48 Em Cutículas/ Dicas & Truques/ Dúvida da Leitora

Dúvida da Leitora #11 | Como cuidar das cutículas dos pés?

8como cuidar cuticulas pes

8como cuidar cuticulas pes

Uma das perguntas que mais recebo por e-mail é a respeito de cutículas! Muitas pessoas chegam até o UB por pesquisas a respeito do tema. Já não tiro as cutículas há quase 7 anos e o que hoje para mim é um hábito tão comum pode parecer um bicho de sete cabeças para muita gente – o que é muito normal, pois quando decidi parar de cortar, eu também ficava mais perdida do que peixe fora d’água.

Se você quiser saber como parar de tirar as cutículas, aqui no blog tem vários tutoriais – é só buscar pela tag “cutículas” – mas esse post aqui é bem detalhado e tem um passo-a-passo super fácil e prático 🙂

3como cuidar cuticulas pes{Foto: Shutterstock}

Mas, se você ainda não entende o por quê de parar de tirar as cutículas, super indico esse post com “10 motivos para você parar”

Mas quando você decide mudar esse hábito começa logo pelas cutículas das mãos, não é? Fazemos as mãos com muito mais freqüência do que fazemos os pés e é por isso que recebo muitas perguntas do tipo: Dani, parei de tirar as cutículas das mãos, ok! Mas e a dos pés? Tem que fazer o mesmo procedimento?!”

O que sempre respondo é o seguinte: como naturalmente fazemos os pés com bem menos frequência do que as mãos, as cutículas dos pés tendem a ser menores e mais comportadas do que das mãos já que a cortamos bem menos – consequentemente, crescem menos.

5como cuidar cuticulas pes{Foto: Shutterstock}

Isso sem falar que os pés sofrem menos atrito e agressões no dia-a-dia também se comparados às mãos (não vamos falar de bailarinas ou outras profissões que exijam mais dos pés, claro – nesse caso o cuidado com os pés deve ser redobrado e muito intenso) – sendo assim, não é preciso fazer exatamente o mesmo processo que fazemos nas cutículas das mãos, com hidratação intensa e várias vezes ao dia. Mas cuidar dos pés é sim essencial.

A pele dos pés costuma ser mais grossa e, devido a isso, tem tendência a ser mais ressecada.

Se você quiser também parar de tirar as cutículas dos pés, o processo inicial é o mesmo – você faz a pedicure normalmente e, a partir daí, começa a hidratação pelo menos uma vez por semana.

Não precisa ser várias vezes ao dia, até porque hidratar as cutículas dos pés não é tão prático como hidratar as das mãos, né?

O meu cuidado com os pés

Durante o banho passo um esfoliante nos pés. Esfrego bastante cada unha/cutícula, calcanhar. Também deixo uma escovinha de unhas no box e passo bem em cada unha bem na parte das cutículas – isso elimina a pele morta na região e já deixa a cutícula natural bem bonitinha. Faço isso com ou sem esmalte.

1como cuidar cuticulas pes

Massageio bastante mesmo. Faço isso uma vez por semana (ou a cada 15 dias ou quando quero trocar de esmalte) durante o banho.

6como cuidar cuticulas pes{Foto: Shutterstock}

Depois, parto para o hidratante. Prefiro fazer isso à noite, antes de dormir. Escolho um um hidratante power nos pés (uso o CeraVe – post aqui) dando ênfase nas cutículas e calcanhares. Nas unhas e cutículas, uso minha PrimeCuticle Night Care (infos sobre ela aqui) – você usa o produto que desejar, um óleo hidratante, por exemplo – uso mesmo pela praticidade.

4como cuidar cuticulas pes{Foto: Shutterstock}

Passo bastante, para ficar bem besuntado mesmo e aí coloco meias. No dia seguinte você acorda com o pé lisinho e lindo, parece que acabou de sair da manicure! Amo fazer isso no frio, já que a pele fica mais seca mesmo. É ótimo! Podem fazer e me contem, tenho certeza que vão amar!

2como cuidar cuticulas pes{Foto: Shutterstock}

Quando quero trocar de esmalte, faço esse procedimento à noite e na manhã seguinte só lixo e esmalto! Não levo 20 minutos para terminar. Antes, demorava mais de uma hora para fazer os pés… não lixo (só esfolio) e não faço mais escalda-pés. Só quando em dias que muuuito (tipo em Beauty Fair) e fico muito cansada. É muito gostoso ficar com os pés numa água quentinha *-*.

7como cuidar cuticulas pes{Foto: Shutterstock}

Um truque legal também é usar a Prime quando você quer usar aquela sandália linda mas fez a manicure há mais de 20 dias e tem alguma pelinha ressecada, a cutícula aparecendo e tal – parece bobeira mas sempre que faço isso fico encantada com o resultado – parece que acabei de pintar as unhas, as cutículas ficam tão bonitinhas! É tipo um salva-vidas, sabe? Praticamente para emergência! Sempre tenho uma no carro para me salvar! kkkk

Mas, resumindo, você pode parar de tirar as cutículas dos pés sim, mas não precisa ter o mesmo procedimento intenso e diário como tem que ser feito nas mãos. Hidrata antes de dormir, ou quando sentir necessidade…

Com meus pés eu praticamente só passo a Prime uma vez a cada 10, 15 dias antes de dormir (ou quando sinto necessidade) e pronto. As minhas cutículas dos pés são muito fininhas e bem comportadas, nunca fui de cortar muito elas mesmo, sabe? Não me dão trabalho algum.

E vocês? Tiram as cutículas dos pés?! Contem aí um truquezinho de vocês para um pé sempre bonito! Nada de deixar a pedicure pra lá no outono, inverno hein!?

Um beijo e até amanhã :*

___________________________________________

Já conhece minhas canetas especiais para unhas e cutículas? A linha PrimeCuticle foi desenvolvida por mim e para mim, para que minhas cutículas ficassem pequenas, sem pelinhas e suaves, sem alicate e sem cortes. Hoje a linha faz sucesso pelo Brasil inteiro e quem usa, ama! Se você quiser manter suas unhas saudáveis, fortes e as cutículas sempre no lugar, sem precisar usar alicate, você precisa experimentar essas canetas! Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, com ou sem esmalte! Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂

prime_cuticle_box_final

Você também poderá gostar de

48 Comentários

  • Responder
    Erica
    21 de março de 2016 at 9:00

    Adorei as dicas!! Eu sempre passo creme e fico com meias para potencializar o resultado, mas nunca lembro de esfoliar e passar a escovinha…
    Vou usar essas dicas na próxima esmaltação <3
    Beijos

    • Responder
      Daniele Honorato
      21 de março de 2016 at 12:16

      É só deixar no box! Daí vc não esquece! Qndo não deixava nunca fazia tb! 🙂
      Um beijo!

  • Responder
    Cons
    21 de março de 2016 at 9:27

    Oi Dani. Eu nao tiro mais as cutículas dos pés. Qdo parei de tirar a das mãos parei a dos pés tbm. Isso tem mais de um ano. Faço quase o mesmo procedimento que você. Como fiz unhas por mais de 5 anos so com podólogo, minhas unhas dos pés são bem comportadas, mas tenho de tirar a pele grossa da lateral ai uso o alicate. Ate pq após a gravidez fiquei com os pés mto ressecados ai uso um creme formulado pela minha dermato e enrolo filme plástico. Uso uma semana e depois creme comum e meias. So volto ao creme da médica 1 semana por mês. O filme plástico é uma ótima dica p quem ta com o pes bem maltratadinhos. Bjs

    • Responder
      Daniele Honorato
      21 de março de 2016 at 12:14

      Que legal, Cons! É mt bom qndo os pés são comportadinhos assim ^^
      Vc acredita que eu tenho alergia ao filme plástico? Me enche de bolinhas, coça mt e fica td vermelho.
      Uma vez coloquei no meu joelho e fiquei assim por uns dois dias. No braço tb. Então nem me arrisco a colocar nos pés 🙁 Meu “cobertor” para os pés tem que ser meias mesmo!
      Beijo!

  • Responder
    Jussara Valadares
    21 de março de 2016 at 9:31

    Dani, eu fiz o mesmo procedimento com o pé e com a mão, na época que parei de cortar as cutículas.
    Com o pé o resultado foi muito mais rápido. Hehe
    A hidratação noturna é mega power!!!
    Dani, aproveitando que estamos falando de pé. Eu sempre uso a mesma cor nos pés e nas mãos. Mas queria variar, sabe?! Que tal vc sugerir cores que criam harmonia entre si.
    Hoje, por exemplo, estou usando o vermelho desejo da avon-Gel. E fiquei em dúvida no que poderia usar no pé, aí acabei usando o mexxxmo, como sempre.
    Beijocas.

    • Responder
      Daniele Honorato
      21 de março de 2016 at 12:11

      Oii Jussi! Claro, vou fazer! Mas tem um post antigo falando de como é legal combinar, será que vc já viu? É esse aqui!
      Beijo!

  • Responder
    Babi
    21 de março de 2016 at 9:34

    Sempre que lembro passo a PC no pé! E quando vou pintar e talz eu só dou uma limpadinha, com a espátula mesmo! É VIDA!!!!

    Sem contar que isso diminuiu em 100% o problema com o dedão! Vivia com ele inflamado, era um horror =/

    beijo

    • Responder
      Daniele Honorato
      21 de março de 2016 at 12:10

      <3 <3 <3 eu tb penso isso qndo uso e fica tudo no lugar: que vida! <3
      beijo migs

  • Responder
    Luciana Petrópolis RJ
    21 de março de 2016 at 11:19

    Adorei as dicas, sempre só hidrato mesmo, já que não tenho o hábito de pintar as unhas dos pés, nem tiro suas cutículas.

  • Responder
    Franci Pacheco
    21 de março de 2016 at 12:29

    confesso que eu tiro as cutículas dos pés sim, mas sempre esfolio e hidrato eles para manter lisinhos *-*

    • Responder
      Daniele Honorato
      21 de março de 2016 at 12:36

      Êhhh! Mas vc tira bem menos do que tira ou tirava das mãos, então, não tem problema :)))

  • Responder
    Eve
    21 de março de 2016 at 14:07

    Eu tenho muita cutícula nos mindinhos e nos dedões dos pés, tiro toda semana. Não sei se consigo parar porque o excesso de pele na lateral dos dedões se eu não tirar dói pra pisar, sempre foi assim, não sei o que fazer, já pensei em procurar uma podóloga pra saber o que ela recomenda… Eu passo bepantol nas cuticulas dos pés pra hidratar e nas solas um hidratante com uréia, faço isso todas as noites, esfolio quase nunca, abandonei a lixa de pés e quanto a calcanhar ressecado e tal não tenho problemas.
    Gostaria de otimizar o tempo que perco cuidando dos pés, porque gosto de trocar de esmalte toda semana e acabo perdendo mais de uma hora com isso. 🙁

    • Responder
      Daniele Honorato
      23 de março de 2016 at 12:43

      Será que não é o formato da unha, Eve? Porque o excesso de pele pode não doer, mas o formato da sua unha pode “pegar” a pele, sabe?
      Já aconteceu isso comigo. Eu acho que seria legal vc ir à uma podóloga sim e ela te dar uma solução pra isso. Realmente é mt incômodo.
      E meu Deus, parabéns por sua paciência em trocar de esmalte nos pés toda semana! hahahaha
      Beijão querida

      • Responder
        Eve
        23 de março de 2016 at 14:50

        Eu vou marcar podóloga sim, vou ver o que realmente é isso, não deixo mais manicure nenhuma mexer, porque inflama, só eu mesma com cuidado que vou tirando esse excesso de pele. Aaaaa eu gosto de trocar o esmalte dos pés, até pra ir usando a quantidade imensa de nudes e pretosque eu tenho rsrs
        Bjs

        • Responder
          Daniele Honorato
          29 de março de 2016 at 13:09

          tb adoro trocar, mas dá uma preguiiiiiça! A idade chega e a coluna começa a reclamar hahaha
          Beijo

          • Jamile
            15 de maio de 2016 at 21:27

            Também tenho o mesmo problema que a Eve, faço as unhas dos pés a cada 15 dias numa podóloga há 6 anos, e não resolveu nada, mesmo ela tendo mudado o formato da unha. As peles nos cantos são mto grossas, e quando a unha cresce e bate nelas, misericórdia!!! Morro!!!
            Fora que os cantinhos vivem descolando, dando espaço para mais pele crescer embaixo da unha, e isso acontece apenas nos dedões dos pés. Será que o Prime Cuticle pode me ajudar a diminuir o ressecamento nessa região? A pele é tão seca que parece um pedaço de unha!
            Dani, vc tem alguma dica pra me dar?

          • Daniele Honorato
            19 de maio de 2016 at 12:56

            Oi Jamile! Se a região estiver seca, com certeza ajuda sim! Indico a Prime Night Care, que é um cuidado intensivo. Use todos os dias!
            Beijos

  • Responder
    Bianca
    21 de março de 2016 at 14:36

    Muito boa essas dicas! Também parei de lixar os calcanhares há algum tempo… esfolio a cada 15 dias e passo hidratante.. melhorou DEMAIS a pele!! <3
    Só ainda não consegui parar de tirar as cutículas, os dedões quase não tem cutícula, mas as outras unhas elas são grandes…ai acabo tirando a cada 15 dias.
    bjs

    • Responder
      Daniele Honorato
      23 de março de 2016 at 12:42

      A cada 15 dias é um período bom, Bia. O problema é tirar toda semana, todo dia…aí a cutícula não aguenta!

  • Responder
    DANIELA BORGES DOS SANTOS
    21 de março de 2016 at 15:42

    Nossa, eu cutuco tanto as unhas do pés que já tive q arrancar uma todinha pq encravou. Ela nasceu de novo, bem bonita, mas a do outro pé, sempre q possível dou uma cutucada! Acho até q machucou a matriz da unha pq o cantinho ficou todo preto…

  • Responder
    Mari
    21 de março de 2016 at 16:59

    Dani, depois de ver o resultado da sua PRIME em poucos dias nas mãos, decidi parar de tirar as cutículas dos pés também! Tô passando a Night Care antes de dormir, todos os dias. No sábado, tirei o excesso das cutículas só dos dedões dos pés, nos demais dedinhos foi só esmaltar! E esmaltei as unhas das mãos (com meu queridinho Zeca Chamou pra Sair, Risqué!), sem usar nada de alicate, minha irmã ficou pasma que eu não tinha tirado cutícula, de tão bonito que ficou! E só tem 15 dias que tô usando a PRIME, né?! <3 <3 <3

    • Responder
      Daniele Honorato
      23 de março de 2016 at 12:36

      Ai que amor! Mt, mt feliz que esteja gostando das minhas meninas <3
      Só usando pra saber, né?! Eu te falei que ia gostar <3
      Um beijão minha querida

  • Responder
    Mônica Maria Bramorski
    22 de março de 2016 at 8:28

    Oi Dani, adorei a dica do combo esfoliação + escovinha durante o banho. Tenho as duas coisas no banheiro e nunca fiz com esse propósito, prakabá né?!?! Vou testar porque é claro que funciona! 😉
    E eu tenho um pedido, sugestão de post: que tal um post com dicas para deixar de roer unha?!?! Minha filha roe por períodos, larga por outros e eu já não sei mais o que inventar para ajudá-la. Quem sabe tu não nos dá uma luz pra esse caminho?!?!
    A-do-ro o teu blog. Passo por aqui todos os dias para uma visitinha básica. Beijão 🙂

    • Responder
      Daniele Honorato
      23 de março de 2016 at 12:35

      hahaha já chegou a hora de usar o esfoliante e escovinha nos pés! 🙂
      Mônica, tenho um post sobre como parar de roer as unhas! Ele é antigo, mas as dicas são super válidas, será que vc já viu?! É esse aqui!
      De qq forma, gostei da ideia de reciclar esse tema!
      Um beijão

  • Responder
    Jana Casoni Toledo
    22 de março de 2016 at 15:33

    Oi Dani!!
    Eu não tiro as cutículas dos pés há uns 10 anos quase!
    Eu fazia os pés no salão. Aí quando estava quase no final da gravidez da minha filha fui ao salão para fazer os pés (porque já não conseguia mesmo fazer sozinha pelo tamanho da barriga rs) e infelizmente minha unha do dedão acabou encravando! Foi um sofrimento! Tive que ir à podóloga para dar um jeito. Aí ela me ensinou como cortar corretamente.
    Desde então, nunca mais ninguém tocou nos meus pés! A não ser eu mesma!hahaha
    Eu só empurro as cutículas e percebi que quanto menos se mexe nelas, menos elas dão trabalho.
    Só não sei por que demorei tanto para descobrir isso com relação às cutículas das mãos! Rs
    Eu esfolio os pés no banho também e passo no calcanhar (quando acho necessário) aquela pomada famosa para assaduras de bebê. Na verdade, é o genérico dela que é tão bom quanto! Não lixo os pés.
    Até que fica bem bom viu?rs
    Bjs querida!

    • Responder
      Daniele Honorato
      23 de março de 2016 at 11:57

      Oi Jana! Li seu e-mail agora e só posso te desejar a maior felicidade do mundoo! Meus parabéns, de verdade! Vou responder por lá tb <3 Que Deus abençoe sua família!
      Faz mt bem em não lixar os pés, é bem melhor esfoliar!
      Um beijão querida!

      • Responder
        Jana Casoni Toledo
        25 de março de 2016 at 12:27

        Muito obrigada Dani!! *_*
        Ficarei no aguardo então!
        Bjsss querida!

  • Responder
    Tathi
    22 de março de 2016 at 21:56

    Não acrediiittoooo… Post que mais aguardei!!! Hehehe!! Muitas dúvidas… Ainda nem li e já estou comentando… Kkkkkk… Volto já!! Bjs… Obrigaaadaaaaa!!

  • Responder
    Cleuma
    22 de março de 2016 at 21:59

    Oi, Dani! Saudades de comentar… Está muito trabalho aqui… Leio e vejo todos os posts, mas não comento… Hoje não aguentei! Fiquei muito feliz do post sobre os pés.
    Quando conheci seu blog dois anos atrás, procurando como fortalecer as unhas, tenho tentado parar de retirar as cutículas. É muito difícil! Eu era daquelas que tirava as cutículas todos os dias, se não tirava com alicate era no dente mesmo. Eu me cortava, infeccionava tudo, um horror! Dei um basta e comecei… Nos pés está bem tranquilo. Hidrato bastante e Prime Cuticle Night nelas… Mas, nas mãos ainda não consegui totalmente. Tenho recaídas!!! Rsrsrsrsrs… Quando vejo suas mãos, animo muito viu? Beijos…

    • Responder
      Daniele Honorato
      23 de março de 2016 at 11:50

      Oi Clê! Sempre bom te ver por aqui <3
      Nossa, mas vc tirara mesmo as cutículas hein?! Com dente! Caraca o_O coitada das suas meninas rsrs
      No começo é mt complicado, mas com a mudança do hábito e vc vendo os resultados, te anima mt!
      Certeza que vc vai conseguir!
      Um beijão!

  • Responder
    Débora
    22 de março de 2016 at 22:09

    Dani, e quando se tem unhas no pé encravadas ao extremo? Do tipo que doem. O que você recomenda?

    • Responder
      Daniele Honorato
      23 de março de 2016 at 11:48

      Recomendo que seja acompanhado por um profissional da área para evitar problemas maiores, Débora.
      Um podólogo de verdade e especializado pode ajudar muito!

  • Responder
    Tathi
    22 de março de 2016 at 22:21

    Voltei!! Obrigada pelas dicas, Dani!! Infelizmente as minhas cutículas dos pés não são nada comportadas ou finas (sempre foram mais grossinhas e já tirei bastaaanteee – deixando bem fundinha… Absurdo, sei!!)… Enfim, seguirei tentando… Um dia elas cansam de crescer, esquecem o que já fiz com elas e colaboram!! Kkkkk… Beijos, querida!!

    • Responder
      Daniele Honorato
      23 de março de 2016 at 11:46

      Êhhh! /o
      hahahaha aproveita agora o inverno e faz isso das meias e evite cortar as cutículas! Elas vão regredir bastante!
      Um beijão!

  • Responder
    Flávia Mirele de Oliveira Quintal
    23 de março de 2016 at 10:56

    Oi Dani! Mais uma vez arrasando nas dicas. Já não tiro as cutículas das mãos e dos pés desde que comecei a te “seguir” (conheci) e estou me amando cada dia mais. Confesso que sou um pouco desleixada com os pés, mas vou à podóloga uma vez ao mês. Bjs. <3

    • Responder
      Daniele Honorato
      23 de março de 2016 at 11:39

      Ahh mas se vc vai à podóloga já é um bom caminho, Flávia! 🙂 Os pés merecem esse cuidado!
      Um beijo!

  • Responder
    Ana Paula
    24 de março de 2016 at 7:52

    Estou usando as mesmas táticas de não tirar as cutículas das mãos nos pés e,realmente, nos pés é muito mais fácil! Elas já ficam bem mais sossegadinhas e no lugar e precisam de menos cuidados. Mas fazia um pouco diferente e as dicas deste post são ótimas!

  • Responder
    Sara
    24 de março de 2016 at 9:09

    Hehe… Lendo esse post (maravilhoso por sinal) me lembrei do episódio que tive com as cutículas quo tinha uns 9, 10 anos… Eu inventei de tirar as cutículas do pé e comecei pelo dedão… Doeu tanto, tanto, Até sangrou. Depois desistir de vez de tirar as cutículas do pé e hoje elas não aparecem de jeito nenhum \o/ parece que vou todo dia a manicure rsrs. Nunca tirei as cutículas das mãos e elas nem existem hehe me acho o máximo nem preciso empurrá-las quando quero esmaltar, só quando estão beem ressecadinhas mesmo (vou confessar que nunca me lembro de passar hidratante por motivos de preguiça) mas as minhas cutículas são as mais comportadinhas que conheço hihi

  • Responder
    Eliane
    30 de março de 2016 at 14:20

    Dani, qual esfoliante você usa? É legal um mais forte para começar não é? Comprei um da Racco mas achei ele muito “suave”. Bjs

  • Deixe seu comentário