavam as unhas com tom meio marrom, mas a pele não. Depois que comecei a usar base sempre, nunca mais tive esse problema, ainda bem.
    Uma coisa que ajuda bastante na remoção de esmaltes difíceis, na minha opinião são aqueles potinhos com esponja e removedor, acho tão prático, e nem precisa ficar esfregando os dedos, um pote dura vários meses. Hoje já encontro fácil aqui na minha região e com preços legais.
    Beijo

    • Responder
      Daniele Honorato
      5 de fevereiro de 2016 at 18:40

      Eu tb já fui dessas, Eve! kkkk Qndo era adolescente, acha ilógico botar MAIS uma camada, ia demorar secar tudo kkk
      A Mari comentou aqui sobre os potinhos, eu tenho verdadeira aflição de esfregar o dedo na esponja (gastura!)
      fora o fato de sujar todo o dedo depois de um tempo hehe – sou old style: algodão + removedor kkk
      Beijo!

  • Responder
    Bianca
    2 de fevereiro de 2016 at 16:11

    Bem boa as dicas Dani! Tenho 2 esmaltes que mancham: Postando da Gio e o Viva México da Risque, sempre sai as manchas depois de uns 2 dias.. mas vou seguir as dicas p/ não ficar com as unhas tão feias!! Bj

  • Responder
    Heloneida Müller
    2 de fevereiro de 2016 at 18:46

    Oi Dani poderia fazer uma matéria sobre esmalte amarelo qual o melhor textura
    obrigada bjs

  • Responder
    Adry
    2 de fevereiro de 2016 at 22:08

    Dani, adorei o post! Tenho uma diquinha: depois de fazer o processo do algodãozinho embebido com removedor, coloco um clip em cada unha para potencializar a ação do removedor. Facilita muito! Comprei esses clips no Ali Express e adorei para remover esmaltes geniosos. Eles parecem prendedores de roupa. Beijos.

    • Responder
      Daniele Honorato
      5 de fevereiro de 2016 at 18:32

      Eu tenho, mas acho um trambolhão kkkkk
      Ele funciona como se fosse o papel alumínio 🙂 Serve como proteção para o removedor não evaporar. Qualquer “capinha” que vc coloque, vai deixar o removedor não evaporar. Plástico filme tb serve!
      Beijo

  • Responder
    maria helena
    3 de fevereiro de 2016 at 12:43

    Ótimos esses posts com dicas, adoro. Pra remover essas manchas na unha pra mim o que mais funciona é a dupla escovinha + sabão em pedra. E depois hidratar muitooo.

  • Responder
    Mariana
    3 de fevereiro de 2016 at 16:56

    Olá! Conheci o blog através da minha prima e estou adorando =) Que ótima dica!! Passei por essa situação 2x com o esmalte Not so Blueberry – Revlon Scented. Apesar dele ser roxinho/lilás, minhas unhas ficaram completamente amarelas quando tirei o esmalte. Não consegui tirar a mancha, o jeito foi deixar as unhas crescerem e ir cortando até sair tudo. Mas o pior foi que fiz reclamação (não pelo $ pois ganhei o esmalte, mas para saber se tinha como resolver ou se poderia causar algum dano às minhas unhas) e a Revlon tem um atendimento ao cliente péssimo. Nem Reclame Aqui resolveu (e lá achei milhares de reclamações iguais a minha, com o mesmo esmalte). Uma pena, nunca mais uso a marca… Espero não precisar hehehe, mas caso aconteça de manchar de novo com outro esmalte, já saberei o que fazer =)) Bjos

    • Responder
      Daniele Honorato
      5 de fevereiro de 2016 at 18:16

      É mesmo?? Eu tenho esse esmalte, vou ficar de olho (nunca usei!) nem lixando vc conseguiu tirar a mancha amarela? :/

  • Responder
    Gi
    3 de fevereiro de 2016 at 22:56

    Dani super obrigada por suas dicas. São muitos valiosas. Com certeza tem ajudado tanta gente, inclusive euzinha. Rsrsrs. Detesto tirar esmalte escuro haja paciência, mas não vivo sem ele. Kkk. Já usei a técnica do algodao com papel alumínio, realmente da super certo e facilita mesmo. Vou testar só com algodão assim como VC faz,ne. Bjs flor

  • Responder
    Angélica
    4 de fevereiro de 2016 at 21:11

    Oi Dani. Tive uma experiência bem ruim com o Olho Turco, da Nati. Minhas unhas ficaram terrívelmente manchadas! Mas é um azul escuro perfeito demais, não eu não iria encostá-lo só porque manchou minhas unhas. E, no meu caso, o problema não é a base (uso a fortalecedora da Risqué, e ela é perfeita para mim). O que deu certo para mim foi passar uma camada fina do Paris depois da base, deixar secar bem e aí sim passar o esmalte. Quando fui remover, as unhas não estavam manchadas. O Paris bloqueou o pigmento do esmalte. Notei também que o acabamento do esmalte ficou melhor (ele ficou mais “bem passado”, sem falhas) e a durabilidade aumentou (passo no sábado, e na segunda ou terça já começa a descascar; fazendo desse jeito, o esmalte durou a semana inteira sem lascas, e isso é importante para mim porque eu não tenho tempo de trocar de esmalte durante a semana). Adotei a técnica com outros esmaltes, e tem dado certo, então achei que seria legal compartilhar!
    Beijos!

    • Responder
      Daniele Honorato
      5 de fevereiro de 2016 at 17:37

      A base tb bloqueia o pigmento, é só esperar ela secar bem e até mesmo passar duas vezes 🙂 O pigmento do esmalte branco, em si, não influencia na proteção. Beijo!

  • Responder
    Franci Pacheco
    5 de fevereiro de 2016 at 16:53

    e essa dica incrível? Já está anotada para possíveis emergências.

    • Responder
      Daniele Honorato
      5 de fevereiro de 2016 at 17:18

      =D nunca se sabe qndo pode acontecer, né?! Até hoje lembro do desespero qndo vi minhas unhas laranjas depois do Dara >.<

  • Responder
    Ana Carolina
    6 de fevereiro de 2016 at 20:05

    Dani nem tô acreditando…. Nunca mais mãos smurfs!!! 🙌 👏
    Muito obrigada por todas essas dicas!
    Agora não preciso deixar meu azulzinho mofando na caixa mais!
    Obrigda pela dedicação e carinho de sempre Dani!
    Bjoos 😙

  • Deixe seu comentário